Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

TOP 5 - Jogos de franquias

+5
libonati
Soar
tiagovip
Trentini
doizinho
9 participantes

Ir para baixo

TOP 5 - Jogos de franquias Empty TOP 5 - Jogos de franquias

Mensagem por doizinho Ter Jun 24, 2014 9:55 am

Bom dia amigos, depois de uma série de TOP 5 com temas difíceis, hoje teremos um mais fácil e agradável. Hoje listaremos os melhores jogos de franquias (jogos eletrônicos, livros, filmes, séries e quadrinhos). Sem mais delongas vamos a minha lista:

5 - Star Wars: X-Wing Miniatures Game - Mesmo com partidas atípicas esse jogo é divertido. Dá pra jogar “profissionalmente”, ou casualmente, como eu prefiro, e com um investimento moderado você pode ter uma coleção legal.

4 - Sid Meier’s Civilization: The Board Game - O jogo de tabuleiro captura muito bem a sensação do jogo digital, foi um trabalho de adaptação muito bem feito. Eu gosto bastante do jogo e ele poderia estar mais alto se eu o jogasse mais vezes.

3 - Gears of Wars - Não joguei a versão digital, mas a versão de tabuleiro é legal e muito bem feita. É impressionante como a FFG conseguiu fazer um jogo bem equilibrado, justamente eles que são especialistas em jogos que são consertados pelos usuários. É muito difícil ter uma vitória sem emoção, só por isso o jogo já merece a terceira posição.

2 - Middle-Earth Quest - Um jogo muito bom, talvez se a FFG desse um pouquinho mais de atenção ele seria o melhor jogo da franquia Senhor dos Anéis. Uma expansão com mais personagens, mais plots e talvez uma correção na condição de vitória deixaria esse jogo perfeito.

1 - Lord of the Rings: LCG - Esse todos sabem que é um dos meus favoritos de todos os tempos. Ele é, pra mim, o melhor coop de todos, com uma rejogabilidade impressionante e um tema muito bem aplicado. Mecanicamente ele é muito bom também, enfim um jogão.

Menções Honrosas: War of the Ring - provavelmente entraria na lista se eu jogasse mais -, Battlestar Galactica, Dungeon & Dragons: The Legend of Drizzt Board Game - entra na lista por ser um jogo que me divirto com o João Vitor.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos de franquias Empty Re: TOP 5 - Jogos de franquias

Mensagem por Trentini Ter Jun 24, 2014 10:16 am

5) A Game of Thrones: The Board Game - Jogo baseado nas Crônicas do Gelo e Fogo, mais especificamente no primeiro livro, porém com expansões, muda-se algumas coisas para fazer sentido com outros livros posteriores. É um bom jogo, existe intriga, alianças feitas e desfeitas, guerras. O jogo é longo mas vale a pena, porém ele só é bom de jogar em 6 jogadores.

4) Star Wars: X-Wing Miniature Game - Excelente jogo de miniaturas que pega o universo de Star Wars e transmite para esse estilo de jogos.

3) Robinson Crusoe: Adventures on the Cursed Island - Um jogo cooperativo super legal e desafiador, gosto bastante.

2) Battlestar Galactica - Além de o jogo ser excelente, o tema é muito bem trabalhado com a mecânica, você realmente pensa estar jogando algo em torno da Battlestar Galactica e sua frota e o plot gira em torno da primeira temporada basicamente.

1) War of the Ring - Se tem um jogo temático que é quase completo em relatar a história abordada no tema, esse jogo é War of the Ring, um trabalho fantástico, e listar ele em primeiro nesse ranking só me lembra que quero jogá-lo de novo em breve.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos de franquias Empty Re: TOP 5 - Jogos de franquias

Mensagem por tiagovip Ter Jun 24, 2014 10:37 am

Opa, vamos lá!

5) Doom - profundamente temático, com altíssimo grau de dificuldade para os soldados, e mesmo sendo antigo, tem uma produção bem boa (mas superada por jogos mais novos). Tem uma variante não oficial para ser jogado de forma cooperativa, que um dia testarei;

4) Lord of the Rings LCG - o único LCG que me interessou até hoje, misturando construção de baralhos, cooperação, desafio;

3) War of the Ring - um tremendo jogo, uma adaptação feita com o maior dos cuidados, mas ainda deixando espaço para que as partidas sejam diferentes do livro;

2) Middle-Earth Quest - sensacional. É densamente temático, recheado de emoção e com o sistema de luta mais legal que já vi;

1) Gears of War - um de meus preferidos! Tensão, emoção e grande rejogabilidade, algo não tão comum quando falamos de um jogo baseado em cenários.

Menções honrosas: Battlestar Galactica; Lord of the Rings (o cooperativo do Knizia).

Nota: não inclui o Arkham e seus parentes porque são baseados num corpo de trabalho de diversas pessoas, o que, para mim, foge do escopo.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos de franquias Empty Re: TOP 5 - Jogos de franquias

Mensagem por Soar Ter Jun 24, 2014 10:51 am

5) Pillars of the Earth - Nem é um euro assim tão legal, porém é o único jogo da franquia do livro de mesmo nome.

4) A Game of Thrones - boardgame - um dos meus preferidos

3) BSG - Dispensa comentários.

2) LOTR LCG - Um coop difícil e muito bom.

1) Star trek Starfleet Captains - O deleite dos trekkers.

Menção pro:
1) X-Wing Minis, SW-LCG e Queen's Gambit da franquia Star Wars.
2) Sid's Civilization.
Soar
Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1954
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 51
Localização : Kronnos 1

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos de franquias Empty Re: TOP 5 - Jogos de franquias

Mensagem por libonati Ter Jun 24, 2014 12:19 pm

5 - Dungeons & Dragons: Castle Ravenloft BG - Apesar do jogo ser apenas bonzinho mecanicamente, o tema me agrada muito e é de certa forma bem implementado através dos flavours, da arte e das criaturas a serem enfrentadas.

4 - A Game of Thrones BG - Este é mais um jogo apenas bonzinho mecanicamente, apesar da pouca ou nenhuma sorte envolvida, tem várias situações chatas mas nem tanto, como a do king making e o bash the leader. A despeito disto, captura bem o jogo político dos livros, bem como outras situações, exemplificativamente, os perigos além da muralha. Bom jogo, pena demorar tanto para o que se destina.

3 - Mage Knight BG - Jogo inspirado na série de miniatures skirmish lançada pela wizkids a algum tempo. Não conheço muito bem o universo e sequer joguei o jogo de minis, mas pelo pouco que pesquisei gostei, especialmente por se tratar de fantasia medieval! Além disso, como BG, o jogo é muito bom, com regras intricadas sim, duras num primeiro momento, mas muito imersivo e tematicamente prazeroso!

2 - Middle Earth Quest - Claramente apenas inspirado nos romances de Tolkien, trata de uma era não muito bem abordada nos livros. O hiato entre a apropiração do anel pelo Bilbo e a partida de Frodo do Condado. Os heróis são apenas personagens criadas pela FFG, não pertencentes aos livros, embora as personagens principais da franquia no final da terceira era estão presentes. Mas mesmo assim o jogo merece esta posição pelos plots trazidos, que fazem muito sentido temático com a franquia. Além disso as ilustrações e textos são muito bem feitos e tem mecânicas muito boas para tudo, especialmente o combate.

1 - Star Trek Fleet Captains - Como já disse anteriormente, foi um tesão de jogar, muito foda mesmo... me sentia um capitão da frota estelar. Pena que só tive uma partida e este seja um jogo que exige certa dedicação, especialmente para conhecer as cartas e montas os decks!

mençãao honrosa para o BSG, que não listei por ainda não ter assistido a série e ao Fury of Dracula que joguei uma única vez há muito tempo e, portanto, não me recordo muito bem!

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos de franquias Empty Re: TOP 5 - Jogos de franquias

Mensagem por Pedro Ter Jun 24, 2014 10:12 pm

Segue:

5 - Legendary: Esta aqui apenas pela curiosidade que tenho em conhecê-lo. Espero adquirir uma cópia em breve para poder experimentar esse jogo.

4 - BSG: Excelente implementação temática e não ocupa posição de maior prestígio apenas pq já joguei bastante e atualmente tem outros títulos que me cativam mais. Embora seja parceiro sempre.

3 - Fury of Dracula: Aqui a história é de outro jeito e é baseado no livro pq tem os personagens, mas não tem uma recriação temática como no caso do BSG. É um jogo muito bacana e que estimo muito.

2 - Guerra do anel: Resolvi escolher um do Senhor dos Anéis. Até o momento Hobbit e Risk Senhor dos Anéis não mereceriam posição alguma, mas nessa posição gostaria de considerar todos os bons jogos do universo do Tolkien,

1 - Gears of War: Jogão. Um dos melhore cooperativos atualmente...

Pedro
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.meeplehouse.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos de franquias Empty Re: TOP 5 - Jogos de franquias

Mensagem por Rafaelfo Ter Jun 24, 2014 11:46 pm

5. X-Wing . Dogfight espaciel... bom, isso é Star Wars, certo?
4. Gears of War .  Similaridades fortes com o jogo de video-game
3. Spartacus . Feeling bem próximo da filha-da-putaria romana, com elementos bem construídos baseados na série
2. Battlestar Galactica . Adaptação master blaster de uma série
1. StarCraft . As similaridades com o jogo de computador de 98 são imensas. Nenhum detalhe foi negligenciado.

Menções: Star Wars LCG e War of the Ring
Rafaelfo
Rafaelfo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1809
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 38
Localização : Curitiba

http://www.sommastudio.com

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos de franquias Empty Re: TOP 5 - Jogos de franquias

Mensagem por Binderman Qua Jun 25, 2014 7:59 am

5 - War of the Ring: Se não tem tu, vai tu mesmo.
4 - Star Wars Queen's Gambit: Belas miniaturas, tabuleiro incrível, adaptação do filme (e ficou melhor que ele), jedis, sith e um bom sistema de jogo (guarda alguma semelhança com o C&C do Richard Borg). 
3 - Star Wars X-Wing Miniatures: As melhores miniaturas que já vi em um jogo de tabuleiro unidas aos poderes especiais diferenciados fazem deste um ótimo jogo de luta espacial.

Empatados em primeiro, bem na frente dos anteriores:
1 - Star Trek Fleet Captains: Um monte de miniaturas, cartas, marcadores, tabuleiro modular e uma simulação incrível do mundo de Star Trek.
1 - Sherlock Holmes Consulting Detective: Jogo sem miniaturas, sem arte bonita, aliás, sem nenhuma peça, meeple, dado, marcador ou tabuleiro, apenas livretos, jornais e um mapa para consulta. Mesmo assim, após o primeiro caso, já é um de meus jogos favoritos e o mais incrível é que o jogo é de 1981. É a simulação perfeita do método de Sherlock Holmes: um problema é apresentado a SH na forma de entrevista com o interessado e você (um dos meninos de rua que formam a tropa de choque de Sherlock Holmes) deve resolver o mistério de forma melhor que SH. A partir deste momento, você está livre para consultar o jornal do dia (ou dos dias anteriores), consultar a lista de endereços e o mapa para procurar lugares e pessoas, visitá-los e interrogá-los. Ou seja, fazer as coisas que SH faz nos livros contando apenas com sua inteligência e esperteza em escolher quais pistas e caminhos a seguir. Assim como no jogo Container, aqui também não há um script pré-definido, os jogadores estão livres para fazer o que quiserem, dentro dos limites impostos pelo jogo. Imperdível para quem gosta de livros de detetive, principalmente dos livros do SH. Pretendo levá-lo para jogar o segundo caso na próxima vez que eu aparecer em uma sexta de jogatina.


Última edição por Binderman em Sex Ago 22, 2014 1:04 pm, editado 1 vez(es)
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos de franquias Empty Re: TOP 5 - Jogos de franquias

Mensagem por doizinho Qua Jun 25, 2014 8:47 am

Binderman escreveu:1 - Sherlock Holmes Consulting Detective: Jogo sem miniaturas, sem arte bonita, aliás, sem nenhuma peça, meeple, dado, marcador ou tabuleiro, apenas livretos, jornais e um mapa para consulta. Mesmo assim, após o primeiro caso, já é um de meus jogos favoritos e o mais incrível é que o jogo é de 1981. É a simulação perfeita do método de Sherlock Holmes: um problema é apresentado a SH na forma de entrevista com o interessado e você (um dos meninos de rua que formam a tropa de choque de Sherlock Holmes) deve resolver o mistério de forma melhor que SH. A partir deste momento, você está livre para consultar o jornal do dia (ou dos dias anteriores), consultar a lista de endereços e o mapa para procurar lugares e pessoas, visitá-los e interrogá-los. Ou seja, fazer as coisas que SH faz nos livros contando apenas com sua inteligência e esperteza em escolher quais pistas e caminhos a seguir. Assim como no jogo Container, aqui também não há um script pré-definido, os jogadores estão livres para fazer o que quiserem, dentro dos limites impostos pelo jogo. Imperdível para quem gosta de livros de detetive, principalmente dos livros do SH. Pretendo levá-lo para jogar o segundo caso na próxima vez que eu aparecer em uma sexta de jogatina.
Agora fiquei curioso!
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos de franquias Empty Re: TOP 5 - Jogos de franquias

Mensagem por Anarkion Sex Jun 27, 2014 5:03 pm

doizinho escreveu:
Binderman escreveu:1 - Sherlock Holmes Consulting Detective: Jogo sem miniaturas, sem arte bonita, aliás, sem nenhuma peça, meeple, dado, marcador ou tabuleiro, apenas livretos, jornais e um mapa para consulta. Mesmo assim, após o primeiro caso, já é um de meus jogos favoritos e o mais incrível é que o jogo é de 1981. É a simulação perfeita do método de Sherlock Holmes: um problema é apresentado a SH na forma de entrevista com o interessado e você (um dos meninos de rua que formam a tropa de choque de Sherlock Holmes) deve resolver o mistério de forma melhor que SH. A partir deste momento, você está livre para consultar o jornal do dia (ou dos dias anteriores), consultar a lista de endereços e o mapa para procurar lugares e pessoas, visitá-los e interrogá-los. Ou seja, fazer as coisas que SH faz nos livros contando apenas com sua inteligência e esperteza em escolher quais pistas e caminhos a seguir. Assim como no jogo Container, aqui também não há um script pré-definido, os jogadores estão livres para fazer o que quiserem, dentro dos limites impostos pelo jogo. Imperdível para quem gosta de livros de detetive, principalmente dos livros do SH. Pretendo levá-lo para jogar o segundo caso na próxima vez que eu aparecer em uma sexta de jogatina.
Agora fiquei curioso!
+1
Anarkion
Anarkion
Battlestar Galactica
Battlestar Galactica

Mensagens : 299
Data de inscrição : 31/08/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos de franquias Empty Re: TOP 5 - Jogos de franquias

Mensagem por Binderman Sex Ago 22, 2014 1:11 pm

Ranking: (Pontuação: 10, 8, 6, 4, 2 para votos nas posições 1, 2, 3, 4 e 5. 1 ponto para menções):

TOP 5 - Jogos de franquias Pic2213357_lg
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos de franquias Empty Re: TOP 5 - Jogos de franquias

Mensagem por libonati Sex Ago 22, 2014 1:22 pm

Legal ver 3 franquias de sci-fi no top, segunda por três jogos com base em Tolkien. Pode.os analisar bem o comportamento do grupo com esses tops.
Mas confesso que estranhei a ausência de Lovecraft dentre os 23 jogos citados.

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos de franquias Empty Re: TOP 5 - Jogos de franquias

Mensagem por Binderman Sex Ago 22, 2014 1:35 pm

libonati escreveu:Legal ver 3 franquias de sci-fi no top, segunda por três jogos com base em Tolkien. Pode.os analisar bem o comportamento do grupo com esses tops.
Mas confesso que estranhei a ausência de Lovecraft dentre os 23 jogos citados.

Da minha parte não coloquei pois não os conhecia muito bem. Se a votação fosse hoje eu colocaria 3 jogos do Lovecraft na minha lista.
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos de franquias Empty Re: TOP 5 - Jogos de franquias

Mensagem por tiagovip Sex Ago 22, 2014 3:58 pm

Binderman escreveu:
libonati escreveu:Legal ver 3 franquias de sci-fi no top, segunda por três jogos com base em Tolkien. Pode.os analisar bem o comportamento do grupo com esses tops.
Mas confesso que estranhei a ausência de Lovecraft dentre os 23 jogos citados.

Da minha parte não coloquei pois não os conhecia muito bem. Se a votação fosse hoje eu colocaria 3 jogos do Lovecraft na minha lista.

Não coloquei nenhum porque, naquela maneira de cada um entende o que quer, eu não vejo a obra do Lovecrat como uma franquia. E só coloquei o MEQ por causa dos filmes.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos de franquias Empty Re: TOP 5 - Jogos de franquias

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos