Eclipse no Sábado - 29/06

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Eclipse no Sábado - 29/06

Mensagem por Trentini em Ter Jul 02, 2013 9:27 am

@AnJo888 escreveu:
Alexandre Trentini escreveu:... Quanto a AP e conversas paralelas, sinceramente eu não ligo, acho realmente que faz parte do jogo que as pessoas se divirtam, em um jogo que durou 5 horas e meia se fosse sem AP e nem conversas paralelas teria sido um tédio, por melhor que seja o jogo. Afinal acho que jogar acima de tudo ainda é uma experiência social.

Não me entenda mal, Alexandre. Um dos objetivos de se reunir para jogar é, justamente, a socialização. Muito papo, muita risada, muito amendoim com Coca-Cola.

Entretanto, espero que você enxergue dois pontos:

1) Um jogo que durou 5 horas e meia, sem AP e conversas paralelas, que mais distraiam do que agregavam, teria durado menos Wink (Qual a duração média indicada na caixa?)

2) Downtime causado por AP não deixa o jogo mais divertido. O tédio é causado, justamente, por ficar esperando o cara decidir se desenvolve A ou B, ou se constrói C ou D (quando são decisões que poderiam ter sido feitas de antemão).

Fora isso, let's have fun.

Ah sim, quando comentei sobre a socialização estava falando do papo furado mesmo, o AP realmente causa mais tédio, ou ansiedade de chegar sua vez.

E o Eclipse diz 30 minutos por jogador, em 5 em TESE era para durar 2 horas e meia, mas por experiência minha, jogamos em 3 pessoas, todos já sabiam jogar, haviam jogado mais de 5x, já tinham suas estratégias montadas e a gente já tinha até decidido com quais raças jogar, muito pouca conversa paralela e pouca AP, o jogo durou quase 3 horas. Então eu acho meio difícil manter esse 30 minutos por jogador, o que acho mais coerente é falar que dura aproximadamente 50 minutos por jogador, no nosso caso de sábado foi um pouco mais de uma hora por jogador, tinhamos 4 novatos.

Sinceramente não reparei muita AP no jogo, claro que alguns momentos a gente tinha que pensar bem no que estava fazendo para calcular os riscos e custos de nossas ações, mas no geral achei que o jogo fluiu bem. A rodada que mais foi prejudicada foi a que eu havia esquecido de recolher minhas populações mortas do cemitério para colocar de volta no estoque e tive que fazer um cálculo retroativo que era para ser simples mas eu compliquei na minha mente mais do que ajudei hahaha.

Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Ver perfil do usuário http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Mensagem por doizinho em Ter Jul 02, 2013 9:48 am

Alexandre Trentini escreveu:E o Eclipse diz 30 minutos por jogador, em 5 em TESE era para durar 2 horas e meia, mas por experiência minha, jogamos em 3 pessoas, todos já sabiam jogar, haviam jogado mais de 5x, já tinham suas estratégias montadas e a gente já tinha até decidido com quais raças jogar, muito pouca conversa paralela e pouca AP, o jogo durou quase 3 horas. Então eu acho meio difícil manter esse 30 minutos por jogador, o que acho mais coerente é falar que dura aproximadamente 50 minutos por jogador, no nosso caso de sábado foi um pouco mais de uma hora por jogador, tinhamos 4 novatos.
TODOS os jogos mentem sobre a sua duração. Pra mim isso é estratégia de venda.

Se pra jogar o Eclipse em 30 minutos/jogador você precisa se transformar num robô alucinado então é melhor nem jogar.

Middle-earth Quest

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Mensagem por libonati em Ter Jul 02, 2013 12:25 pm

Alexandre Trentini escreveu:
@libonati escreveu:Trentini, me perdoe, mas 4X, para mim, não indica ter 4 opções e exterminar ser uma delas... ao contrário, 4X são necessariamente eXplore, eXploit, eXpand AND eXterminate. Embora, eXtermiante possa ser entendido como apenas combate e não surra até a submissão completa.

Estou disposto a encarar qualquer um dos três jogos acima citados, então, quando quiserem, deem um toque, que aparecei se puder.

Libo, OK, nesse caso eu estou errado em minha interpretação, porém a questão maior que me veio a mente agora é: quem foi que catalogou o Eclipse na categoria 4X? Foi o próprio Touko (designer)? Ou foram os usuários do BGG? O que quero me referir a isso é que as pessoas catalogaram o jogo e basicamente ao fazer isso LIMITAM o jogo a isso. Eu gosto de categorias, assim como nos BGs uso bastante em música para moldar meus gostos e ter um rumo ao que seguir, mas detesto quando tentam limitar um jogo em uma categoria, existem jogos que não devemos limitar, o Space Empire é 4X no próprio nome, Space Empire 4X, a proposta do jogo é essa, o que obviamente não o limita também, mas a proposta é claramente 4X, no Eclipse a proposta não é exatamente essa, a proposta é tanto econômica quanto de combate em um período fechado de tempo, e não até o extermínio.

Trentini, não quis dizer que você está errado. Apenas discordamos no ponto de vista sobre a coisa... é bem difícil de acontecer, mas você pode estar certo e eu errado!!

@tiagovip escreveu:
@libonati escreveu:Perreto, vc é um velho reclamão que fica perguntando ao atacante "pra que me atacar, meu senhor, ataque o fulano!"

Ô, Libogaymes, lembre-se quem fez alianças frutinhas no Game of Thrones.

A questão do 4X é que, se for tudo afunilar numa luta no espaço até a morte, é extremamente limitador. Boa parte das linhas científicas não terá mais sentido. Esquemas políticos (alianças, acordos de comércio, o que for) fica oco - afinal, sabe-se que ambos terão que se matar. E, como jogo, pode ser ainda prejudicial à jogabilidade dele: com foco na eliminação do jogador, isso significa um jogo de eliminação de jogador. Penso que "tesão" é sem eliminado num jogo de 6+ horas lá pelas 3 hora por alguma rolagens/efeitos. Além disso, eliminar alguém, sendo esta a única maneira de vencer, pode levar a um jogo estender-se sabe-se lá até quando.

Abs,

Referia-me a este comentário absurdo! No SE4X, que é um jogo que se resolve com eliminação dos adversários, em nada perdem as linhas tecnológicas, nem mesmo as mercantes, que servem apenas para sua contabilidade, já que não há comércio entre os jogadores. E acredite, perder num jogo de 6+ horas é bem "tesão", não pelo resultado em si, mas pela jornada toda. Talvez se você estiver miseravelmente perdido na terceira hora de jogo e o adversário fica te fodendo pelas beiradas ao invés de te exterminar de vez, realmente seja chato, mas dai você procurou jogar com alguém sem o mínimo de espírito esportivo, o que não podemos culpar o jogo.
Mas se você quer um jogo com maior interatividade política e mercante entre os jogadores, com árvores tecnológicas que não sirvam apenas para o combate ou melhorar sua própria captação de recursos, SE4X é o jogo errado e, neste caso indicaria facilmente o TI3.

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Ver perfil do usuário http://www.worldrpgfest.com.br/site

Mensagem por libonati em Ter Jul 02, 2013 12:30 pm

@AnJo888 escreveu:

Li sobre o SE 4X (ontem, sem convites, li sobre os 3), está na minha wishlist na CSI, mas fiquei um pouquinho desanimado com os comentários sobre o 'monte de tokens de papel'. Well... sempre dá para sair imprimindo miniaturas em 3D, né. (O TI3 tem dezenas.)

Barbie também tem uma dezena de miniaturas bem bonitas, se você quer brincar de miniaturas, te indico esse produto aqui

Casa da Barbie Mattel

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Ver perfil do usuário http://www.worldrpgfest.com.br/site

Mensagem por Samuca em Qua Jul 03, 2013 12:35 am

Alexandre Trentini escreveu:Então eu acho meio difícil manter esse 30 minutos por jogador, o que acho mais coerente é falar que dura aproximadamente 50 minutos por jogador, no nosso caso de sábado foi um pouco mais de uma hora por jogador, tinhamos 4 novatos.

É a segunda ou terceira vez que você diz que haviam quatro novatos na mesa, mas éramos cinco no total e apenas três novatos! Evil or Very Mad 

Mais importante, volto a repetir o que disse no dia: considerando que mais da metade da mesa era de jogadores de primeira viagem, achei que o jogo fluiu muito bem e foi rápido.

Twilight Struggle

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/ascensx

Mensagem por Trentini em Qua Jul 03, 2013 8:10 am

@Samuca escreveu:
Alexandre Trentini escreveu:Então eu acho meio difícil manter esse 30 minutos por jogador, o que acho mais coerente é falar que dura aproximadamente 50 minutos por jogador, no nosso caso de sábado foi um pouco mais de uma hora por jogador, tinhamos 4 novatos.

É a segunda ou terceira vez que você diz que haviam quatro novatos na mesa, mas éramos cinco no total e apenas três novatos! Evil or Very Mad 

Mais importante, volto a repetir o que disse no dia: considerando que mais da metade da mesa era de jogadores de primeira viagem, achei que o jogo fluiu muito bem e foi rápido.

Caceta, é verdade, preciso voltar ao mobral para aprender continha de soma HAHAHA.

E sim, o jogo fluiu muito bem.

Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

O autor desta mensagem foi removido do fórum - Ver a mensagem

Mensagem por Trentini em Qua Jul 03, 2013 9:09 am

@AnJo888 escreveu:
@libonati escreveu:
@AnJo888 escreveu:

Li sobre o SE 4X (ontem, sem convites, li sobre os 3), está na minha wishlist na CSI, mas fiquei um pouquinho desanimado com os comentários sobre o 'monte de tokens de papel'. Well... sempre dá para sair imprimindo miniaturas em 3D, né. (O TI3 tem dezenas.)

Barbie também tem uma dezena de miniaturas bem bonitas, se você quer brincar de miniaturas, te indico esse produto aqui

Casa da Barbie Mattel

Acho que para o meu perfil, Libo, prefiro as miniaturas feitas para meninos, mas você pode, sempre que quiser, trazer as tuas para usar nos jogos.

Vai ser interessante ver tuas Barbies enfrentando os generais do DotR. Twisted Evil 

Quanto sexismo ein?

Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagem por Rafaelfo em Qua Jul 03, 2013 10:28 am

Aahuahauhauahu, certo... tudo isso vindo de uma partida de Eclipse no sábado...

Arkham Horror

Ver perfil do usuário http://www.sommastudio.com

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: