Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2

+8
Soar
Pedro
Marcelo
Gustavo
Alexandre Gallas Cabreira
Trentini
tiagovip
doizinho
12 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2 Empty TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2

Mensagem por doizinho Ter Dez 10, 2013 9:59 am

Bom dia meus amigos, aguentem firme que está quase acabando, são só mais 2 semanas e depois vocês estarão de férias, eu prometo! Hoje vamos terminar o que começamos semana passada listando os jogos de 1 a 5 do TOP 10 Melhores jogos de todos os tempos. Finalizem suas listas e digam o porque desses jogos estarem entre os melhores. Vamos a minha lista.

5 - Imperial - Um ótimo jogo que envolve economia com porrada. A parte de controle de ações é a que fornece os pontos, mas a dominação territorial é que define qual nação é a mais “valiosa”, e qual devemos investir nossas fichas. Além disso o jogo ainda possui a mecânica de rondel, o que o torna um jogo desafiador, tenso e um dos melhores jogos já feitos.

4 - Troyes - Seguindo com os euros pesados, agora é a vez do Troyes, uma obra prima, tanto de arte como de design de jogo. A forma como os dados são utilizados é muito bem feita, e a utilização de cartas torna o jogo diferente a cada partida. Encontrar o combo perfeito é uma tarefa difícil, e negligenciar a defesa da cidade pode se tornar mortal. Esse é o melhor jogo de dados que já existiu e merece estar nessa posição.

3 - Twilight Struggle - Na terceira posição, temos uma obra prima dos jogos de tabuleiro. O TS é um jogo fantástico, que consegue montar um clima de tensão que retrata bem a disputa na guerra fria. As partidas são, na maioria das vezes, angustiantes e sufocantes, e as decisões são das mais cruéis e difíceis que você pode encontrar. Além disso o fator temático está fortemente presente no jogo. Fico feliz que o TS tenha uma boa aceitação no nosso grupo, pois é um jogo magnífico.

2 - Combat Commander - Na segunda posição, um dos jogos que menos joguei, mas que ainda assim é um dos meus favoritos, o Combat Commander. Jogar um wargame é quase sempre certeza de boas partidas, agora quando jogamos bons wargames aí a coisa fica muito mais interessante. Além de toda a imersão, e da recriação histórica, que é comum aos wargames, o CC ainda nos oferece uma mecânica muito consistente, que não deve nada aos melhores euros, e que torna as partidas fantásticas. Minha principal meta para o ano que vem será jogar mais wargames, principalmente o CC.

1 - Le Havre - E em primeiro lugar, a escolha óbvia pra mim, o Le Havre. Me impressiona como um jogo com regras tão simples pode ser tão denso e oferecer tantas opções. Em cada partida sempre existe um caminho diferente pra tentar, uma estratégia nova, você sempre tem opções para fugir do caminho seguro que é somente produzir e exportar. As cartas especiais colocam construções que podem fazer a diferença e te desafiam a formar um combo interessante com elas. O jogo tem decisões interessantes, uma mecânica sólida, regras simples e muita rejogabilidade e é, pra mim, o melhor jogo de todos os tempos.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2 Empty Re: TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2

Mensagem por tiagovip Ter Dez 10, 2013 10:18 am

Bem, se a outra lista deu-me várias dificuldades, esta não será assim. Segue meu Top 5:

5) Glory to Rome - curto todo o esquema do jogo. De uma ação poder ser acompanhada por todos os demais. De procurar os melhores combos diante dos recursos possuídos. Dos variados efeitos das construções. É um euro com grande interação, já que é preciso pensar não somente no que se quer fazer, mas também nos outros, o tempo todo;

4) Ra - já comentei sobre ele alguma vezes, então vou deixar simples aqui: é o melhor jogo de leilão e o melhor jogo do Knizia, para mim;

3) Sentinels of the Multiverse - quase não conheci esse jogo, pois não curto ir atrás do jogo base quando o mesmo já tem várias expansões. No caso, o jogo já possuía duas expansões e eu sequer conhecia o jogo, então tende a ser o tipo de jogo que ignoro. Mas sendo cooperativo e tendo um tema que me é muito caro, não tive como resistir. E foi paixão ao primeiro jogo! Adoro a arte, a variedade, a particularidade de cada herói, vilão e ambiente. Gosto de tudo, e quero mais!;

2) Gears of War - outro de que já falei bastante e é figurinha marcada entre meus melhores. Tensão, emoção, dificuldade e cooperação. Uma partida de Gears sempre deixa memórias de grandes momentos, mesmo que, por vezes, esses momentos sejam dos inimigos!;

1) Arkham Horror - Ok.

E é isso!

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2 Empty Re: TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2

Mensagem por Trentini Ter Dez 10, 2013 10:25 am

Minha lista com certeza será a melhor de todos aqui, convivam com isso!  Troll 

5 - Dominant Species - Jogo demorado? Sim, mas totalmente recompensador, todas as vezes que joguei-o não vi o tempo passar. Jogo euro pesado mas com uma temática legal e bem amarrada.

4 - Race for the Galaxy - Esse jogo é meio Ame ou odeie. Tudo depende de quantas vezes você o jogou, sim, se você jogou ele menos de 10 vezes, as chances de você odiá-lo é grande. É um jogo com curva de aprendizado um pouco demorada, mas recompensador quando você consegue fazer funcionar aquele combo menos óbvio possível porque tem um certo conhecimento das cartas. O jogo tem sua aleatoriedade? Claro, é um jogo de cartas, mas funciona muito bem e é extremamente rápido para o tamanho de complexidade que carrega.

3 - Eclipse - Todos aqui no fórum sabem o quanto eu gosto desse jogo. Simula de forma legal uma expansão e combate dentro de uma galáxia com raças alienígenas diferentes e com poderes diferentes, mas que no final são bem balanceadas, embora alguns opinem o contrário. O jogo se beneficia muito de ser uma mistura de Euro com Ameritrash, pois é um jogo com mecânicas bem definidas e bem desenhadas de um euro com uma temática bem apresentada e bem interessante de um ameritrash. Depois de muitas partidas eu vejo algumas falhas no jogo, porém ainda assim é um grande jogo ainda mais pelo tempo que demora. Sim, quando ninguém conhece o jogo a partida pode durar mais do que 4 horas em 4 jogadores, porém diminui consideravelmente quando todos conhecem o jogo.

2 - Terra Mystica - Um euro muito bem desenhado, com regras e mecânicas bem fluidas e de fácil assimilação. O jogo tem uma certa complexidade, fato, mas a forma de jogar é bem intuitiva e tem uma curva de aprendizado pequena. Provavelmente em seu primeiro jogo você vai cometer alguns deslizes, mas nos próximos jogos irá aproveitar bem seu conhecimento prévio. As 14 raças não deixam o jogo se tornar enjoativo e o mais legal disso tudo é o tempo de jogo, a princípio parece um jogo super complexo e demorado, mas todo mundo se surpreende quando o jogo dura no máximo 2 horas.

1 - Android: Netrunner: Esse é meu preferido, adoro a temática cyberpunk nele e as inúmeras possibilidades que o jogo proporciona. Gosto da assimetria avançada na jogabilidade dos dois lados, coisa vista em poucos jogos, normalmente a assimetria em vários jogos está mais relacionada ao poder das raças mas não a mecânica e esse a assimetria está na mecânica, além do poder das facções. A arte no jogo é linda, assim como todos os lcgs que joguei da Fantasy Flight Games e gosto do tempo do jogo, com jogadores experientes você não verá partidas que durem mais de 40 minutos. Único porém do jogo é que para ele ficar sempre fresco e com cada vez mais estratégias possíveis, vale a pena investir nas expansões.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2 Empty Re: TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2

Mensagem por Alexandre Gallas Cabreira Ter Dez 10, 2013 11:53 am

O Fabiano escreveu top 10 mas a galera tá viciada no top 5
Lol
Alexandre Gallas Cabreira
Alexandre Gallas Cabreira
Ticket to Ride
Ticket to Ride

Mensagens : 58
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 43
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2 Empty Re: TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2

Mensagem por doizinho Ter Dez 10, 2013 11:56 am

Querido Galas Bucheron, é um TOP 10 divido em duas partes de cinco jogos.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2 Empty Re: TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2

Mensagem por Gustavo Ter Dez 10, 2013 11:57 am

5 - Arkham Horror - Este é um daqueles jogos que sempre é divertido jogar! Quando se tem tantas expansões, miniaturas bacanas, e outros apetrechos, a experiência se torna ainda mais incrível e imersiva! Jogamos várias vezes este ano, mas não tem problema se jogarmos o mesmo tanto ano que vem! Este é de longe o melhor cooperativo que existe, pois não existe truque, caminho pré-definido, tudo pode mudar com uma simples carta e jogar tudo abaixo! Grande jogo.

4 - Android: Netrunner - Um jogo único, com uma quantidade de mind games incomparável com qualquer outro. A tensão, as escolhas... além de ser extremamente imersivo (como a maioria dos jogos que coloquei na minha lista). O único senão é que é um Living Card Game, então precisamos ver como a coisa anda - e se no futuro não haverão "decks matadores".

3 - Agricola - O único euro na minha lista! Não é que eu não goste de euros - curto demais um Alhambra, um Yspahan - mas não curto "baixinho que quer se fazer de parrudo". Euro pra mim tem limite de tempo. Como a imersão é próxima de 0, precisa ser muito bem feito, as regras muito bem encaixadas, para eu me apaixonar. E o Agricola consegue isso. Diversidade, uma disputa salutar (não curto euros em que há "combates", traições - novamente o baixinho que quer se fazer passar por bonzão; vá jogar um wargame, um 18xx, meu filho!), tudo é muito divertido. Agradeço ao Jorge por ter me mostrado as belezas do jogo, pois antes eu havia tido uma experiência ruim.

2 - Combat Commander -  Neste ano joguei muito menos que antes, mas continuo adorando este jogo. Para mim é o jogo da Segunda Guerra definitivo! Muito divertido, e um jogo onde é preciso ter flexibilidade, pensar rápido, ousar... e tudo isso com cenários que aconteceram realmente! Pretendo comprar o Mediterranean um dia desses, e espero jogar mais em 2014, inclusive com o Fabiano o Pacific!

1 - Twilight Struggle - É provável que eu deixe esse jogo de lado por agora, mas de qualquer maneira o julgo fantástico! Novamente outro em que a imersão, tensão, suar frio, ousar, CORAGEM, AMIGOS, CORAGEM - na verdade a maioria dos jogos que curto possuem essas coisas! Onde a intuição, a fé, o controle das emoções é o que importa!

De qualquer maneira, olhe que interessante. Na minha lista de TOP 10 temos:

1 Euro
2 Ameritrash
2 Card Games
5 Wargames
Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2 Empty Re: TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2

Mensagem por Marcelo Ter Dez 10, 2013 5:20 pm

Estou no trabalho e com pouco tempo para escrever, segue minha lista (farei os comentários depois):

1) War of the Ring
2) Terra Mystica
3) Le Havre
4) Chaos in the Old World
5) Mage Knight

Menções honrosas para El Grande e Troyes
Marcelo
Marcelo
Power Grid
Power Grid

Mensagens : 630
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 45
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2 Empty Re: TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2

Mensagem por Gustavo Ter Dez 10, 2013 11:08 pm

O Terra Mystica foi um euro que me surpreendeu muito positivamente. Fiquei realmente impressionado e curti demais. Mas só joguei 2 vezes, pouco para entrar na lista! Mas fico feliz que a turma adquiriu e curte jogar! Ele é complexo, mas bem intuitivo; tem algo que gera aleatoriedade (as raças, no Agricola são as cartas), mas que são balanceadas; a relação entre os jogadores é quase cooperativa, às vezes, pois se isolar é ruim... isto é, muitas coisas positivas!
Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2 Empty Re: TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2

Mensagem por tiagovip Qua Dez 11, 2013 9:13 am

Bem, no caso das raças, o equilíbrio é bem feito, na maioria delas, mas tem algumas que são melhores e outras que são piores. Pelo que li nos fóruns do jogo, até os designers tem noção disso. Não que a diferença seja grande (talvez entre a melhor e a pior ela seja, no entanto), mas é válido saber que ela existe, nem que seja para reclamar depois.  Very Happy 

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2 Empty Re: TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2

Mensagem por Trentini Qua Dez 11, 2013 9:43 am

tiagovip escreveu:Bem, no caso das raças, o equilíbrio é bem feito, na maioria delas, mas tem algumas que são melhores e outras que são piores. Pelo que li nos fóruns do jogo, até os designers tem noção disso. Não que a diferença seja grande (talvez entre a melhor e a pior ela seja, no entanto), mas é válido saber que ela existe, nem que seja para reclamar depois.  Very Happy 

Abs,

Por sorte você postou uma sugestão legal que acho válido começar a aplicar quando jogarmos para tentar balancear as raças com elas já começando com mais poder carregado no bowl.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2 Empty Re: TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2

Mensagem por tiagovip Qua Dez 11, 2013 9:49 am

Trentini escreveu:
tiagovip escreveu:Bem, no caso das raças, o equilíbrio é bem feito, na maioria delas, mas tem algumas que são melhores e outras que são piores. Pelo que li nos fóruns do jogo, até os designers tem noção disso. Não que a diferença seja grande (talvez entre a melhor e a pior ela seja, no entanto), mas é válido saber que ela existe, nem que seja para reclamar depois.  Very Happy 

Abs,

Por sorte você postou uma sugestão legal que acho válido começar a aplicar quando jogarmos para tentar balancear as raças com elas já começando com mais poder carregado no bowl.

Também gostei daquele esquema. Mas note que não é só no começo - o income de poder da raça cresce.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2 Empty Re: TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2

Mensagem por Pedro Qua Dez 11, 2013 10:19 am

A minha lista é diferente pq sou nostalgico, hahahaha.

5 - Fury of Drácula: Sei que o jogos possuí muitos elementos aleatórios, mas são controláveis. O grande barato é a perseguição e a dedução necessária para encontrar o vilão. Quem joga de Drácula sabe que é possível definhar cedo, mas assistir a indecisão dos jogadores é algo muito legal. O jogo vale cada minuto e eu realmente gosto de jogos no estilo. Quero jogar novamente o Whitechapel e adquirir recentemente o Mosqueteiros Du Roy. Creio que não irão superar o Fury na minha preferência, mas são legais também.

4 - Descent (Primeira Edição): Esse foi um dos primeiros boards que entraram lá em casa. Jogamos muitas partidas antes de iniciar algumas campanhas que não viram fim. Jogando o modo campanha acho difícil algum jogo se aproximar da sua qualidade. Claro que ainda existe o RPG, mas são coisas muito diferentes já que o Descent coloca os jogadores em situações de exploração tática e essas muito mais bem trabalhadas se comparadas as do universo do RPG.

3 - Caylus: Esse é o meu Euro favorito. A descoberta que garantiu firmar meu gosto pelos boards. Não sei se para meu gosto pessoal outro Euro o superou, pelo menos não ainda e mesmo que isso aconteça acho difícil o velhaco aqui perder sua posição.

2 - Age of Steam: Jogo de gente adulta que faz boa parte das meninocas correrem assustadas. Se alguém quer e precisa entender a boa agressividade de um econômico tem que jogar esse aqui. O sistema de leilão é muito bem feito e a disputa pela logística sempre é brutal.

1 - 18XX: Descobri esses através do 1856, mas mesmo jogando os mais simples ainda me divirto. O 1817 e 1831 se mostraram mais no meu estilo, agressivos no mercado de ações e com inúmeras possibilidades. Mecanicamente o jogo é muito bem construindo e me impressionou quando o conheci e continua impressionando.

É isso.
Pedro
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.meeplehouse.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2 Empty Re: TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2

Mensagem por tiagovip Qua Dez 11, 2013 10:29 am

Pedro escreveu:A minha lista é diferente pq sou nostalgico, hahahaha.

Nenhum jogo em sua lista é de depois de 2005!

Você desistiu de gostar de jogos!

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2 Empty Re: TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2

Mensagem por Pedro Qua Dez 11, 2013 10:48 am

tiagovip escreveu:
Pedro escreveu:A minha lista é diferente pq sou nostalgico, hahahaha.

Nenhum jogo em sua lista é de depois de 2005!

Você desistiu de gostar de jogos!

Abs,

Não é isso, apenas acho que eles ainda não foram superados...
Pedro
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.meeplehouse.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2 Empty Re: TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2

Mensagem por Gustavo Qua Dez 11, 2013 1:04 pm

Old Man ...

Admiro muito o 18xx, mas como fiz a lista pensando em jogos individuais, e não em famílias de jogos, não coloquei nenhum - ainda não conheci o 18xx TOP. Talvez nem exista - talvez a graça seja as variações.
Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2 Empty Re: TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2

Mensagem por Soar Qua Dez 11, 2013 11:02 pm

Bão, meu povo querido!
É quase dispensavel este Top 5 de hoje. Muitos amigos fazem tanto lobby do hobby que se tornam super previsíveis nas suas listas.
Todos temos preferências e eu não fujo disso!

Inicio comentando que eu ainda não conheci alguns dos jogos mais badalados! 
Nunca joguei Terra Mystica, Android Net Runner, Eclipse e Gears of Wars.

5 - A Game of Thrones Boardgame: Um jogo de estrategia bem no estilo que eu gosto. Ficou rotulado devido a algumas falhas no set up e na sua duração. O problema é que após o lançamento das expansões que arrumaram estes defeitos, ninguém mais jogou!

4 - Sid Meyer's Civilization: O jogo 4X que mais me agradou até agora, encontrei um grupo que curte o jogo e as expansões foram muito bem vindas para aumentar a rejogabilidade dele.

3 - Twillight Strugle: Acho que ele não ocupa uma posição melhor no meu rank devido o fato de eu ter jogado bem menos que eu gostaria.

2 - Combat Commander: Não teve nenhuma partida que eu considerei tempo perdido. Jogaria muito mais.

1 - Star Trek Fleet Captains: Para quem curte o universo trekker este jogo é um deleite. Curti muito o tabuleiro modular, as cartas e as naves (heroclix). 

** não consegui encaixar no Top 10 o Love Letter, fica para ele a famosa menção honrosa!!
Soar
Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1954
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 51
Localização : Kronnos 1

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2 Empty Re: TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2

Mensagem por Gustavo Qui Dez 12, 2013 4:30 pm

That's the man. That's the Warrior!  cheers 
Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2 Empty Re: TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2

Mensagem por libonati Sáb Dez 14, 2013 11:13 am

Antes de iniciar o top 5 dos melhores jogos do mundo, quero deixar as menções honrosas ao terra mystica pq há tempos eu não sentia algo tão positivo em relação a um jogo! Não há aleatoriedade nenhuma, permite um planejamento estratégico enorme, exige decisões difíceis e bem tomadas... enfim, um jogão, mas não entrou nesta lista pq precisaria o jogar mais umas 8 vezes para começar o entender melhor. O mesmo vale pro Vinhos que é um baita jogão, um euro realmente difícil, mas com vários caminhos para vitória e grandes possibilidades estratégicas. Na verdade, pensar adiantadamente nos seus próximos turnos é essencial neste jogo para que você possa maximizar as ações, Tem um larga curva de aprendizado, leva tempo explicar e jogar, mas certamente a experiência é recompensadora.
Então continuando:

5 - Race for the Galaxy - O segundo melhor card para mim, sem sobre de dúvidas... acho o jogo muito bom... ele é rápido, difícil, estratégico e tático na medida certa. O jogo base não permite grande interação entre os players, além da seleção de açoes, e essa seria minha única crítica, pq gosto de interação. Mas isso melhora muito com com as expansões, especialmente a primeira que traz os goals e a segunda que traz o take over.

4 - Notre Dame - Este é um jogo pelo qual nutro um enorme carinho. Foi um dos primeiros da minha coleção e ganhei de aniversário da minha namorada (primeiro e último segundo ela). Além disso, é um jogo que me agrada bastante, que curto jogar, acho divertido, fluído, rápido, com uma pequena dose de aleatoriedade que serve só pra temperar o bom caldo deste jogo. Serve tanto para jogadores casuais quanto para os mais experientes e tende a agradar a todos.

3 - Middle Earth Quest - A primeira partida desse jogo achei bem mais ou menos... até pensei em vender novamente. Mas resolvi dar novas chances ao jogo e, certamente, não me arrependo. A cada partida dele, o jogo foi crescendo no meu conceito e sua nota aumentando no BGG e hoje não vejo a hora de o jogar novamente. O tema me agrada muito, absurdamente muito na verdade, e as mecânicas são excelentes. É muito legal ver as coisas evoluindo, tanto de um lado quanto de outro, ver os esforços dos heróis, o quebra cabeça do Sauron para conseguir seus objetivos, muito bacana mesmo.

2 - Mage Knight - Bom, oq dizer!!! Mais uma obra prima de Vlaada... um jogo longo, mas divertido e difícil, mas encantador! Me divirto muito jogando, a sensação que o jogo passa é muito legal, de ir explorando, matando os inimigos, evoluindo seu char, mas sempre enfrentado desafios compatíveis. o cara criou aqui um elemento muito difícil de se ver BGs, um mundo aberto, todo para ser explorado como e quanto você quiser, cheio de possibilidades. Todas as cartas fazem sentido e se equilibram entre si... enfim, muito legal mesmo. Sei que exige uma curva de aprendizado gigantesca, que dificilmente alguém saíra bombando na primeira partida (embora o Fabiano e o André tenham conseguido), mas mesmo assim compensa. Sem contar os cenários e as possibilidades do jogo, que pode ser jogado solo e é legal, coop e é foda e competitivo que é melhor ainda! Esse é certamente um dos jogos que não me importo de perder, mas me importo de não jogar o tanto quanto gostaria.

1 - Through the Ages - Sem grandes surpresas aqui!!! A verdadeira obra prima de Vlaada. Me apaixonei por este jogo desde a primeira partida, mesmo tendo jogado tudo errado, ter me travado durante pelo menos um terço da partida, mas mesmo assim ficava babando no jogo, achando-o fenomenal. Gosto muito dos jogos de civilização e este é o ápice deles. Caras, começar do nada com pouquíssimas construções, catando cavaco e chegar no final com sua civilização toda engrenada, fazendo tudo funcionar da melhor forma possível é muito satisfatório e a viagem entre esses dois pontos é realmente muito divertida. Sempre falta algo para se fazer no final de cada turno, eu pelo menos nunca saio contente com minhas jogadas, to sempre querendo comprar uma carta a mais, aumentar a população, fazer uma maravilha,  baixar um carta, mas tendo sempre fazer o melhor possível dentro daquelas possibilidades... cobertor curto, eu gosto disso! Sei que basta jogar um dado e ver quem tira o melhor numero no começo da partida para se determinar quem vencerá, tendo em vista a enorme aleatoriedade do jogo, mas mesmo assim eu sou apaixonado por esse brinquedo!

Seguindo aqui o exemplo do nobre Gustavo, minha lista tem:

2 Card Games - n. 1 e 5
1 Ameritrash - n. 3
3 Euro - n. 4, 8 e 10
2 Econômicos - n. 9 e 7
1 Wargame (4x) - n. 6
E o Mage Knight que é sui generis


Última edição por libonati em Sáb Dez 14, 2013 11:41 am, editado 1 vez(es)

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2 Empty Re: TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2

Mensagem por libonati Sáb Dez 14, 2013 11:20 am

Fabianão, quero deixar aqui expresso a minha gratidão pelos top 5 e especialmente estes dois últimos. Nunca tinha parado pra pensar no meu top 10.. só sabia o primeiro da lista e mesmo o segundo precisou disputar com outros.
conheço um pouco mais de 300 jogos e possuo 53... escolher dentre estes todos quais são os 10 melhores não é uma tarefa fácil. Cortar alguns jogos que considero excelentes foi bem difícil e quase precisei pedir desculpa a eles de tanto que os considero!!!

Mas como disse antes, não creio que nesta lista estejam os jogos que considero os melhores, mas sim aquele pelos quais nutro um maior apreço, aqueles com os quais mais me sinto realizado quando jogo e quanto mais eu jogo, mais me apaixono!

foi muito legal ver a lista de todos vocês e poder ver como nosso grupo é eclético, apesar de ser recheado de bom gosto... não há nenhum jogo em nenhuma das listas postadas que eu diga ser ruim ou que eu não goste de jogar! Então parabéns a todos!

Pena que os TOP 5 não tenham uma maior adesão, talvez as pessoas achem difícil escolher 5 jogos dentro de cada categoria proposta ou talvez não se sintam confortáveis em postar com medo das críticas bobas que fazemos as vezes para nos divertir, mas realmente acho um tópico legal, que realmente vale a pena!

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2 Empty Re: TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2

Mensagem por Trentini Sáb Dez 14, 2013 11:30 am

Eu acho os top 5 sensacionais, faz você pensar um pouco e categorizar seus jogos na mente, coisa que no dia a dia é difícil, isso ajuda as vezes a gente entender porque gosta tanto de algum jogo ou odeia, claro que de um modo geral eu não gosto de rotular as coisas (euro, ameritrash, etc) e enumerá-las em um top 5, a idéia na vida real é você experimentar todos eles sem preconceito e sem expectativas altas, alguns jogos que você julgava absurdamente impossível gostar podem te surpreender tanto que você mudará todo o seu conceito com relação ao tipo de jogo que antes você não gostava. Mas de modo geral os top 5 são um exercício de tentar justificar e argumentar porque você encaixou algum jogo em alguma categoria do top 5, é um exercício que pode ajudar você mesmo a pensar em qual seria sua próxima aquisição, e mais do que isso, uma brincadeira que com certeza quem está lendo os top 5 se interessam por jogos que nunca sonharam em jogar.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2 Empty Re: TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2

Mensagem por Rafaelfo Qui Dez 19, 2013 12:31 pm

5. Formula D . O tema me agrada e o jogo é muito bem construído. Garantia de diversão para 5-10 pessoas!
4. Twilight Struggle . Guerra fria em todos os sentidos.
3. StarCraft . O jogo eletrônico de 1998 é o melhor jogo da história pra mim. Essa é uma adaptação extremamente fiel e um ótimo jogo de tabuleiro. É também maior "wish" do hobby para mim.
2. Space Empires 4X . Isso é guerra, no espaço! Útil ao agradável de maneira extremamente bem executada! Tem 6 horas livres por ai?
1. Power Grid . Jogo completo em todos os sentidos, com o benefício de não ser extremamento pesado e ser relativamente fácil de apresentar a novos jogadores!
Rafaelfo
Rafaelfo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1809
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 38
Localização : Curitiba

http://www.sommastudio.com

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2 Empty Re: TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2

Mensagem por tiagovip Qui Dez 19, 2013 12:43 pm

Rafaelfo escreveu:5. Formula D . O tema me agrada e o jogo é muito bem construído. Garantia de diversão para 5-10 pessoas!

Só que não!  Razz 
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2 Empty Re: TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2

Mensagem por Ricardo Souza Qui Dez 19, 2013 7:49 pm

5 - Carcassone - Estratégia simples...mas nada fácil. Clássico.
4 - Sentinels of the Multiverse - Um deleite para fãs de HQs. O jogo te faz se sentir bem dentro do tema.
Joguei algumas vezes com o Perreto e tive que compar hehe Razz
3 - Glory to Rome -Joguei apenas 2 vezes com o Perreto e Fabiano. Jogo Fantástico. Adoraria jogá-lo novamente.
2 - Village - Adoro tudo neste jogo. Worker placement & Family Game com boa dose de estratégia. Conheci jogando com o Marcelo e comprei também. Virou hit aqui em casa.
1- Bang! - O jogo que eu mais jogo e adoro. Sempre fui fã do gênero. É excelente pricipalmente entre 6 e 7 jogadores. Existe cooperação e competição com possíveis reviravoltas o que me atrai muito. É muito facil acreditar que esta em uma zona de conforto e de repente estar no meio do fogo cruzado. As expansões deixam o jogo com diversas possibilidades. O que eu considero um problema é que o jogo pode se prolongar muito em determinadas partidas. Alguns me dizem que não gostam do fator exclusão de jogadores durante uma partida(o que pode ser "corrigido" com algumas regras das expansões). Mas acredito que o tema e o próprio nome do jogo expressam tudo.
Ricardo Souza
Ricardo Souza
Banco Imobiliário
Banco Imobiliário

Mensagens : 25
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 44
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2 Empty Re: TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2

Mensagem por tiagovip Qui Dez 19, 2013 10:22 pm

Seus gostos, Ricardo, estão no caminho certo, continue assim!

Só esse Bang! aí em primeiro... mas, ok, vá lá. O resto compensa.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2 Empty Re: TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2

Mensagem por Soar Qui Dez 19, 2013 10:24 pm

tiagovip escreveu:Seus gostos, Ricardo, estão no caminho certo, continue assim!

Só esse Bang! aí em primeiro... mas, ok, vá lá. O resto compensa.

Abs,
Que "pitaqueiro"!! tongue
Soar
Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1954
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 51
Localização : Kronnos 1

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2 Empty Re: TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - parte 2

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos