Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Shadow Hunters - resenha

3 participantes

Ir para baixo

Shadow Hunters - resenha Empty Shadow Hunters - resenha

Mensagem por tiagovip Sex Fev 14, 2014 11:42 am

Escondido atrás da lápide e encoberto pela escuridão da noite chuvosa, ele espera pelo alvo. Os passos no cascalho se aproximam - são cuidadosos, não porque as pedras estão escorregadias, mas porque, ele crê, a criatura sabe que não está segura ali, talvez ela até sinta o sinistro poder que emana da arma amaldiçoada que ele empunha.

Um relâmpago faz a sombra da criatura se projetar até ao lado dele - ela está muito mais perto do que ele imaginou, a aproximação dela abafada pelo ruído da chuva.

Ele se levanta e aponta a espada para a criatura. A aparência dela é humana, inofensiva até. Ela não carrega armas, mas Franklin sabe melhor do que acreditar em seus olhos, ele sente o cheiro da natureza da criatura.

"Este é um local apropriado para o seu fim", pronuncia Franklin, quase gritando para superar o barulho da tempestade.

"Calma, calma!", pede a criatura. "Só estou de passagem!"

"Ah, sim, nisso estamos de acordo", retrucou Franklin. "De passagem para o inferno de onde você não deveria ter saído, seu monstro!"

"Monstro? Que monstro? Você está enganado! Meu nome é Charles e não sou monstro algum!", defendeu-se aquele que se diz Charles.

O argumento é pobre, mas há um tom de honestidade nas palavras. Estaria Franklin errado? A dúvida começa a rachar a certeza que ele tinha até então, mas a criatura já o enganou antes. Há uma grau de satisfação que a decisão não esteja em sua decisão.

A espada clama por sangue e não há como negar tal exigência.



SHADOW HUNTERS - O JOGO

Shadow Hunters - resenha Pic368064_md

(Cortesia de Scott Everts)


Shadow Hunters é um jogo de papéis escondidos: alguns serão Sombras, outros serão Caçadores e, no meio da disputa, estarão os Neutros.

As Sombras têm como objetivo eliminar todos os Caçadores ou todos os Neutros. A missão dos Caçadores é eliminar todas as Sombras. Os Neutros têm metas próprias - manter-se vivo, acumular itens, ser o primeiro a morrer (tem gente que não aguenta a pressão, afinal).

Então o esquema do jogo é tentar descobrir quem os outros são, para saber quem atacar e quem ajudar, pois de começo ninguém sabe quem são seus aliados e quem são os inimigos, pois todos os papéis estão escondidos e a maioria dos jogadores quer manter esse sigilo. No entanto, vários personagens têm habilidades especiais que só podem ser utilizadas no caso da carta ser revelada a todos. Valerá se revelar e virar um alvo?


DIGA-ME QUEM ATACAS E TE DIREIS QUEM ÉS

Agora, como descobrir quem é quem?

Durante seu turno o jogador rola um dado de 6 faces e um dado de 4 faces e soma os resultados. O número final é onde o jogador irá colocar o marcador de seu personagem (é, portanto, onde ele "está").

Não há, claro, o espaço nº 1 e nem o nº 7, pois quando a soma der 7, o jogador escolhe onde quer posicionar o marcador dele. Os locais são:

2 e 3: o Cabana do Ermitão - neste local o jogador pode pegar uma carta verde (Ermitão). São essas cartas que o jogador usa para descobrir qual o alinhamento dos outros (Sombra, Caçador ou Neutro), pois essas cartas, quando passadas a outro jogador, fazem coisas como: "Se você for uma Sombra, tome 1 ponto de dano", ou "Se você for um Caçador, cure 1 ponto de dano" e assim em diante. Se o jogador receber uma carta como a do Caçador acima, mas for, digamos, um Neutro, ele responde: "Nada acontece", e aquele que lhe passou a carta sabe que ele é um Neutro ou uma Sombra.

Shadow Hunters - resenha Pic369879_md

(Cortesia de WEI-CHENG CHENG)


4 e 5: o Portal do Submundo - neste local o jogador pode comprar uma carta de qualquer uma das pilhas (Ermitão, Branca ou Preta).

6: Igreja - neste local o jogador pode comprar uma carta Brancas;

8: Cemitério - neste local o jogador pode comprar uma carta Preta;

9: Mata Estranha - neste local o jogador pode dar 2 pontos de dano a qualquer personagem de qualquer jogador (inclusive o dele) ou curar 1 ponto de dano de qualquer personagem (inclusive o dele);

10: Altar Antigo - o jogador pode pegar o equipamento/item de qualquer personagem.

As cartas Brancas e Pretas contêm equipamentos diversos (incluindo a Espada Amaldiçoada que obriga o personagem que a usa atacar outro personagem dentro de seu alcance), alguns de uso único, outros de uso contínuo.

Shadow Hunters - resenha Pic352651

(Cortesia de Haryenny Lim)


Usualmente os personagens podem atacar qualquer outro personagem que esteja em seu alcance (o padrão de alcance é: o nº em que o personagem está e as duas casas ao lado).

Cada personagem tem uma certa quantidade de pontos de vida e, se os danos igualarem ou superarem os pontos de vida, o jogador revela a carta do personagem se ainda não o tinha feito, e está eliminado daquele jogo.


E É BOM?

Shadow Hunters - resenha Pic684360_md

(Cortesia de GeoMan)


Sim, é sim, todas as partidas foram barulhentas, divertidas e recheadas de dúvidas e desconfianças, exatamente ao que o jogo se propõe - tanto que, praticamente ao final de cada partida, havia alguém interessado em adquirir uma cópia do jogo. Mas o Shadow Hunters, no entanto, tem três problemas: um é na fonte que foi usada para as cartas: as palavras são difíceis de ler, principalmente quando usaram a cor amarela nas palavras. O outro é o tamanho da caixa: muito maior do que seria necessário. Se o tabuleiro tivesse duas dobras, ou viesse em quatro partes para ser montado, nada se perderia e a caixa poderia ser 50% menor. E, o mais relevante dos poréns: há eliminação de jogador - ao estilo Werewolf você pode ser eliminado com relativamente pouco tempo de jogo e isso não necessariamente causa uma aceleração no término da partida, pois para atacar é necessário estar no mesmo espaço ou em locais adjacentes, algo que não dá para exatamente controlar (exceto ao rolar 7, claro). Nas partidas que participei, isso não chegou a incomodar, pois os eliminados permaneciam interessados em descobrir quais eram os "times" e, também, faziam ainda parte das discussões. Mesmo assim, aponto como um porém, pois o ideal mesmo seria que as mecânicas conseguissem manter todos envolvidos até o final (mesmo que, após a morte do personagem, recebendo a partir disto um papel menor, mas ainda relevante).

Shadow Hunters é um jogo em que a diversão está na interação entre as pessoas. As suspeitas e acusações ("Você é uma Sombra, não é?"), os ataques equivocados ("Iche, você era um Caçador?!"), as negociações e ameaças de revide, etc.

O jogo funciona melhor com pessoas que se conhecem, pois ninguém terá vergonha nem perdão em sentar a mão em cima dos personagens dos outros. Mas, se nada impede de o mesmo ser usado como aquele "quebra-gelo" de começo de reunião de jogos, só será preciso deixar a timidez, de quem é novo no grupo, de lado.

A arte do jogo é em estilo mangá, que não é meu estilo preferido, mas a qualidade é boa.

E é isso!

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Shadow Hunters - resenha Empty Re: Shadow Hunters - resenha

Mensagem por tiagovip Sex Fev 14, 2014 12:02 pm

Também postada no blogue: http://curitibaludica.wordpress.com/2014/02/14/shadow-hunters-resenha/
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Shadow Hunters - resenha Empty Re: Shadow Hunters - resenha

Mensagem por Trentini Sex Fev 14, 2014 12:40 pm

Esse quase foi para a mesa no meu aniversário mais de uma vez, lendo a resenha me deu vontade de conhecer, podia ter rolado lá no meu aniversário ein? Hehehe
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Shadow Hunters - resenha Empty Re: Shadow Hunters - resenha

Mensagem por Soar Sáb Fev 15, 2014 10:34 pm

Eu joguei e gostei, gostaria de jogar novamente!
Soar
Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1954
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 52
Localização : Kronnos 1

Ir para o topo Ir para baixo

Shadow Hunters - resenha Empty Re: Shadow Hunters - resenha

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos