Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

TOP 5 - Jogos Elegantes

+4
tiagovip
Trentini
Pedro
doizinho
8 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

TOP 5 - Jogos Elegantes Empty TOP 5 - Jogos Elegantes

Mensagem por doizinho Ter maio 06, 2014 10:29 am

Bom dia pessoal! Hoje continuaremos com a nossa saga de eleger os 5 melhores jogos para um determinado tema, espero que a brincadeira ainda não os tenha cansado pois pretendo continuar por mais um bom tempo ainda. Agora é a vez de um assunto polêmico, pois sua definição é subjetiva demais, mas isso não nos impede de listar os 5 Jogos mais Elegantes de todos os tempos. Sei que os participantes usuais saberão que estamos falando de elegância em mecânicas e jogabilidade e não em componentes. Vamos a minha difícil lista:

5 - Arte Moderna - Esse é um marco em elegância, o jogo tem vários leilões diferentes, mas é fácil de entender como todos funcionam. O jogo possui poucas e segue sempre num ritmo linear, sem atropelos ou surpresas. E pra completar o jogo é bom, com decisões difíceis e boa rejogabilidade, enfim um ótimo jogo pra abrir a lista.

4 - Age of Industry - Esse é um jogo complexo, com um peso considerável, mas que tem regras simples e joga-se com relativa facilidade. Imagino que o seu irmão mais robusto aparecerá na lista de outros amigos, mas como ainda não o conheço fico satisfeito de colocar o AoI na minha.

3 - RA - Esse é um jogo que, assim como o Arte Moderna, mistura 2 mecânicas que se complementam bem (leilão e coleção de conjuntos), e faz isso com muita qualidade. O jogo é excelente, possui um conjunto de regras sólido e limpo. O melhor dos jogos do matemático Knizia.

2 - Ticket to Ride - Esse é o mais leve dos jogos da minha lista, mas o seu design é tão simples e tão funcional que mesmo assim ele conseguiu o segundo lugar. O TTR é um daqueles jogos que não são lançados com muita frequência, na verdade ele é um jogo que marca uma geração. Não preciso comentar sobre o jogo em si pois todos aqui o conhecem, apenas quero registar minha admiração pelo excelente trabalho feito na criação dessa linha de jogos.

1 - El Grande - E aqui o rei. Até o momento, entre tudo o que joguei, nada supera o El Grande em elegância. Esse é um jogo que, mesmo com uma pilha gigante de cartas com funções diferentes, consegue ser um primor em elegância. A mecânica é inteligente e simples, mas a profundidade do jogo é impressionante. Ele ficou meio que de escanteio por um tempo no nosso grupo, mas por sorte vem recuperando espaço recentemente.

Menções honrosas - Puerto Rico, Power Grid, Tigris & Euphrates e Família Pandemic.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 47
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos Elegantes Empty Re: TOP 5 - Jogos Elegantes

Mensagem por Pedro Ter maio 06, 2014 11:05 am

Essa lista é difícil e devo colocar aqui jogos que considero elegantes pelo efeito que me causaram quando os conheci e depois jogando-os com alguma frequência, percebi que esse efeito se manteve vivo. Soluções inteligentes para mecânicas e um verdadeiro primor em lapidar arestas. Essa lista vai ser bruta meeeesmo!

5 - Ra: Um jogão como esse chegando assim na quinta posição é de ver a dificuldade de atribuir elegância a um jogo. Bem, suas diferenciada e competitiva mecânica de leilão associada ao Set collection fazem desse um jogo único. O desafio de enfrentar os adversários nessa sanha de raciocínio e premeditação tornam o jogo tenso, denso e equilibrado, de maneira que se vê em poucos jogos.

4 - Lancaster: Um verdadeiro e bom conjunto de regras para gerar a disputa entre os jogadores. A briga por espaços e a iniciativa em agir neles, uma excelente aplicação do que pode se chamar de um worker bem diferenciado e com bastante interação. Diferente da maioria de outros jogos do gênero. Na verdade não sei se posso classificá-lo assim, mas foi a forma como eu o enxerguei na vez que joguei e o achei fantástico.

3 - Strasburg: Eu entendo o porque Feld é tão bem visto no meio dos jogos e reconheço que boa parte dos jogos tem alguma elegância. Pela diferença entre eles, o tom rebuscado e inovador de suas mecânicas. Apesar de enxergar isso nos seus jogos, reconheço também, que não são todos os que me agradam pessoalmente. Portanto se tivesse que escolher um... esse um é o Strasburg, depois de uma batalha Homérica contra o Notre Dame.

2 - Brass: Aqui esta o que o Fabiano previu. Difícil eu dizer que sinto tanta completude quando embarco numa partida em outros jogos, isso seria leviano. Esse jogo é envolvente e representa exatamente tudo o que eu gosto em um jogo de tabuleiro. Não o coloco como favorito pq ver ele na mesa não é tarefa mais fácil. Ultimamente consegui jogar 2 partidas seguidas e isso foi um verdadeiro marco. O Conjunto de mecânicas, o tempo de duração e sua complexidade são impressionantes.

1 - Dominion: Faz tempo que não dou atenção pra esse aqui. Mas pelo que ele representa na minha sanha de jogador não poderia deixá-lo em posição diferente. Jogo rápido, fácil de explicar e, de maneira até desconcertante, muito bem amarrado mecanicamente. O equilíbrio das diferentes possibilidades e as combinações, fazem do Dominion, ainda, o jogo mais elegante que eu conheço.

Menção Honrosa: Aqui vou colocar jogos que são elegantes e outros que eu acredito que sejam e tenho vontade de jogar:

De Vulgari Eloquentia, Automobile, Navegador, Tigris & Euphrates, Indonésia, Troyes, Egizia e Antiquity.

Pedro
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.meeplehouse.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos Elegantes Empty Re: TOP 5 - Jogos Elegantes

Mensagem por Trentini Ter maio 06, 2014 11:35 am

Lista bem legal, vamos ver:

5) Puerto Rico - Esse não é um jogo complicado, mas pode ser complexo devido às construções, mas mecanicamente ele é bem elegante no sentido que as coisas se amarram de forma bem pensada.

4) Dominion - Uma mecânica atraente e simples, embaralhe, puxe 5 cartas, faça uma ação depois faça uma compra.

3) Thurn And Taxis - Eu pensei em listar o Ticket to Ride que bebe muito da fonte do Thurn and Taxis, especialmente o TTR Marklin, mas mais elegante do que seu irmão mais popular, acho o seu irmão mais velho, Thurn And Taxis funciona de forma parecida, tem tempo de duração parecido e possui um movimento maior no tabuleiro, uma interação maior.

2) Brass - Aqui um bom exemplo de como um jogo pode funcionar em ressonância com todos os seus aspectos, construí uma fábrica de algodão, pego o carvão da carvoaria mais próxima, que foi construída pelo meu adversário, mas espere, para poder trazer o carvão preciso construir o trilho ou fazer uma embarcação de canal. Que jogo, que aula de design em um jogo, além de aula de elegância.

1) Power Grid - Esse aqui é para mim o jogo mais elegante. O jogo é tão balanceado matematicamente que as vezes dá raiva do quão perto fica a colocação dos jogadores no final do jogo, claro, se todos fizerem as coisas direito. A mecânica além de ser descomplicada, é bem inteligente e o leilão, mesmo que não seja tão voraz, faz a diferença quando faltam-lhe alguns trocados para fazer casinhas em uma cidade, o leilão gera o caos em um jogo matemático.

Menções honrosas: Hey, that's my fish, Hive, Xadrez, Hanabi, El Grande


Última edição por Trentini em Ter maio 06, 2014 12:19 pm, editado 1 vez(es)
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos Elegantes Empty Re: TOP 5 - Jogos Elegantes

Mensagem por tiagovip Ter maio 06, 2014 11:55 am

Interessante esta lista. Creio que receberá uma grande quantidade de jogos mais antigos, quando ainda faziam jogos que envolviam menos "mini-games" internos e mecânicas misturadas. Além disso, acho que o Knizia se dará bem nela. Bem, segue a minha lista:

5) Samurai - um jogo profundo, envolvente, que oferece sempre diversas opções, e tudo com um conjunto de regras elegantíssimo: existem peças que são postas e seu turno acaba, ou que são postas e permitem por outra, e somente duas peças especiais que carecem de alguma explicação maior;

4) Ra - um tremendo jogo de leilão e coleção de conjuntos. As ações são super diretas e de fácil entendimento - só não fica mais alto na lista porque o sistema de marcação de pontos dele envolve várias coisas e, isso, às vezes confunde as pessoas;

3) El Grande - o Fabiano disse bem: o El Grande pode enganar, com aquelas cinco pilhas de cartas e efeitos diferenciados a cada rodada, mas depois que conhece-se jogos como Dominant Species, Struggle of Empires, nota-se o quão direto o El Grande é dentro do que se propõe, e, afinal, as quase totalidade das cartas no El Grande fazem uma de três coisas: mover coisas (caballeros, o Grande ou o Rei), remover caballeros ou fazer pontuações - só muda a forma de fazer uma dessas três coisas;

2) Ticket to Ride - não fica-se muito mais elegante do que isto. Compre cartas, compre objetivos, ponha trens. É isso. Não me surpreende nada que seja um dos mais conhecidos e, talvez, o maior representante dos novos jogos de tabuleiro no que tange a apresentação destes para novas pessoas;

1) Tigris & Euphrates - certamente o mais elegante no meu ver. A lista de ações possíveis é ínfima: coloque uma peça, ganhe um cubo da cor da peça, troque suas peças, coloque um líder. Os dois tipos de guerra - interna e externa - confundem alguns, mas são bastante simples em sua solução. Enfim, um mínimo de regras que forma um jogo bastante complexo e profundo em suas opções e estratégias.

Menções honrosas: Power Grid, Samurai. E para alguns mais leves: Biblios, For Sale e Incan Gold.

Abs,

Ps: Retifiquei a minha lista, retirando o Dominion do top - considero-o elegante ainda, mas considerando-se a pletora de expansões, um jogo com elas misturadas faria a coisa ganhar em complexidade e variadas exceções e regras novas. Assim, vou deixá-lo como menção, reforçando o ponto de que o jogo base, ou a expansão stand alone dele, a Intrigue, são bastante elegantes em si. Claro que, então, eu poderia considerar o TtR: Marklin que tem regras diferenciadas para dizer que o TtR básico não é elegante o suficiente, ou o Power Grid, com sua multitude de mapas e regras diferentes para o mercado, leilão, e tanto mais, porém, enfim, o caso do Dominion é mais agudo.


Última edição por tiagovip em Ter maio 06, 2014 2:59 pm, editado 1 vez(es)
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos Elegantes Empty Re: TOP 5 - Jogos Elegantes

Mensagem por libonati Ter maio 06, 2014 1:15 pm

Elegância é realmente um conceito subjetivo. Mas ao meu ver são aqueles jogos com mecânicas diretas, límpidas e que fluem bem entre si, sem exceções e pormenores aqui e ali. Logo, qualquer Vlaada que conheço está fora da lista hahaha!!!

5 - Prince of Florence: um jogo de leilão e seleção de ações bastante simples e envolvente, com mecânicas redondas que permitem alta interação sem gerar conflito direto.

4 - Helvetia: Um jogo de regras simples e enxutas e, apesar da aleatoriedade da disponibilidade das construções, essa aleatoriedade pode ser minimizada e, com o passar das rodadas, o row de construções disponíveis vai aumentando bastante. Acho-o um jogo bastante diferente, inteligente e com interação alta entre os jogadores apesar de não haver conflito, salvo por quem chega antes nos tiles de prestígio e mercado.

3 - Caylus: Para mim o pai dos jogos de alocação de trabalhadores é um extremamente elegante, apesar da complexidade inerente à sua jogabilidade e decisões a serem tomadas. Um jogo sem aleatoriedade alguma, com todas as construções abertas e disponíveis a todos os jogadores. Portanto, cada jogador faz o que deve ser feito dentro de sua estratégia sabendo de antemão todas as consequências boas ou ruins daquela decisão. Por mais que consideremos o favor real, ainda não os vejo como exceção às regras, mas sim parte integrante das mesmas, dando bônus e não aparando arestas.

2 - Strausburg: Feld é sem dúvida uma das mentes mais brilhantes dessa nova geração de designers e embora de um tempo para cá tenha abandonado a elegância para priorizar a complexidade e mini games desconexos, seus jogos mais antigos merecem grande destaque neste quesito. Dentre eles, Strausburg se destaca pela simplicidade das mecânicas e dificuldade na tomada de decisões, que proporciona um jogo tenso, mas fluído e divertido.

1 - Navegador: A já famosa mecânica de rondel do Mac Gerdts sempre merece destaque neste tipo de discussão. Dentre os jogos que a adotam, escolhi o Navegador por ser mais simples e não ter conflito direto e nem exceções. Escolha uma ação e realize, com clareza, sem aleatoriedade, apenas interferindo no jogo com sua própria estratégia.

Menção honrosa ao Samurai e ao Automobile, que só ficou fora da minha lista por já ter sido citado na lista do Fabiano.


Última edição por libonati em Qua maio 07, 2014 11:53 am, editado 1 vez(es)

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos Elegantes Empty Re: TOP 5 - Jogos Elegantes

Mensagem por libonati Ter maio 06, 2014 1:49 pm

Gosto muito do Brass, mas não consigo o achar elegante. Nesse quesito prefiro o Age of industry. No Brass há a distribuição de duas cartas a cada rodada, o mercado externo pode ser que dê, mas pode ser que não, as sea lane entre dois territórios ali é meio bizarra de regras, tem duas fases distintas, canais e ferrovias!! Acho realmente um jogão, mas não o acho elegante.

O mesmo vale pro Dominion... Realmente é só embaralhar comprar 5 cartas, para depois jogar... mas se fosse só isso o fluxx tbm seria elegante! O fato de cada carta ter um efeito diferente pra mim quebra um pouco da elegância do jogo. Na real, acho que nenhum jgo de combar cartas seja realmente elegante! A premissa deles é outra!

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos Elegantes Empty Re: TOP 5 - Jogos Elegantes

Mensagem por Pedro Ter maio 06, 2014 1:54 pm

Bem, diante da sua descrição eu apenas posso dizer que entendo o conceito de elegância de forma diferente e isso explica a razão de eu enumerar esses títulos dentro desse quesito.

A elegância está associada pra mim ao conjunto e as amarras promovidas por esse conjunto para um bom funcionamento do jogo. Um jogo funciona bem se ele me prende o raciocínio, me exige interação e me mantém envolvido com isso até sua solução. É a mecânica e a maneira como ela acontece. Dessa forma, entendo que um jogo mais complexo pode reunir, e até com mais chances de me cativar, formatação coesa e completa... nesse aspecto, para o sentido de elegância também prezo pela originalidade em conseguir tal feito.

Pedro
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.meeplehouse.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos Elegantes Empty Re: TOP 5 - Jogos Elegantes

Mensagem por doizinho Ter maio 06, 2014 2:32 pm

Vou ponderar sobre algumas escolhas dos meus colegas.

Conceito de elegância - Pra mim um jogo elegante tem esses elementos:
- regras claras, sem exceções ou exageros;
- profundidade estratégica que te permita pensar em formas diferentes de vencer;
- equilíbrio entre as formas de se jogar;
- fluidez, ou seja, não existem eventos malucos ou cartas pokemon alterando muito o seu funcionamento; e
- facilidade de entendimento.

Dominion - O jogo tem regras MUITO simples, muito mesmo, e nisso ele tem um mérito, é muito elegante nesse ponto. Mas pra mim, algumas cartas geram um pouco de caos, não é incomum você ter jogadores com duvidas sobre o funcionamento das cartas com muito texto. As expansões também complicam um pouco o jogo e ele perde demais em elegância com tanta coisa pra controlar. Pra ser justo considero o Dominion elegante, mas não o suficiente pra estar no TOP 5.

Egizia - Quase entrou na lista, e acho que pra fazer justiça poderia colocá-lo nas minhas menções honrosas.

Novos X Velhos - Era muito mais fácil de vermos jogos elegante antigamente, hoje temos uma nova tendência de misturar mecânicas e complicar um pouco as coisas, mas ainda temos gente nova fazendo coisa elegante, e eu poderia destacar o Feld e o Wallace. Nem tudo que eles fazem é elegante, mas eles têm coisas boas nesse estilo. Um jogo do Feld que poderia entrar facilmente nessa lista é o Speicherstadt, e do Wallace o Automobile.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 47
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos Elegantes Empty Re: TOP 5 - Jogos Elegantes

Mensagem por libonati Ter maio 06, 2014 2:47 pm

doizinho escreveu:

Conceito de elegância - Pra mim um jogo elegante tem esses elementos:
- regras claras, sem exceções ou exageros;
- profundidade estratégica que te permita pensar em formas diferentes de vencer;
- equilíbrio entre as formas de se jogar;
- fluidez, ou seja, não existem eventos malucos ou cartas pokemon alterando muito o seu funcionamento; e
- facilidade de entendimento.


Para mim poderia estar no dicionário dos jogos.

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos Elegantes Empty Re: TOP 5 - Jogos Elegantes

Mensagem por Pedro Ter maio 06, 2014 8:08 pm

Duvidas são comuns para jogadores q não conhecem o jogo... elegi para meu top jogos q considero elegantes e não, necessariamente fáceis...

Criem o conceito que quiser, eu me baseio mais nesse aqui mesmo!

(latim elegans, -antis, que sabe escolher, de bom gosto, distinto)

1. Que tem elegância; em que há elegância; esbelto.

"elegante", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/elegante [consultado em 07-05-2014].

Transpondo essas características para um jogo o Dominion está lá, dentro da minha cabeça como um jogo dentro desse conceito e inclusive se fazendo presente em muitos dos conceitos defendidos na sua descrição de elegante.

Regra clara... etc, etc.

Se isso confortar, coloque na minha conta apenas o Dominion Base, esperava isso subentendido, mas já que surgiu a discussão afirmo.

 Thumbs Up 
Pedro
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.meeplehouse.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos Elegantes Empty Re: TOP 5 - Jogos Elegantes

Mensagem por Marcelo Ter maio 06, 2014 9:49 pm

Usei a definição de elegância do Fabiano para fazer minha lista. Segue abaixo:

5) Ticket to Ride: um jogo simples e cativante. Um dos melhores jogos para iniciantes disponíveis no mercado.
4) El Grande: já citado aqui, este é o rei dos jogos de controle de área. Tem quase 20 anos de idade e parece não envelhecer.
3) Trajan: mais um jogo inovador do Feld. Sua mancala é sensacional, elimina o fator sorte e valoriza o jogador estratégico.
2) Terra Mystica: como o Bruno também já comentou, este é um jogo completo. Tem diversas mecânicas que combinadas fazem um jogo redondo, com boa fluidez e excelente nível de complexidade. Um dos melhores jogos de 2013 na minha opinião.
1) Francis Drake: uma das melhores aquisições dos últimos tempos. Relativamente simples, mas muito divertido, inclusive para jogadores experientes. Seu tema é bem empregado, com pouca sorte envolvida e uma dose equilibrada de interação entre os jogadores. Muito recomendado.
Marcelo
Marcelo
Power Grid
Power Grid

Mensagens : 630
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 45
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos Elegantes Empty Re: TOP 5 - Jogos Elegantes

Mensagem por tiagovip Qua maio 07, 2014 9:03 am

Marcelo escreveu:2) Terra Mystica: como o Bruno também já comentou, este é um jogo completo. Tem diversas mecânicas que combinadas fazem um jogo redondo, com boa fluidez e excelente nível de complexidade. Um dos melhores jogos de 2013 na minha opinião.

Será que ele fica aqui mesmo considerando as diversas habilidades diferenciadas de cada raça? Elas permitem exceções às regras normais, e dificultam o entendimento do jogo - afinal, constantemente está-se aprendendo algo diferente. E ainda tem as peças lá de culto, que adicionam e/ou modificam as coisas.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos Elegantes Empty Re: TOP 5 - Jogos Elegantes

Mensagem por doizinho Qua maio 07, 2014 9:24 am

Essa consulta ao dicionário me lembrou o Alexandre auxiliando na explicação do Saboteur, esses dias atrás.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 47
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos Elegantes Empty Re: TOP 5 - Jogos Elegantes

Mensagem por Trentini Qua maio 07, 2014 9:25 am

tiagovip escreveu:
Marcelo escreveu:2) Terra Mystica: como o Bruno também já comentou, este é um jogo completo. Tem diversas mecânicas que combinadas fazem um jogo redondo, com boa fluidez e excelente nível de complexidade. Um dos melhores jogos de 2013 na minha opinião.

Será que ele fica aqui mesmo considerando as diversas habilidades diferenciadas de cada raça? Elas permitem exceções às regras normais, e dificultam o entendimento do jogo - afinal, constantemente está-se aprendendo algo diferente. E ainda tem as peças lá de culto, que adicionam e/ou modificam as coisas.

Abs,

Não acho o Terra Mystica elegante em todos os aspectos, principalmente por conta da quantidade de minigames do jogo, explico, a parte dos cultos apesar de se conectar com o jogo não soa natural, além de que cada raça tem um poder diferente, mistura muitas mecânicas o que o torna mais complexo mecanicamente. Porém partes de sua estrutura são muito elegantes, eu diria que o mesmo ocorre em Eclipse, principalmente na parte que compete a quando tira a peça para colocar ela no tabuleiro aparece o incomming no player board em baixo de onde a peça estava, uma solução elegante para um mostrador onde geralmente os outros jogos apenas usam um marcador para indicar o aumento de incomming, esses dois jogos fazem de forma a soar mais natural usando as próprias peças.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos Elegantes Empty Re: TOP 5 - Jogos Elegantes

Mensagem por tiagovip Qua maio 07, 2014 9:35 am

Trentini escreveu:
tiagovip escreveu:
Marcelo escreveu:2) Terra Mystica: como o Bruno também já comentou, este é um jogo completo. Tem diversas mecânicas que combinadas fazem um jogo redondo, com boa fluidez e excelente nível de complexidade. Um dos melhores jogos de 2013 na minha opinião.

Será que ele fica aqui mesmo considerando as diversas habilidades diferenciadas de cada raça? Elas permitem exceções às regras normais, e dificultam o entendimento do jogo - afinal, constantemente está-se aprendendo algo diferente. E ainda tem as peças lá de culto, que adicionam e/ou modificam as coisas.

Abs,

Não acho o Terra Mystica elegante em todos os aspectos, principalmente por conta da quantidade de minigames do jogo, explico, a parte dos cultos apesar de se conectar com o jogo não soa natural, além de que cada raça tem um poder diferente, mistura muitas mecânicas o que o torna mais complexo mecanicamente. Porém partes de sua estrutura são muito elegantes, eu diria que o mesmo ocorre em Eclipse, principalmente na parte que compete a quando tira a peça para colocar ela no tabuleiro aparece o incomming no player board em baixo de onde a peça estava, uma solução elegante para um mostrador onde geralmente os outros jogos apenas usam um marcador para indicar o aumento de incomming, esses dois jogos fazem de forma a soar mais natural usando as próprias peças.

Sim, os tabuleiros pessoais desses dois jogos - Eclipse e Terra Mystica - são pra lá de bons e, definitivamente, elegantes. E como o Trentini concordou comigo eu concordo com ele!  What a Face  Nenhum desses dois jogos são, no entanto, elegantes.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos Elegantes Empty Re: TOP 5 - Jogos Elegantes

Mensagem por Binderman Qua maio 07, 2014 10:15 am

doizinho escreveu:Vou ponderar sobre algumas escolhas dos meus colegas.

Conceito de elegância - Pra mim um jogo elegante tem esses elementos:
- regras claras, sem exceções ou exageros;
- profundidade estratégica que te permita pensar em formas diferentes de vencer;
- equilíbrio entre as formas de se jogar;
- fluidez, ou seja, não existem eventos malucos ou cartas pokemon alterando muito o seu funcionamento; e
- facilidade de entendimento.

Pedro escreveu:
(latim elegans, -antis, que sabe escolher, de bom gosto, distinto)

1. Que tem elegância; em que há elegância; esbelto.

"elegante", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/elegante [consultado em 07-05-2014].

  Segundo estas definições, me parece que qualquer jogo abstrato bem feito (Yinsh, Go, Zertz, Hive e cia.) é mais elegante do que praticamente todos os jogos citados por vocês. Inclusive mais elegantes do que o Xadrez, meu jogo abstrato favorito, mas cujos movimentos adicionados a posteriori (en passant e roque) o tornaram um pouco menos elegante.
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos Elegantes Empty Re: TOP 5 - Jogos Elegantes

Mensagem por doizinho Qua maio 07, 2014 10:18 am

Binderman escreveu:
doizinho escreveu:Vou ponderar sobre algumas escolhas dos meus colegas.

Conceito de elegância - Pra mim um jogo elegante tem esses elementos:
- regras claras, sem exceções ou exageros;
- profundidade estratégica que te permita pensar em formas diferentes de vencer;
- equilíbrio entre as formas de se jogar;
- fluidez, ou seja, não existem eventos malucos ou cartas pokemon alterando muito o seu funcionamento; e
- facilidade de entendimento.

Pedro escreveu:
(latim elegans, -antis, que sabe escolher, de bom gosto, distinto)

1. Que tem elegância; em que há elegância; esbelto.

"elegante", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/elegante [consultado em 07-05-2014].

  Segundo estas definições, me parece que qualquer jogo abstrato bem feito (Yinsh, Go, Zertz, Hive e cia.) é mais elegante do que praticamente todos os jogos citados por vocês. Inclusive mais elegantes do que o Xadrez, meu jogo abstrato favorito, mas cujos movimentos adicionados a posteriori (en passant e roque) o tornaram um pouco menos elegante.
Você tem razão Fabio, mas na minha lista não apareceu nenhum abstrato pois não sou fã deles.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 47
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos Elegantes Empty Re: TOP 5 - Jogos Elegantes

Mensagem por Pedro Qua maio 07, 2014 10:19 am

Binderman escreveu:
doizinho escreveu:Vou ponderar sobre algumas escolhas dos meus colegas.

Conceito de elegância - Pra mim um jogo elegante tem esses elementos:
- regras claras, sem exceções ou exageros;
- profundidade estratégica que te permita pensar em formas diferentes de vencer;
- equilíbrio entre as formas de se jogar;
- fluidez, ou seja, não existem eventos malucos ou cartas pokemon alterando muito o seu funcionamento; e
- facilidade de entendimento.

Pedro escreveu:
(latim elegans, -antis, que sabe escolher, de bom gosto, distinto)

1. Que tem elegância; em que há elegância; esbelto.

"elegante", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/elegante [consultado em 07-05-2014].

  Segundo estas definições, me parece que qualquer jogo abstrato bem feito (Yinsh, Go, Zertz, Hive e cia.) é mais elegante do que praticamente todos os jogos citados por vocês. Inclusive mais elegantes do que o Xadrez, meu jogo abstrato favorito, mas cujos movimentos adicionados a posteriori (en passant e roque) o tornaram um pouco menos elegante.

Binder,

devo dizer que mecanicamente seria uma ótima representação de elegância sim. Simplicidade de regras é basicamente o segundo nome desses jogos q vc citou aí...
Pedro
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.meeplehouse.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos Elegantes Empty Re: TOP 5 - Jogos Elegantes

Mensagem por Trentini Qua maio 07, 2014 10:26 am

Pedro escreveu:
Binderman escreveu:
doizinho escreveu:Vou ponderar sobre algumas escolhas dos meus colegas.

Conceito de elegância - Pra mim um jogo elegante tem esses elementos:
- regras claras, sem exceções ou exageros;
- profundidade estratégica que te permita pensar em formas diferentes de vencer;
- equilíbrio entre as formas de se jogar;
- fluidez, ou seja, não existem eventos malucos ou cartas pokemon alterando muito o seu funcionamento; e
- facilidade de entendimento.

Pedro escreveu:
(latim elegans, -antis, que sabe escolher, de bom gosto, distinto)

1. Que tem elegância; em que há elegância; esbelto.

"elegante", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/elegante [consultado em 07-05-2014].

  Segundo estas definições, me parece que qualquer jogo abstrato bem feito (Yinsh, Go, Zertz, Hive e cia.) é mais elegante do que praticamente todos os jogos citados por vocês. Inclusive mais elegantes do que o Xadrez, meu jogo abstrato favorito, mas cujos movimentos adicionados a posteriori (en passant e roque) o tornaram um pouco menos elegante.

Binder,

devo dizer que mecanicamente seria uma ótima representação de elegância sim. Simplicidade de regras é basicamente o segundo nome desses jogos q vc citou aí...

Tanto concordo que até citei Xadrez nas menções, e concordo que o Xadrez apenas perde um pouco da elegância em prol de uma complexidade maior com 2 movimentos especiais (en passant e roque). Agora jogos como Yinsh, Ingenious, GIPF, etc são boas escolhas para jogos elegantes, porém eu quis citar jogos elegantes que possuem mais complexidade mecânica ou mais complexidade temática e mesmo assim permanecem elegantes.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos Elegantes Empty Re: TOP 5 - Jogos Elegantes

Mensagem por Binderman Qua maio 07, 2014 10:52 am

Ok, então aí vai minha lista:

  5 - Jogos temáticos com poucas exceções ou ações especiais: Battle Line e Mr. Jack
  4 - Jogos abstratos com várias exceções ou ações especiais: Through the Desert e Torres
  3 - Jogos abstratos com poucas exceções ou ações especiais: Xadrez e Samurai
  2 - Jogos temáticos sem exceções ou ações especiais: Ticket to Ride, Cartagena e Lost Cities
  1 - Jogos abstratos puros: Yinsh, Go, Zertz, Hive, Blokus, Ingenious e Ricochet Robots

Eu também colocaria o Tigris & Euphrates, mas eu joguei-o apenas uma vez e não lembro direito se ele tem exceções ou não.

Edit: Para efeitos de ranking:
  5 - Ricochet Robots
  4 - Hive
  3 - Zertz
  2 - Go
  1 - Yinsh


Última edição por Binderman em Qua Ago 20, 2014 1:48 pm, editado 2 vez(es)
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos Elegantes Empty Re: TOP 5 - Jogos Elegantes

Mensagem por libonati Qua maio 07, 2014 10:58 am

Em vista das considerações feitas, me proponho a arrumar meu TOP 5 e, ainda, retirar minha menção honrosa do Terra Mystica, pois há realmente diversos elementos com o condão de a cada momento interferir no jogo, especialmente os tiles de início de cada rodada!

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos Elegantes Empty Re: TOP 5 - Jogos Elegantes

Mensagem por tiagovip Qua maio 07, 2014 11:18 am

Binderman escreveu:Ok, então aí vai minha lista:
5 - Jogos temáticos com poucas exceções ou ações especiais: Battle Line

Binderman escreveu:2 - Jogos temáticos sem exceções ou ações especiais: Lost Cities.

Battle Line e Lost Cities são temáticos? Em 125 votos no BGG para o Battle Line e 158 votos para o Lost Cities, nem um único foi para temático!

Pare de trollar a gente, Binder! A não ser claro que seja no sentido de eles terem um tema. Mas aí...

Binderman escreveu:  4 - Jogos abstratos com várias exceções ou ações especiais: Through the Desert
3 - Jogos abstratos com poucas exceções ou ações especiais: Samurai

O Samurai e o Through the Desert também tem! E o Samurai é bem (ahem) mais temático do que os dois acima, afinal, barcos apoiam pelo mar, samurais influenciam na religião, no militar e no civil. Nada demais, claro.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos Elegantes Empty Re: TOP 5 - Jogos Elegantes

Mensagem por Binderman Qua maio 07, 2014 11:22 am

tiagovip escreveu:
Binderman escreveu:Ok, então aí vai minha lista:
5 - Jogos temáticos com poucas exceções ou ações especiais: Battle Line

Binderman escreveu:2 - Jogos temáticos sem exceções ou ações especiais: Lost Cities.

Battle Line e Lost Cities são temáticos? Em 125 votos no BGG para o Battle Line e 158 votos para o Lost Cities, nem um único foi para temático!

Pare de trollar a gente, Binder! A não ser claro que seja no sentido de eles terem um tema. Mas aí...

Binderman escreveu:  4 - Jogos abstratos com várias exceções ou ações especiais: Through the Desert
3 - Jogos abstratos com poucas exceções ou ações especiais: Samurai

O Samurai e o Through the Desert também tem! E o Samurai é bem (ahem) mais temático do que os dois acima, afinal, barcos apoiam pelo mar, samurais influenciam na religião, no militar e no civil. Nada demais, claro.

Abs,

  Hmm, ok você está certo. Eu olhei apenas para a lista de abstratos do BGG, deveria ter olhado as votações individuais.
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos Elegantes Empty Re: TOP 5 - Jogos Elegantes

Mensagem por tiagovip Qua maio 07, 2014 11:23 am

Binderman escreveu:Eu também colocaria o Tigris & Euphrates, mas eu joguei-o apenas uma vez e não lembro direito se ele tem exceções ou não.

Bem, o que tem é que uma peça azul tem que ser colocada em cima de um quadrado com rio. Mas assim, qualquer peça azul vale para qualquer quadrado com rio, então não sei se vale bem como exceção - seria como dizer que o movimento em diagonal do Bispo é exceção.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos Elegantes Empty Re: TOP 5 - Jogos Elegantes

Mensagem por Binderman Qua maio 07, 2014 11:26 am

tiagovip escreveu:
Binderman escreveu:Eu também colocaria o Tigris & Euphrates, mas eu joguei-o apenas uma vez e não lembro direito se ele tem exceções ou não.

Bem, o que tem é que uma peça azul tem que ser colocada em cima de um quadrado com rio. Mas assim, qualquer peça azul vale para qualquer quadrado com rio, então não sei se vale bem como exceção - seria como dizer que o movimento em diagonal do Bispo é exceção.

Abs,

  Para mim não é exceção, valeu pela lembrança.
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos Elegantes Empty Re: TOP 5 - Jogos Elegantes

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos