Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Eclipse no Sábado - 29/06

+6
Pedro
libonati
doizinho
tiagovip
AnJo888
Trentini
10 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Eclipse no Sábado - 29/06 Empty Eclipse no Sábado - 29/06

Mensagem por Trentini Seg Jul 01, 2013 10:35 am

Sábado recebi o Yuri, Antonio, Samuca e Luiz para um embate épico de Eclipse

Mas antes começamos uma partida de Gloom entre eu, Yuri, Samuca e Luiz, para esperar o Antonio, a partida não viu seu fim, mas o Luiz foi o único que conseguiu matar um membro de sua família e pontuar.

Então começamos a brincadeira séria de Eclipse (Em sentido horário: Luiz, Samuca, Eu, Antonio e Yuri), concordamos em não usar a regra de formar alianças, pois em número ímpar pode ser prejudicial, ainda mais com 4 novatos no jogo (eu e o Yuri já haviamos jogado várias vezes).

Depois de explicada as regras, as espécies sorteadas foram: Eu com Descendants of Draco, que podia coexistir com meus aliados ancients pacificamente, além de ter uma exploração melhor onde eu retirava 2 tiles e escolhia 1 para por. O Antonio foi com o Mechanema, seu custo operacional é mais barato, suas construções são mais baratas, constroem mais com uma única ação e fazem mais upgrades com uma única ação. O Yuri foi com a Planta, praga verde cujo maior benefício é explorar, explora 2 hexes por vez e possui uma nave de colonização a mais, mas sua fraqueza reside em suas limitações de blueprint nas naves e seu povo ser suscetível a bombas de neutron que devastam suas colônias sem rolagem de dados. O Luiz foi com a Orion Hegemony, raça porradeira, começa com um escudo básico já pesquisado e equipado em todas as naves e ao invés de começar com um interceptor, já começa com um cruiser em seu sistema natal, o que torna perfeito para já sair batendo nos ancient ships que aparecerem no caminho, além de suas naves produzirem mais energia e terem mais iniciativa do que o usual, seu defeito reside no alto custo de troca 4:1 de qualquer recurso, que acaba deixando custosa a manutenção da sua espécie (o que realmente foi relevante, visto que ele quase abandonou o jogo por Bankrupcy 2x). O Samuca jogou com uma raça que eu particularmente gosto muito, o Hydran Progress, raça especializada em pesquisas, já começa com ciência bem elevada, já pode colonizar planetas que requerem ciência avançada e cada vez que faz um Research ao invés de pesquisar 1 tecnologia, pode realizar 2 pesquisas com uma única ação.

O Luiz começou o jogo, já explorando, assim como a maioria dos jogadores, eu fui como sempre bem agressivo, por mais que minha raça não seja inicialmente agressiva (com nenhuma tecnologia pré-pesquisada minha raça tinha a ciência mais fraca) coisa que corrigi rapidamente criando relações diplomáticas com os Mechanema e com as Plantas (devido minhas explorações agressivas tendendo para o centro fazendo contato com povos distantes, do outro lado da mesa, o Yuri). A Hegemonia de Orion era meu grande calcanhar nesse jogo, cada hex que eles exploravam continham uma nave ancient a qual eu pontuava se ela sobrasse no mapa no final do jogo, obviamente os orions do Luiz aniquilaram os Ancients a sua volta, mas eles estavam do outro lado do mapa, eu nada podia fazer.

O Samuca teve umas explorações ruins no início do jogo, o que forçou ele a seguir a tentativa de diplomacia, com a Hegemonia de Orion do Luiz, a primeira espécie a qual tiveram contato imediato (mesmo eu sendo "vizinho" e louco para fazer mais uma diplomacia, meus buracos de minhoca estavam de costas e havia uma ancient cruiser a qual eu não era aliado separando nossos domínios), fracassou em tentar a diplomacia, o Luiz recusou  deixou o Samuca um pouco sem opção, sua economia acabou sendo bem restrita, piorou quando o Luiz invadiu suas bordas (e na rodada seguinte ainda estabeleceu diplomacia, só para recompensar).

O Antonio teve um jogo muito economico, não batalhou o jogo inteiro, só se armou, se armou, pesquisou armas, construiu naves, mas não explorou muito também, sua economia ficou fragilizada por conta disso, sua sorte é que minha raça isolava ele do perigo, e eu tinha diplomacia com ele, não me interessava invadí-lo.

O Yuri conseguiu estabelecer uma dreadnought bem agressiva, mesmo não sendo próprio de sua espécie, se beneficiou bastante de nossa diplomacia o que possibilitou que ele explorasse além do outerspace sem se preocupar muito com invasão da Hegemonia de Orion, que por onde passava destruia tudo. Mas aí as plantas começaram a descobrir Hexes com naves ancients, meus aliados queridos, e eles começaram a matar meus queridos amigos sem se importar comigo, foi então que em um momento de oportunidade eu traí a diplomacia e invadi as plantas devastando sua Homeworld.

Na rodada seguinte o Yuri já havia conseguido reconquistar sua homeworld, mas minhas forças agora estavam voltadas para o centro, eu teria que batalhar uma ancient dreadnought (essa eu não era aliado) para estabelecer controle do centro da galáxia, o lugar mais rico e próspero para qualquer espécie, e foi o que eu fiz, me estabeleci no centro. Quem vai para o centro sempre acaba fazendo frente com todas as outras raças mesmo do outro lado do mapa, e aí encontrei meu calcanhar, a Hegemonia de Orion que me impediu de avançar, com mísseis mais eficientes e hulls duros de destruir, suas naves resistiam aos meus mísseis de menor dano e conseguiam rebater com mísseis de maior dano, ambos tinham computadores fortes.

Na última rodada o Antonio resolveu sair da zona de conforto e partir pra cima de meu povo, invadindo minha borda, o Luiz invadiu o centro e eu resolvi tentar capturar um monolito do Yuri, que viu minha situação de calamidade tendo que proteger várias bordas e estava se aproveitando da situação para vencer o jogo, até o Samuca queria me invadir, mas achou mais legal matar meus amigos de um ancient hive, independente disso, eu não tinha frota suficiente para proteger todas as minhas bordas.

Minhas investidas não surtiram sucesso no final do jogo, porém alguns monolitos e um pouco de sorte nas reputações de batalhas, fora alguns hexes meus que valiam muitos pontos de vitória acabaram me garantindo uma segunda colocação.

As plantas do Yuri venceram o jogo, pois com a Hegemonia de Orion/Mechanema e Hydran Progress voltando a atenção para mim, os descendentes de Draco, as plantas puderam explorar o mundo exterior sem se preocupar muito com suas defesas, o Luiz quase tirou minha posição quando invadiu o centro e destruiu uma ancient hive em seus domínios externos, porém usou tantas ações que não pôde pagar, e por sorte não entrou em falência, mas para isso teve que abdicar de 2 domínios e acabou ficando atrás por 1 ponto.

O Samuca por ter feito algumas explorações ruins no começo do jogo, acabou não conseguindo avançar, mesmo assim conseguiu usar seus benefícios de pesquisa da raça.

O Antonio acabou fazendo um jogo muito econômico e por ter batalhado só na última rodada, conseguiu uma única reputação, na próxima vez provavelmente ele já estará mais esperto quanto a proposta do jogo.

Resultado final:

Yuri (Planta) - 51
Alexandre (Descendants of Draco) - 37
Luiz (Orion Hegemony) - 36
Samuca (Hydran Progress) - 25
Antonio (Mechanema) - 16

Não me lembro ao certo, mas acredito que no final todo mundo acabou quebrando suas diplomacias, mas eu fui o último a quebrar, portanto acabei ficando com a penalidade de -2 pontos de vitória por quebra de diplomacia que passava como batata quente para o último que quebrou a diplomacia.

Eclipse no Sábado - 29/06 7dy9

Eclipse no Sábado - 29/06 1sqj
Configuração do jogo na sétima rodada, quando eu conquistei o centro da galáxia.


Eclipse no Sábado - 29/06 7ctm
Situação no final do jogo

Player Boards no final do jogo:

Eclipse no Sábado - 29/06 Cnm6
Descendants of Draco (Alexandre)

Eclipse no Sábado - 29/06 I52c
Mechanema (Antonio)

Eclipse no Sábado - 29/06 Wml6
Planta (Yuri)

Eclipse no Sábado - 29/06 Oj2i
Orion Hegemony (Luiz)

Eclipse no Sábado - 29/06 6qel
Hydran Progress (Samuca)

Depois disso, o Samuca apresentou o Ingenious para o Yuri, não sei como foi o jogo, o Samuca deve ter anotado o placar.

E por último para fechar a noite, apresentei o Yinsh para o Yuri, tomei uma lavada, 3 a 1 para o Yuri.

E foi isso, espero que tenham gostado do Sábado.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

O autor desta mensagem foi banido do fórum - Mostrar mensagem

Eclipse no Sábado - 29/06 Empty Re: Eclipse no Sábado - 29/06

Mensagem por Trentini Seg Jul 01, 2013 11:28 am

É possível ser exterminado ou exterminar alguém no Eclipse, mas como o nome 4X já indica, existem 4 focos diferentes os quais você pode vencer o jogo Smile E 4x não quer dizer uma seqüência de ações que cuminam em um extermínio, mas que existem essas possibilidades de vitória, vencer por explorar e encontrar novas descobertas, expandir para um império gigantesco rico e próspero, pesquisar mais tecnologias ou vencer mais batalhas. Acho o suficiente.

E antes que eu me esqueça, Brass não tem batalhas, é puramente econômico.

E sim, em 2 pessoas até dá pra brincar até alguém exterminar o outro, o que não é a proposta do jogo, pois tudo nele é impresso pontos de vitória.


Última edição por Alexandre Trentini em Seg Jul 01, 2013 11:33 am, editado 1 vez(es)
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Eclipse no Sábado - 29/06 Empty Re: Eclipse no Sábado - 29/06

Mensagem por tiagovip Seg Jul 01, 2013 11:32 am

Não joguei TI, mas pelo que sei, não é necessário eliminar outro jogador para vencer. O mais normal no X do exterminate valer mais no sentido de permitir o conflito entre os jogadores e/ou outras raças que existam.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Eclipse no Sábado - 29/06 Empty Re: Eclipse no Sábado - 29/06

Mensagem por doizinho Seg Jul 01, 2013 11:34 am

AnJo888 escreveu:Resultado da tarde: fiquei interessado no Twilight Imperium. Próxima compra, quem sabe…
Me parece que o TI3 também não é o mais indicado para quem busca um jogo em que o extermínio é o foco. Ele é muito mais um jogo político do que de extermínio.
Sugiro que você experimente o Space Empires 4x do. Esse sim é um jogo de extermínio, um wargame transformado num 4x.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Eclipse no Sábado - 29/06 Empty Re: Eclipse no Sábado - 29/06

Mensagem por doizinho Seg Jul 01, 2013 11:35 am

AnJo888 escreveu:Resultado da tarde: fiquei interessado no Twilight Imperium. Próxima compra, quem sabe…
Me parece que o TI3 também não é o mais indicado para quem busca um jogo em que o extermínio é o foco. Ele é muito mais um jogo político do que de extermínio.
Sugiro que você experimente o Space Empires 4x do Bruno. Esse sim é um jogo de extermínio, um wargame transformado num 4x.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Eclipse no Sábado - 29/06 Empty Re: Eclipse no Sábado - 29/06

Mensagem por Trentini Seg Jul 01, 2013 11:41 am

AnJo888 escreveu:Ouvi de um dos presentes que ele 'ódêia' jogos de batalha em que os jogadores querem descer o cacete nos outros. Houve quem comentasse que nesses casos a culpa não é do jogo e sim dos jogadores, que vão jogar um jogo de extermínio achando que têm que exterminar.

Quem comentou isso foi o Samuca e ele tem toda a razão, em momento algum alguém comentou que em Eclipse seu objetivo é exterminar as outras pessoas, não lembro de ter comentado isso quando expliquei as regras, ou talvez eu não as tenha explicado direito.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Eclipse no Sábado - 29/06 Empty Re: Eclipse no Sábado - 29/06

Mensagem por tiagovip Seg Jul 01, 2013 12:05 pm

E nem mesmo no 4X você elimina, mas, ao menos, bate até a submissão.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Eclipse no Sábado - 29/06 Empty Re: Eclipse no Sábado - 29/06

Mensagem por Trentini Seg Jul 01, 2013 12:18 pm

tiagovip escreveu:E nem mesmo no 4X você elimina, mas, ao menos, bate até a submissão.

Abs,

O que em Eclipse é perfeitamente possível, mas não é uma via de regra do tipo: você precisa bater até sangrar no outro, as batalhas acontecem, como aconteceram várias no Eclipse, elas enfraquecem alguns domínios e fortalecem outros, normal.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Eclipse no Sábado - 29/06 Empty Re: Eclipse no Sábado - 29/06

Mensagem por libonati Seg Jul 01, 2013 12:44 pm

Belo relato Trentini, parabéns.
Antonio, se você quer um 4X de verdade Twilight Imperium vai ser sua maior decepção. Eclipse e Twilight Imperium são 3x mesmo... não tem eXterminate. mas o Eclipse, apesar de ser um jogo mais raso que o TI3 (não necessariamente pior) ainda pontua por batalhas. No TI3, se eu você guerrearmos muito durante o jogo possivelmente vamos perder sendo eliminados por terceiros e não ganharemos nada com isso.
Ambos são ótimos jogos, para mim o Eclipse é mais limitado, mas se você procura um 4X, seu jogo é Space Empires. Estou disposto a lhe apresentar o jogo em qualquer dia desses. No SE:4X não tem pontos de vitória, tem pancadaria até a submissão. Isso não torna o jogo monocrático, ao contrário, pois todos os X dos 4X estão fortemente presentes e o balanço econômico de seu império galático é muitoooo foda!

Trentini, me perdoe, mas 4X, para mim, não indica ter 4 opções e exterminar ser uma delas... ao contrário, 4X são necessariamente eXplore, eXploit, eXpand AND eXterminate. Embora, eXtermiante possa ser entendido como apenas combate e não surra até a submissão completa.

Estou disposto a encarar qualquer um dos três jogos acima citados, então, quando quiserem, deem um toque, que aparecei se puder.

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

Eclipse no Sábado - 29/06 Empty Re: Eclipse no Sábado - 29/06

Mensagem por tiagovip Seg Jul 01, 2013 1:04 pm

Acho que o Trentini quis dizer que dá para vencer com explore e expand, sem exterminate ninguém. Eu gosto que isso seja possível.
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Eclipse no Sábado - 29/06 Empty Re: Eclipse no Sábado - 29/06

Mensagem por Pedro Seg Jul 01, 2013 1:14 pm

tiagovip escreveu:Acho que o Trentini quis dizer que dá para vencer com explore e expand, sem exterminate ninguém. Eu gosto que isso seja possível.

idem.
Pedro
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.meeplehouse.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

O autor desta mensagem foi banido do fórum - Mostrar mensagem

Eclipse no Sábado - 29/06 Empty Re: Eclipse no Sábado - 29/06

Mensagem por libonati Seg Jul 01, 2013 2:14 pm

tiagovip escreveu:Acho que o Trentini quis dizer que dá para vencer com explore e expand, sem exterminate ninguém. Eu gosto que isso seja possível.

Pedro escreveu:
tiagovip escreveu:Acho que o Trentini quis dizer que dá para vencer com explore e expand, sem exterminate ninguém. Eu gosto que isso seja possível.

idem.

Perreto, vc é um velho reclamão que fica perguntando ao atacante "pra que me atacar, meu senhor, ataque o fulano!" Pedro, você ´um chorão que não pode relar. Assim sendo, claro que vocês não gostam do eXterminate.

O eXterminate ser necessário não significa dizer que o jogo é só isso. O SE4X tem um puta trabalho de book holding que reflete todos os outros X's dos 4X, mas exterminar é a condição de vitória!

Voltando ao tópico, eu entendi o que o Trentini quis dizer Perreto, apenas discordo que isso seja 4X. Isso é 2X e, ainda, quando se fala em ataques aos adversários, o Eclipse é bom pq te dá fama por isso e quanto melhor o resultado mais fama.

Dois links que podem ajudar bastante ao Antonio e quem mais esteja interessado em outros títulos de 4X:

http://boardgamegeek.com/article/5551962#5551962/

http://boardgamegeek.com/boardgamefamily/12210/4x-games

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

Eclipse no Sábado - 29/06 Empty Re: Eclipse no Sábado - 29/06

Mensagem por doizinho Seg Jul 01, 2013 2:23 pm

AnJo888 escreveu:Li sobre o SE 4X (ontem, sem convites, li sobre os 3), está na minha wishlist na CSI, mas fiquei um pouquinho desanimado com os comentários sobre o 'monte de tokens de papel'. Well... sempre dá para sair imprimindo miniaturas em 3D, né. (O TI3 tem dezenas.)
Não se prenda à miniaturas Antonio, dê uma chance ao SE4X. É melhor um bom jogo feio do que um jogo bonito ruim!

AnJo888 escreveu:Para mim, vencer 4X só é possível se cumpridos os 4X. Qualquer outro resultado é irrelevante (não confunda, diversão não tem a ver com resultado do jogo - a tarde pode ser muito divertida, mesmo com uma partida inacabada).
Thumbs Up 
Concordo Antonio, um 4X deve ser jogado para se obter a vitória através da força, senão é apenas um 3X.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Eclipse no Sábado - 29/06 Empty Re: Eclipse no Sábado - 29/06

Mensagem por Trentini Seg Jul 01, 2013 2:42 pm

libonati escreveu:Trentini, me perdoe, mas 4X, para mim, não indica ter 4 opções e exterminar ser uma delas... ao contrário, 4X são necessariamente eXplore, eXploit, eXpand AND eXterminate. Embora, eXtermiante possa ser entendido como apenas combate e não surra até a submissão completa.

Estou disposto a encarar qualquer um dos três jogos acima citados, então, quando quiserem, deem um toque, que aparecei se puder.

Libo, OK, nesse caso eu estou errado em minha interpretação, porém a questão maior que me veio a mente agora é: quem foi que catalogou o Eclipse na categoria 4X? Foi o próprio Touko (designer)? Ou foram os usuários do BGG? O que quero me referir a isso é que as pessoas catalogaram o jogo e basicamente ao fazer isso LIMITAM o jogo a isso. Eu gosto de categorias, assim como nos BGs uso bastante em música para moldar meus gostos e ter um rumo ao que seguir, mas detesto quando tentam limitar um jogo em uma categoria, existem jogos que não devemos limitar, o Space Empire é 4X no próprio nome, Space Empire 4X, a proposta do jogo é essa, o que obviamente não o limita também, mas a proposta é claramente 4X, no Eclipse a proposta não é exatamente essa, a proposta é tanto econômica quanto de combate em um período fechado de tempo, e não até o extermínio.

tiagovip escreveu:Acho que o Trentini quis dizer que dá para vencer com explore e expand, sem exterminate ninguém. Eu gosto que isso seja possível.
Sim, eu também gosto que isso seja possível, mas em momento algum o Libonati afirmou o contrário, apenas tentou me corrigir ao termo 4X, que também não quer dizer que o jogo Space Empire 4X seja ruim, mesmo porque ainda não o joguei e morro de curiosidade para jogar.

AnJo888 escreveu:Tendi para o TI3 porque entendi que seria mais 'maciço' (o Alexandre deu a dica). Por alguma razão, gosto de jogos longos, com tempo para se preparar antes da 'extermination phase' começar. Por isso, mesmo após 6 horas de jogo, não me incomodei pelo tempo usado (que poderia ter sido 16% menor, com menos papo paralelo e menos AP), mas porque ficou faltando alguma coisa. Sério. Acordei no domingo pensando que a partida foi incompleta, louco para voltar para a mesa.

Qualquer jogo que tem uma limitação de número de rodadas sempre soa incompleto, Tzolk'in é assim, Small World é assim, e a maioria dos jogos euro são assim, isso porque o número de rodadas indica que se está contando um período fechado de tempo de uma história, em que infelizmente nem sempre acontece o famoso final: e viveram felizes para sempre. O que se pressupõe é que naquele período fechado os acontecimentos favoreceram uns e desfavoreceram outros, mas nem tudo foi pesquisado por todos, nem todo mundo conseguiu construir todas as suas naves, não seria um mar de rosas para sempre ou num futuro distante talvez você tenha conseguido aquela estratégia de dominar o mundo.

Quanto a AP e conversas paralelas, sinceramente eu não ligo, acho realmente que faz parte do jogo que as pessoas se divirtam, em um jogo que durou 5 horas e meia se fosse sem AP e nem conversas paralelas teria sido um tédio, por melhor que seja o jogo. Afinal acho que jogar acima de tudo ainda é uma experiência social.

AnJo888 escreveu:
Você não comentou, Alexandre. Eu parti da premissa do 'AND Exterminate' que o 4X me fez pressupor. E o Brass não ter combate é, exatamente, o meu ponto. Se não quer machucar os amiguinhos, joga Brass. Smile

Ótimo, se eu comentei que ganhava o jogo por PONTOS DE VITÓRIA após 9 rodadas, acredite é o que vale e o que está na regra, partir de uma premissa de um jogo que você ainda não conhece, só ouviu falar e viu que se categorizava na categoria 4X não é o suficiente para você montar uma estratégia sem conhecer a regra e a mecânica.

E ninguém que jogou Eclipse não quis machucar os amiguinhos, eu lembro de ter visto vários combates no jogo, e isso machucou eles bastante, inclusive no final do jogo isso desestabilizou o meu domínio (veja na foto a quantidade de populações que foram parar no cemitério na última rodada), o jogo é assim, todo mundo estava disposto a ganhar ou perder batalhas.

AnJo888 escreveu:
Acredito que devam ter vários outros ótimos jogos em que se possa somente explorar e criar Impérios econômico-científicos e que, por isto mesmo, não se intitulam 4X. Pela minha primeira experiência, a única sobre a qual posso falar, o Eclipse tem uma ótima modalidade 3X. Espero poder jogar a 4X, dia desses.

Para mim, vencer 4X só é possível se cumpridos os 4X. Qualquer outro resultado é irrelevante (não confunda, diversão não tem a ver com resultado do jogo - a tarde pode ser muito divertida, mesmo com uma partida inacabada).

Realmente você jogou o jogo errado, baseado em rótulo de 4X, eu não jogo um rótulo, jogo um jogo, se a proposta do jogo for exterminar, eu tentarei exterminar (Space Empire 4X), se a proposta do jogo for poder vencer por pesquisas, exploração, expansão do império e/OU batalhas, é isso que tentarei fazer (Eclipse, Twilight Imperium) e logicamente o BRASS não se encaixa nessa discussão toda, não sei nem pq ele estava sendo comparado anteriormente.


Última edição por Alexandre Trentini em Seg Jul 01, 2013 3:07 pm, editado 1 vez(es)
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Eclipse no Sábado - 29/06 Empty Re: Eclipse no Sábado - 29/06

Mensagem por tiagovip Seg Jul 01, 2013 2:44 pm

libonati escreveu:Perreto, vc é um velho reclamão que fica perguntando ao atacante "pra que me atacar, meu senhor, ataque o fulano!"

Ô, Libogaymes, lembre-se quem fez alianças frutinhas no Game of Thrones.

A questão do 4X é que, se for tudo afunilar numa luta no espaço até a morte, é extremamente limitador. Boa parte das linhas científicas não terá mais sentido. Esquemas políticos (alianças, acordos de comércio, o que for) fica oco - afinal, sabe-se que ambos terão que se matar. E, como jogo, pode ser ainda prejudicial à jogabilidade dele: com foco na eliminação do jogador, isso significa um jogo de eliminação de jogador. Penso que "tesão" é sem eliminado num jogo de 6+ horas lá pelas 3 hora por alguma rolagens/efeitos. Além disso, eliminar alguém, sendo esta a única maneira de vencer, pode levar a um jogo estender-se sabe-se lá até quando.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

O autor desta mensagem foi banido do fórum - Mostrar mensagem

Eclipse no Sábado - 29/06 Empty Re: Eclipse no Sábado - 29/06

Mensagem por libonati Seg Jul 01, 2013 6:57 pm

Perreto, com qual embasamento você escreve um absurdo daquele?

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

Eclipse no Sábado - 29/06 Empty Re: Eclipse no Sábado - 29/06

Mensagem por Marcelo Seg Jul 01, 2013 8:03 pm

Depois desta longa discussão, fico com uma dúvida, se a vontade de exterminar era tão grande, porque não partir para o confronto? Bastava investir em exércitos e tecnologias e sentar a porrada. Acho que o Eclipse tem seus defeitos (aleatoriedade na compra dos tiles e um começo de partida semelhante em todos os jogos), mas a sua grande virtude é mesclar elementos dos wargames, econômicos e de civilizações em um único jogo. Isso permite ao jogador (favorecido ou não pela sua raça) determinar seu foco durante a partida.
Marcelo
Marcelo
Power Grid
Power Grid

Mensagens : 630
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 45
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Eclipse no Sábado - 29/06 Empty Re: Eclipse no Sábado - 29/06

Mensagem por tiagovip Seg Jul 01, 2013 8:42 pm

libonati escreveu:Perreto, com qual embasamento você escreve um absurdo daquele?

Qual especificamente? Eu escrevo vários todo dia.
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Eclipse no Sábado - 29/06 Empty Re: Eclipse no Sábado - 29/06

Mensagem por luizaurio Seg Jul 01, 2013 10:29 pm

Acredito que o único jeito de resolver essa disputa é marcando outra partida Razz ! hahaha

Acredito que seria muita prepotência da minha parte, após apenas uma partida, questionar a intenção do designer ou dizer que o jogo está desbalanceado. Então me limito a dizer que achei o jogo sensacional e estou me coçando para jogar de volta.

Marcelo escreveu: (...) Acho que o Eclipse tem seus defeitos (aleatoriedade na compra dos tiles e um começo de partida semelhante em todos os jogos), mas a sua grande virtude é mesclar elementos dos wargames, econômicos e de civilizações em um único jogo. Isso permite ao jogador (favorecido ou não pela sua raça) determinar seu foco durante a partida.

Com o pouco que vi, acredito que a sorte seja muito baixa nesse jogo. Por mais que você possa explorar um tile ruim, pode descarta-lo e guardar recursos que gastaria ali para o próximo turno.

Concordo plenamente com a virtude do jogo em mesclar elementos e permitir que o jogador possa ir contra a tendência de sua raça se isso se mostrar mais vantajoso.  Fato que permite reagir rapidamente a uma mudança estratégica dos concorrentes. Quando ataquei o Samuca, por exemplo, ele rapidamente fez duas Cruiser e fortaleceu com uma tecnologia anciã de computador +3 e chutou meu traseiro dali, coisa que eu não esperava nunca. Ainda nessa linha, seguir de acordo com a estratégia do seu oponente, se o cara está investindo só em recursos e exploração, não tem sentido esperar até o fim do jogo para tomar suas colônias se é possível fazer isso com dois Cruisers  naquele momento. Igualmente, se meu vizinho tem uma frota muito forte vou construir uma base de defesa nas fronteiras, enfim, estou falando demais, quero uma revanche!!!

Por fim agradeço ao Trentini pela hospitalidade e pela paciência em explicar o jogo. E também dizer que achei muito legal o Gloom, muito original, achei um jogo de muito bom gosto.
luizaurio
luizaurio
Ra
Ra

Mensagens : 137
Data de inscrição : 19/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Eclipse no Sábado - 29/06 Empty Re: Eclipse no Sábado - 29/06

Mensagem por Trentini Ter Jul 02, 2013 8:41 am

Marcelo escreveu:Depois desta longa discussão, fico com uma dúvida, se a vontade de exterminar era tão grande, porque não partir para o confronto? Bastava investir em exércitos e tecnologias e sentar a porrada. Acho que o Eclipse tem seus defeitos (aleatoriedade na compra dos tiles e um começo de partida semelhante em todos os jogos), mas a sua grande virtude é mesclar elementos dos wargames, econômicos e de civilizações em um único jogo. Isso permite ao jogador (favorecido ou não pela sua raça) determinar seu foco durante a partida.

Thumbs Up Thumbs Up Thumbs Up Thumbs Up Thumbs Up 

Exatamente, quanto a sorte foder o jogo, sim, isso pode acontecer, mas a probabilidade é ínfima, a chance de você pegar apenas hexes ruins na sua partida é pequena, mas existe, aí eu digo uma coisa: vc é um mau explorador, só caiu em sistema ruim, se fode ai... o que eu quero dizer é que qualquer jogo pode ter um bad luck, exceto Xadrez ou jogos que não existe um único pingo de sorte.

Esses dias estava jogando Android:Netrunner que considero um jogo excelente, estou fascinado pelo brinquedo e de repente com os shapers resolvi fazer um run no Research & Development da Waywane usando aquela carta que dá para tirar 3 cartas, aconteceu que as 3 eram agendas e venci o jogo na hora, uma baita sorte. Ele podia ter feito alguma coisa? Podia, podia ter colocado algum ice na frente, mas ele preferiu falar que é um jogo sem estratégia, que a sorte é muito determinante, aí me pergunto o que ele esperava de um jogo de CARTAS.

Enfim, a sorte existe nos jogos e o que você tem que fazer é a melhor estratégia possível com a sorte que você obteve, em 3 pessoas jogando o Eclipse não sei muito bem o que o Marcelo poderia ter feito naquela situação dele do outro jogo, mas em 4 já daria para colar em alguém e tentar uma diplomacia, passar antes de gastar os recursos valiosos com bobagem, etc, são situações adversas que jogos de sorte podem causar.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Eclipse no Sábado - 29/06 Empty Re: Eclipse no Sábado - 29/06

Mensagem por Trentini Ter Jul 02, 2013 8:43 am

luizaurio escreveu:quero uma revanche!!!

Fique tranquilo, haverá uma próxima vez, Eclipse apesar de não ser um jogo curto, vai para a mesa com muito mais freqüência que meu Axis & Allies por exemplo HAHAHHA
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

O autor desta mensagem foi banido do fórum - Mostrar mensagem

Eclipse no Sábado - 29/06 Empty Re: Eclipse no Sábado - 29/06

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos