TOP 5 - Jogos Sub 100 do BGG

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TOP 5 - Jogos Sub 100 do BGG

Mensagem por doizinho em Ter Set 24, 2013 10:37 am

Bom dia amigos, como prometido hoje nosso TOP 5 fugirá do lugar comum, deixaremos de listar sempre os mesmos para dar vez aos melhores jogos sub 100 do ranking do BGG (jogos com posição abaixo do 100). Sei que tem muita gente que vai falar que não considera o ranking, ou que sub 100 ainda é alto, mas eu gostaria de ler a opinião de vocês assim mesmo. No futuro irei fazer outros TOP 5 desse tipo apenas mudando o limite para sub 250, sub 500 e quem sabe um dia um sub 1000.

5 - Egizia (134º) - Um dos melhores euros leves, senão o melhor que existe nessa categoria. Esse é O gateway que deveríamos apresentar pra todos os novatos, ao invés do badalado e fraco Stone Age. Um ótimo jogo e que dá pra jogar em 1 hora com jogadores experientes.

4 - Struggle of Empires (128º) - Um jogo fantástico e que já foi muito comentado aqui. É uma pena que a gente jogue ele tão pouco.

3 - Conflict of Heroes (118º) - Essa é a primeira aparição do CoH nas minhas listas. Ele é um wargame tático do estilo eu vou, você vai, ou seja, ao invés de ativar todas as minhas unidades e depois meu adversário fazer o mesmo, no CoH a cada jogador faz uma pequena ação por vez, o que deixa o jogo muito ágil e interessante. Além disso ele tem uma arte muito bonita. Sei que o Marcelo ainda tem ele e gostaria de jogá-lo mais vezes.

2 - De Vulgari Eloquentia (381º) - Um grande jogo onde você vive uma história durante a partida. Você começa como um mercador tentando criar uma língua comum para poder escrever contratos que todos leiam em toda Itália. No decorrer do jogo, além de ajudar na tarefa da formação da língua, você pode tentar crescer e se tornar um grande banqueiro, ou se voltar para a igreja e almejar se tornar o próximo Papa. Um interessantíssimo jogo de pontos de ação que preciso levar mais vezes, uma verdadeira obra prima.

1 - Combate Commander: Pacific (149º) - O CC: Pacific não recebeu tanto carinho quanto o seu irmão mais famoso o CC: Europe, este dentro do TOP 50, mas ainda assim é um excelente jogo. Tirando o cenário, o jogo é quase igual em termos de regras, mas joga-se bem diferente. Os japoneses com sua honra modificam muito o estilo de jogo, bem como o terreno, formado por pântanos, praias e muitas áreas alagadas. Mais um jogo fantástico que não consigo jogar muitas vezes.

________________________________________________
avatar
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3171
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba - PR

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos Sub 100 do BGG

Mensagem por Pedro em Ter Set 24, 2013 10:51 am

Essa lista é um verdadeiro desafio... vou fazer considerando apenas a primeira página, pq honestamente se for buscar terei tantas opções que me deixariam maluco. Só a primeira página já serve.

5 - London (126): Com o tempo aprendi a apreciar mais esse jogo, não o acho brilhante... acho apenas que a posição deve fazer juz a ele.

4 - Automobile (135): Discordo dessa posição. Um dos econômicos com tema atrativo e muito bem desenvolvido. Um desafio bacana a cada partida...

3 - Tinner´s Trail (189): Um dos jogos que tenho mais respeito... cabe em qualquer mesa e em muitos casos é bem visto. Até hoje não ouvi relatos de descaso para ele. É um jogo simples, mas elegante... muito bem feito.

2 - Gears of War (194): Isso é uma piada! Triste posição para um jogo tão bom como esse. Os melhores relatos, as melhores partidas, atos heróicos me fazem lembrar desse título. Acredito que o fato de ter sido pouco vendido acabou levando ele a essa posição.

1 - Descent (111): O jogo é o terceiro na minha lista de preferências. Vou felizmente iniciar uma nova campanha com esse jogo e acho sim um jogo muito legal! Dos Amerigames que joguei considero ele o melhor. Lógico que ai tem aquela pitada de nostalgia... o Descent foi um dos meus primeiros jogos...

Menção ao Chigago Express (190). Tive a oportunidade de jogá-lo apenas uma vez, mas achei o jogo de um potencial incrível pelo seu tempo de duração e por possuir as mecânicas que eu gosto. Certamente essa posição deve ser piada de mal gosto.

________________________________________________
avatar
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 34
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.meeplehouse.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos Sub 100 do BGG

Mensagem por Trentini em Ter Set 24, 2013 11:01 am

Vamos lá, sei que o critério não vale, mas o meu foi bem simples: peguei as melhores notas que dei para jogos que estão abaixo do top 100:

5 - Xadrez (276): Sim, Xadrez, gosto pra caralho e acho difícil que algum jogo desses modernos sobrevivam tanto tempo Very Happy

4 - Star Craft: The Board Game (179) - Tive a oportunidade e privilégio de jogá-lo apenas uma vez com o César, Marcelo e Rafael, mas achei o jogo simplesmente fantástico, principalmente o capricho na arte e nas miniaturas, mas a mecânica também me chamou muito a atenção, você coloca as ordens e executa desempilhando, o que gera um jogo bem mais difícil de elaborar uma tática em cima das rodadas.

3 - Legends of Andor (301): Sei que no gênero existem jogos melhores, porém gosto muito da simplicidade desse jogo mantendo sua profundidade, um jogo de muito bom gosto.

2 - Planet Steam (317): Um jogo econômico excelente, pesado, denso, seu único defeito é a pouca interação entre os participantes.

1 - 1989: Dawn of Freedom (174): Novo sucessor do Twilight Struggle, joguei apenas uma vez e foi sexta-feira passada, mas cara, sinceramente, que jogo. O TS já gosto bastante, não existem motivos plausíveis para esse jogo não estar no top 50 ao menos Very Happy

________________________________________________
Oh, sleep my child

avatar
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3405
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 32
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos Sub 100 do BGG

Mensagem por Gustavo em Ter Set 24, 2013 11:16 am

Poxa, essa lista vai ficar tão igual a quase todas as outras listas que fiz, que vou colocar os nomes corridos: Hammer of the Scots (116), 1989 (174), Britannia (254), Aquaretto (403) e Alhambra (278)! Razz 

________________________________________________
"From the last ills no being can save another; therein each man must be his own saviour." - Herman Melville

avatar
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1660
Data de inscrição : 25/05/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos Sub 100 do BGG

Mensagem por Soar em Ter Set 24, 2013 11:54 am

Entre os números 100 e 200 dá facilmente pra montar uma lista!

101 - Battle Lore
150 - Star Wars LCG
157 - Pillars of the Earth
169 - Citadels
178 - Star Trek Fleet Captains

________________________________________________
"We Are the Borg. You Will be Assimilated. Resistance is Futile"
 
avatar
Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1792
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 45
Localização : Kronnos 1

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos Sub 100 do BGG

Mensagem por tiagovip em Ter Set 24, 2013 12:13 pm

Olá, pessoas!

Bem, esta lista será mais fácil de fazer e, por apenas um padrão meu, vou manter tudo até o Top 250.

5) Middle-Earth Quest: Já falei bastante sobre esse jogo e estou disponível para jogá-lo a qualquer momento que alguém quiser e eu puder;

4) Modern Art - Eu gosto de jogos de leilão. Muitos aqui sabem disso. E este jogo tem diversos tipos de leilão dentro de si, tudo misturado de forma extremamente bem feita. Vou me forçar a levar ele mais vezes para nossas jogatinas, prometo;

3) Egizia - Um dos melhores euros leves que eu conheço. Simples assim;

2) San Marco - Curti demais da conta esse jogo de dominação de área, que é rápido e promove decisões bem interessantes, principalmente na divisão das cartas. O porém dele fica que ele é melhor em 3, um número complicado de conseguir;

1) Gears of War - Um jogo simplesmente fantástico que, por não ter vendido o esperado, está sendo criminosamente deixado de lado pela FF, já que o jogo tem imenso espaço para expansões - novos cenários, novos inimigos, novos COGs, etc.

Menções honrosas: For Sale (um dos melhores fillers), Biblios (outro filler top), Last Will (excelente, mas não tem grande variação, a expansão que virá este ano poderá colocá-lo no patamar dos jogos destacados), Yspahan (briga com o Egizia pelo posto de melhor euro leve), Lancaster, Macao, Struggle of Empires, enfim, a lista de jogos muito, muito bons no Top 100 a 250 é enorme.

________________________________________________
From even the greatest of horrors irony is seldom absent. -- H.P. Lovecraft
avatar
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 5989
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos Sub 100 do BGG

Mensagem por Samuca em Ter Set 24, 2013 12:59 pm

Lista particularmente difícil para mim, pois travei em seis títulos e não sabia qual eliminar... No fim, uma mecânica que é interessante dentro do jogo, mas que pode estragá-lo se utilizada em demasia por determinado tipo de jogadores (a.k.a. "losers" conforme bem definido pelo Gustavo, salvo me engano, na discussão da semana passada) foi a única divisória que consegui encontrar. Então, temos:

5. Love Letter - Rápido, dinâmico e proporcionou momentos memoráveis em todas as partidas que joguei. Preciso dizer mais?

4. Alhambra - Simples e elegante, mas extremamente competitivo. Pena que só funcione bem em três ou quatro jogadores, e o fator sorte das cartas e prédios que saem em determinados turnos possa às vezes ter maior peso que a estratégia de um jogador.

3. Seasons - Um jogo dinâmico que a princípio pode parecer completamente randômico por causa da rolagem de dados e do sorteio de cartas, mas que na realidade é extremamente estratégico, pois depende da combinação dos efeitos das cartas escolhidas no começo da partida. E a rolagem dos dados, embora denote um fator sorte alto, pode ser bastante minimizada por um jogador experiente.

2. Discworld - Extremamente engraçado e duplamente recompensador para quem é fã de Terry Pratchet. Tem a proporção perfeita de estratégia, sorte e humor, sendo um misto entre alocação de trabalhadores e controle de área ao mesmo tempo em que os jogadores podem ter objetivos completamente diferentes uns dos outros. O que o torna imprevisível e ainda mais dinâmico!

1. Suburbia - Construir cidades nunca foi tão simples ou tão divertido. E embora possa parecer complicado a princípio, uma vez que se entende sua dinâmica, ele se torna automático e uma partida entre jogadores experientes pode ser extremamente rápida. Novamente o fator sorte (quais tiles são revelados no mercado imobiliário a cada turno) pode ter influência mediana ou mínima na partida dependendo da estratégia adotada pelos jogadores. E apesar de haver pouca interação direta entre os jogadores, pode ser extremamente dinâmico.

Menção honrosa: Elfenland.

________________________________________________
avatar
Samuca
Twilight Struggle
Twilight Struggle

Mensagens : 1396
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 35

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/ascensx

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos Sub 100 do BGG

Mensagem por libonati em Ter Set 24, 2013 1:58 pm

Para mim também esta é uma lista muito difícil e, com raras exceções IMSO, a primeira e segunda página do BGG poderiam tranquilamente serem trocadas. Por isso vou me ater aos jogos entre as posições 100 e 200 do rank. Não obstante, vou deixar os wargames de fora pq esses normalmente recebem bem menos votos que os euro ou amritrashes e, portanto, dificilmente estarão em posições notáveis, apesar da qualidade (neste quesito acabei incluindo o Struggle of Empires).

Então vamos lá!

Automobile (135) - Acho o jogo incrível, para mim é único quando se trata de gestão. As opções estratégicas são diversas e todas têm chances de levar à vitória. Não obstante o jogo é empolgante por manter o mistério da demanda, embora vc possa tentar ler isso observando as ações dos demais jogadores e é envolvente apesar da dificuldade. Tudo isso em 90 minutos, O jogo se resolve em quatro rodadas, com três ações cada.

Notre Dame (107) - O melhor jogo de draft que conheço, de uma época do Feld que ficou pra trás, quando nem tudo dava ponto e uma ou mais coisas ainda tiravam. Os jogadores têm um monte de coisa para gerir, dinheiro, cubos de influencia, pts de vitória, cartas restantes, infestação dos ratos e assim por diante. Um jogão. Agora comprei a expansão para dar uma variedade maior, oq, após 12 partidas, é necessário. Esse também é um jogo rápido de 60 a 90 minutos, são três turnos, com três rodadas cada, sendo feitas duas ações em cada rodada.

Carson City (177) - Um worker placement no melhor estilo caylus da coisa, com um fator aleatório que pode incomodar um pouco, mas com alta interação. É um jogo que merecia uma posição um pouco melhor que a que está, não muito, mas mesmo assim gosto bastante dele pela diversão que oferece em pouco tempo de partida, cerca de 90 minutos, sendo quatro rodadas com um número variável de ações por jogador, mas é cerca de 18 durante o jogo todo.

Vinhos (156) - Esse, segundo o BGG, é o jogo mais heavy que tenho e realmente não é fácil. São 9 ações possíveis e cada uma delas é importante a todo momento, mas algumas são cruciais e deve-se as fazer antes que fique muito caro. Gerir uma vinícola não é fácil e parece que falta tempo para tudo no jogo, sempre fica a sensação de querer fazer mais alguma coisa ou que alguma outra cosia deveria ter sido feita... enfim, certamente um desafio á altura deste seleto grupo. O jogo pode ser rápido, embora propicie um pouco de AP, então se resolve entre 120 e 150 minutos, sendo 6 rodadas de ação, cada uma com duas janelas.

Lancaster - Outro Woker placement, que também remete um pouco ao Caylus, mas com uma interação bem maior. É até difícil descrever o jogo em poucas palavras, pq apesar de simples, ele tem vários detalhizinhos. Mas enfim, é bem bom dar porrada nos cavaleiros dos amiguinhos e ferrá-los tanto na guerra quanto no parlamento. esse também é um jogo rápido, que se resolve em 5 rodadas, com cerca de 90 minutos de duração.

É isso... hj dei uma de trentini e só coloquei jogos meus, mas poderia fazer um TOP 5 nas mesmas posições com jogos dos amiguinhos!

________________________________________________

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2975
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 34
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.worldrpgfest.com.br/site

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos Sub 100 do BGG

Mensagem por Trentini em Ter Set 24, 2013 2:33 pm

libonati escreveu:
É isso... hj dei uma de trentini e só coloquei jogos meus, mas poderia fazer um TOP 5 nas mesmas posições com jogos dos amiguinhos!
Eu por outro lado dessa vez fiz uma lista em que a maioria dos jogos eu não possuo.

________________________________________________
Oh, sleep my child

avatar
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3405
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 32
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos Sub 100 do BGG

Mensagem por tiagovip em Ter Set 24, 2013 2:43 pm

Alexandre Trentini escreveu:
libonati escreveu:
É isso... hj dei uma de trentini e só coloquei jogos meus, mas poderia fazer um TOP 5 nas mesmas posições com jogos dos amiguinhos!
Eu por outro lado dessa vez fiz uma lista em que a maioria dos jogos eu não possuo.
Não, porque eu compro só jogo no Top 100 e nem tenho o que escolher meu depois disso. Metido. Troll 

________________________________________________
From even the greatest of horrors irony is seldom absent. -- H.P. Lovecraft
avatar
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 5989
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos Sub 100 do BGG

Mensagem por Trentini em Ter Set 24, 2013 2:46 pm

tiagovip escreveu:
Alexandre Trentini escreveu:
libonati escreveu:
É isso... hj dei uma de trentini e só coloquei jogos meus, mas poderia fazer um TOP 5 nas mesmas posições com jogos dos amiguinhos!
Eu por outro lado dessa vez fiz uma lista em que a maioria dos jogos eu não possuo.
Não, porque eu compro só jogo no Top 100 e nem tenho o que escolher meu depois disso. Metido. Troll 
Na verdade todos esses jogos que postei tenho interesse em adquirir se já não os possuo Very Happy

Mas né, Star Craft The Board Game vai ser meio difícil.

________________________________________________
Oh, sleep my child

avatar
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3405
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 32
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos Sub 100 do BGG

Mensagem por Zorn em Ter Set 24, 2013 10:26 pm

Difícil escolher só 5...

Die Siedler von Catan (104) - Eu sei que a maioria dos jogadores "de verdade" odeia ele, mas foi o primeiro jogo da minha coleção e até hoje é uma excelente introdução aos eurogames (sem contar que ser o pioneiro não significa ser o melhor)

Wallenstein (113) - Gosto muito por ser um jogo de guerra focado muito mais em administração do que guerra propriamente dita (além do que a torre é muito legal... hehehehehehehehe...)

Ghost Stories (139) - Embora com a expansão fique melhor, o jogo é bem interessante e (até encontrar um grupo bom) bem difícil de vencer. Aliado ao cuidado da Repos e a uma arte muito bem feita do Pierô, eu acho o jogo muito bom.

Ingenious (163) - Acho um dos jogos mais interessantes do Knizia. Regras estremamente simples, porém jogar bem é outra história completamente diferente.

Citadels (169) - Embora Bruno Faidutti assuma no próprio manual do jogo que a idéia original é copiada do Verräter, este jogo se mostrou melhor em todos os aspectos.
avatar
Zorn
Banco Imobiliário
Banco Imobiliário

Mensagens : 29
Data de inscrição : 05/08/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba - Paraná - Brasil - América do Sul - Terra - Sistema Solar

Ver perfil do usuário http://romir.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos Sub 100 do BGG

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum