Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Top 5 - Jogos Que Todos Deveriam Conhecer

+2
Soar
doizinho
6 participantes

Ir para baixo

jogos - Top 5 - Jogos Que Todos Deveriam Conhecer Empty Top 5 - Jogos Que Todos Deveriam Conhecer

Mensagem por Binderman Seg Nov 14, 2016 8:29 am

jogos - Top 5 - Jogos Que Todos Deveriam Conhecer Knowledge-is-power-knowledge-is-power-demotivational-posters-1320416658

O Top 5 da semana é uma sugestão do Soar: vamos escolher jogos que todos deveriam conhecer, que fazem parte do que consideramos os fundamentos dos jogos de tabuleiro (ou Board Games 101). Ou nas palavras do Soar:

"jogos que todos deveriam conhecer, ao menos ter jogado uma partida, no pensamento de ter know-how de tabuleiros e poder dizer... claro que sim, conheço... clássico."
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

jogos - Top 5 - Jogos Que Todos Deveriam Conhecer Empty Re: Top 5 - Jogos Que Todos Deveriam Conhecer

Mensagem por doizinho Seg Nov 14, 2016 4:54 pm

Acho que já fizemos isso, mas vou repetir sem olhar a lista antiga. Não sei qual foi meu critério do passado, mas agora escolhi os que se tornaram clássicos e obrigatórios para quem quer entrar no nosso hobby. Vou roubar e colocar 10 jogos, 5 é muito pouco. Eis a lista:

10 - Puerto Rico - Não sei por que não jogamos mais o vezes o Puerto Rico (na verdade eu sei, maldito hype e hypistas), mas acho isso um erro. O jogo é bacana, um clássico, pode ser jogado em pouco tempo, tem boas decisões e diverte. É clássico que todos devem conhecer.

9 - Formula D - Acho que todos deveriam conhecer um jogo de corrida, e nenhum melhor do que o Formula D para representar toda essa categoria de jogos. Muitos o diminuem, mas eu ainda acho um jogo bem sólido e que diverte bastante.

8 - Twilight Struggle - O "wargame" que todos devem conhecer. Se o tema não agrada ou o estilo de jogo assusta, a pessoa então deveria jogar o TS simplesmente por ele ter passado 8000 anos como o número 1 do BGG.

7 - War of the Ring - Não se deve começar conhecendo esse, mas definitivamente a pessoa precisa jogar uma partida de WotR na vida. Esse é o representante máximo dos ameritrashes pra mim. Eu tive o prazer de jogar a edição do colecionador e já posso morrer tranquilo.

6 - Power Grid - Esse já se tornou um clássico pra mim. Regras simples e muitas decisões. Uma ótima opção para quem já deu o primeiro passo e conheceu os mais simples dessa lista.

5 - El Grande - Um dos maiores clássicos desta lista. O EG é o exemplo perfeito de jogos antigos elegantes. Não é tão simples como os outros mais bem colocados dessa lista, e por isso fica apenas na sexta posição.

4 - Stone Age - Jogo simples e que representa muito bem a mecânica de alocação de trabalhadores. Existem 30000 jogos nessa categoria que eu gosto mais do que o Stone Age, mas esse ainda é obrigatório pra quem está no hobby.

3 - Dominion - O jogo de cartas mais bem feito que tem no mercado, na minha humilde opinião. Somente o jogo base serve para divertir um grupo por meses. É obrigatório conhecer o Dominion, se alguém aqui não conhece não fale mais comigo até corrigir esse erro.

2 - Pandemic - Se falamos em jogos cooperativos não tem como não lembrar do Pandemic. Ele é tão relevante que gerou um monte de jogos que "compartilham" a sua essência. Pra mim foi ultrapassado pelos seu filhos proibidos, ilha e deserto, mas ainda assim é um jogo extremamente essencial para todos.

1 - Ticket to Ride - Todos deveriam começar pelo TTR. Ele tem o equilíbrio perfeito entre complexidade e profundide, com poucas regras, um tema legal e uma apresentação de primeira. Acho o TTR mais relevante que o Catan!

Menção Honrosa - Catan - está na lista como menção apenas pelo que o nome representa, pois não vejo tantas qualidades no jogo para ele ser tão relevante ou obrigatório para quem está no hobby.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 47
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

jogos - Top 5 - Jogos Que Todos Deveriam Conhecer Empty Re: Top 5 - Jogos Que Todos Deveriam Conhecer

Mensagem por Binderman Ter Nov 15, 2016 1:38 pm

Pesquisei antes, na verdade fizemos o Top 5 - Jogos Essenciais, mas segundo a descrição eram jogos que todos deveriam ter e não apenas jogar.
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

jogos - Top 5 - Jogos Que Todos Deveriam Conhecer Empty Re: Top 5 - Jogos Que Todos Deveriam Conhecer

Mensagem por Soar Qua Nov 16, 2016 8:25 am

Fiz uma lista com itens mundanos!
Jogos que são best sellers e ultra populares.
Mas fica no que a proposta pede, um TOP de jogos que todos deveriam necessariamente ter jogado ao menos uma vez para se proclamarem boardgamers.

(Não necessariamente eu gosto de todos)

* Dixit - a alegria das festinhas, com namoradas e bebidinhas.

* Carcasone - meia boca!

* Dominium - uma obra-prima que, posso não ser muito fan dele, mas respeito muitíssimo.

* Zumbicide - lindo, campeão em vendas, tem uma legião de fans. Pra mim, salvou-se somente o irmão caçula Black Plague

* Pandemic - oferece uma mecânica que foi inovadora e mereceu reimplementações. Nãoé o melhor jogo coop, mas não perde seus méritos

(Nesta lista ainda cabem Ticket to Ride, Muchkin e o Catan!)


Última edição por Soar em Qua Nov 16, 2016 10:42 pm, editado 1 vez(es)
Soar
Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1954
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 51
Localização : Kronnos 1

Ir para o topo Ir para baixo

jogos - Top 5 - Jogos Que Todos Deveriam Conhecer Empty Re: Top 5 - Jogos Que Todos Deveriam Conhecer

Mensagem por Binderman Qua Nov 16, 2016 9:59 am

Todos deveriam conhecer pelo menos: um euro, um cooperativo, um festivo, um de guerra e um temático. Poderia colocar outras categorias (abstrato, família, etc) mas vou manter apenas o top 5.

Sendo assim, sem nenhuma ordem significativa, seguem os que eu acho que todos devem conhecer:

- Euro: Keyflower. É atualmente o meu Euro favorito, muitas coisas espertas foram inseridas no meio do script padrão dos jogos desse tipo.

- Cooperativo: Pandemic, concordo com o Soar neste ponto.

- Festivo: Até pensei no Dixit, mas ele depende de habilidades que nem todos tem ou se interessam em ter. Meu voto vai para One Night Ultimate Werewolf e demais jogos do tipo.

- Jogo de Guerra. Tem que conhecer o melhor, Combat Commander. Sem mais.

- Temático. Depende do tema que a pessoa mais gosta: Robinson Crusoe, Mansions of Madness Second Edition, Legendary Encounters Alien, Mice & Mystics, Sentinels of the Multiverse e Battlestar Galactica são as minhas indicações. Star Wars Rebellion e Star Wars Imperial Assault provavelmente entrariam aqui, mas eu não joguei-os para saber.
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

jogos - Top 5 - Jogos Que Todos Deveriam Conhecer Empty Re: Top 5 - Jogos Que Todos Deveriam Conhecer

Mensagem por Reffip Qua Nov 16, 2016 10:39 pm

Vou jogar fácil aqui. Sem pensar muito, estes são os 5 pipocam na minha cabeça e considero que são os jogos que todos deveriam conhecer\jogar.

5 - Catan: Este talvez seja o que mais tenha rejeição entre os jogadores mais rodados por causa da sorte nos dados e da abertura do jogo durante as negociações de recursos. Mas eu ainda considero um grande jogo, pai de muita coisa que tem por aí hoje. É bonito na mesa, é divertido e dá para colocar algumas expansões que realmente acrescentam no original. Jogão clássico, desgasta um pouco com o tempo mas ainda rende partidas ocasionais.


4- Ticket to Ride: Este é daqueles que todo mundo gosta, da criança ao vovô. Jogo bonito, bem equilibrado, de regras simples e tem tudo que um bom tabuleiro merece. Toda hora tem um mapa novo para adicionar uma rejogabilidade na franquia mas dá pra tranquilamente sobreviver com o base na coleção. Já eu, quero todos! Smile
Um ótimo jogo de introdução ao mundo dos tabuleiros, e um ótimo jogo para os velhacos. Este não desgasta.

3 - Puerto Rico: Este acrescenta um pouco mais de complexidade na minha lista. Um jogo que já é um passo seguinte nesse mundinho de tabuleiros. Pai e vô de muita coisa que a gente joga por aí (oi Race for the galaxy!) é um jogo que também fica um pouco de lado na coleção dos velhacos por ter caminhos muito parecidos para a vitória quando se conhece bem o jogo, e acaba exigindo uma mesa com um nível de experiencia equilibrado. Clássico obrigatório. Minha última partida em 7/08/15. Sad


2 - 7 Wonders: Outro jogo com uma simplicidade incrível aliada com uma elegância encantadora. Desde o drafting, até escolher os caminhos para pontuação, passando pela interação com a produção de recursos dos vizinhos... só coisa boa! Não envelhece, não cansa. Todo mundo deve jogar 7 wonders!

1 - Carcassonne: Para mim é nº1 sempre. Tem que jogar carcassonne e pronto. Mais um simples e elegante, onde se explica a regra em 3 minutos (só não a pontuação das fazendas! Smile ) e sai jogando. Os conflitos nas construções, a expansão do mapa e ver aquele lindo tabuleiro montado no fim do jogo é sempre uma festa. Cheio de boas expansões também, dá pra jogar muito carcassonne nessa vida!

Por mim, todos deveriam passar por esses 5 jogos. Mencões honrosas: Power Grid, Castles of Burgundy, BSG (ufa, passei por ele finalmente!!), Agricola, Hanabi, Lord of the Rings card game, Love Letter, Pandemic, Magic the Gathering, Twilight Struggle, Terra Mystica, Through the ages... e a lista segue!
Reffip
Reffip
Power Grid
Power Grid

Mensagens : 680
Data de inscrição : 16/07/2014
Idade : 40
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

jogos - Top 5 - Jogos Que Todos Deveriam Conhecer Empty Re: Top 5 - Jogos Que Todos Deveriam Conhecer

Mensagem por tiagovip Qui Nov 17, 2016 1:34 am

Soar escreveu:* Zumbicide - lindo, campeão em vendas, tem uma legião de fans. Pra mim, salvou-se somente o irmão caçula Black Plague

(Nesta lista ainda cabem Ticket to Ride, Muchkin e o Catan!)

Pelamordedeus, Soar! Incluir o Zombicide e deixar o TTR de fora? Um homem respeitado, pai de família, pilar da comunidade, escrevendo algo assim? Deve ser a mardita cachaça, só pode.
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

jogos - Top 5 - Jogos Que Todos Deveriam Conhecer Empty Re: Top 5 - Jogos Que Todos Deveriam Conhecer

Mensagem por tiagovip Qui Nov 17, 2016 1:46 am

Pessoas, a lista acabou no Fabiano. O que ele escreveu ali é quase a verdade verdadeira do universo.

Mudaria apenas o War of the Ring, que creio estar no mesmo espaço do TS, que é mais essencial. Mas não sei exatamente quem colocaria no lugar.

Penso mais no Samurai e no Cosmic Encounter. Mas possivelmente isso é por gosto pessoal, não por necessidade. Provavelmente os candidatos mais apropriados sejam o Dixit e o Incan Gold. Como prefiro o Incan, vai este mesmo no lugar.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

jogos - Top 5 - Jogos Que Todos Deveriam Conhecer Empty Re: Top 5 - Jogos Que Todos Deveriam Conhecer

Mensagem por Binderman Qui Nov 17, 2016 8:08 am

tiagovip escreveu:

Pelamordedeus, Soar! Incluir o Zombicide e deixar o TTR de fora? Um homem respeitado, pai de família, pilar da comunidade, escrevendo algo assim? Deve ser a mardita cachaça, só pode.

Hahahaha, ótima. Isso me parece ser algo do Brasil, não? Talvez a carência por produtos melhores aliada a miniaturas bem feitas e mecânica simples tenham feito o Zombicide mais popular do que deveria?
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

jogos - Top 5 - Jogos Que Todos Deveriam Conhecer Empty Re: Top 5 - Jogos Que Todos Deveriam Conhecer

Mensagem por doizinho Qui Nov 17, 2016 9:06 am

tiagovip escreveu:Pessoas, a lista acabou no Fabiano. O que ele escreveu ali é quase a verdade verdadeira do universo.
Até que enfim um pouco de reconhecimento!
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 47
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

jogos - Top 5 - Jogos Que Todos Deveriam Conhecer Empty Re: Top 5 - Jogos Que Todos Deveriam Conhecer

Mensagem por Soar Qui Nov 17, 2016 10:48 am

tiagovip escreveu:
Soar escreveu:* Zumbicide - lindo, campeão em vendas, tem uma legião de fans. Pra mim, salvou-se somente o irmão caçula Black Plague

(Nesta lista ainda cabem Ticket to Ride, Muchkin e o Catan!)

Pelamordedeus, Soar! Incluir o Zombicide e deixar o TTR de fora? Um homem respeitado, pai de família, pilar da comunidade, escrevendo algo assim? Deve ser a mardita cachaça, só pode.
Pois é! Foi uma distração minha!
Certíssimo... o TtR deve sim figurar no top5!
Soar
Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1954
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 51
Localização : Kronnos 1

Ir para o topo Ir para baixo

jogos - Top 5 - Jogos Que Todos Deveriam Conhecer Empty Re: Top 5 - Jogos Que Todos Deveriam Conhecer

Mensagem por tiagovip Qui Nov 17, 2016 1:20 pm

Binderman escreveu:
tiagovip escreveu:

Pelamordedeus, Soar! Incluir o Zombicide e deixar o TTR de fora? Um homem respeitado, pai de família, pilar da comunidade, escrevendo algo assim? Deve ser a mardita cachaça, só pode.

 Hahahaha, ótima. Isso me parece ser algo do Brasil, não? Talvez a carência por produtos melhores aliada a miniaturas bem feitas e mecânica simples tenham feito o Zombicide mais popular do que deveria?

Foi o primeiro "monstro" dessa nova fase dos tabuleiros (o WotR veio antes, mas não causou tanto impacto e furor), então creio que a relação de muitos brasileiros com ele seja essa mesmo: de algo essencial para ter-se em uma coleção. Mas o Soar é macaco velho, e devia estar fazendo submarino com as mini do berserker para escrever o que escreveu.
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

jogos - Top 5 - Jogos Que Todos Deveriam Conhecer Empty Re: Top 5 - Jogos Que Todos Deveriam Conhecer

Mensagem por tiagovip Qui Nov 17, 2016 1:21 pm

Soar escreveu:
tiagovip escreveu:
Soar escreveu:* Zumbicide - lindo, campeão em vendas, tem uma legião de fans. Pra mim, salvou-se somente o irmão caçula Black Plague

(Nesta lista ainda cabem Ticket to Ride, Muchkin e o Catan!)

Pelamordedeus, Soar! Incluir o Zombicide e deixar o TTR de fora? Um homem respeitado, pai de família, pilar da comunidade, escrevendo algo assim? Deve ser a mardita cachaça, só pode.
Pois é! Foi uma distração minha!
Certíssimo... o TtR deve sim figurar no top5!

No outro dia, sóbrio, a pessoa se arrepende dos exageros da noite anterior. Típico!
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

jogos - Top 5 - Jogos Que Todos Deveriam Conhecer Empty Re: Top 5 - Jogos Que Todos Deveriam Conhecer

Mensagem por libonati Dom Nov 20, 2016 9:59 am

5 - Carcassonne 

4 - Pandemia

3 - Ticket to Ride

2 - Automobile 

1 - Caykus (simplesmente essencial)

Menções honrosas: Munchkin, Puerto Rico, El Grande, Through the Ages, Dixit e Power Grid

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

jogos - Top 5 - Jogos Que Todos Deveriam Conhecer Empty Re: Top 5 - Jogos Que Todos Deveriam Conhecer

Mensagem por tiagovip Dom Nov 20, 2016 12:17 pm

libonati escreveu:2 - Automobile 

Por que esse é um dos essenciais?
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

jogos - Top 5 - Jogos Que Todos Deveriam Conhecer Empty Re: Top 5 - Jogos Que Todos Deveriam Conhecer

Mensagem por libonati Dom Nov 20, 2016 3:47 pm

tiagovip escreveu:
libonati escreveu:2 - Automobile 

Por que esse é um dos essenciais?
Ora, um Jogo econômico deveria se fazer presente. Pensei no automobile porque ele apresenta mecânicas diferentes dos demais jogos citados, como seleção de papéis. Além disso é um excelente jogo econômico com predominância de investimentos, mas nem tão punitivo como tantos outros. Por fim, é rápido!

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

jogos - Top 5 - Jogos Que Todos Deveriam Conhecer Empty Re: Top 5 - Jogos Que Todos Deveriam Conhecer

Mensagem por tiagovip Dom Nov 20, 2016 4:50 pm

Eu entendo os pontos positivos do jogo, mas não vejo ainda porque ele teria precedência sobre, por exemplo, o Power Grid, o Brass, o Le Havre. E, no caso, o Caylus também é considerado um jogo econômico (ainda que seja, principalmente, de alocação de trabalhadores).

No caso, sem sair de sua lista, creio que o espaço do Automobile estaria melhor ocupado pelo El Grande ou o Dixit.
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

jogos - Top 5 - Jogos Que Todos Deveriam Conhecer Empty Re: Top 5 - Jogos Que Todos Deveriam Conhecer

Mensagem por libonati Ter Nov 22, 2016 11:15 am

tiagovip escreveu:Eu entendo os pontos positivos do jogo, mas não vejo ainda porque ele teria precedência sobre, por exemplo, o Power Grid, o Brass, o Le Havre. E, no caso, o Caylus também é considerado um jogo econômico (ainda que seja, principalmente, de alocação de trabalhadores).

No caso, sem sair de sua lista, creio que o espaço do Automobile estaria melhor ocupado pelo El Grande ou o Dixit.

Como eu disse, El Grande e Dixit não entraram no Top pq pra mim um bom jogo econômico é essencial.

Superado este ponto, Le havre, para mim é um jogo completamente passável, que ninguém precisa conhecer. Além disso, tanto ele quanto o Caylus, apesar de terem sua boa parcela de gestão de recursos, não são jogos econômicos em si, ou pelo menos o aspecto econômico não é tão importante quantos outros em ambos os jogos.

Power Grid e Brass, claro, passaram por minha cabeça no momento de fazer a lista. Mas preferi registrar o Automobile por crer que as mecânicas de gestão econômica estão mais destacadas nele que nos demais. Não estou dizendo que ele seja melhor ou pior que os outros dois, até pq os três são tops pra mim. Mas ao jogar Automobile sinto uma gestão econômica maior, com a demanda, o quanto e onde investir, quantos funcionários contratar, gerir o prejuízo e este tipo de coisa.

Porém, em termos de "clássicos", ou mais conhecidos, assim digamos, acho que a ordem seria Power Grid, Brass e depois Automobile. Todavia, para mim os três são jogos que todos devem conhecer, se apaixonar e jogar muito.

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

jogos - Top 5 - Jogos Que Todos Deveriam Conhecer Empty Re: Top 5 - Jogos Que Todos Deveriam Conhecer

Mensagem por tiagovip Qua Nov 23, 2016 11:48 am

Saquei. Em 5 não tem como cobrir tudo mesmo.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

jogos - Top 5 - Jogos Que Todos Deveriam Conhecer Empty Re: Top 5 - Jogos Que Todos Deveriam Conhecer

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos