Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo

+4
Trentini
tiagovip
Leohnardo
doizinho
8 participantes

Ir para baixo

TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo Empty TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo

Mensagem por doizinho Ter maio 27, 2014 3:26 pm

Boa tarde amigos, hoje nosso TOP 5 sofreu um pequeno atraso pois tive que cumprir tarefas paternais durante a manhã (levar a filha no médico). No entanto, mesmo atrasado estou aqui e não vou falhar com o nosso TOP 5. Hoje o tema da nossa lista é Jogos que resistiram ao tempo. vamos falar dos jogos antigos mas que ainda dão uma surra na maioria dos lançamentos modernos.

Vocês sabem que não gosto de criar regras para o nosso TOP 5, mas acho que para esse seria legal que vocês pegassem jogos criados até o ano 2000. Se você não tem 5 jogos pra listar que tenham sido criados em 2000 ou antes, então procure jogos mais novos, mas venha progredindo dos mais velhos pros mais recentes. Sei que dará mais trabalho, mas será divertido procurar os bons velhinhos.

Vale salientar que acho justo listar jogos que tenham sofrido alguma repaginação, mas mantido a sua alma. Exemplos: Formula D e Cosmic Encounter.

Neste link tem a lista do BGG dos jogos fabricados até o ano 2000.
http://www.boardgamegeek.com/search/boardgame?sort=rank&advsearch=1&q=&include%5Bdesignerid%5D=&include%5Bpublisherid%5D=&geekitemname=&range%5Byearpublished%5D%5Bmin%5D=&range%5Byearpublished%5D%5Bmax%5D=2000&range%5Bminage%5D%5Bmax%5D=&range%5Bnumvoters%5D%5Bmin%5D=&range%5Bnumweights%5D%5Bmin%5D=&range%5Bminplayers%5D%5Bmax%5D=&range%5Bmaxplayers%5D%5Bmin%5D=&range%5Bplayingtime%5D%5Bmax%5D=&floatrange%5Bavgrating%5D%5Bmin%5D=&floatrange%5Bavgrating%5D%5Bmax%5D=&floatrange%5Bavgweight%5D%5Bmin%5D=&floatrange%5Bavgweight%5D%5Bmax%5D=&searchuser=doizinho&playerrangetype=normal&B1=Submit

Eis a minha lista:

5 - Formula Dé (1991) - Esse jogo é divertido demais. Adoro ele, mesmo com o surgimento do Race 90 ainda não consigo me imaginar me desfazendo ou parando de jogar o Formula Dé, ou como chamamos nos dias de hoje Formula D. Tenho jogado mais com o João, mas as corridas não deixam de ser emocionantes, pois o moleque é bom de rolas dados. Lamento apenas que um monte de pistas lançadas no passado sejam tão caras, pois ali é que devem estar as boas corridas de verdade.

4 - Arte Moderna (1992) - O jogo de leilão. Tudo é leilão, mas são vários diferentes, então não é sempre a mesma coisa. E vamos ser sinceros, uma das coisas mais divertidas nos jogos de tabuleiro é participar de um leilão. Apenas um morto vivo pra não sentir a tensão de dar um lance no limite e torcer pra que ele não seja batido, ou o frio na espinha quando você tenta inflacionar um item pro seu amigo. Eu gosto disso, não jogo bem, mas não posso negar que gosto.

3 - RA (1999) - Mais um jogo do Knizia na lista, é inegável que o cara fazia coisas boas demais nos anos 90. O RA é pra mim a sua obra prima, outro jogo de leilão, mas com uma dinâmica bem diferente. Eu sei que tem o set collection junto, mas o coração e a alma do jogo estão no leilão. Ótimo jogo!

2 - Princes of Florence (2000) - E aqui mais um jogo com leilão, sim, o pessoal fazia bons jogos de leilão antigamente, mas diferentemente dos outros listados anteriormente, o PoF não tem seu foco no leilão, e sim na produção de trabalhos. A mecânica do jogo é muito simples e ao mesmo tempo muito bem feita. Você adquire itens pro sua área de jogo, pra produzir obras cada vez melhores. Simples, mas muito legal. Outro jogão do passado que ainda bate de frente com os lançamentos mais recentes.

1 - El Grande (1995) - E aqui, sem deixar dúvidas pra ninguém vem o campeão de todos, o fantástico El Grande. Tudo já foi falado dele então fica aqui apenas o meu elogio à esse que é um jogo que tem quase 20 anos e ainda não foi superado na sua categoria. Fantástico!

Menções Honrosas: Family Business (1982!!!), Tikal (1999), For Sale (1997), Genoa (2001), Lord of the Rings (2000) - o cooperativo do Knizia.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo Empty Re: TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo

Mensagem por Leohnardo Ter maio 27, 2014 3:49 pm

Sofri pra ordenar, mas tá aí.

5 - Ra (1999) - Bem possivelmente o meu jogo favorito de leilão, simples e único.

4 - Tikal (1999) - Tikal tem uma mecânica que é incrivelmente pouco utilizada (pelo menos em jogos competitivos) e que funciona muito bem. O tema é legal, e jogar com o leilão de tiles eleva a tensão da partida.

3 - Merchant of Venus (1988) - Existe uma nova versão da FFG, mas as regras clássicas estão inclusas (com pequenas alterações) e acredito que a maioria concorda que é a melhor maneira de jogar.

2 - Carcassonne (2000) - Excelente jogo, acho que nunca vou rejeitar uma partida (pelo menos não com 3 ou menos jogadores).

1 - Cosmic Encounter (1977) - Sem dúvida o primeiro jogo que pensei quando vi a lista. Embora a versão da FFG seja de 2008, o jogo original é bem antigo. Existem algumas mudanças pequenas nas versões mais novas, mas no geral o jogo é o mesmo, e acredito que se qualifica para a lista.
Leohnardo
Leohnardo
Ra
Ra

Mensagens : 176
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo Empty Re: TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo

Mensagem por doizinho Ter maio 27, 2014 3:54 pm

Leo.Nardo escreveu:1 - Cosmic Encounter (1977) - Sem dúvida o primeiro jogo que pensei quando vi a lista. Embora a versão da FFG seja de 2008, o jogo original é bem antigo. Existem algumas mudanças pequenas nas versões mais novas, mas no geral o jogo é o mesmo, e acredito que se qualifica para a lista.
Claro que qualifica Léo, inclusive é um dos meus exemplos lá no começo da minha postagem.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo Empty Re: TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo

Mensagem por tiagovip Ter maio 27, 2014 4:03 pm

Opa, legal esse Top! Vamos ao meu:

5) Modern Art (1992) - todos os leilões que alguém pode querer!;

4) Tigris & Euphrates (1997) - um jogaço. Tive várias partidas dele quando o BGG ainda tinha suporte para partidas online dele e ali pude ver que a preponderância da sorte no jogo, ainda que existente, é mínima entre os que tem as manhas. Em nenhum jogo apanhei tanto quanto neste, e normalmente era para as mesmas pessoas - para eles não tinha peça ruim;

3) El Grande (1995) - o chefão do controle de área. Tão bom hoje, mesmo com toda a concorrência no mesmo tipo de mecânica, quanto era a quase vinte anos atrás;

2) Samurai (1998) - fantástico e interativo ao máximo. Jogo de envolvimento de área, ao mesmo tempo simples em suas regras, e profundo em suas estratégias, que iniciam desde o momento de posicionar as peças no tabuleiro. Um jogo inteligente e deveras elegante;

1) Ra (1999) - estou nas centenas de partidas desse clássico de leilões diferenciados (e que não podem ser "quebrados" por gente nova que dá lances muito altos por desconhecimento do valor variável das coisas), e ele continua atrativo como da primeira vez. Ele tem, sim, um componente de sorte envolvido nele, mas a habilidade sobrepõe-se usualmente a isso.

Menções honrosas: For Sale (1997), Civilization (1980), Battle Line (2000), Princes of Florence (2000)

Abs,


Última edição por tiagovip em Ter maio 27, 2014 10:12 pm, editado 1 vez(es)
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo Empty Re: TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo

Mensagem por Trentini Ter maio 27, 2014 4:17 pm

5) Britannia (1986) - Nunca joguei a versão original, apenas a edição da FFG que tem correções das regras e equilíbrio, porém acredito que a mecânica seja a mesma e a recriação histórica desse wargame não tenha mudado muita coisa. Um bom jogo e que resistiu ao tempo.

4) Carcassone (2000) - Não é dos mais velhos, mas já tem 14 anos e ainda é um clássico, sua mecânica simples e direta o torna um jogo fácil de aprender mas ao mesmo tempo muito divertido e com várias possibilidades.

3)Modern Art (1992) - Jogão, você percebe que hoje em dia muitas mecânicas de leilão são retiradas desse jogo, aliás o Knizia manja de leilão.

2) El Grande (1995) - O mais legal é jogar esse jogo depois de ter conhecido outros jogos do gênero de controle de área para ver como o jogo mesmo tendo lá seus 19 anos de idade, ainda tem uma mecânica bem moderna e interessante.

1) Xadrez (1475) - Ah, o Xadrez, esse sim, assim como outros de séculos e milênios como Go, Mancala e outros sobreviveram ao tempo e sobreviverão na eternidade. Poucos lembrarão de Monopoly em 2230 mas Xadrez, ah esse vai continuar lá, e intacto. Um semi-abstrato com infinitas possibilidades, adoro jogá-lo e jogo todos os dias.

Menções: 1849 (1998), La Città (2000), Samurai (1998).


Última edição por Trentini em Ter maio 27, 2014 4:19 pm, editado 1 vez(es)
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo Empty Re: TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo

Mensagem por Pedro Ter maio 27, 2014 4:18 pm

Minha lista...

5 – Crude: The Oil Game: (1974): Jogo relançado recentemente que ao jogar me causou um impacto positive. Fiquei depois pensando como ele deve ter sido bastante inovador para época que foi lançado. Tem um bom tema e soluções mecânicas bem interessantes para representar o mercado.

4 – Twilight Imperium (1997): Não sei quais as mudanças que foram feitas e nunca tive acesso as 2 primeiras edições. Mas precederam o maior épico dos tabuleiros que é sua terceira edição. Um jogo com estrada e que origina até hoje tentativas de aproximação que ainda não o superaram... na minha opinião.

3 – Cosmic Encounters (1977): Jogo divertido e que tem muitos apreciadores. O tempo vai e ele acaba voltando a aparecer para preencher as nossas jogatinas. Tive mais partidas legais do que ruins e é um jogo muito interessante e que sobreviveu bem.

2 – Fury of Drácula (1987): Não poderia deixar de mencionar esse jogo que gosto muito. As vezes vem pra mesa com os amigos aqui do fórum, mas também agrada muito minha noiva e tem forte apelo com o pessoal que quer conhecer um jogo de tabuleiro. Sempre curti as partidas desse jogo e ganhando ou perdendo a diversão é garantida. Outros jogos surgiram depois dele com proposta parecida, mas dos que conheço também não vi algum que o supere.

1 – 1856 (1995): Aqui o meu favorito dos favoritos. Vem com a ideia de repaginação na série de jogos que utilizam a mesma mecânica e o mais clássico é o 1830. Menciono esse, pois foi o que conheci primeiramente e que me cativou a conhecer outros da série.

Menção Honrosa: Carcassonne, Rá, Merchant of Venus e Tigris e Euphrates.
Pedro
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.meeplehouse.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo Empty Re: TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo

Mensagem por doizinho Ter maio 27, 2014 4:21 pm

Pedro escreveu:2 – Fury of Drácula (1987): Não poderia deixar de mencionar esse jogo que gosto muito. As vezes vem pra mesa com os amigos aqui do fórum, mas também agrada muito minha noiva e tem forte apelo com o pessoal que quer conhecer um jogo de tabuleiro. Sempre curti as partidas desse jogo e ganhando ou perdendo a diversão é garantida. Outros jogos surgiram depois dele com proposta parecida, mas dos que conheço também não vi algum que o supere.
Que vacilo esse ficar de fora da minha lista!
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo Empty Re: TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo

Mensagem por libonati Ter maio 27, 2014 8:08 pm

5 - Quo Vadis

4 - Advanced Civilization

3 - La Citta

2 - El Grande

1 - Prince of Florence

Vários são os bons jogos desta época!!

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo Empty Re: TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo

Mensagem por tiagovip Ter maio 27, 2014 10:20 pm

libonati escreveu:5 - Quo Vadis

Faltou o ponto de interrogação!

Taí um jogo do Knizia que passou por mim.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo Empty Re: TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo

Mensagem por libonati Qua maio 28, 2014 12:30 am

tiagovip escreveu:
libonati escreveu:5 - Quo Vadis

Faltou o ponto de interrogação!

Taí um jogo do Knizia que passou por mim.

Abs,

Passou você diz em qual sentido?
Que nunca teve vontade de conhecer ou teve a oportunidade a deixou escapar??

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo Empty Re: TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo

Mensagem por Binderman Qua maio 28, 2014 8:52 am

Considerei para a montagem da lista abaixo, jogos que são antigos para mim, ou seja, que eu conheci há muito tempo. Isso elimina jogos que joguei pela primeira vez recentemente, como o Go.

5 - Scrabble. Não jogo faz tempo mas ainda é o melhor jogo de montar palavras que conheço.
4 - Meias Palavras. Excelente jogo de dedução, pena que precise de no mínimo 3 jogadores. Ainda tenho minha cópia surrada e sempre tento colocá-la na mesa.
3 - Interpol. Gosto muito mais do Fury of Dracula, mas o Interpol continua sendo divertido.
2 - Acquire. Ganhei a edição da Grow (Cartel) quando tinha uns 14 anos. Achei-o razoável no começo mas depois fui gostando cada vez mais.
1 - Xadrez. Não tenho muito o que falar dele. Nunca vou rejeitar uma partida.

Agora, considerando jogos antigos no geral, a lista seria essa:

5 - For Sale
4 - Samurai
3 - Civilization
2 - Fury of Dracula
1 - Xadrez
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo Empty Re: TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo

Mensagem por tiagovip Qua maio 28, 2014 9:05 am

libonati escreveu:
tiagovip escreveu:
libonati escreveu:5 - Quo Vadis

Faltou o ponto de interrogação!

Taí um jogo do Knizia que passou por mim.

Abs,

Passou você diz em qual sentido?
Que nunca teve vontade de conhecer ou teve a oportunidade a deixou escapar??

A segunda, que a oportunidade veio e foi.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo Empty Re: TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo

Mensagem por Binderman Sex Ago 22, 2014 10:08 am

Ranking: (Pontuação: 10, 8, 6, 4, 2 para votos nas posições 1, 2, 3, 4 e 5. 1 ponto para menções):


TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo Pic2213075_lg


Última edição por Binderman em Sex Ago 22, 2014 12:10 pm, editado 1 vez(es)
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo Empty Re: TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo

Mensagem por Trentini Sex Ago 22, 2014 10:12 am

Binder, porque a pontuação está sendo ocultada?
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo Empty Re: TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo

Mensagem por Binderman Sex Ago 22, 2014 10:19 am

Trentini escreveu:Binder, porque a pontuação está sendo ocultada?


 Ocultada? A imagem não aparece?
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo Empty Re: TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo

Mensagem por Trentini Sex Ago 22, 2014 11:03 am

O total de pontos de cada jogo está em branco, todo o resto aparece normal
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo Empty Re: TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo

Mensagem por Rafaelfo Sex Ago 22, 2014 11:16 am

Trentini escreveu:O total de pontos de cada jogo está em branco, todo o resto aparece normal
Na última coluna?
Aqui está aparecendo... estranho.
Rafaelfo
Rafaelfo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1809
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 38
Localização : Curitiba

http://www.sommastudio.com

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo Empty Re: TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo

Mensagem por Binderman Sex Ago 22, 2014 11:27 am

Apareceu normal em vários browsers aqui. Tem como tirar uma screenshot?
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo Empty Re: TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo

Mensagem por Trentini Sex Ago 22, 2014 12:05 pm

TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo 2yzcv85
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo Empty Re: TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo

Mensagem por Binderman Sex Ago 22, 2014 12:08 pm

Acho que não coube na sua tela. Vou diminuir aqui.
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo Empty Re: TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo

Mensagem por Binderman Sex Ago 22, 2014 12:11 pm

Pronto, veja lá.
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo Empty Re: TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo

Mensagem por Trentini Sex Ago 22, 2014 2:38 pm

Agora sim, valeu
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo Empty Re: TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo

Mensagem por tiagovip Sex Ago 22, 2014 3:55 pm

Pô, ficou uma beleza esse ranking. Ok, eu tiraria o Xadrez para colocar o T&E ou o For Sale, mas aí é só por gosto mesmo (se bem que a concordância com os outros também é!).

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo Empty Re: TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo

Mensagem por Trentini Sex Ago 22, 2014 3:56 pm

No fundo esses jogos clássicos, damas, xadrez, go, etc são jogos que nunca serão esquecidos, acho que nem precisava considerar nessa lista de resistência ao tempo, a questão é que Xadrez em especial eu gosto muito então tive que comentar sobre ele Very Happy
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo Empty Re: TOP 5 - Jogos que resistiram ao tempo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos