Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Segunda-Feira - 25/11

5 participantes

Ir para baixo

Segunda-Feira - 25/11 Empty Segunda-Feira - 25/11

Mensagem por Trentini Ter Nov 26, 2013 9:55 am

Ontem foram lá em casa o Pedro e o Libonati para finalmente realizarmos a partida de Steam Over Holland

O jogo é bem legal e serve muito bem como um módulo introdutório para os 18xx, ao menos foi o que me pareceu, ele é bem mais simples que o outro que joguei, 1849 (que já falam que é bem simples) e possui um limitador de rodadas, o que de certa forma acaba frustrando um pouco, pois quebrar o banco dá uma sensação de completude maior do jogo. Por outro lado, a limitação de rodadas faz com que o jogo não dure nem 3 horas, o nosso durou exatamente 171 minutos, e isso torna viável jogar 18xx em uma jogatina de sexta-feira por exemplo.

Vamos ao relato: Na fase inicial de leilão das empresas privadas, o Pedro arrematou sem muita dificuldade a Veerdienst Enkhuizen - Stavoren (HAAHA, se acostumem com esses nomes incríveis) que permitia que ele usasse o Ferry como um revenue de 20fls. Eu arrematei, também sem dificuldades, o Rijks Waterstaat que me permitia construir uma estação de graça, habilidade que não cheguei a usar e nem foi necessário. O Libonati arrematou, com uma certa disputa, a Werkspoor, que lhe permitia pagar trens com 10% de desconto quando alguma companhia absorvesse a empresa privada.

Segunda-Feira - 25/11 Pic1587400

Inicialmente o Pedro abriu a Hollandsche IJzeren Spoorweg Maatschappij (HYSM) e o Libonati abriu a Nijmeegsche Spoorweg Maatschappij (NSM), eu iniciei apenas como um investidor e comprei 10% de cada uma das empresas.

As duas primeiras rodadas seguiram com as duas empresas saindo de suas cidades natais para realizar rotas que inicialmente deram resultados equivalentes em questão de revenue.

Na terceira rodada resolvi abrir minha própria empresa, a Société Anonyme des Chemins de Fer d'Anvers à Rotterdam (AR) que iria reaproveitar os trilhos já construídos pela NSM. Inicialmente nem o Libonati nem o Pedro botaram fé na minha empresa, empresa essa que iniciou a fase dos trens de nível 3, já começando com um revenue melhor do que o incomming da NSM e da HYSM.

Na rodada seguinte o Libonati e o Pedro resolveram comprar um pouco das ações da AR, a HYSM esgotou o mercado de ações, com todos tendo participação na empresa, eu e o Libonati com 20% e o Pedro com 60%, a NSM ainda tinha ações e tinha dinheiro para investimento, conquistado dos revenues. Resolvi fazer uma jogada arriscada, abri mais uma empresa, a Overijsselsche Spoorweg Maatschappij (OSM), com uma promessa distante, abri em local distante de propósito, para não chamar interesse inicial do Libonati e do Pedro.

Com o dinheiro injetado pelo Pedro e Libonati na AR, comprei mais trens, forçando o jogo a chegar na fase 4 rapidamente, os trens de nível 2 foram todos embora, isso deixaria a AR em uma extrema vantagem, não fosse o fato de eu comprar os trens da AR de forma barata com a OSM, minha idéia era tentar fazer o Libonati e Pedro investirem na AR para depois quebrar a empresa e sair ileso, claro que como eu não sou um cara muito experiente nesse tipo de jogo, a minha idéia não deu certo, perdi o timming da ação e na última rodada de Stock quando o Libonati viu que estava em um barco furado, vendeu a ação da AR enquanto ainda era tempo, com essa decisão eu tive a brilhante idéia de manter a AR e fazer ela valorizar enquanto nem o Pedro nem o Libonati tivessem ações lá, a idéia era ótima, mas a execução dependia do timming, e infelizmente a empresa do Libonati jogaria antes das minhas duas empresas, ele seria o cara que entraria na era dos trens de nível 5 jogando fora todos os trens de nível 3, com isso, com uma das empresas perdi uma rodada de revenue com a AR, só recebi com a OSM por possuir um trem nível 4 e dinheiro para comprar um trem de nível 5.

Com isso, infelizmente minha estratégia não funcionou, mas certamente é válida e há meios de fazer ela funcionar. Tentando focar na minah estratégia perdi de conseguir comprar mais ações da NSM que no final conseguiu valorizar bastante, o que certamente foi um dos responsáveis pela vitória do Libonati. A HYSM também teve uma valorização razoável, as minhas duas empresas valorizaram, porém as ações valiam menos que a empresa do Libonati e do Pedro, por causa das vendas de ações do Libonati e do Pedro da AR para o banco e a OSM teve menos tempo para operar.

Libonati - 2811
Pedro - 2775
Alexandre - 2671
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Segunda-Feira - 25/11 Empty Re: Segunda-Feira - 25/11

Mensagem por Pedro Ter Nov 26, 2013 12:39 pm

Um bom introdutório e creio que devemos experimentar em mais jogadores da próxima vez. Acredito, no entanto, que o limite seja 4 jogadores. Já disse que vou pegar o jogo do Libo qualquer hora para jogar com a Lili...

Na partida de ontem eu deixei o Libo ganhar pq ele sempre dizia que nunca tinha ganho um 18, então fiz a minha caridade do ano. Very Happy Depois se formos recordar bem, eu acabei vencendo, pq dei dicas durante todo o jogo.jocolor 
Pedro
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.meeplehouse.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Segunda-Feira - 25/11 Empty Re: Segunda-Feira - 25/11

Mensagem por libonati Ter Nov 26, 2013 3:39 pm

Pedro escreveu:Um bom introdutório e creio que devemos experimentar em mais jogadores da próxima vez. Acredito, no entanto, que o limite seja 4 jogadores. Já disse que vou pegar o jogo do Libo qualquer hora para jogar com a Lili...

Na partida de ontem eu deixei o Libo ganhar pq ele sempre dizia que nunca tinha ganho um 18, então fiz a minha caridade do ano. Very Happy Depois se formos recordar bem, eu acabei vencendo, pq dei dicas durante todo o jogo.jocolor 
Na verdade, se lembrarmos bem, todas as suas vitórias de 1856 podem ser impugnadas, ja que o sr. não sabe como os trens se locomovem neste tipo de jogo Evil or Very Mad 
E mesmo o sr. tentando nos passar pra trás, consegui triunfar, pois o bem sempre triunfa sobre o mal!!!

De qquer sorte, estou mto feliz por ter ganho meu primeiro 18xx, mesmo que seja este para babys!!

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

Segunda-Feira - 25/11 Empty Re: Segunda-Feira - 25/11

Mensagem por libonati Ter Nov 26, 2013 3:46 pm

Trentini, parabéns pelo relato. Não tenho mais oq acrescer.

Só vale lembrar que o jogo é muito bonito, com componentes bem legais e super rápido.
O jogo tem 5 stock rounds, não dá brincar muito de mercado de ações, mas serve realmente pra introduzir alguém à família 18xx!

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

Segunda-Feira - 25/11 Empty Re: Segunda-Feira - 25/11

Mensagem por tiagovip Ter Nov 26, 2013 3:57 pm

libonati escreveu:
Pedro escreveu:Um bom introdutório e creio que devemos experimentar em mais jogadores da próxima vez. Acredito, no entanto, que o limite seja 4 jogadores. Já disse que vou pegar o jogo do Libo qualquer hora para jogar com a Lili...

Na partida de ontem eu deixei o Libo ganhar pq ele sempre dizia que nunca tinha ganho um 18, então fiz a minha caridade do ano. Very Happy Depois se formos recordar bem, eu acabei vencendo, pq dei dicas durante todo o jogo.jocolor 
Na verdade, se lembrarmos bem, todas as suas vitórias de 1856 podem ser impugnadas, ja que o sr. não sabe como os trens se locomovem neste tipo de jogo Evil or Very Mad 

[X] Didn't count win stats x Life
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Segunda-Feira - 25/11 Empty Re: Segunda-Feira - 25/11

Mensagem por Pedro Ter Nov 26, 2013 4:30 pm

Isso é uma piada dos senhores...

fui gentil te deixando vencer e vem com esse papo ridículo. Dizer isso é o mesmo que dizer que o Gustavo e o Léo tenham interpretado as regras de maneira errônea. Sempre joguei de forma correta, seguindo a forma como meus adversários e explicadores jogavam.

Inclusive fiz o mesmo ontem. Fiz o questionamento por conta da dúvida que me surgiu. Alguns jogos movem por links outros por estações... por isso da pergunta, pois o jogo estava muito travado e conhecendo a fama Libonática imaginei que ele estava aplicando alguma das suas variantes. Por esse fator devemos contestar sua vitória que sempre joga seus títulos com suas regras, embora as vezes elas sejam melhores que as originais e eu ache que você é um dos melhores designers que eu conheço. Infelizmente sempre tem um Olavo ou um Samuca para estragar suas variantes e corrigir os "erros".

Enfim, nunca joguei nada errado. Somente o Keyflower que o Marcelo sussurrou as regras no ouvido dos amigos enquanto eu fui ao banheiro, tamanho o medo que eles tinham de tomar na cabeça já na primeira partida.

Pedro
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.meeplehouse.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Segunda-Feira - 25/11 Empty Re: Segunda-Feira - 25/11

Mensagem por Gustavo Ter Nov 26, 2013 4:43 pm

Pedro escreveu:Dizer isso é o mesmo que dizer que o Gustavo e o Léo tenham interpretado as regras de maneira errônea.

Isto é verdade - e vale dizer que o Léo realmente é um grande leitor e explicador de regras. Por isso ele recebe esta medalha:

Segunda-Feira - 25/11 Prseso
Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Segunda-Feira - 25/11 Empty Re: Segunda-Feira - 25/11

Mensagem por libonati Ter Nov 26, 2013 4:50 pm

Pedro escreveu:Isso é uma piada dos senhores...

fui gentil te deixando vencer e vem com esse papo ridículo.
Realmente, eu que deveria tê-lo deixado vencer, assim não precisaria ouvir asneiras como: "o jogo estava travado", sendo que a pessoa que profere este dizer é a mesma que tinha toda uma parcela do mapa para si, ao passo que eu e o Trentini disputávamos o sul!

mas eu entendo essa esperniação toda, deve ser difícil descobrir que uma vida toda dedicada aos 18xx (até nos quais os trens movem por link pale ), acaba de ser revelada inútil e sem sentido!

Mas devo concordar que o Gustavo e o Nardo são excelentes explicadores de regras!

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

Segunda-Feira - 25/11 Empty Re: Segunda-Feira - 25/11

Mensagem por Pedro Ter Nov 26, 2013 4:52 pm

Travado com pouco lucro e não com pouco espaço...

eu lá ligo pra espaço? Eu ligo é pro dinheiro.

Laughing 
Pedro
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.meeplehouse.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Segunda-Feira - 25/11 Empty Re: Segunda-Feira - 25/11

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos