Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - Parte 1

+4
tiagovip
Gustavo
Reffip
doizinho
8 participantes

Ir para baixo

TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - Parte 1 Empty TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - Parte 1

Mensagem por doizinho Ter Dez 16, 2014 11:49 am

Bom dia pessoal, chegamos ao final da nossa série com o tradicional TOP 10. Assim como foi feito ano passado dividiremos o final em 2 partes, hoje listaremos os jogos de 10 a 6, e na semana que vem os jogos de 5 a 1. Se quiserem podem listar ainda mais jogos.

Gostaria de explicar a minha lista desta vez, as notas que dou no BGG levam em consideração basicamente quão bom o jogo é mecanicamente, ou seja, é uma nota mais "técnica". Aqui nessa lista a classificação é diferente, levei em consideração a qualidade do jogo, o fator diversão e também aspectos afetivos diversos (boas partidas, raridade, rejogabilidade, público alvo, etc), enfim essa é uma lista bem mais subjetiva e fiel.

Vamos a ela:

25 - Glory to Rome
24 - Dominion
23 - El Grande
22 - Twilight Struggle
21 - War of the Ring (second edition)
20 - Fearsome Floors
19 - The Princes of Florence
18 - Ra
17 - Power Grid
16 - Middle-Earth Quest
15 - The Speicherstadt
14 - Star Wars: X-Wing Miniatures Game
13 - Forbidden Island
12 - Legends of Andor
11 - Struggle of Empires


10 - De Vulgari Eloquentia - O jogo fez sucesso com todos que jogaram, tem mecânicas inteligentes, tema MUITO sólido e joguei partidas bem legais e divertidas com ele. Merece um respeitável 10º lugar.

9 - Automobile - Foi apenas uma partida, mas bastou pra eu entender que esse é um jogo diferenciado. Não sou tão fã de jogos econômicos, mas esse aqui me impressionou e merece a posição que ocupa.

8 - Age of Industry - Também foi apenas uma partida, mas esse aqui me impressionou ainda mais que o jogo acima. Tive uma partida bem divertida e disputada e acho que o jogo tem um potencial enorme. Não esperava ter 2 jogos do Wallace nessa parte do meu TOP 5!

7 - Egizia - Na comparação que eu fiz de jogos, enquanto eu montava a lista, esse foi um dos jogos que mais me impressionou. Nem imaginava como gosto dele, fiquei até meio triste por ter negligenciado tanto o Egizia. Esse jogo é simplesmente fantástico, simples, exigente e rápido. E pra melhorar ainda mais a sua posição, o Egizia é um jogo que tenho há bastante tempo e que hoje em dia está OOP. Ótimo jogo que merecerá mais carinho no ano que vem.

6 - Dungeon Lords - Nenhuma partida de Dungeon Lords é ruim, nenhuma. Todas são sempre divertidas e bem disputadas pra mim. Conta a favor do jogo também o tema e a beleza. Serviu bem pra encerrar com chave de ouro a primeira parte do TOP 10.

Menções Honrosas: Star Realms - conheci esse jogo recentemente pelo celular e fiquei muito impressionado com ele. Eu não deveria dizer isso sem ter jogado ao vivo, mas ele me pareceu melhor que o Dominion! Acho que ele até conseguiria um espacinho na parte final dessa lista de 25 jogos que montei.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 47
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - Parte 1 Empty Re: TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - Parte 1

Mensagem por Reffip Ter Dez 16, 2014 12:07 pm

doizinho escreveu:
7 - Egizia

Taí um que eu sempre quis jogar. Que apareça mais no ano que vem!  Smile
Reffip
Reffip
Power Grid
Power Grid

Mensagens : 680
Data de inscrição : 16/07/2014
Idade : 40
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - Parte 1 Empty Re: TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - Parte 1

Mensagem por Gustavo Ter Dez 16, 2014 12:58 pm

Let's go...

10 - Battlestar Galactica - Sempre uma grande experiência.

9 - Love Letter - Em sua simplicidade, é simplesmente perfeito.

8 - Britannia - Outro que nunca tem duas partidas iguais e sempre cria uma história.

7 - Hammer of the Scots - Que jogo maravilhoso.

6 - Arkham Horror - Ainda acho esse o melhor com o tema do Cthulhu...
Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - Parte 1 Empty Re: TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - Parte 1

Mensagem por tiagovip Ter Dez 16, 2014 5:24 pm

Poxa, essa é uma lista difícil de fazer. São tantos jogos que muitos certamente serão esquecidos simplesmente porque não aparecem nas mesas com frequência.

Meu Top é:

30) Notre Dame
29) Lancaster
28) Incan Gold
27) Dungeon Lords
26) For Sale
25) Last Will
24) Lord of the Rings: The Adventure Deck Game
23) Love Letter
22) Race for the Galaxy
21) Witch of Salem

20) Troyes
19) San Marco
18) Caylus
17) Modern Art
16) Strasbourg
15) A Study in Emerald
14) Tigris & Euphrates
13) Egizia
12) Glory to Rome
11) Cosmic Encounter


10) Middle-Earth Quest - é uma adaptção do universo da Terra-Média, e não de algum livro específico e, por isso, toma liberdades diversas, aproveitando para criar relações e histórias novas. Acho as mecânicas do jogo excelentes, e tive partidas fabulosas. O sistema de combate é o que mais gostei até hoje, de longe. Poderia estar melhor colocado, se eu conseguisse jogar mais de 1 vez ao ano.

9) De Vulgari Eloquentia - um dos mais temáticos euros que conheço. Gosto de tudo nele - a interação, a movimentação, os diversos meios de pontuar, as restrições. Um jogo sensacional.

8 ) Samurai - tensão desde a hora de posicionar as peças durante a preparação do tabuleiro! Um jogo rápido, de alta interação e muito inteligente, vindo da melhor época do Knizia, quando ele só fazia clássicos.

7) El Grande - o senhor dos jogos de controle de área. Sua presença é tão dominante, que é esta é uma das poucas mecânicas em que, quando estou jogando outra coisa, penso que estaria melhor se estivesse simplesmente jogando El Grande!

6) War of the Ring - a melhor adaptação dos livros para o formato de jogo de tabuleiro. Poucas experiências nos jogos de tabuleiro igualam-se a uma partida de WotR, vendo aqueles exércitos moverem-se pelo tabuleiro, batalhando em lutas desesperadas enquanto a Sociedade tenta, a muito custo, alcançar Mordor.

Por hora é isso!

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - Parte 1 Empty Re: TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - Parte 1

Mensagem por Trentini Qua Dez 17, 2014 3:21 pm

Vamos tentar

30 - Sentinels of the Multiverse
29 - Last Will
28 - Power Grid
27 - De Vulgari Eloquentia
26 - Robinson Crusoe

25 - Dungeon Lords
24 - Automobile
23 - Battlestar Galactica
22 - Jaipur
21 - RACE! Formula 90

20 - Space Empires: 4X
19 - Ground Floor
18 - Yedo
17 - Caverna
16 - Through the Ages

15 - Twilight Imperium
14 - Antiquity
13 - Russian Railroads
12 - Brass
11 - War of the Ring

10 - Planet Steam - Excelente jogo econômico, o meu favorito

9 - Five Tribes - Esse é novidade para esse ano, mas a altíssima rejogabilidade dele e jogabilidade diferenciada garantem a ele um espacinho nesse top.

8 - Tzolk'in - Esse já gosto de longas datas, a expansão só acrescentou ainda mais a esse jogo.

7 - Dominant Species - É uma pena que não consigamos jogar ele muitas vezes, mas é um jogo que gosto muito.

6 - Twilight Struggle - E aqui termina esse top com a sexta posição, um dos jogos mais feras que conheço, um jogo tematicamente impecável e muito estratégico.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - Parte 1 Empty Re: TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - Parte 1

Mensagem por Soar Seg Dez 22, 2014 12:20 am

A minha lista não muda muito uma vez que joguei e conheci bem pouca coisa em 2014, acho que a ordem das coisas é que mudaram um pouco.

17 - Cold War Cia vs KGB
16 - Pathfinder - vou jogar nesta semana, mas curti bastante a mecânica e as regras
15 - LOTR LCG
14 - Love Letter
13 - BS Galactica
12 - Samurai
11 - Sentinels of Multiverse

10 - AGOT LCG - Gosto pela versatilidade de ser um bom cardgame competitivo e pelas regras multiplayer

09 - X-Wing / Attack Wing - estou começando a entrar neste universo!

08 - Twillight Strugle - pena não ter jogado mais ele.

07 - Twillight Imperium

06 - Tide of Iron 
Soar
Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1954
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 52
Localização : Kronnos 1

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - Parte 1 Empty Re: TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - Parte 1

Mensagem por Binderman Qua Dez 31, 2014 11:42 am

Demorei para colocar minha lista pois eu queria jogar um certo jogo com a expansão. Após 7 partidas praticamente seguidas estou pronto para o meu top "X":

30 - Race for the Galaxy: e subindo novamente no ranking.
29 - Sid Meyer's Civilization: The Board Game
28 - Fury of Dracula: preciso conhecer o Letter from Whitechapel.
27 - Notre Dame
26 - Summoner Wars

25 - Dominion
24 - Stone Age
23 - Combat Commander
22 - Chess
21 - 7 Wonders

20 - Eldritch Horror: a última experiência há umas 2 semanas não foi nada boa, tenho que escolher melhor as pessoas com quem vou jogar esse tipo de jogo.
19 - Railways of the World
18 - Dungeon Lords
17 - Dungeon Twister
16 - Mansions of Madness: A expansão Call of the Wild transformou o jogo, ele saiu da lista dos bons para a lista dos incríveis.

15 - 1856: academia cerebral.
14 - Heroscape
13 - Brass
12 - Robinson Crusoe: provavelmente estará no top 10 no ano que vem.
11 - Agricola: após 5 anos no top 10, começa a mostrar sinais de cansaço.

10 - Power Grid: Talvez estivesse em uma posição melhor se eu tivesse o jogo. Ótimo brain-burner, colocou a mecânica de leilão em minha lista de mecânicas favoritas.

09 - Caylus: Foi o primeiro worker-placement que joguei e ainda está entre os favoritos.

08 - Twilight Struggle: Só não está mais alto pois não consigo jogá-lo muito. E ainda não consegui vencer. :/

07 - Star Trek: Fleet Captains: Star Trek puro, não estaria tão bem colocado se o tema fosse outro.

06 - Age of Empires III: Tema + worker placement com poderes variados + controle de área fazem o jogo brilhar muito. Pena que não funciona bem em 2 jogadores.
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - Parte 1 Empty Re: TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - Parte 1

Mensagem por tiagovip Qua Dez 31, 2014 11:47 am

Binderman escreveu:16 - Mansions of Madness: A expansão Call of the Wild transformou o jogo, ele saiu da lista dos bons para a lista dos incríveis..

Legal, bem legal! Estou curioso agora.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - Parte 1 Empty Re: TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - Parte 1

Mensagem por Binderman Qua Dez 31, 2014 11:47 am

tiagovip escreveu:
Binderman escreveu:16 - Mansions of Madness: A expansão Call of the Wild transformou o jogo, ele saiu da lista dos bons para a lista dos incríveis..

Legal, bem legal! Estou curioso agora.

Abs,

Se tiver jogatina nesta sexta eu o levarei.
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - Parte 1 Empty Re: TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - Parte 1

Mensagem por tiagovip Qua Dez 31, 2014 12:49 pm

Binderman escreveu:
tiagovip escreveu:
Binderman escreveu:16 - Mansions of Madness: A expansão Call of the Wild transformou o jogo, ele saiu da lista dos bons para a lista dos incríveis..

Legal, bem legal! Estou curioso agora.

Abs,

Se tiver jogatina nesta sexta eu o levarei.

Opa, que coisa interessante!

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - Parte 1 Empty Re: TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - Parte 1

Mensagem por Binderman Qua Dez 31, 2014 2:00 pm

Se conseguirmos 5 jogadores podemos jogar dois dos melhores cenários: "A Cry for Help", onde os investigadores realmente tem que investigar e fazer deduções para descobrir o mistério; ou "The Mind's Veil" onde o mapa é construído à medida em que os jogadores avançam.
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - Parte 1 Empty Re: TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - Parte 1

Mensagem por Luiz Qua Dez 31, 2014 3:31 pm

Binderman escreveu:  Se conseguirmos 5 jogadores podemos jogar dois dos melhores cenários: "A Cry for Help", onde os investigadores realmente tem que investigar e fazer deduções para descobrir o mistério; ou "The Mind's Veil" onde o mapa é construído à medida em que os jogadores avançam.

Eu gosto muito da literatura do Lovecraft (embora tenha lido apenas alguns contos dele, como o The Call of Cthulhu) e adoraria  jogar um boardgame ambientando nesse universo. Quanto às duas opções de jogo, investigação ou construção do mapa..., simplesmente não sei dizer qual parece mais atraente!
Luiz
Luiz
Battlestar Galactica
Battlestar Galactica

Mensagens : 360
Data de inscrição : 11/10/2014
Idade : 57

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - Parte 1 Empty Re: TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - Parte 1

Mensagem por tiagovip Qua Dez 31, 2014 3:51 pm

Puxa, ambos parecem legais. Creio, porém, que a situação permita ser melhor a Mind's Veil, por exigir menos tempo de preparação (já que, na sexta, diferente de uma Lúdica, o Binder tende a ter menos tempo disponível).

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - Parte 1 Empty Re: TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - Parte 1

Mensagem por Binderman Qua Dez 31, 2014 3:57 pm

tiagovip escreveu:Puxa, ambos parecem legais. Creio, porém, que a situação permita ser melhor a Mind's Veil, por exigir menos tempo de preparação (já que, na sexta, diferente de uma Lúdica, o Binder tende a ter menos tempo disponível).

Abs,

Nesta sexta terei mais tempo, podemos jogar qualquer cenário.
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - Parte 1 Empty Re: TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - Parte 1

Mensagem por tiagovip Qua Dez 31, 2014 4:35 pm

Binderman escreveu:
tiagovip escreveu:Puxa, ambos parecem legais. Creio, porém, que a situação permita ser melhor a Mind's Veil, por exigir menos tempo de preparação (já que, na sexta, diferente de uma Lúdica, o Binder tende a ter menos tempo disponível).

Abs,

 Nesta sexta terei mais tempo, podemos jogar qualquer cenário.

Excelente! A mim, tanto faz então.

Ei, mas voltando ao tópico em questão, o Elder Sign não o melindrou a ponto de entrar no top 30? (Não é crítica, nem no meu Top 30 entrou.)


Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - Parte 1 Empty Re: TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - Parte 1

Mensagem por Binderman Qua Dez 31, 2014 4:42 pm

Ainda não, pois só joguei o jogo base. Mas com as expansões, principalmente com esta última acredito que ele vá subir. Uma delas era para ter vindo neste natal, mas infelizmente esgotou. Sad
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - Parte 1 Empty Re: TOP 10 - Melhores jogos de todos os tempos - Parte 1

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos