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Mensagem por Marcelo Ter Fev 11, 2014 10:07 am

Ontem recebi aqui em casa o Rafael, Bruno, Pedro e Leo para uma jogatina. O que caiu na mesa foi o novo jogo do Uwe Rosenberg, Caverna: The Cave Farmers. Quando olhei o tamanho do manual e a quantidade de componentes fiquei um pouco assustado, acreditando que se tratava de um jogo muito complexo. Bastou ler as primeiras páginas e a semelhança com o Agricola  ficou bastante evidente, em especial com a versão para 2 jogadores. Trata-se de um jogo com muitas opções durante a partida, mas menos punitivo que o irmão mais velho Agricola. A presença de 48 tiles de construções diferentes é um pouco complicada em um primeiro momento, porém deve se tornar mais fácil após uma ou duas partidas.  Eu cometi alguns erros bobos nas primeiras rodadas, tentei aumentar minha família a todo custo, porém esqueci que cada nova boca me custava caro na fase de colheita. Acabei perdendo alguns turnos para voltar ao jogo, focando em mineração e na criação de mulas. Tive uma boa pontuação na criação de animais e nas minas, mas pouco nos outros quesitos. O Pedro iniciou o jogo enchendo sua casa de cachorros, fato que o levou até a construir uma escola canina dentro de sua caverna. Após isso investiu em construções que geravam pedras e também investiu pesado no armamento de seus anões, era quase uma civilização espartana. O primeiro brinquedo destas pobres crianças foi um machado e um escudo, jogadas ao mundo para caçar. O Bruno optou por um jogo com pouca criação de animais, mas muita reprodução por parte dos seus anões. Com ausência de televisão, nosso amigo chegou ao  limite de 6 anões nascidos naquela aldeia. A quantidade de ouro também foi expressiva, com 12 moedas ao final da partida. O Leo que já tinha a experiência do Agricola, escolheu um jogo conservador, chegando ao ponto de abdicar totalmente do armamento de seus anões. Foi o que teve a maior criação de animais e um bom equilíbrio na pontuação geral de suas construções. O grande vencedor da noite foi nosso amigo Rafael, que se destacou na agricultura, com muita produção de grãos e vegetais. Teve  pouca criação de animais, mas detonou na pontuação final com os bônus acumulados em suas construções, fazendo as melhores combinações.
Enfim, foi uma ótima noite de jogos, obrigado a todos que compareceram.

Um abraço,
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Mensagem por tiagovip Ter Fev 11, 2014 10:14 am

E o tempo de jogo para 5?
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Mensagem por Rafaelfo Ter Fev 11, 2014 10:59 am

tiagovip escreveu:E o tempo de jogo para 5?
Nossa partida durou aproximadamente 180 minutos.
A caixa diz 30m por jogador.

Valeu Marcelo pelo jogo na sua caverna casa.
Este último Uwe é realmente intimidador. Quando se vê a quantidade de coisas na mesa dá um certo "medo". Confesso que eu não estava com tesão no começo da partida, devido exatamente a não saber o que eu estava fazendo ali em meio a tantos tiles e tokens, hehe. Mas, como é comum no Agrícola, depois que você entende o que tem que fazer, o jogo acaba sendo legal. E este Caverna se mostrou mais legal que seu irmão Agrícola. Este jogo dos anões é menos punitivo e bem mais aberto a escolhas!
De todo modo, é o tipo de jogo que ou participo novamente em breve ou não vou ter muito saco pra jogar novamente futuramente. (e isso não é culpa do jogo, e sim da minha memória horripilante que daqui 2 meses esqueceu completamente a mecânica/tiles/contruções e vai ter que reaprender tudo...)
Toparia jogá-lo novamente ainda esta semana, se possível.


Última edição por Rafaelfo em Ter Fev 11, 2014 11:03 am, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Marcelo Ter Fev 11, 2014 11:03 am

Na caixa diz 30 minutos por jogador, nós levamos umas 3h e meia. Como perdemos muito tempo lendo os 48 tiles, pois não conhecíamos nada do jogo, acho possível jogar em 2h e meia em 5 jogadores. O que fez muita falta foi um player aid com todas as construções, vou providenciar para uma próxima partida.
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Mensagem por tiagovip Ter Fev 11, 2014 11:15 am

Marcelo escreveu:Na caixa diz 30 minutos por jogador, nós levamos umas 3h e meia. Como perdemos muito tempo lendo os 48 tiles, pois não conhecíamos nada do jogo, acho possível jogar em 2h e meia em 5 jogadores. O que fez muita falta foi um player aid com todas as construções, vou providenciar para uma próxima partida.

Entendi! As 48 construções são sempre as mesmas ou ficam algumas de fora?

Abs,
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Mensagem por Rafaelfo Ter Fev 11, 2014 11:19 am

tiagovip escreveu:
Marcelo escreveu:Na caixa diz 30 minutos por jogador, nós levamos umas 3h e meia. Como perdemos muito tempo lendo os 48 tiles, pois não conhecíamos nada do jogo, acho possível jogar em 2h e meia em 5 jogadores. O que fez muita falta foi um player aid com todas as construções, vou providenciar para uma próxima partida.

Entendi! As 48 construções são sempre as mesmas ou ficam algumas de fora?
Abs,

Sempre as mesmas.
Adicionalmente, o jogo tem menos aleatoriedade que o Agrícola (apesar de algumas decisões bobas como uns tokens que ditam se naquele turno haverá harvest ou não (facilmente contornados com alguma variante)).
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Mensagem por libonati Ter Fev 11, 2014 12:07 pm

Primeiramente, obrigado Marcelo pelo convite, gostei bastante de conhecer o Caverna.

Quanto ao jogo, achei-o bem legal. Ele tem uma arte muito agradável (diferentemente doq penso de vários jogos do Uwe), todos os tiles são bem bonitos e com ícones bem expressos. Não obstante, os marcadores de minérios e rubis são muito bonitos e elegantes e todos os animais e vegetais são representados muito bem com seus respectivos animeeples e vegemeeples, bem como ocorre com os recursos, pedra e madeira.

Quanto ao jogo, ele é mecanicamente muito parecido com o Agrícola, mas o pulo do gato são os tiles abertos a todos, que permitem um planejamento estratégico equânime e retira a aleatoriedade das cartas combadas do Agricola. Além disso, ele extrapola o simples plantar/criar, colher/matar e cozinhar. O jogo traz coisas a mais e diversas possibilidades estratégicas, tanto que como sucintamente dito pelo Marcelo, todos adotaram estratégias bem diferentes. Na verdade eu mal tinha uma estratégia até o quarto final do jogo, mas acho que isso aconteceu com outros coleguinhas também, especialmente os que ficaram na casa dos 60 pts como eu. Bem, ele te permite apelar para minas, plantações, exploradores, animais, filhos e construções. Claro uma estratégia boa deve abranger mais de uma coisa e como um bom Uwe, as coisas estão interligadas para que você possa se divertir com sua maquininha de pontos, escancarada pelos tiles amarelos, que dão ponto por isso e aquilo.

Outro grande diferencial em relação ao agrícola é ser mais fácil. Sim, foi essa a impressão que tive. Afinal, além daquelas inúmeras possibilidades estratégicas que não lhe deixam o jogo fechado, existem espaços como o Mercado Semanal- que lhe permite comprar todos os recursos, animais e vegetais do jogo - dois espaços de Imitação - onde você imita a ação de outro jogador ao custo de duas ou quatro comidas - e o rubi - que serve como um coringa - podendo ser trocado por quase qualquer coisa no jogo, inclusive pastos, tuneis e espaços para salas. isso deixa o jogo mais aberto, fluído e menos punitivo, como já anotado pelos colegas, embora não menos sem graça.

A única coisa que achei estranha foi a pontuação, mas é ok, basta se acostumar. Por falar nisso, para fins de registro, a pontuação final foi

Elfo - 87
Nardo - 80
Eu - 67
Marcelo - 65
Pedro - 63

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Mensagem por Trentini Ter Fev 11, 2014 11:38 pm

Legal, quando voltar para Curitiba quero muito conhecer, Marcelo.
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Mensagem por Marcelo Qua Fev 12, 2014 12:00 pm

Trentini escreveu:Legal, quando voltar para Curitiba quero muito conhecer, Marcelo.
Marcaremos sim Trentini, assim como o Eclipse!
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