Top 5 Jogos do Gustavo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Top 5 Jogos do Gustavo

Mensagem por tiagovip em Ter Fev 18, 2014 9:29 am

Olá, pessoas!

Continuando a mini-série de Top Jogos de pessoas aqui do grupo, desta vez é para escolher os 5 melhores (ou potencialmente melhores) jogos do Gustavo, nosso wargamer residente. O Gustavo, como a maioria aqui sabe, é a pessoa das palavras duras, sem rodeios, a verdade doa a quem doer. O que talvez nem todos saibam é que foi ele que me levou à febre dos jogos de tabuleiro, quando numa tarde ele e eu fomos até a casa do Luiz Cláudio para uns jogos. Eu até já jogavam antes, mas desconhecia o ethos da coisa, o universo além de uns poucos tabuleiros - como o Arkham e o Zombies!!!. Então sou bem agradecido a ele! Gustavo, um leitor voraz, escritor mordaz, músico, amante de gatos bochechudos, adversário extraordinário, invicto no melhor jogo do mundo, alguém que dá três presentes de amigo secreto, um parceiro para jogatinas nas horas mais estranhas.

A lista de jogos dele está aqui: http://boardgamegeek.com/collection/user/vazquezramos?own=1&subtype=boardgame&ff=1

Lembrem: é possível votar tanto em jogos que já jogaram, como na expectativa em torno de jogos ainda desconhecidos!

Meu Top 5 é:

5) Battlestar Galactica - este jogo teve seus altos e baixos comigo, mas nas últimas partidas voltou a estar em minhas boas graças, provavelmente por eu só ter jogado com o jogo base. Excelente jogo de intriga e dúvidas;

4) Caylus - o chefe dos jogos de alocação de trabalhadores não pode ficar de fora. Conheci este jogo justamente com a cópia do Gustavo;

3) Yspahan - um jogo ágil, inteligente, com um bom espaço para estratégia, mesmo envolvendo uma porção de dados. Eu gosto bastante deste jogo que permite várias decisões e escolhas num tempo de partida que pode ficar abaixo de 60 minutos. Igualmente conheci este jogo com a cópia do Gustavo;

2) Lord of the Rings - um cooperativo temático e muito do interessante feito por ninguém menos do que o Knizia! Eu gosto bastante deste jogo e considero um de meus erros tê-lo vendido - terei que retificar isso um dia. Também conheci este jogo com a cópia do Gustavo;

1) Dominion - estou ainda para conhecer um deck building melhor do que o Dominion e já joguei vários, mas nenhum superou o Dominion. Jogando com o Intrigue e o Seaside, fica ainda melhor - a expansão Prosperity tem várias coisas legais, mas o porém dela é alongar um jogo que deve ser ligeiro, pá-pum. Falo das expansões porque, tendo jogado tanto com as expansões, nem lembro exatamente o que é do base e o que não é. E vejam só, também conheci este jogo através do Gustavo!

Menções honrosas: Cuba Libre, Alhambra, Zogar's Gaze e Love Letter.

E é isso.

Abs,

Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Re: Top 5 Jogos do Gustavo

Mensagem por Soar em Ter Fev 18, 2014 9:41 am

tiagovip escreveu: um parceiro para jogatinas nas horas mais estranhas.
Eu que o diga!!

Isso aqui é muito fácil!!

5 - Agricola

4 - Ovni

3 - Welligton

2 - Twilight Strugle

1 - Combat Commander

Tiago, Tiago... ta se esquivando de fazer o teu próprio TOP5??
Abrax

Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Ver perfil do usuário

Mensagem por tiagovip em Ter Fev 18, 2014 10:01 am

Warrior escreveu:Tiago, Tiago... ta se esquivando de fazer o teu próprio TOP5??

Não. É só que eu conheço minha coleção e meu Top 5, logo não me interesso particularmente em fazer a minha. Mas a farei, provavelmente como a última da série, pois depois de verem tanta coleção com jogos palhas, a minha servirá como um bálsamo.

Abs,

Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagem por Rafaelfo em Ter Fev 18, 2014 10:02 am

Sem muitas novidades no front:

5. Cuba Libre
4. Android: Netrunner
3. Combat Commander
2. Battlestar Galactica
1. Twilight Struggle

Menção Honrosa: Hammer of the Scots

Arkham Horror

Ver perfil do usuário http://www.sommastudio.com

Mensagem por Pedro em Ter Fev 18, 2014 10:34 am

Opa, imagine que novidades terão na minha lista...

5 - Dominion Intrigue: Jogo que eu gosto muito e já esteve mais alto nas minhas listas de preferência. Joguei bastante já e isso deixa ele mais atrás nas preferências.

4 - Battlestar Galactica: Dispensa comentários.

3 - Twilight Struggle: Gosto muito desse jogo e é triste que não o jogue mais. Espero ainda tê-lo na minha coleção com as cartinhas traduzidas pelo Rafaelfo.

2 - 1949: Um excelente jogo da série 18XX. Um pouco mais rápido, mas não é leve e exige bastante durante uma partida.

1 - 1865: Sei que parece estranho 2 jogos da mesma série no topo da lista. Tive a oportunidade de conhecer esse no fim de semana e achei bastante diferenciado. Está entre os melhores 18 que joguei. Amigável o suficiente para apresentar, evita a possibilidade de quebra por parte do jogador. Porém algumas mecânicas novas deixaram o esquema de ações numa administração complexa e que a experiência e percepção podem ajudar um jogador a manipular as coisas de forma favorável. O jogo gerou uma grande discussão sobre suas possibilidades e isso já o torna um grande diferencial para mim.

Menção Honrosa: Yspahan, Yinsh, Alhambra e Netrunner.

18XX (Admin)

Ver perfil do usuário http://www.meeplehouse.com.br

Mensagem por tiagovip em Ter Fev 18, 2014 10:47 am

Pedro escreveu:1 - 1865: Sei que parece estranho 2 jogos da mesma série no topo da lista.

Mais do que estranho, parece roubado!

Pedro escreveu: Tive a oportunidade de conhecer esse no fim de semana e achei bastante diferenciado.

E vai ter um relato sobre essas partidas praianas?

Abs,

Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagem por Pedro em Ter Fev 18, 2014 10:51 am

O Trentini vai fazer...

É que foi tenso. Precisamos de advogado, recontagem...  rolaram ameaças e partidas com sangue no olho!  Fight 4

18XX (Admin)

Ver perfil do usuário http://www.meeplehouse.com.br

Mensagem por Gustavo em Ter Fev 18, 2014 11:09 am

Obrigado pelas palavras, Tiago! De fato um problema que vejo em mim é ser muito direto e franco, mas que fique claro que meus sentimentos sempre são direcionados aos jogos, não aos jogadores, e que respeito a diversidade de gostos - viva a diferença! Mesmo descendo o sarrafo em jogos que sei que são queridos para muitos, não são críticas pessoais e que bom que há grupos tão diversos com gostos diferentes!

Tendo dito, minha lista de jogos é:

5 - Agricola - Essa é a posição mais difícil de definir. Não coloco o 1989 por que o TS está logo adiante. O Hammer é animal, mas precisaria jogar um pouquinho mais. Esse jogo eu não curtia, e foi o Jorge que me fez entender a beleza dele. Antes parecia-me que o jogo estava nas cartas, e isso me deixava bravo (como o Terra Mystica, em que me parece que o jogo está nas raças - talvez um dia eu perceba que isso não é verdade e comece a amar o TM). Mas depois vi que as cartas são mero suporte. Posso dizer que dos Euros, é o que acho atualmente o mais joia!
4 - Dominion: Seaside - Gosto do Dominion em geral, e fico feliz quando cai na mesa, e essa é minha expansão favorita, seguida da Intrigue e do Prosperity!
3 - Combat Commander: Europe - Fico contente de ter colocado esse várias vezes na mesa, não é pra todo mundo e as partidas diminuíram, mas me divirto muito com ele! Ainda terei o CC:Mediterranean...
2 - Android: Netrunner - Um jogo viciante, com "deckbuilding" (antes da partida), e que tem bastante gente jogando. O problema dele é que funciona mal com quem não tem seu próprio deck, infelizmente.
1 - Twilight Struggle - Acho que tem de ser esse, afinal joguei ele 23 vezes e não me cansei, nunca teve duas partidas iguais. Não sei se é muito divertido jogar comigo, porém!

Menção honrosa - Alhambra, pois foi o jogo que começou tudo!

Última edição por Gustavo em Ter Fev 18, 2014 11:19 am, editado 1 vez(es)

Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Ver perfil do usuário

Mensagem por Gustavo em Ter Fev 18, 2014 11:18 am

tiagovip escreveu:alguém que dá três presentes de amigo secreto, um parceiro para jogatinas nas horas mais estranhas.

Depois presenteei ele com mais um gibi francês... espero que neste ano eu encontre algo bacana e participe do amigo secreto (mas demora ainda)

tiagovip escreveu:3) Yspahan - um jogo ágil, inteligente...

Acho que esse e o Aquaretto foram compras de início de coleção que funcionaram muito bem, que até hoje são divertidos e interessantes. Yspahan realmente é uma beleza!

tiagovip escreveu:2) Lord of the Rings - um cooperativo temático e muito do interessante feito por ninguém menos do que o Knizia! Eu gosto bastante deste jogo e considero um de meus erros tê-lo vendido - terei que retificar isso um dia. Também conheci este jogo com a cópia do Gustavo;

Vai que um dia a gente faz negócio com a minha cópia... rsrsrsrs

Warrior escreveu:
4 - Ovni

3 - Welligton

Ovni me surpreendeu! Wellington fico pensando se vendo ou não, difícil por na mesa agora que temos o Cuba Libre!

Rafaelfo escreveu:
5. Cuba Libre

Bacana ver que a turma curtiu o CL, mesmo você com meia partida regada a sangue...
O Hammer vamos marcar de jogar... nessa quinta, se você quiser conhecer, creio que além da nossa conversa sobre o livro Tito II, a Marisa e a Heloísa iam trabalhar nos amigurumis...

Pedro escreveu:
1 - 1865: O jogo gerou uma grande discussão sobre suas possibilidades e isso já o torna um grande diferencial para mim.

Estou com muitas ideias... algumas coisas quero testar o quanto antes! Vamos marcar outra partida, sim! SAMUCA, VOCÊ ESTÁ LENDO?

Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Ver perfil do usuário

Mensagem por doizinho em Ter Fev 18, 2014 11:24 am

Vamos lá, com comentários cada vez mais reduzidos, não pelo Gustavo que é um cara muito bacana, mas sim por preguiça e por não saber mais o que escrever sobre os jogos.

5 - Yspahan - Jogo legal, muito boa a utilização de dados.

4 - Agricola - Ainda estou aprendendo a gostar, já estou bem mais simpático ao jogo.

3 - Dominion - Muito bom.

2 - Twilight Struggle - Ótimo!

1 - Combat Commander: Europe - Perfeito!

Menções Honrosas - Mais uma vez, os jogos que quero conhecer: Cuba Libre e Hammer of the Scots.

Middle-earth Quest

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Mensagem por tiagovip em Ter Fev 18, 2014 11:31 am

Gustavo escreveu:
tiagovip escreveu:2) Lord of the Rings - um cooperativo temático e muito do interessante feito por ninguém menos do que o Knizia! Eu gosto bastante deste jogo e considero um de meus erros tê-lo vendido - terei que retificar isso um dia. Também conheci este jogo com a cópia do Gustavo;

Vai que um dia a gente faz negócio com a minha cópia... rsrsrsrs

O Pedro está comprando este de contêiner, então espero conseguir uma cópia o quanto antes!

Abs,

Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagem por Trentini em Ter Fev 18, 2014 11:41 am

Grande Gustavo, quanto ao relato da jogatina do fds, estava fazendo ele ontem quando inesperadamente deu uma merda e perdi todo o meu texto, fiquei bravo e resolvi fazer hoje, logo logo aparece esse relato.

Quanto aos jogos do Gustavo, bem, um amante de wargames, sua preferência por ameritrashes puros ou euro puros é bem verdade, quando mistura uma coisa na outra ele não curte muito.

Meu top 5 foi difícil fazer, pois existem alguns jogos que não conheço mas quero conhecer muito, e alguns que conheci e gostei muito e queria repetir a dose, alguns sempre consigo, como o Netrunner.

5) Hammer of the Scots - Quero muito conhecê-lo, quase tivemos a oportunidade de jogar uma vez, após a explicação das regras, porém creio que tinham outras coisas marcadas e chegaram os outros convidados.

4) Agricola - Sei que vendi meu Agricola, porém ainda gosto muito do jogo e tive a oportunidade de jogá-lo com o Gustavo mais de uma vez, sempre que jogo com ele usamos decks não convencionais e não muito fáceis, por isso a menção do jogo aqui

3) Battlestar Galactica - Sem muitos comentários aqui, um dos melhores jogos de todos os tempos.

2) Twilight Struggle - Tive a oportunidade de jogá-lo contra o Gustavo nesse fds, e que jogo, apesar de ter tomado uma surra, o relato virá a seguir.

1) Android: Netrunner - Além de ter sido o Gustavo que me apresentou esse jogo incrível, tive a oportunidade de jogá-lo mais de 50 vezes, um jogo que já foi jogado mais de 50 vezes e ainda não enjoou merece a menção aqui no top 5.

Menção honrosa: Cuba Libre com direito a uma partida regada a sangue, Combat Commander que quero muito conhecer também, Britannia, 1865, 1849

Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Ver perfil do usuário http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Mensagem por tiagovip em Ter Fev 18, 2014 11:46 am

Trentini escreveu:2) Twilight Struggle - Tive a oportunidade de jogá-lo contra o Gustavo nesse fds, e que jogo, apesar de ter tomado uma surra, o relato virá a seguir.

Mais uma vítima! Lembrando, quando chegar a 50 vitórias, o Gustavo irá abandonar a arena, tendo adquirido a liberdade de ir para outras terras como cidadão romano.

Abs,

Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagem por libonati em Ter Fev 18, 2014 12:06 pm

Então vamos lá... um top 5 relativamente fácil pra mim... pois devo conhecer 6 jogos do Gustavo e não tenho expectativas sobre os demais, já que nunca ouvi falar deles.

5- Yspahan - foi um dos primeiros jogos que conheci e sempre gostei muito, acho-o extremamente levem rápido e divertido.

4- Battlestar Galatica - também um dos precursores da minha caminhada lúdica. Um jogo cheio de intriga, tensão, acusações e que flui muito bem!

3- Combat Commander - um wargame tático bastante completo, com diversas opções a serem tomadas. Esses elementos todos me atraem para o jogo, pena que o Gustavo não me considere um oponente a altura para seus wargames.

2- Cuba Libre - Um jogo bem peculiar. Uma bela retratação histórica de um período bastante interessante de Cuba. Mas é realmente um wargame? Apesar de seus conflitos, Cuba libre me cheirou mais como um grande Euro, com mecânicas bem redondas e alta interação entre os jogadores. Mesmo assim a partida que jogamos, apesar de conturbada, foi bem interessante e o clima de tensão era palpável, estando a vitória ou a derrota por um fio, sempre!

1- Caylus
- Baita jogão, um exemplo de elegância, de estratégia, de interação e de redondismo mecânico. Acabei não o citando no Top 5 do Pedro, o que foi uma injustiça que reparo agora, colocando-o em seu honroso trono de glória!!!

Menção honrosa ao Hammer of the Scots e ao Wellington. Nas partidas destes dois jogos a sorte ridícula do Gustavo foi um fator de desequilíbrio, mas gostaria de repetir as doses. Claro, Love Letter não pode fugir desta menção honrosa também.

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Ver perfil do usuário http://www.worldrpgfest.com.br/site

Mensagem por Gustavo em Ter Fev 18, 2014 12:12 pm

libonati escreveu:Então vamos lá... um top 5 relativamente fácil pra mim... pois devo conhecer 6 jogos do Gustavo e não tenho expectativas sobre os demais, já que nunca ouvi falar deles.

Oh, não!  No Precisamos remediar isso!

libonati escreveu:3- Combat Commander - um wargame tático bastante completo, com diversas opções a serem tomadas. Esses elementos todos me atraem para o jogo, pena que o Gustavo não me considere um oponente a altura para seus wargames.

Isso não é verdade! É que sou tímido... fico com vergonha de oferecer um jogo assim, para um doutor advogado...  Laughing 

Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Ver perfil do usuário

Mensagem por Binderman em Ter Fev 18, 2014 12:16 pm

Bem, vamos lá, obrigado Gustavo por jogar comigo jogos fantásticos que não consigo levar para a mesa ou que não tenho (Twilight Struggle e Combat Commander). 

5 - Caylus: minha mecânica favorita, um jogo muito bem feito, balanceado e com vários caminhos para a vitória
  4 - Android Netrunner: joguei uma vez e me surpreendi com o tema e com a fluidez do gameplay.
  3 - Combat Commander: melhor jogo de guerra que já joguei, não vou comprar pois não tenho ninguém para jogar.
  2 - Agricola: meu primeiro jogo relativamente pesado, ainda me impressiono com sua variedade.
  1 - Twilight Struggle: nunca ganhei mas adoro, ainda estou aprendendo, sou meio lento para aprender jogos mesmo. Sad

Menções Honrosas (quero conhecer): Dominion Seaside, Hammer of the Scots, 1989, Homesteaders, Blue Moon City.

Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Ver perfil do usuário

Mensagem por Rafaelfo em Ter Fev 18, 2014 1:12 pm

Gustavo escreveu:
Rafaelfo escreveu:
5. Cuba Libre
Bacana ver que a turma curtiu o CL, mesmo você com meia partida regada a sangue...
O Hammer vamos marcar de jogar... nessa quinta, se você quiser conhecer, creio que além da nossa conversa sobre o livro Tito II, a Marisa e a Heloísa iam trabalhar nos amigurumis...
Quinta, Hammer of the Scots. Combinado!

Arkham Horror

Mensagem por Andre Modt em Ter Fev 18, 2014 3:23 pm

Vamos a mais um ranking! Mas como não conheço os wargames será um lista bem estranha...
5 - Love Letter - Um ótimo filler, embora eu prefira a edição normal que a Kanai, o poder do Monge[Condessa no normal] não me agrada.
4 - Agricola - Só tive uma partida até a data, mas foi bastante legal. Embora tenha toda a discussão de se as cartas não causam aleatoriedade demais ao jogo eu gostei bastante do jogo com elas.
3 - Martial Law - Um jogo rápido mas eficiente. Embora algumas vezes a interação de cartas possa acelerar rapidamente o jogo!
2 - Battlestar Gallactica - Após uma péssima impressão do jogo tudo foi consertado no aniversário do Trentini, excelente jogo, que faz você questionar até mesmo a sua lealdade!
1 - Android: Netrunner - Alguém tinha alguma dúvida? Very Happy Agora que estou jogando mais regularmente com o Gustavo acredito que até para ele o jogo aumentou de valor!

Gaming Unplugged since 2012
Andre Modt
Power Grid
Power Grid

Ver perfil do usuário

Mensagem por doizinho em Qua Fev 19, 2014 8:49 am

Tiago, não sou mais moderador e não posso desmembrar o tópico. Você, no entanto, pode.

Middle-earth Quest

Mensagem por tiagovip em Qua Fev 19, 2014 8:57 am

doizinho escreveu:Tiago, não sou mais moderador e não posso desmembrar o tópico. Você, no entanto, pode.

Duvido completamente da verdade disso! Até propaganda eu vejo. Não encontrei até hoje alguma área de acesso especial para fazer qualquer coisa diferente do que qualquer outro possa fazer.

Abs,

Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagem por Soar em Qua Fev 19, 2014 8:58 am

doizinho escreveu:Tiago, não sou mais moderador e não posso desmembrar o tópico. Você, no entanto, pode.
Ué? Por que não? Você tem o perfil certo pra ser moderador meu!

Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Ver perfil do usuário

Mensagem por doizinho em Qua Fev 19, 2014 9:04 am

Warrior escreveu:
Minha atuação no caso Antônio foi desaprovada pelo dono do fórum.

Middle-earth Quest

Mensagem por Soar em Qua Fev 19, 2014 9:16 am

doizinho escreveu:
Warrior escreveu:
Não brinca?!?!

Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Ver perfil do usuário

Mensagem por doizinho em Qua Fev 19, 2014 9:28 am

As postagens do Terra Mystica seguem nesse novo tópico http://curitibaludica.forumeiros.com/t922-balanceamento-terra-mystica .

Middle-earth Quest

Mensagem por Rafaelfo em Qua Fev 19, 2014 10:14 am

Warrior escreveu:
doizinho escreveu:
Warrior escreveu:
Não brinca?!?!
Cuidado Soar, tá mexendo num vespeiro. Será banido desse jeito!!!
(Ao senhor Fabiano: sempre morará em meu coração pela decisão!)

Arkham Horror

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: