Segunda, 13/01
+4
Pedro
Marcelo
tiagovip
libonati
8 participantes
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Segunda, 13/01
Olá senhores e senhoras.
Ontem recebi aqui em casa os amigos André, Pedro e Marcelo. Com a vinda deste último, evidentemente jogamos um jogo dele, apesar dos meus suplícios para jogar Navegador, um top 100 (75), que não jogo há mais de um ano!!!
Mas então o que encaramos foi:
Antiquity - Depois de uma hora de regras e dicas de estratégia, começamos a partida. Cada um num canto do mapa e aproveitando de maneira diferentes os recursos ao seu lado. Esse é um jogo bem estratégico e o irrisório fator aleatório que tem é o explorador, que sempre lhe trará algo bom, mas não se sabe o que! No jogo há 5 condiçoes de vitória diferentes, a depender para qual santo você devota sua terra, o que você escolhe quando constrói uma catedral. São eles, São Nicolau, São Jorge, São Cristovão, Santa Bárbara e Santa Maria, cada um deles, além de exigir uma condição de vitória própria, confere umahabilidade especial correlacionada a esta condição. Eu e Pedro nos devotamos para Santa Maria, eu fui o último a me devotar a algum deles e escolhi Santa Maria pq ela dá a habilidade especial de todos os outros, mas você deve bater a condição de vitória de dois deles, que o no meu caso tinha em mente a de São Nicolau, construir as 20 casas e Santa Barbara, construir todas as construções urbanas ao menos uma vez (já que poucas se repetem). O Marcelo se devotou a São Cristovão, que exige ter 3 de cada alimento e 3 de cada item de luxo armazenado, mas lhe confere a capacidade de armazenar os bens na catedral. O André, ao seu turno escolheu São Nicolau e depois virou a casaca para Santa Bárbara, o que se pode fazer destruindo a sua catedral e a construindo novamente e, assim, garantiu a vitória.
Fato é que a dica mais importante que o Marcelo deu, que o jogo é uma corrida contra o tempo, eu não ouvi. Fiquei me enrolando um tempão e fui o último a construir catedral. O problema é que suas cidades produzem muita poluição e, ainda, sofrem com a produção de comida e o aumento populacional. Então você tem que se virar muito bem para evitar esses dois revezes. No começo tudo é controlável, mas depois amigos... ahhh depois a coisa começa a pegar mesmo e a fome abate o povo, enquanto os campos ao seu redor estão imprestáveis.
Tenho um problema sério com esse tipo de jogo, não consigo focar na condição de vitória. Gosto de construir as coisas, ver as coisinhas acontecendo, me divirto fazendo isso e esqueço do jogo em si.
Mas enfim, a vira casacagem do André o rendeu a vitória, com louvores, construindo todas as construções urbanas do jogo ao menos uma vez.
Bom, depois do filler, veio a grande estrela da noite, o Love Letter.
Em determinado momento eu achei que ia ficar com 0 pontos, enquanto Pedro e Marcelo estavam com 3 cada e André com 1. De repente as coisas foram se ajeitando e venci três seguidas. Agora o André era o lanterna e nós três com 3 cada. Mas, de repente o André ganha uma e duas seguidas, igualando tudo. Na derradeira, o André, embalado pelas vitórias anteriores, leva mais uma!!!
O cara saiu invicto da noite, levando tudo... parabéns André e obrigado aos que compareceram, mesmo com o convite em cima da hora!!!
Valeu e até uma próxima!
Ontem recebi aqui em casa os amigos André, Pedro e Marcelo. Com a vinda deste último, evidentemente jogamos um jogo dele, apesar dos meus suplícios para jogar Navegador, um top 100 (75), que não jogo há mais de um ano!!!
Mas então o que encaramos foi:
Antiquity - Depois de uma hora de regras e dicas de estratégia, começamos a partida. Cada um num canto do mapa e aproveitando de maneira diferentes os recursos ao seu lado. Esse é um jogo bem estratégico e o irrisório fator aleatório que tem é o explorador, que sempre lhe trará algo bom, mas não se sabe o que! No jogo há 5 condiçoes de vitória diferentes, a depender para qual santo você devota sua terra, o que você escolhe quando constrói uma catedral. São eles, São Nicolau, São Jorge, São Cristovão, Santa Bárbara e Santa Maria, cada um deles, além de exigir uma condição de vitória própria, confere umahabilidade especial correlacionada a esta condição. Eu e Pedro nos devotamos para Santa Maria, eu fui o último a me devotar a algum deles e escolhi Santa Maria pq ela dá a habilidade especial de todos os outros, mas você deve bater a condição de vitória de dois deles, que o no meu caso tinha em mente a de São Nicolau, construir as 20 casas e Santa Barbara, construir todas as construções urbanas ao menos uma vez (já que poucas se repetem). O Marcelo se devotou a São Cristovão, que exige ter 3 de cada alimento e 3 de cada item de luxo armazenado, mas lhe confere a capacidade de armazenar os bens na catedral. O André, ao seu turno escolheu São Nicolau e depois virou a casaca para Santa Bárbara, o que se pode fazer destruindo a sua catedral e a construindo novamente e, assim, garantiu a vitória.
Fato é que a dica mais importante que o Marcelo deu, que o jogo é uma corrida contra o tempo, eu não ouvi. Fiquei me enrolando um tempão e fui o último a construir catedral. O problema é que suas cidades produzem muita poluição e, ainda, sofrem com a produção de comida e o aumento populacional. Então você tem que se virar muito bem para evitar esses dois revezes. No começo tudo é controlável, mas depois amigos... ahhh depois a coisa começa a pegar mesmo e a fome abate o povo, enquanto os campos ao seu redor estão imprestáveis.
Tenho um problema sério com esse tipo de jogo, não consigo focar na condição de vitória. Gosto de construir as coisas, ver as coisinhas acontecendo, me divirto fazendo isso e esqueço do jogo em si.
Mas enfim, a vira casacagem do André o rendeu a vitória, com louvores, construindo todas as construções urbanas do jogo ao menos uma vez.
Bom, depois do filler, veio a grande estrela da noite, o Love Letter.
Em determinado momento eu achei que ia ficar com 0 pontos, enquanto Pedro e Marcelo estavam com 3 cada e André com 1. De repente as coisas foram se ajeitando e venci três seguidas. Agora o André era o lanterna e nós três com 3 cada. Mas, de repente o André ganha uma e duas seguidas, igualando tudo. Na derradeira, o André, embalado pelas vitórias anteriores, leva mais uma!!!
O cara saiu invicto da noite, levando tudo... parabéns André e obrigado aos que compareceram, mesmo com o convite em cima da hora!!!
Valeu e até uma próxima!
Re: Segunda, 13/01
Duas vezes seguidas o Antiquity? Já quase está superando o Study in Emerald! A moda já está mudando, Fabiano!
Re: Segunda, 13/01
O pior é que avisei a todos do risco de entrar num loop infinito de morte e poluição e acabei entrando de cabeça nessa situação, e por burrada minha mesmo. O legal do jogo, como o Bruno falou, é que a sorte é irrisória neste jogo, você é que faz seu destino. Acabei entrando em um buraco que foi difícil de sair, o André venceu com méritos, usando uma estratégia bem elaborada, com a utilização de 2 Santos. Achei o jogo bem mais cruel em 4 pessoas, em 2 é um pouco mais ameno.
Enfim, obrigado a todos por jogarem este jogo, estava ansioso para jogar uma partida completa.
Obs: como vocês são injustos, fazia meses que eu não colocava um jogo meu na mesa!
Enfim, obrigado a todos por jogarem este jogo, estava ansioso para jogar uma partida completa.
Obs: como vocês são injustos, fazia meses que eu não colocava um jogo meu na mesa!
Marcelo- Power Grid
- Mensagens : 630
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 45
Localização : Curitiba
Re: Segunda, 13/01
Marcelo, não seja tao cruel consigo mesmo. Sou um escroto e isso ajudou a você entrar no seu buraco negro de destruição e morte.
Re: Segunda, 13/01
tiagovip escreveu:Duas vezes seguidas o Antiquity? Já quase está superando o Study in Emerald! A moda já está mudando, Fabiano!
Espero que continue.
Com inclusões de outros títulos, sim, mas com uma boa quantidade de partidas de cada um.
Bem, sobre o Antiquity nem preciso dizer que é o meu estilo de jogo. Tem várias coisas que me chamam a atenção. Infelizmente fui muito mal em meu início e escolhi algumas construções quem me atrapalharam mais do que ajudaram. Achei, inicialmente, que a condição de vitória era uma escolha que bloqueava outro jogador e com as coisas complicadas para meu lado, resolvi partir para Santa Maria. A condição dela é difícil como bem relatada pelo Libonati, mas a escolha me permitiu aproveitar o jogo, pois me recuperei do perigo e inclusive salvei o André da danação total, fiz isso em outro momento pelo Marcelo também.... o Libo, bem, o Libo eu só atrapalhei.
Fiz uma partida tranquila e de reconhecimento, na próxima espero arriscar mais.
Re: Segunda, 13/01
Ah sim, já me conformei com isso. Por sorte tenho bastante coisa minha pra jogar.tiagovip escreveu:Duas vezes seguidas o Antiquity? Já quase está superando o Study in Emerald! A moda já está mudando, Fabiano!
Re: Segunda, 13/01
Sim! O pedro me emprestou um recurso bem na hora que eu precisava pra não entrar na espiral da decadência! Nem parecia o pedro jogando!
De mais, jogo bastante interessante com boas mecânicas, embora a falta de alguma aleatória me deixe intrigado se não faz os jogos do mesmo serem parecidos.
De mais, jogo bastante interessante com boas mecânicas, embora a falta de alguma aleatória me deixe intrigado se não faz os jogos do mesmo serem parecidos.
Andre Modt- Power Grid
- Mensagens : 532
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 32
Localização : Curitiba
Re: Segunda, 13/01
Por que talvez eu fosse precisar explicar um jogo meu, dai pra você não se chatear nem te chamei!
Re: Segunda, 13/01
libonati escreveu:Por que talvez eu fosse precisar explicar um jogo meu, dai pra você não se chatear nem te chamei!
Re: Segunda, 13/01
Motivo mais que justo. Está perdoado. Porque, afinal, ninguém merece as regras libonáticas.libonati escreveu:Por que talvez eu fosse precisar explicar um jogo meu, dai pra você não se chatear nem te chamei!
Re: Segunda, 13/01
Andre Modt escreveu:Sim! O pedro me emprestou um recurso bem na hora que eu precisava pra não entrar na espiral da decadência! Nem parecia o pedro jogando!
De mais, jogo bastante interessante com boas mecânicas, embora a falta de alguma aleatória me deixe intrigado se não faz os jogos do mesmo serem parecidos.
Depois desse comentário, jamais serei bonzinho novamente!
Na verdade, aprendendo o jogo já falei que me preocupo que a pessoa jogue. Acho muito ruim ter um jogador penando e nem aproveitando a parada... infelizmente alguns jogos não veem mesa quantidade de vezes suficientes para esse pensamento se firmar e as vezes as primeiras partidas precisam ser encaradas como a última.
Re: Segunda, 13/01
Samuca escreveu:Motivo mais que justo. Está perdoado. Porque, afinal, ninguém merece as regras libonáticas.libonati escreveu:Por que talvez eu fosse precisar explicar um jogo meu, dai pra você não se chatear nem te chamei!
Como assim? Veja bem a heresia que vc está dizendo! O Libonati é o melhor designer que eu conheço, ele só não criou nenhum jogo ainda, mas já melhorou a cagada de muitos designers conceituados.
Gostaria apenas de ressaltar que terminei a partida com apenas duas covas e não usei nenhum recurso para jogar os nossos mortos no esquecimento. Eu geri minha civilização não muito devotamente, mas eles tinham comida suficiente para fazer festa todos os dias.
Re: Segunda, 13/01
Pedro escreveu:Samuca escreveu:Motivo mais que justo. Está perdoado. Porque, afinal, ninguém merece as regras libonáticas.libonati escreveu:Por que talvez eu fosse precisar explicar um jogo meu, dai pra você não se chatear nem te chamei!
Como assim? Veja bem a heresia que vc está dizendo! O Libonati é o melhor designer que eu conheço, ele só não criou nenhum jogo ainda, mas já melhorou a cagada de muitos designers conceituados.
Gostaria apenas de ressaltar que terminei a partida com apenas duas covas e não usei nenhum recurso para jogar os nossos mortos no esquecimento. Eu geri minha civilização não muito devotamente, mas eles tinham comida suficiente para fazer festa todos os dias.
O que mais um povo pode pedir, né?
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