Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Terça-Feira - 28/05

5 participantes

Ir para baixo

Terça-Feira - 28/05 Empty Terça-Feira - 28/05

Mensagem por Trentini Qua maio 29, 2013 9:09 am

Seguindo com minha tentativa de jogar todos os dias nessa semana de feriado (semana que vem farei um curso e estarei impossibilitado de jogar, até nas usuais jogatinas de sextas-feiras), ontem rolou na casa do Dorival, duas partidas de Tzolk'in, e dada a complexidade das partidas, fui obrigado a aumentar minha nota ainda mais para esse jogo que ultimamente, como worker placement, está se saindo melhor do que, pasmem, Agricola. Jogamos em 3 as duas vezes, e devo dizer que jogar em 3 não perde em nada de qualidade do que jogar em 4, apesar que em 4 os dumb workers não existem, são substituídos por trabalhadores reais.

Primeira partida: Situação favorável para aplicar a minha estratégia de evoluir as técnicas de agricultura ao máximo e brincar de colheita de milho até não precisar mais, depois trocar no mercado pelos materiais que eu iria precisar para construir um wonder que me permitiu triplicar a pontuação de um dos meus templos (escolhi o verde em que eu ostentava a posição máxima com valor 10) o que me rendeu além da pontuação pelos templos, mais 30 pontos, mas o Yuri foi um pouquinho mais feliz em sua estratégia um pouco mais variada que dependia tanto de colocar caveiras de cristal em Chichen Itza, quanto construir um wonder que pontuava pela quantidade de caveiras de cristal deixadas nessa cidade, não foi tão eficaz quanto o meu wonder, mas rendeu-lhe 20 pontos, o que deixou ele 1 ponto e meio na minha frente.

O Dorival também partiu para uma estratégia mais mista, muito parecida com a do Yuri, porém fez um pouco menos de pontos.

Partida equilibradíssima, placar final:

Yuri 68
Alexandre 66
Dorival 61

Terça-Feira - 28/05 Img20130528195951

Terça-Feira - 28/05 Img20130528195956
Foto do placar final

A segunda partida foi ainda mais interessante e foi a partida que realmente me deixou abismado com o potencial desse jogo em ter derretido meu cérebro em uma analisis paralisis impressionante no final do jogo, meu último turno durou quase 10 minutos e eu precisei pedir desculpas por toda a demora, mas minha ação era complexa demais para apenas deixar rolar.

Tudo começou quando decidimos trocar os wonders que vieram na primeira partida, não deixamos nenhum repetido para escolher, o que deixou o jogo completamente diferente do anterior, meu foco foi muito diferente, mais do que isso, eu não tinha uma estratégia muito bem definida até a metade do jogo.

Com uma situação favorável para coletar materiais investi rapidamente em 2 trilhas tecnológicas: Arquitetura e coleta de materiais. Meu foco seria esse, mas aprendi em jogos anteriores que focar demais em um único ponto dificilmente te leva a vitória, então eu entreguei 2 caveiras em Chichen Itza para adorar deuses diferentes (uma no verde e outra no amarelo), em ambas as posições conseguia um material qualquer, que escolhi ouro.

Rapidamente aumentei minha quantidade de trabalhadores para 5 e comprei uma fazenda que eu precisaria pagar apenas 1 comida por trabalhador ao invés de 2, o que reduziria meu custo operacional. Com cinco trabalhadores apesar do meu jogo ficar mais complexo, ele me deu mais possibilidades, apesar de eu ter que controlar o timming das ações o tempo todo. Foi assim que eu consegui deixar um trabalhador passear longas rodadas em Chichen Itza e ainda assim ter 4 trabalhadores para coletar ouro e pedra como se não houvesse amanhã e fazer construções que me davam mais material ou aumentavam minha crença em alguns deuses específicos (lembrando que eu tinha também a trilha de arquitetura no máximo, o que me rendia 2 pontos e um milho para cara construção além de eu poder pagar um recurso a menos).

No último quadrante do jogo foquei em colocar meus 5 peões em trilhas estratégicas, 1 para coletar mais outro (eu duplicava o ouro pq tinha a trilha de coleta de material no máximo), outro para pegar comida, 1 para fazer a construção de um wonder e os outros dois na cidade mercante, um para trocar material e o outro para tentar fazer uma construção pagando em milho ou quem sabe chegar longe o suficiente para gastar um milho e fazer uma ação qualquer me possibilitando construir MAIS UM wonder.

E aí o último turno, vários wonders me interessavam, várias construções, e aí que eu consegui combar construções que me davam ainda mais recursos para pegar mais construções que me davam pontos e me permitiam fazer uma ação qualquer pagando um milho, que me permitiu fazer um wonder, e o outro usei na posição de usar um milho para fazer qualquer ação para fazer mais um wonder (sim, é uma salada até para explicar o que eu fiz, pq sinceramente foi bem complicado mesmo). Ok, sobrou-me 3 comidas, suficiente para alimentar 3 peões, os outros 2 tiveram que morrer de fome, -6 pontos para mim, mas valeu muito a pena, fiz a maior pontuação que eu já presenciei nesse jogo: 85 pontos.

O jogo do Yuri vale uma atenção também, ele teve um foco parecido com o meu no primeiro jogo, investiu em pegar comida e depois trocar por material no mercado, com a exceção de que ele investiu em todos os deuses, tinha a maioridade de crença em todos eles sem deixar uma única caveira em Chichen Itza, fez um wonder que pontuava de novo todos os templos de deuses e isso deu-lhe 72 pontos.

O Dorival colocou caveiras em Chichen Itza em posições bem altas, mas o jogo deixou ele meio perdido em nenhuma estratégia a não ser tentar ferrar os outros, e graças a ele ter colocado seu peão no starting player e girado 2x no último turno, o timming dos meus peões perdeu em 1, o que me fez ter que pagar mais milho para voltar minhas ações, fora isso ele não conseguiu muita coisa, focou na trilha da arquitetura não para construir, mas para ficar pegando o bonus de 3 pontos cada vez q ele subia uma tecnologia, não deu muito resultado, ficou com 37 pontos.

Final

Alexandre 85
Yuri 72
Dorival 37

Terça-Feira - 28/05 Img20130528220322
Placar final

Terça-Feira - 28/05 Img20130528220308
Minhas construções e meus Wonders

Observações finais:

1)Fazer funcionar uma estratégia com 5 peões é difícil, é mais provável que você vá para o buraco do que consiga um bom resultado, mas quebrando bastante a cabeça você consegue se limitar menos com suas ações.
2)Foi a maior pontuação que eu presenciei até aqui nesse jogo
3)Foi minha primeira vitória
4)Usar a estratégia de arquitetura é excelente, ainda mais combinado com a coleta de materiais, porém exige um pouco de esforço mental muito maior do que apenas colocar caveiras em Chichen Itza por exemplo, entretanto elevou o valor do jogo ainda mais para mim.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Terça-Feira - 28/05 Empty Re: Terça-Feira - 28/05

Mensagem por doizinho Qua maio 29, 2013 9:29 am

Olha aí o Alexandre jogando os mesmo jogos toda semana, ele é que tá certo viu. Te invejo Alexandre, no bom sentido é claro.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 47
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Terça-Feira - 28/05 Empty Re: Terça-Feira - 28/05

Mensagem por Trentini Qua maio 29, 2013 9:40 am

jogo os mesmos jogos por 2 razões:

-não temos uma coleção muito grande de jogos (cerca de uns 25)
-meu grupo gosta de explorar os hot games (que costumam ser os mais novos que chegam) até a exaustão, o objetivo é tentar procurar uma falha na matrix, ou tentar várias estratégias diferentes.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Terça-Feira - 28/05 Empty Re: Terça-Feira - 28/05

Mensagem por doizinho Qua maio 29, 2013 9:44 am

É o que eu disse, você tá certo. Eu tenho jogos que joguei 2 vezes e mereciam muito mais.

O Princess of Florence saiu de casa pra passear umas 3 vezes no último mês, até sugeri o jogo, mas todas as vezes ele ficou de lado para jogos piorem irem à mesa.

Você está super certo em jogar bons jogos várias vezes.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 47
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Terça-Feira - 28/05 Empty Re: Terça-Feira - 28/05

Mensagem por Trentini Qua maio 29, 2013 9:50 am

Uma sugestão para conseguir realizar isso é ter um outro grupo de jogadores menor, onde você seja o fornecedor dos jogos, assim, mesmo que todo mundo tenha uma opinião diferente de qual jogo jogar, o dono dos jogos acaba inclinando as decisões para um foco menor dependendo dos jogos que ele leva, todo mundo se diverte igual, porém os jogos costumam ir mais para a mesa repetidamente.

Grupos menores tendem a ter uma opinião parecida sobre quais jogos jogar.

E deixa o grupo de sextas feiras (o nosso) para aquela ocasião maravilhosa de conhecer jogos novos, explorar outras coisas, é o que eu faço.

Apesar de que provavelmente você não tenha tempo para manter mais um grupo de jogadores ehehe
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Terça-Feira - 28/05 Empty Re: Terça-Feira - 28/05

Mensagem por doizinho Qua maio 29, 2013 9:57 am

Meu outro grupo de jogos tem só um carinha de 4 anos. Very Happy

Realmente agora com 2 filhos pequenos fica difícil separar tanto tempo pros jogos, na verdade já fico feliz por sair uma vez por semana pra jogar porque eu sei como é difícil ficar sozinho com os 2 em casa.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 47
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Terça-Feira - 28/05 Empty Re: Terça-Feira - 28/05

Mensagem por Trentini Qua maio 29, 2013 9:59 am

exato, mas isso é o que me espera num futuro provavelmente próximo, vida de gente grande tem suas vantagens mas a gente acaba tendo que abrir mão de algumas coisas, portanto te entendo completamente. Só de ter casado o valor das coisas mudou bastante para mim, imagina quando tiver filhos para cuidar e etc e tal.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Terça-Feira - 28/05 Empty Re: Terça-Feira - 28/05

Mensagem por Rafaelfo Qua maio 29, 2013 10:23 am

Trentini, o que você achou de jogar em 3? Os espaços com os "dummies" atrapalham em algo, fica equilibrado?
Rafaelfo
Rafaelfo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1809
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 38
Localização : Curitiba

http://www.sommastudio.com

Ir para o topo Ir para baixo

Terça-Feira - 28/05 Empty Re: Terça-Feira - 28/05

Mensagem por Trentini Qua maio 29, 2013 10:31 am

Rafaelfo escreveu:Trentini, o que você achou de jogar em 3? Os espaços com os "dummies" atrapalham em algo, fica equilibrado?

É tão bom quanto em 4, já é a terceira vez q jogo em 3, e sinceramente os dummy workers são uma adição legal, não é tão decisivo mas as vezes eles te obrigam a tomar uma ação bem cara, principalmente combinado com os workers normais dos teus adversários.

O legal é que cada jogo a configuração dele muda, teve um que tinha 4 dummy workers em palenque o que deixou a coleta de milho um tanto difícil, ainda mais que um amigo meu meio que manipulava aquele lugar, colocava os workers dele lá e para a gente colocar tinha que pagar bem caro.

Os dummy servem mais para não deixar o tabuleiro tão vazio, mas sim, 4 jogadores ainda é o ideal de jogar. Agora em 2 pessoas não joguei ainda, talvez tenha dummy worker demais deixando o jogo muito estático.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Terça-Feira - 28/05 Empty Re: Terça-Feira - 28/05

Mensagem por Rafaelfo Qua maio 29, 2013 10:44 am

Ah, putz, eles entram bem aleatórios né... deve ser interessante mesmo, obrigando fazer estratégias diferentes!
Rafaelfo
Rafaelfo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1809
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 38
Localização : Curitiba

http://www.sommastudio.com

Ir para o topo Ir para baixo

Terça-Feira - 28/05 Empty Re: Terça-Feira - 28/05

Mensagem por Pedro Qua maio 29, 2013 10:45 am

Legal,

daqui a pouco vai ficar difícil encarar o Trentini... repetir os jogos vai lhe trazer uma experiência muito bacana. Eu também procuro uma oportunidade assim, estou formando um grupo que pretende repetir jogos. Caylus na veia!!!! Wink
Pedro
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.meeplehouse.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Terça-Feira - 28/05 Empty Re: Terça-Feira - 28/05

Mensagem por Trentini Qua maio 29, 2013 10:48 am

Pedro escreveu:Legal,

daqui a pouco vai ficar difícil encarar o Trentini... repetir os jogos vai lhe trazer uma experiência muito bacana. Eu também procuro uma oportunidade assim, estou formando um grupo que pretende repetir jogos. Caylus na veia!!!! Wink

Visto que foi a primeira vez q venci o jogo, acho que meu aprendizado está sendo bem lento, vcs ainda ganham de mim sem problemas, basta eu escolher uma estratégia inadequada para a situação do jogo, ou errar um timming, etc etc.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Terça-Feira - 28/05 Empty Re: Terça-Feira - 28/05

Mensagem por Pedro Qua maio 29, 2013 10:59 am

Acredito que os jogos, na sua maioria tem uma curva lenta de aprendizado...

em alguns casos é preciso investir na mesma estratégia para aprimorá-la e descobrir em qual dos caminhos você conseguira ser mais competitivo. Eu vejo que me dou melhor seguindo para parte financeira do jogo, ou da gestão de um recurso específico... eu sou insistente e sigo nela até perceber que não é vantagem ou se precisa ser combinada com outras possibilidades...
Pedro
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.meeplehouse.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Terça-Feira - 28/05 Empty Re: Terça-Feira - 28/05

Mensagem por Trentini Qua maio 29, 2013 11:04 am

O grande problema da maioria dos jogos é que seguir uma única estratégia não te garante vitória sempre, principalmente em jogos cujo setup das construções e maravilhas é aleatório favorecendo você a usar outras estratégias, claro que ser bom em todas as estratégias é algo meio difícil, mas a minha busca é exatamente ao contrário de vc, tento ver quantas estratégias são possíveis e quais se adequam mais a cada jogo
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Terça-Feira - 28/05 Empty Re: Terça-Feira - 28/05

Mensagem por Pedro Qua maio 29, 2013 12:11 pm

É bom também,

mas percebi que dificilmente uma estratégia é boa quando só, sempre vai ter dependência de alguma outra para ser completa. Concordo que aprender todas é importante, mas quando se aplica a sua e ela dá errado, você vê o vencedor aplicando outra com sucesso, isso também é uma possibilidade de conhecer outros caminhos.

Pedro
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.meeplehouse.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Terça-Feira - 28/05 Empty Re: Terça-Feira - 28/05

Mensagem por Trentini Qua maio 29, 2013 12:14 pm

Com certeza, e o tzolk'in é um exemplo real disso, focar em uma única coisa não te fará vencer, mas mesmo com vários focos você nunca terá tempo hábil no jogo para completar tudo o que você queria fazer, então usar uma estratégia como coluna vertebral e as outras aproveitar o melhor possível delas é um bom caminho para pontuações mais altas
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Terça-Feira - 28/05 Empty Re: Terça-Feira - 28/05

Mensagem por tiagovip Qua maio 29, 2013 3:33 pm

Alexandre Trentini escreveu:A segunda partida foi ainda mais interessante e foi a partida que realmente me deixou abismado com o potencial desse jogo em ter derretido meu cérebro em uma analisis paralisis impressionante no final do jogo, meu último turno durou quase 10 minutos e eu precisei pedir desculpas por toda a demora, mas minha ação era complexa demais para apenas deixar rolar.

Meu Deus, 10 minutos para 1 só jogada?

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Terça-Feira - 28/05 Empty Re: Terça-Feira - 28/05

Mensagem por Trentini Qua maio 29, 2013 3:35 pm

exatamente, e infelizmente não tinha como demorar muito menos que isso, eu tinha a chance de fazer um baita combo mas tinha que pensar com cuidado
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Terça-Feira - 28/05 Empty Re: Terça-Feira - 28/05

Mensagem por tiagovip Qua maio 29, 2013 3:57 pm

É, entendo, mas é muito mesmo assim.
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Terça-Feira - 28/05 Empty Re: Terça-Feira - 28/05

Mensagem por doizinho Qua maio 29, 2013 4:13 pm

Pois é, 10 minutos de downtime geral já é meio grande, agora 10 minutos de 1 jogador é foda!
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 47
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Terça-Feira - 28/05 Empty Re: Terça-Feira - 28/05

Mensagem por Trentini Qua maio 29, 2013 4:15 pm

Mesmo assim o jogo durou 1 hora e meia
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Terça-Feira - 28/05 Empty Re: Terça-Feira - 28/05

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos