Top 5 Jogos do Rafaelfo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Top 5 Jogos do Rafaelfo

Mensagem por tiagovip em Ter Fev 11, 2014 10:50 am

Olá, pessoas!

Dando sequência à mini-série de Top Jogos de pessoas aqui do grupo, desta vez é para escolher os 5 melhores (ou potencialmente melhores) jogos do Rafaelfo. O Rafael é nosso artista pau para toda obra - um omni-gamer que navega entre fillers até os pesados jogos de guerra ou o Space Empires 4x. Contribuidor assíduo do fórum, foi também o responsável pela arte da Curitiba Lúdica, da Meeple House e ajudou na parte gráfica de jogos dos amigos. Ou seja, um grande parceiro tanto para jogos a qualquer momento do dia (uma das vantagens de ser o próprio chefe) quanto para trabalho semi-escravo. Um ciclista inveterado que veste-se para tanto de uma maneira... discutível ou, num termo próprio, sarrizável. Um competidor esportivo, bem humorado, mas cujos personagens nem sempre sabem esquivar.

A lista de jogos dele está aqui: http://boardgamegeek.com/collection/user/Rafaelfo?own=1&subtype=boardgame&ff=1

Meu Top 5

5) Dominant Species - talvez este jogo "sofra" do mesmo "mal" do Struggle of Empires - uma partida sensacional que me faz crer que o jogo é sensacional. Bem, mas até ocorrer um repeteco do jogo para poder comparar, o DS continua como uma grande experiência de jogo. Muito dedo no olho, uma tremenda luta por espaços, uma considerável discussão sobre dominante e dominância, enfim, um excelente jogo!;

4) Ground Floor - um jogo denso, cheio de opções, que efetivamente cresce durante a partida - de começo é quase impossível crer que alguém será efetivamente capaz de fazer algo decente, quanto mais construir vários andares! Um ótimo desenho de jogo que merece a atenção deste grupo;

3) Space Hulk: Death Angel - gosto deste tanto para jogos com outros como solo. Um jogo difícil, em que é fácil ter seus personagens mortos logo nas primeiras rodadas. O Corey fez um jogo cheio de opções valendo-se basicamente só de cartas. Certamente um de meus preferidos para jogos solo;

2) Race for the Galaxy - de cara desgostei do RftG. Não entendi a dinâmica nem como jogá-lo direito. Mas após outras tentativas, afinal a ideia encaixou e virei um fã. Muito, mas muito jogo mesmo pode ser retirado das cartas do Race for the Galaxy. Um desenho sensacional que, felizmente, tem vários admiradores e várias cópias em nosso grupo;

1) Arkham Horror - fácil, fácil. Nem vou me dignar a explicar.

Menções honrosas: Hey, That's My Fish (cafa na caveira!), Onirim (outro de meus preferidos para jogos solo) e o Tzol'kin.

Abs,

Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Re: Top 5 Jogos do Rafaelfo

Mensagem por libonati em Ter Fev 11, 2014 2:45 pm

Ahh sim, uma coleção que vi crescer, orgulhosa, completando-se, buscando preencher suas falhas e hoje brilha. Um top 5 difícil de se fazer.

5 - Arkham Horror;
4 - Space Alert;
3 - Race for the Galaxy
2 - Power Grid;
1 - Space Empires, O 4x.

Menciono honrosamente o hey, that's my fish, at gates of Loyang, Combat Commander.

Oq mais quero conhecer é o Ground Floor.

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Ver perfil do usuário http://www.worldrpgfest.com.br/site

Mensagem por Gustavo em Ter Fev 11, 2014 3:20 pm

Essa é uma coleção de respeito...

1. Twilight Struggle - óbvio.
2. Combat Commander - óbvio.
3. Arkham Horror - óbvio.
4. Ground Floor - esse quero jogar!
5. Power Grid - divertido.

Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Ver perfil do usuário

Mensagem por Gabriel em Ter Fev 11, 2014 4:29 pm

5 Tzolkin
4 Wiz-War
3 Race for the galaxy
2 Twilight Strugle
1 Power Grid

Ainda não joguei o Twilight. Mas minha espectativa por ele é maior do que os outros jogos, então fica em 2.
No mais, todos bons jogos e uma bela coleção! Very Happy

Gabriel
Power Grid
Power Grid

Ver perfil do usuário

Mensagem por tiagovip em Ter Fev 11, 2014 4:38 pm

Gabriel escreveu:Ainda não joguei o Twilight. Mas minha espectativa por ele é maior do que os outros jogos, então fica em 2.

Seu paga-pau!  Troll 

Abs,

Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagem por Soar em Ter Fev 11, 2014 5:54 pm

1 - Combat Commander - obvio [2]

2 - Twilight Strugle - obvio [2]

3 - Space Empires 4x - na espectativa total!

4 - Spartacus
5 - Star Wars LCG - SW é SW!! Merece rankear, mesmo se fosse o Risk SW estaria aqui kkk  Yoda 

Abrax

(Semana que vem, não queremos nenhuma falsa modéstia Perreto, será o TOP 5 da tua lista!!)

Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Ver perfil do usuário

Mensagem por Rafaelfo em Ter Fev 11, 2014 5:55 pm

Shocked   Wink 

É sempre algo muito interessante opinar nas coleções dos outros e uma honra poder verificar a sua própria!
Particularmente gosto da minha coleção, que têm diversas falhas, mas que não tenho coragem de me desfazer de nada. Tem também alguns jogos que nem gosto tanto assim hoje em dia, mas que fazem parte da família. Ai ai...

Então, sem muitas novidades, segue o top:

5. Tzolk'in . Gira essa engrenagem baby. Sério que conseguiram fazer um jogo bom com essa pompa toda?! Cool...
4. Formula D . Este tenho especial "amor" pelo tema e pelas partidas sempre cheias de falatórios e "emoção".
3. Twilight Struggle . Guerra fria em seu melhor. Aqui eu roo mais unhas que o normal.
2. Space Empires 4X . Sci-fi e guerra. Dois dos temas que mais me agradam em um jogo tenso modafoca!
1. Power Grid . Sem novidades aqui...

Menções:
Arkham Horror . Eu devo ter namorado esse jogo por uns 6 anos, então não foi coisa pouca quando o finalmente conheci. Não jogo muito, mas além de um bom jogo é uma conquista pessoal este aqui.
Axis & Allies . Meu primeiro board fora do eixo brasileiro... Representou muito na época e nutro especial carinho por este até hoje. Smile
DiXit . Se tudo der errado faço uma meia dúzia de quadros com as cartas.
Hey Tha's My Fish . Faz um jogo tão bom assim deste tamanho, faz? (só tente um setup mais rápido)
Star Wars LCG . É bonito, é bom e ninguém joga. Mas é bonito e é bom!

Arkham Horror

Ver perfil do usuário http://www.sommastudio.com

Mensagem por Soar em Ter Fev 11, 2014 6:01 pm

Rafaelfo escreveu:
Star Wars LCG . É bonito, é bom e ninguém joga. Mas é bonito e é bom!

Huhahuuhua... também tenho o meu LCG, o AGoT que ninguém joga, exceto o pessoal fora da Ludica!

Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Ver perfil do usuário

Mensagem por Binderman em Ter Fev 11, 2014 6:41 pm

Top 5 que eu quero conhecer:

1) Dominant Species
  2) Star Wars The Card Game
  3) Space Alert
  4) At the Gates of Loyang
  5) Suburbia

O que é um jogo nota 10 para você, Rafaelfo?

Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Ver perfil do usuário

Mensagem por Rafaelfo em Ter Fev 11, 2014 8:02 pm

Binderman escreveu:O que é um jogo nota 10 para você, Rafaelfo?
Imagino que sua pergunta seja pelo motivo de eu não ter dado nenhum 10 no BGG, certo?!
Acabo dando as notas segundo os critérios do BGG, que são baseados no quanto você gosta de jogar determinado título - e acaba sendo muito subjetivo.
Tendo isso em vista, apesar de eu gostar MUITO de jogar alguns e achá-los jogos "perfeitos", para mim hoje nenhum deles é, segundo o 10 do BGG, "Outstanding. Always want to play and expect it will never change", assim como nenhum é "Defies description of a game. You won't catch me dead playing this. Clearly broken."
Há 6 anos atrás eu te diria que um 10 seria um Axis & Allies... mas bom, "it changed", hehe... então acho que nenhum deles chega a 10 verdadeiramente pra mim.

Agora, se os critérios fossem outros (jogabilidade, diversão, arte & design gráfico, mecânica, etc, etc...), ai sim acho que são números bem mais mensuráveis e talvez, somente talvez, existiriam alguns 10 na minha lista. Very Happy

Arkham Horror

Mensagem por tiagovip em Ter Fev 11, 2014 9:54 pm

Rafaelfo escreveu:
Imagino que sua pergunta seja pelo motivo de eu não ter dado nenhum 10 no BGG, certo?!
Acabo dando as notas segundo os critérios do BGG, que são baseados no quanto você gosta de jogar determinado título - e acaba sendo muito subjetivo.
Tendo isso em vista, apesar de eu gostar MUITO de jogar alguns e achá-los jogos "perfeitos", para mim hoje nenhum deles é, segundo o 10 do BGG, "Outstanding. Always want to play and expect it will never change", assim como nenhum é "Defies description of a game. You won't catch me dead playing this. Clearly broken."
Há 6 anos atrás eu te diria que um 10 seria um Axis & Allies... mas bom, "it changed", hehe... então acho que nenhum deles chega a 10 verdadeiramente pra mim.

Agora, se os critérios fossem outros (jogabilidade, diversão, arte & design gráfico, mecânica, etc, etc...), ai sim acho que são números bem mais mensuráveis e talvez, somente talvez, existiriam alguns 10 na minha lista. Very Happy

Bem, é "and expect it will never change", e não "know for sure, 100% guaranteed, abso-hell-lutely, it will never change". Até por isso as notas podem ser mudadas. Mas, enfim.

Abs,

Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagem por Rafaelfo em Ter Fev 11, 2014 10:47 pm

tiagovip escreveu:
Rafaelfo escreveu:

Bem, é "and expect it will never change", e não "know for sure, 100% guaranteed, abso-hell-lutely, it will never change". Até por isso as notas podem ser mudadas. Mas, enfim.

Abs,
Como eu disse, as coisas já mudaram pra mim e, conhecendo meu gosto e a subjetividade de como a pontuação do BGG funciona, não consigo achar justo eu dar 10 para os jogos. Sei que as coisas tem grandes chances de mudar pra mim, ou cair/melhorar no conceito com o tempo. Mas, novamente, esse sou eu apenas.
E ainda tem um argumento a mais, o tal do "always want to play" não me parece muito justo também. O jogo que tenho melhor rankeado é o Space Empires 4X, mas eu não quero jogar ele sempre. Tem horas que não quero ele e quero um jogo 7, por exemplo.... mas... esses são os "odds" da subjetividade...
De todo modo, isso é apenas um número baseado em preferências imensuráveis científicamente e não custa nada mudar um 10 para 8 e um 6 para 7... para mim só não acho que eles valham 10 (de acordo com os critérios do BGG!).

Arkham Horror

Mensagem por Rafaelfo em Qua Fev 12, 2014 1:20 am

Lembrei agora que tem gente que usa seus próprios critérios no BGG também, para dar nota. Alguns até dividem por pesos e etc... uma loucura!
Já pensei em dar notas baseados em outros critérios também... mas... claro que não foi pra frente... :/

Arkham Horror

Mensagem por doizinho em Qua Fev 12, 2014 9:32 am

Boa coleção meu truta, parabéns.
Vamos lá, antes tarde do que nunca.

5 - Suburbia - Gostei desse, não é o SimCity definitivo ainda, mas é bom.

4 - Dominant Species - Muito bom, pena que pelo tempo dele é quase impossível de jogá-lo nas sextas, que é o dia que estou disponível.

3 - Power Grid - Muito bom, o problema é que faz tempo que não jogo.

2 - Twilight Struggle - Fantástico!

1 - Combat Commander - O melhor disparado, se eu jogar mais vezes ele virá fácil o meu número 1. E aproveitando pra entrar na discussão da nota 10, esse vale, vou arrumar a minha nota no BGG.

Menções Honrosas - Quero conhecer: Lords of Waterdeep, Space Alert, Space Empires: 4X e  A Study in Emerald.

Middle-earth Quest

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Mensagem por Trentini em Qua Fev 12, 2014 10:45 am

A coleção do rafa é muito legal mesmo, e certamente uma das que eu mais me identifico em muitos aspectos, durante as jogatinas ele é o cara que mais entra em conflito comigo, tá pareçendo quase um arquirival. Por sorte os conflitos acontecem apenas durante o jogo e fora dele o rafa é um dos melhores amigos que conheci aqui. E os conflitos in game são uma terrível coincidência mesmo, não tenho nada contra a pessoa dele de forma alguma, mas no carcassone ele tava de marcação, certeza hahaha.

5) Twilight Struggle - tive a chance de jogar com ele uma partida desse jogo, não foi tão emocionante pq as cartas cagaram sua vida no early wars, mas certamente jogaremos de novo esse incrível jogo.

4) Ground Floor - não sei exatamente por que mas a expectativa para conhecer esse jogo está alta, e por isso ele consegue o lugar nesse top 5

3) Space Empires 4x - Mais um que tenho altas expectativas principalmente por causa do tema, aliás o tema scy fi espacial é uma coisa que é comum entre nós.

2) Tzolk'in - jogão, sem mais para o momento.

1) Race for the Galaxy - Grande jogo, infelizmente essa última expansão errou mais do que acertou, mas tenho esperança de jogá-lo com o rafa, léo, bruno e outros com o primeiro arco de expansões completo, nem tem o que eu dizer mais sobre esse jogo.

Menções são várias: Star Wars LCG, Power Grid, Merchants of Venus, Space Alert, Dominant Species.

Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Ver perfil do usuário http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Mensagem por Marcelo em Qua Fev 12, 2014 12:14 pm

Difícil esse top 5, o Rafael tem vários jogos que eu gosto muito, inclusive alguns que possuo também, mas vamos lá:

5) Suburbia: joguei apenas uma vez a cópia do Rafael e gostei muito, gosto de tabuleiros modulares e a temática me agrada também. 
4) Wiz-War: é um jogo que se ama ou odeia, particularmente eu adoro este jogo. Todas as partidas que participei foram muito divertidas.
3) Tzolk'in: o Rafael foi o primeiro a comprá-lo, mas depois de jogar fiquei impressionado com a qualidade deste jogo. Acho a mecânica das rodas sensacional, a necessidade de planejar com rodadas de antecedência sua ação gera muita tensão durante a partida.
2) Thurn and Taxis: pra quem já enjoou de Ticket to Ride esse jogo é a primeira escolha. Infelizmente joguei poucas vezes, mas é um jogo que sempre que cair na mesa gostaria de estar presente. 
1) Twilight Struggle: o no. 1, melhor jogo do mundo!  Shocked Agora que tenho as cartas traduzidas, quero ver se arranjo mais gente pra jogar comigo. Jogo sensacional, dispensa comentários.

Menções honrosas: Formula D, Dominant Species e Tobago (gostaria de conhecer)
Marcelo
Power Grid
Power Grid

Ver perfil do usuário

Mensagem por Rafaelfo em Qua Fev 12, 2014 2:48 pm

Trentini escreveu:A coleção do rafa é muito legal mesmo, e certamente uma das que eu mais me identifico em muitos aspectos, durante as jogatinas ele é o cara que mais entra em conflito comigo, tá pareçendo quase um arquirival. Por sorte os conflitos acontecem apenas durante o jogo e fora dele o rafa é um dos melhores amigos que conheci aqui. E os conflitos in game são uma terrível coincidência mesmo, não tenho nada contra a pessoa dele de forma alguma, mas no carcassone ele tava de marcação, certeza hahaha.
Aprendi a amar odiar o Trentini nos jogos, o que é por vezes irritantemente divertido. Mas foi você que começou! Very Happy

Arkham Horror

Mensagem por Binderman em Qua Fev 12, 2014 3:06 pm

Rafaelfo escreveu:Lembrei agora que tem gente que usa seus próprios critérios no BGG também, para dar nota. Alguns até dividem por pesos e etc... uma loucura!
Já pensei em dar notas baseados em outros critérios também... mas... claro que não foi pra frente... :/

Eu uso o critério do Tom Vasel: :p

10 - I love it love it love it!!
9 - I love it love it!!
8 - I love it!
7 - I really like it!
6 - I like it!
5 - Meh.
4 - I don't like it!
3 - I really don't like it!
2 - I really really don't like it!
1 - I HATE it!

Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Ver perfil do usuário

Mensagem por Rafaelfo em Qua Fev 12, 2014 3:45 pm

Binderman escreveu:
Rafaelfo escreveu:Lembrei agora que tem gente que usa seus próprios critérios no BGG também, para dar nota. Alguns até dividem por pesos e etc... uma loucura!

Eu uso o critério do Tom Vasel: :p

10 - I love it love it love it!!
9 - I love it love it!!
8 - I love it!
7 - I really like it!
6 - I like it!
5 - Meh.
4 - I don't like it!
3 - I really don't like it!
2 - I really really don't like it!
1 - I HATE it!
Hahaha, essa é boa!

Arkham Horror

Mensagem por tiagovip em Qua Fev 19, 2014 10:07 am

Olá, pessoas!

Para cada jogo dei pontos conforme abaixo:

1-10
2-8
3-6
4-4
5-2
Menção-1

Então, Rafael, os seus TOP 10 são...

1) Twilight Struggle - 10 8 8 6 8 2 10 = 52
2) Power Grid - 8 2 10 10 6 1 = 37
3) Space Empires 4x - 10 6 8 1 6 = 31
4) Race for the Galaxy - 8 6 6 10 = 30
5) Combat Commander - 1 8 10 10 = 29
6) Tzolk'in - 1 2 2 8 6 = 19
7) Arkham Horror - 10 2 6 1 = 19
8 ) Dominant Species - 2 10 4 1 1 = 18
9) Ground Floor - 4 1 4 4 = 13
10) Space Alert - 4 6 1 1 = 12
Star Wars LCG - 2 1 8 1 = 12
Wiz-War - 4 4 = 8
Thurn & Taxis - 8
Suburbia - 2 2 2 = 6
Space Hulk: Death Angel - 6
At the Gates of Loyang - 1 4 = 5
Formula D - 4 1 = 5
Spartacus - 4
Hey, That's My Fish - 1 1 1 = 3
Axis & Allies - 1
Dixit - 1
Lords of Waterdeep - 1
Merchant of Venus - 1
Onirim - 1
Study in Emerald - 1
Tobago - 1

Abs,

Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagem por Rafaelfo em Qua Fev 19, 2014 10:21 am

Very Happy

Interessante Perretto! Obrigado pelo empenho, mister.
Qual o critério de desempate que você usa usa nessas somatórias?

Contei aqui 26 jogos, isso é quase metade dos 54 que possuo (sem as expansões). Ou seja, quase 50% foi citado. Isso é bem legal! A maior surpresa pra mim foi o Race for the Galaxy em 4º - não que não mereça destaque, mas não o imaginei ali anteriormente.

Arkham Horror

Mensagem por tiagovip em Qua Fev 19, 2014 10:40 am

Rafaelfo escreveu:Qual o critério de desempate que você usa usa nessas somatórias?

O desempate vai por:

1º) Número de vezes em que foi nomeado;
Por exemplo:
6) Tzolk'in - 1 2 2 8 6 = 19
7) Arkham Horror - 10 2 6 1 = 19

O Tzolk'in foi citado 5 vezes, o Arkham, quatro. Logo o desempate fica para o Tzolk'in.

2º) Ordem alfabética.

Abs,

Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagem por tiagovip em Qua Fev 19, 2014 10:46 am

Rafaelfo escreveu:Contei aqui 26 jogos, isso é quase metade dos 54 que possuo (sem as expansões). Ou seja, quase 50% foi citado. Isso é bem legal! A maior surpresa pra mim foi o Race for the Galaxy em 4º - não que não mereça destaque, mas não o imaginei ali anteriormente.

Para mim foi mais surpresa do Space Alert entre os 10!

Por sinal, acho que seu 1º lugar - o TS - foi o que atingiu a maior pontuação de todas até agora.

Abs,

Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagem por doizinho em Qua Fev 19, 2014 10:49 am

Surpresa foi o Space Empires em terceiro.

Middle-earth Quest

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Mensagem por libonati em Qua Fev 19, 2014 11:23 am

doizinho escreveu:Surpresa foi o Space Empires em terceiro.

Devo concordar... embora isso demonstre a vontade das pessoas em conhecer um jogo que dura cerca de 4 horas no cenário mais simples numa primeira vez... hipócritas!

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Ver perfil do usuário http://www.worldrpgfest.com.br/site

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: