TOP 5 - Jogos fora da zona de conforto

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TOP 5 - Jogos fora da zona de conforto

Mensagem por doizinho em Ter Jun 10, 2014 10:00 am

Bom dia pessoal, no nosso TOP 5 de hoje falaremos sobre os jogos que não deveriam fazer parte das nossas preferências, que provavelmente odiaríamos, que estão fora da nossa zona de conforto, mas que mesmo assim gostamos. Tenho certeza que todos aqui conhecem jogos assim e já posso até imaginar alguns nas listas de alguns amigos. Enfim, vamos participar nem que seja pra colocar apenas os nomes dos jogos. Minha lista fica assim:

5 - Plague/Neptune - Confesso que não sou fã de jogos que usem somente cartas, sempre me parece que está faltando alguma coisa. Também já estou bastante enjoado da mecânica de trick tracking, e isso se deve aos anos de truco na faculdade. E pra finalizar tem o problema da memorização/contagem de cartas, não gosto de jogos que usem isso por não conseguir fazer direito. No entanto, apesar desses 2 jogos terem tudo isso que me desagrada, eu gosto bastante deles, pois são jogos que deram uma inovada no estilo e que dá pra contemporizar o meu problema de memorização. Enfim gosto muito de ambos e merecem um lugar na lista.

4 - Love Letter - Esse segue quase tudo que já disse no item acima, poucas cartas e memorização, mas o jogo é bem feito demais e não tem como não gostar dele. Todos aqui são testemunhas que sou uma bosta nesse jogo, mas mesmo assim eu gosto dele, e com isso ele ocupa a quarta posição.

3 - Last Night on Earth: The Zombie Game - Roll and move, pode haver alguma coisa que nos assombre mais do que isso? Isso lembr alguma coisa? Jogo da vida? Banco Imobiliário? De todas as mecânicas encontradas em jogos essa é uma das piores, sem sombra de dúvidas. Mas mesmo com esse enorme desmotivador eu gosto do LNOE. O roll and move vai te atrapalhar, e você pode ter uma partida de merda por causa disso, mas mesmo assim, na maioria das vezes, você conseguirá se divertir, nem que seja pra rir com a sua desgraça.

2 - Glory to Rome - Mais uma vez um jogo de cartas, e nesse eu adiciono a formação de combos, eu não sou bom nisso, não consigo enxergar com clareza as cartas se ajudando e os combos acontecendo, mas isso não me frustra aqui. Acho o Glory to Rome magnífico e merecedor da segunda posição.

1 - The Lord of the Rings: LCG - Acho que já ficou claro nesse ponto que um jogo de cartas precisa ser muito bom pra eu gostar, e quando acrescentamos o fator colecionável à fórmula, então o jogo precisa ser ótimo pra me agradar. Acontece que o LotR:LCG consegue ser mais do que isso, pra mim ele é espetacular! Gosto tanto dele a ponto de ter uma coleção razoavelmente grande. Ele fica com a primeira posição e à uma distância considerável do segundo.

Menções Honrosas - Hanabi, For Sale e outros jogos de cartas que necessitem de memorização. Colocaria mais alguns aqui mas a minha memória não está ajudando.  Question Question

________________________________________________
avatar
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3135
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba - PR

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos fora da zona de conforto

Mensagem por Trentini em Ter Jun 10, 2014 10:37 am

5) Zombicide - O tema zumbi nunca foi algo que me atraiu, apesar de eu gostar de alguns jogos de videogame e filmes de zumbi. Porém o jogo é legal por ter vários puzzles no cenário, não só a ameaça zumbi, além de ser simples e realmente belo.

4) Parade - Assim como o Fabiano, eu torcia o nariz para muitos jogos puramente de carta (não considero nessa lista os LCGs e o Race for the Galaxy). Mas aí conheci o Parade e que joguinho divertido, dá para dar boas risadas com ele.

3) Iliad - Eu costumava detestar jogos onde existe uma corrida por pontos e existe um bash the leader ao estilo Munchkin, eu simplesmente detestei brincar com Munchkin e repliquei isso para todos os jogos onde esse comportamento pudesse ser parecido. Então que conheci Iliad e achei o jogo super bacana e com mecanismos para anular o "efeito partida infinita" que podia acontecer no Munchkin quando o jogador que estava ganhando caia da ponta e nunca ninguém chegava ao nível 10.

2) Kemet - Mesma situação do caso anterior, mas dessa vez com um jogo mais complexo e com mais decisões e construções que o aproximam de um euro, o que já é minha zona de conforto.

1) Cosmic Encounter - Esse sim é mais surpreendente, pois nele está ainda mais presente o efeito Munchkin e esse assim como o Munchkin pode ter um jogo bem prolongado quando o líder não consegue finalizar o jogo e os outros começam a tirar as colônias do líder. MESMO ASSIM eu adoro o jogo, talvez a piada desse jogo seja mais legal.

________________________________________________
Oh, sleep my child

avatar
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3367
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 32
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos fora da zona de conforto

Mensagem por Soar em Ter Jun 10, 2014 3:32 pm

Difícil, vou pensar bem antes de responder esta.

________________________________________________
"We Are the Borg. You Will be Assimilated. Resistance is Futile"
 
avatar
Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1756
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 45
Localização : Kronnos 1

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos fora da zona de conforto

Mensagem por libonati em Ter Jun 10, 2014 5:29 pm

realmente difícil, pq sou realmente apegado à minha zona de conforto.

5 - tower of babel - não gosto de jogos matemáticos e rasos (isso não é um crítica só uma adjetivação), mas esse é surpreendentemente bom.

4 - Parade - o mesmo acima.

3 - Twlight Imperium 3 - Não gosto de Ameritrashes, da sua aleatoriedade, das excessões, da interatividade intrusiva e muito menos de jogos de corrida (nesse caso quem fizer 8 pts antes ganha), mas realmente gosto desse jogo.

2 - Descent - Como disse antes, não sou fã de ameritrashes e nem muito de coops (ou semi), mas esse aqui tbm me agrada muito.

1 - Star Trek Fleet Captains já disse a vocês que não gosto de ameritrashes? E quando eles dependem então de um deck bem montado, sorte na compra das cartas e rolagens de dados... certamente será difícil que eu prove um jogo assim. Mas, por sorte, resolvi provar este e grata foi a surpresa!!!

Mencáo honrosa para o Star Wars X-Wing que rola dado, precisa combar os caras e, ainda por cima, exige visão espacial... fodeu!!! Só não está na lita pq esse é tão fora da minha zona de conforto que nem sempre estou com coragem de jogar... mas é um jogo bem foda!

________________________________________________

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2975
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 33
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.worldrpgfest.com.br/site

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos fora da zona de conforto

Mensagem por tiagovip em Ter Jun 10, 2014 6:08 pm

Ah, um top bem interessante! Até me tirou de minha zona de conforto, pois nos outros, se não tenho os 5 logo de cara, pelo menos 3, 4, eu usualmente sei quais serão prontamente. Aqui não foi assim. Vejamos o que dará.

5) PitchCar - jogos de destreza não me convencem totalmente, quase mais uma atividade (como correr ou ver quem se equilibra por mais tempo numa corda) do que um jogo, mas, enfim, o PitchCar eu gostei mais do que os outros, primeiro porque me lembra do Champ Cross feito com tampinhas e pistas na areia, e segundo pela possibilidade de fazer pistas diferentes com desafios diferentes;

4) Battle Line - eu tendo a evitar jogos competitivos para duas pessoas, e o Battle Line encaixa-se nisso, mas aceito e gosto do jogo porque ele faz essa disputa ocorrer de forma relativamente rápida e sendo simples, mas ainda permite aos jogadores várias decisões;

3) Wealth of Nations - não sou dos maiores fãs de jogos econômicos, mas este eu gostei bastante, tanto porque existe um mercado fixo, mas é possível negociar pelos mesmos produtos com os outros jogadores, quanto porque deve-se montar as peças de forma a deixá-las da melhor forma possível para que produzam bem;

2) Infidel - eu tendo a evitar wargames, não pelo estilo em si, mas por três coisas: 1) usualmente são para dois jogadores; 2) as partidas são bastante longas; 3) 90% desse mercado é composto por jogos da era napoleônica para a contemporânea, um período de combates que não lá me interessa particularmente. O Infidel não é de todo diferente: é para 2; mas seus cenários tendem a ser mais curtos e lida com uma época que eu gosto: a das Cruzadas;

1) War of the Ring - veja os pontos 1, 2 e 3 sobre os wargames acima. A este cabe o 1º, mas também aceita 3 ou 4 participantes; também cabe o 2 - as partidas podem demorar 3, 4 horas; mas certamente foge do ponto 3, e isto, principalmente isto, faz toda a diferença. Um jogo num cenário que eu adoro de paixão e me deixa engajado nele a todo momento, tanto pela jogabilidade muito bem feita, como pela precisão temática aplicada em tantas de suas partes.

E é isso!

Abs,

________________________________________________
From even the greatest of horrors irony is seldom absent. -- H.P. Lovecraft
avatar
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 5930
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos fora da zona de conforto

Mensagem por doizinho em Ter Jun 10, 2014 9:35 pm

@tiagovip escreveu:2) Infidel - eu tendo a evitar wargames, não pelo estilo em si, mas por três coisas: 1) usualmente são para dois jogadores; 2) as partidas são bastante longas; 3) 90% desse mercado é composto por jogos da era napoleônica para a contemporânea, um período de combates que não lá me interessa particularmente. O Infidel não é de todo diferente: é para 2; mas seus cenários tendem a ser mais curtos e lida com uma época que eu gosto: a das Cruzadas;
Surpreendente! Não sabia que você tinha gostado tanto assim do jogo. Mas no final das contas, por ser um wargame, ele tem a chance de criar boas histórias e sei que você gosta disso.

________________________________________________
avatar
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3135
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba - PR

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos fora da zona de conforto

Mensagem por tiagovip em Ter Jun 10, 2014 10:39 pm

@doizinho escreveu:
@tiagovip escreveu:2) Infidel - eu tendo a evitar wargames, não pelo estilo em si, mas por três coisas: 1) usualmente são para dois jogadores; 2) as partidas são bastante longas; 3) 90% desse mercado é composto por jogos da era napoleônica para a contemporânea, um período de combates que não lá me interessa particularmente. O Infidel não é de todo diferente: é para 2; mas seus cenários tendem a ser mais curtos e lida com uma época que eu gosto: a das Cruzadas;
Surpreendente! Não sabia que você tinha gostado tanto assim do jogo. Mas no final das contas, por ser um wargame, ele tem a chance de criar boas histórias e sei que você gosta disso.

Pois é! Eu prefiro boas histórias do que boas jogadas! Por isso que me entristece tanto o Libonati e os euros sem sal dele deixando-o com anos de lacunas na área do memorável.

Por sinal, temos que voltar a jogar este antes que eu esqueça de tudo sobre as regras.

Abs,

________________________________________________
From even the greatest of horrors irony is seldom absent. -- H.P. Lovecraft
avatar
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 5930
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos fora da zona de conforto

Mensagem por tiagovip em Ter Jun 10, 2014 10:40 pm

Warrior escreveu:Difícil,  vou pensar bem antes de responder esta.

Soar, na dúvida, coloca de novo a caixa do Sentinels! Ela sai completamente fora da minha zona de conforto para carregá-la!

Abs,

________________________________________________
From even the greatest of horrors irony is seldom absent. -- H.P. Lovecraft
avatar
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 5930
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos fora da zona de conforto

Mensagem por Pedro em Ter Jun 10, 2014 10:59 pm

Vamos a minha lista... mais uma vez o Fabiano mandando bem. Curto essas seleções, pois até ajudam a relembrar jogos interessantes e que faz tempo que não jogo.

5 - Lord of the Rings LCG: Tive poucas oportunidades de jogá-lo, mas as poucas experiências e com pouco material do jogo me agradaram. Não curto muito o formato ou pelo menos não me interesso em me dedicar a ele e esse jogo é bem diferente e muito legal.

4 - Race for the Galaxy: Tem alguém na zona de conforto com esse? A verdade é que a gente se acostuma com o jogo, mas ele não tem elementos que me agradem por ser de ficção científica e usar da mecânica do Puerto Rico. Com o tempo me familiarizei com a iconografia e até me adaptei com o seu sistema e hoje consigo jogá-lo apesar da união de coisas que me desagradam.

3 - Here I Stand: Não sou fã de Wargames. Mas reconheci esse como um diferente dos que já experimentei... é muito legal ver essa recriação temática de uma guerra religiosa. Gosto mais de rolar dados para queimar livros do que para destruir exércitos.

2 - Merchant of Venus: Outro de temática espacial e com grande envolvimento da sorte. Gosto de saber que é um jogo das antigas e que conseguiu ser bacana para época em que foi lançado pela primeira vez. Bacana no sentido de tê-lo como um bom jogo ainda hoje. Gosto da ideia que envolve o jogo de mercado e de transporte das mercadorias atendendo a demanda no espaço. A resolução mecânica das viagens pode até ser ultrapassada, mas o jogo consegue ser divertido e diferenciado.

1 - Republic of Rome: O jogo é sorte e parole. Praticamente tudo é sorteado, rolado nos dados e as fases acontecem com uma grande dependência em todos esses fatores. Muitos amigos questionam o fato de eu gostar desse jogo, mas a questão para mim não são os elementos aleatórios e sim a intriga que isso tudo promove entre os jogadores. Esse título num bom grupo de canalhas e traíras é garantia de muita reviravolta, trapaça, juras de morte, discussões... enfim. Esse e TI são os jogos com elementos políticos que mais me agradaram até o momento e esse é voltado em grande parte para interação entre os jogadores e as discussões sobre como ajudar Roma e se ajudar mais ainda. Sensacional!


________________________________________________
avatar
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1955
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 33
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.meeplehouse.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos fora da zona de conforto

Mensagem por geovanni em Qua Jun 11, 2014 12:20 am

A minha zona de conforto está principalmente em euros brainburn e euros leves (de TTR até fillers). Alguns jogos que gosto que saem fora desta zona são

5 - Galaxy trucker: divertido, menos quando é a sua nave que vai pro espaço
4 - Zombicide: Um jogo com uma dose leve de estratégia e muita correria, quando o jogo se desenvolve bem e todo mundo está para se divertir é muito bom
3 - Guerra do anel: um jogo fodástico, mas muito demorado e as ações dependem dos dados. Não é bem meu estilo preferido, mas não nego uma partida.
2 - Summoner wars: apesar de jogar quase toda semana, não é um jogo que permite uma estratégia muito profunda e tem uma sorte bem presente. Jogo por que é muito bom apesar disso.
1- Battlestar galactica: joguei só uma partida deste jogo, e sai de cylon. Ganhamos pq o Perreto fez tudo certo, mas esta partida realmente me deixou desconfortável. Como era meu primeiro jogo eu ainda precisava de umas ajudas e não podia dar bandeira, foi realmente complicado, mas gostei muito do jogo, quem sabe jogando mais entre na minha zona de conforto.

That is all, folks. Esse foi difícil
avatar
geovanni
Battlestar Galactica
Battlestar Galactica

Mensagens : 273
Data de inscrição : 26/05/2013

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos fora da zona de conforto

Mensagem por tiagovip em Qua Jun 11, 2014 9:42 am

@Pedro escreveu:4 - Race for the Galaxy: Tem alguém na zona de conforto com esse?

Eu! Demorou pra caramba, no entanto.

Abs,

________________________________________________
From even the greatest of horrors irony is seldom absent. -- H.P. Lovecraft
avatar
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 5930
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos fora da zona de conforto

Mensagem por Binderman em Qua Jun 11, 2014 1:33 pm

Estou com dificuldades para responder pois quando um jogo fora da zona de conforto me encanta, minha zona de conforto passa a incluir jogos desse tipo. O__o

________________________________________________
"You are already naked. There is no reason to not follow your heart." Steve Jobs

avatar
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2575
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 47
Localização : Universo observável

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos fora da zona de conforto

Mensagem por doizinho em Qua Jun 11, 2014 1:40 pm

@Binderman escreveu:Estou com dificuldades para responder pois quando um jogo fora da zona de conforto me encanta, minha zona de conforto passa a incluir jogos desse tipo. O__o
Então aí você tem a resposta já. Se um jogo fora da zona de conforto de agradou ele entra nesse top 5. Não é porque um jogo te agradou que os outros passarão a te agradar automaticamente.

________________________________________________
avatar
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3135
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba - PR

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos fora da zona de conforto

Mensagem por Binderman em Qua Jun 11, 2014 2:55 pm

Legal Fabiano, então vou colocar os jogos que expandiram minha zona de conforto:

 5 - Jungle Speed. Jogo de habilidade que sempre vira bagunça. Divertidíssimo.
 4 - Pentago. Jogo da velha melhorado? Desconfiei no começo mas é um dos mais jogados da minha coleção.
 3 - Genoa. Não gostava de jogos de leilão ou negociação. Esse abriu caminho para outros como Zoo Le Mio, For Sale, Container, etc.
 2 - Age of Empires III. Achei o El Grande bem fraquinho e quando vi a pequena semelhança entre esses jogos pensei que não ia gostar. Gostei tanto que voltei ao El Grande e o achei melhor do que a primeira vez.
 1 - Heroscape. Rolagem de dados? Ruim. Rolagem de dados para definir quase tudo o que acontece no jogo? Péssimo. Modelo de negócio que exige a compra de outras expansões/boosters e diminui o dinheiro para jogos novos? De jeito nenhum! Pois é, tinha tudo para ser uma péssima experiência mas não foi. E abriu a porteira para outros semelhantes, como o X-Wing (já tenho várias naves) e o Android Netrunner (que estou me segurando para não comprar).

________________________________________________
"You are already naked. There is no reason to not follow your heart." Steve Jobs

avatar
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2575
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 47
Localização : Universo observável

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos fora da zona de conforto

Mensagem por Soar em Qua Jun 11, 2014 10:30 pm

@tiagovip escreveu:
Warrior escreveu:Difícil,  vou pensar bem antes de responder esta.

Soar, na dúvida, coloca de novo a caixa do Sentinels! Ela sai completamente fora da minha zona de conforto para carregá-la!

Abs,
Jamais acharei algum defeito naquela caixa "mi amico" (sotaque italiano da globo)!!

________________________________________________
"We Are the Borg. You Will be Assimilated. Resistance is Futile"
 
avatar
Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1756
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 45
Localização : Kronnos 1

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos fora da zona de conforto

Mensagem por Soar em Qua Jun 11, 2014 10:54 pm

5 - Samurai: eu sempre achei que não gostaria de jogar nenhum jogo de controle de área por sempre ter levado pau nos jogos de trilha e damas!

4 - Caylus MG : Alocação de peões pra trabalhar, sem ao menos carregar uma espada curta ou arco?? Gostei deste, joguei bastante e depois substitui pelo Pillars of the Earth pois tinha a ambientação dos livros que eu adorei!

3 - Ingenious: Como representante de um grupo com Coloretto e o Lost Cities e outros Knizias Style, este me surpreendeu ao conhece-lo. 
Acreditei que jogos de combinações de cores, formas, números e outros elementos matemáticos jamais me agradariam.

2 - Legends of Five Rings: Um TCG sim! Na  minha frustração de não poder jogar os meus LCGs, eu ataquei num jogo que me fez quebrar uma promessa, nada de jogos como o Magic!! O L5R mostrou ser um jogo muito eficiente e versátil, muito bem ambientado e que esta numa crescente de jogadores na cidade. Montei um deck com um pouco de grana e ele já se tornou competitivo e facilmente transportável na minha mochila! Confesso que depois de adquiri o LOTR e o AGOT LCG eu relutei e reluto em partir pro Netrunner.

1 - Clue cardgame: Nunca achei que jogaria Detetive outra vez na minha vida, comprei este jogo pra jogar com a minha esposa e uns sobrinhos e no final das contas gostei mesmo dele!

________________________________________________
"We Are the Borg. You Will be Assimilated. Resistance is Futile"
 
avatar
Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1756
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 45
Localização : Kronnos 1

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos fora da zona de conforto

Mensagem por Binderman em Sex Ago 22, 2014 10:38 am

Ranking: (Pontuação: 10, 8, 6, 4, 2 para votos nas posições 1, 2, 3, 4 e 5. 1 ponto para menções):



________________________________________________
"You are already naked. There is no reason to not follow your heart." Steve Jobs

avatar
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2575
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 47
Localização : Universo observável

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TOP 5 - Jogos fora da zona de conforto

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum