Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Top 5 - Jogos Favoritos

5 participantes

Ir para baixo

Top 5 - Jogos Favoritos Empty Top 5 - Jogos Favoritos

Mensagem por Binderman Seg Out 10, 2016 7:40 am

Como já está se tornando costume, em meados de outubro refazemos nossa lista de jogos campeões. Quem quiser pode colar junto as listas dos anos anteriores, disponível aqui.

Top 5 - Jogos Favoritos Greatest
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Jogos Favoritos Empty Re: Top 5 - Jogos Favoritos

Mensagem por Binderman Seg Out 10, 2016 7:57 am

Bem, três jogos do ano passado continuam no top 5, mas temos duas novidades:

5) Mansions of Madness Second Edition: Já entrou aqui mesmo com apenas duas partidas. É tudo o que eu queria que a primeira edição fosse. Dependendo dos outros cenários, pode melhorar sua posição, chegando a segundo ou talvez primeiro, vamos ver.

4) Elder Sign: Continua excelente, as novas expansões não deixaram a desejar.

3) Eldritch Horror: Prelúdios e missões são os motivos para ele ter entrado na lista. Muito bem elaborados, tornaram a experiência tematicamente mais gratificante. E claro, as duas últimas expansões são excelentes.

2) Sentinels of Multiverse: Continua em segundo, talvez fosse para primeiro se os heróis fossem investigadores e os inimigos fossem seres de outras dimensões. Oh wait...

1) Arkham Horror: Conheci as 4 expansões que faltavam e elas só melhoraram a experiência. Tem chance de cair apenas por não serem feitas mais expansões.

Possível integrante desta lista no ano que vem: Errei minha previsão do ano passado, vamos ver se acerto desta vez. Arkham Horror The Card Game tem potencial para entrar por ter alguns elementos que gosto: Cthulhu Mythos, Investigação, Solo.

Menções: Robinson Crusoe Adventures on the Cursed Island, Sherlock Holmes Consulting Detective, Legendary Encounters Alien, Gears of War e Legendary Marvel.

Binderman em setembro de 2015 escreveu:
Binderman no início de 2014 escreveu:
Top 5: Dou preferência para o que eu chamo de jogos ultra-temáticos: jogos onde tema e mecânica se encaixam muito bem, mas que podem ter problemas de mecânicas, desde que os problemas existam em favor do tema. Se eu tiver que escolher prefiro jogos mais pesados, mas ultimamente tenho jogado os mais leves por motivos óbvios.

  5 - Sentinels of Multiverse: Adoro cooperativos e fui um leitor voraz de quadrinhos de super-heróis. Sentinels é tudo isso e já se tornou meu cooperativo (e jogo solo) favorito após umas poucas partidas. Não vejo a hora de comprar as expansões.
  4 - Star Trek Fleet Captains: Outro jogo ultra-temático de um tema do qual sou fã: assisti três (das cinco) séries inteiras (Original, Nova Geração e Enterprise) e todos os filmes mais de uma vez. O jogo captura o espírito da série muito bem.
  3 - Age of Empires III: Um dos poucos jogos de "Area Majority" que eu gostei, provavelmente pela mecânica principal ser "Worker Placement". O tema também casa muito bem e a expansão deixa o jogo ainda melhor.
  2 - Twilight Struggle: Falando em tema... Este jogo ainda me deixa de queixo caído enquanto estou jogando. Guerra Fria sempre me interessou muito e apesar de eu nunca ter ganho sequer uma partida deste jogo, ainda tenho esperança de jogá-lo bem após umas 15 ou 20 partidas.
  1 - Through the Ages: Meus video games preferidos são aqueles em que se constrói uma civilização. Ainda não joguei um jogo de tabuleiro que capture bem este tema mas o TTA é o que mais se aproximou. É demorado, pesado, "fiddly", dependente de sorte, mas mesmo assim é um jogaço.

  Menções Honrosas: Agricola, Dungeon Twister, Combate e Xadrez.

  Continuo gostando dos Jogos ultra-temáticos, mas minha lista mudou um pouco:

  5 - Mansions of Madness: Fantástica experiência, jogando como Keeper ou investigador. Tem aquele gostinho de RPG, e é muito divertida a surpresa que proporciona aos investigadores cada pista revelada. Em breve, mais quatro expansões por aqui...

  4 - Elder Sign: Com a expansão Gates of Arkham. Quando o tempo está curto e eu quero uma experiência de horror, ele entra na mesa no lugar do Arkham Horror. Enquanto ele demora uma hora e pouco entre tirar da caixa e guardar na prateleira, o Arkham demora no mínimo 3 horas.

  3 - Through the Ages: É, caiu. Duas posições. Ainda gosto dele e tudo mais, mas minha preferência está se inclinando para jogos mais temáticos do que estratégicos então a queda já era esperada. Mesmo assim continua como um dos favoritos.

  2 - Sentinels of Multiverse: Ele já era o quinto preferido sem nenhuma expansão, mas após uma dezena de expansões ficou ainda melhor e pulou para o segundo lugar. Continua meu jogo de super herói favorito, mesmo após ter conhecido Legendary Marvel.

  1 - Arkham Horror: Como eu já havia comentado, era apenas questão de tempo para que ele chegasse ao primeiro lugar. Eu já havia lido Lovecraft antes mas foi esse jogo que me colocou na maratona atual de ler tudo. Das 66 histórias de ficção que ele escreveu devem faltar apenas umas 19 para eu ler.  E quanto mais eu conheço, melhor o jogo fica, pois muita coisa foi tirada das histórias. Fazer um teste de sneak ou ficar preocupado com a quantidade de tokens de "Deep Ones" em Innsmouth ficou bem mais interessante após a leitura de "The Shadow over Innsmouth". Usar o item "Cilindro dos Mi-Go" ficou bem mais divertido e compreensível após a leitura de "The Whisperer in the Darkness". Enfim, um jogaço que tem vários problemas mas que proporciona muitas horas de diversão só ou acompanhado. E ainda falta eu conhecer 4 expansões...

 Menções Honrosas: Star Trek: Fleet Captains, Twilight Struggle, Robinson Crusoe, Eldritch Horror e Sherlock Holmes Consulting Detective.

Possível integrante desta seleta lista no próximo ano (se eu conseguir jogar): Cthulhu Wars.

P.S.: Após terminar Lovecraft vou seguir a sugestão do Gustavo e ler Clark Ashton Smith.
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Jogos Favoritos Empty Re: Top 5 - Jogos Favoritos

Mensagem por Trentini Seg Out 10, 2016 9:17 am

Para mim mudaram algumas coisas:

5) Five Tribes - Esse manteve sua posição, ótimo euro com quase infinita rejogabilidade.

4) Eclipse - O Eclipse mostrou sinal de desgaste e menos interesse depois de alguns anos como o primeiro na lista, o motivo: quanto mais jogos conheço mais vejo alguns problemas nele e apesar de ainda achar ele sensacional para o que entrega, não é mais tão perfeito assim quanto antes.

3) The Voyages of Marco Polo - Esse foi um que subiu rápido na posição do meu ranking pessoal, não é novidade aqui que eu adoro esse jogo por muitos fatores, o principal deles é a vasta rejogabilidade e um tema bem legal com mecânicas que eu aprecio bastante.

2) Terra Mystica - Esse permaneceu na mesma posição, ainda acho um dos euros mais inspirados já projetados.

1) Through the Ages: A New Story of Civillization - A versão anterior já era um de meus jogos favoritos, essa nova versão apenas confirmou o jogo numa posição mais alta, a mais alta de todas no meu top, a versão nova corrigiu várias coisas que me incomodavam um pouco na versão anterior tornando o jogo ainda mais impressionante.

Cairam fora da lista: Race for the Galaxy e Twilight Struggle, ambos permanecem no meu top 10, apenas que o interesse por jogá-los diminuiu um pouquinho (não muito).

Trentini escreveu:Minha lista:

5) Five Tribes
4) Twilight Struggle
3) Race For The Galaxy
2) Terra Mystica
1) Eclipse

Creio que da lista do ano passado acabou caindo o Android: Netrunner e o Mage Wars, estou dando mais preferência para jogos prontos do que LCGs de infinitas possibilidades e intermináveis.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Jogos Favoritos Empty Re: Top 5 - Jogos Favoritos

Mensagem por doizinho Seg Out 10, 2016 10:30 am

Vou tentar fazer a minha de cabeça, sem ver as dos anos anteriores:

5 - Troyes - Olha que curioso, joguei ele sábado!

4 - Twilight Struggle - Já foi primeiro e ainda segue com destaque dentro do TOP 5.

3 - Imperial - Melhor euro que eu já joguei.

2 - Combat Commander - Quase ficou em primeiro, perdeu por pouco. Agora com a coleção completa eu poderia ficar jogando só ele pelo resto da vida que eu ficaria feliz.

1 - Lord of the Rings: LCG - O melhor, nota 10 e imbatível no momento. Só não jogo mais por causa do caos logístico que é guardar de forma otimizada todas as cartas que eu tenho. Agora que comprei uma pasta e caixas pra guardar as cartas acho que a coisa vai pra frente.

Menções honrosas: Fighting Formations, Cuba Libre, Churchill, De Vulgari Eloquentia, Terra Mystica e Automobile.

O Le Havre caiu fora de todas as listas pois curiosamente perdi o interesse de jogá-lo.

Quem deve entrar na disputa no ano que vem: Hansa Teutonica (o retorno), Falling Sky: The Gallic Revolt Against Caesar e Empire of the Sun (sim vou encarar o monstro jogando solo).

O Here I Stand é um jogo que eu acho que teria um altíssimo potencial para estar na lista, mas que não deve entrar pois muito provavelmente não conseguirei jogá-lo.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Jogos Favoritos Empty Re: Top 5 - Jogos Favoritos

Mensagem por doizinho Seg Out 10, 2016 10:32 am

Binderman escreveu:5) Mansions of Madness Second Edition: Já entrou aqui mesmo com apenas duas partidas. É tudo o que eu queria que a primeira edição fosse. Dependendo dos outros cenários, pode melhorar sua posição, chegando a segundo ou talvez primeiro, vamos ver.
O pouco que eu vi do Mansions 2.0 me impressionou bastante. O app tem um papel impressionante na melhora do jogo, melhorando o ambiente com as músicas e os sons e com a possibilidade de gerar uma exploração real de uma casa desconhecida.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Jogos Favoritos Empty Re: Top 5 - Jogos Favoritos

Mensagem por doizinho Seg Out 10, 2016 10:35 am

Eis as listas dos anos passados:
doizinho escreveu:
doizinho escreveu:5 - Le Havre
4 - Eclipse
3 - Combat Commander: Pacific
2 - Imperial
1 - The Lord of the Rings: The Card Game
Acima é a minha lista do ano passado, e agora vamos a minha lista atual:

5 - Dungeon Lords
4 - Eclipse
3 - Imperial
2 - Combat Commander: Pacific
1 - The Lord of the Rings: The Card Game

O Eclipse que figurava firme nas listas anteriores desapareceu completamente da lista atual. Isso se deve ao fato dele ter sumido completamente das mesas e, por consequência, de ter entrado na zona do esquecimento para mim.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Jogos Favoritos Empty Re: Top 5 - Jogos Favoritos

Mensagem por tiagovip Seg Out 10, 2016 1:11 pm

doizinho escreveu:
Binderman escreveu:5) Mansions of Madness Second Edition: Já entrou aqui mesmo com apenas duas partidas. É tudo o que eu queria que a primeira edição fosse. Dependendo dos outros cenários, pode melhorar sua posição, chegando a segundo ou talvez primeiro, vamos ver.
O pouco que eu vi do Mansions 2.0 me impressionou bastante. O app tem um papel impressionante na melhora do jogo, melhorando o ambiente com as músicas e os sons e com a possibilidade de gerar uma exploração real de uma casa desconhecida.

Não gosto de apps. É pessoal, não precisam fazer um caso sobre como apps ajudam, como são legais e cheio de trecos. Eu só não gosto - prefiro meus jogos analógicos 100% dessa maneira.

Mesmo assim, o app do MoM não chegou a me incomodar. Mas certamente é o motivo de eu não ter qualquer interesse em adquirir o jogo.
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Jogos Favoritos Empty Re: Top 5 - Jogos Favoritos

Mensagem por tiagovip Seg Out 10, 2016 1:17 pm

Nenhum dos 5 do meu Top foi alterado. Porém, dentro dos 5, houve movimento:

5) Ra
4) Sentinels of the Multiverse - caiu um
3) Gears of War - caiu um
2) Sherlock Holmes - subiu dois
1) Arkham Horror



Não é muito surpresa a ascensão do SHCD. A experiência de jogá-lo foi além da conta, e continua sendo, pois seu filhote, o Mythos Tales, está em casa, há uma expansão à vista e outros casos de fãs espalhados por aí. A principal coisa contra ele é que ele ganhou um tal nível mítico que está sendo difícil arrumar para jogá-lo, pois é necessário torná-lo um tipo de evento. Mas, ok, não tenho pressa.



Menções: Cosmic Encounter, Middle-Earth Quest, Samurai, Glory to Rome, e A Study in Emerald.
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Jogos Favoritos Empty Re: Top 5 - Jogos Favoritos

Mensagem por Binderman Seg Out 10, 2016 3:36 pm

Trentini escreveu:
2) Terra Mystica - Esse permaneceu na mesma posição, ainda acho um dos euros mais inspirados já projetados.

Justamente o jogo que me fez para de comprar euros, pois percebi que eu só gosto de otimização quando leciono projeto e análise de algoritmos ou otimização de código.
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Jogos Favoritos Empty Re: Top 5 - Jogos Favoritos

Mensagem por Binderman Seg Out 10, 2016 3:37 pm

tiagovip escreveu:A principal coisa contra ele é que ele ganhou um tal nível mítico que está sendo difícil arrumar para jogá-lo, pois é necessário torná-lo um tipo de evento. Mas, ok, não tenho pressa.

Opa, olha eu aqui.
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Jogos Favoritos Empty Re: Top 5 - Jogos Favoritos

Mensagem por Binderman Seg Out 10, 2016 3:52 pm

tiagovip escreveu:
Não gosto de apps. É pessoal, não precisam fazer um caso sobre como apps ajudam, como são legais e cheio de trecos. Eu só não gosto - prefiro meus jogos analógicos 100% dessa maneira.

Mesmo assim, o app do MoM não chegou a me incomodar. Mas certamente é o motivo de eu não ter qualquer interesse em adquirir o jogo.

Bem, como sou apaixonado por tecnologia, estava torcendo para uma app ser parte importante de um ótimo jogo de tabuleiro. Fiquei meio decepcionado com o XCom, não tanto pela app, mas pelo jogo mesmo.
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Jogos Favoritos Empty Re: Top 5 - Jogos Favoritos

Mensagem por doizinho Seg Out 10, 2016 4:27 pm

Binderman escreveu:
tiagovip escreveu:A principal coisa contra ele é que ele ganhou um tal nível mítico que está sendo difícil arrumar para jogá-lo, pois é necessário torná-lo um tipo de evento. Mas, ok, não tenho pressa.

 Opa, olha eu aqui.
Você não faz parte do grupo vip.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Jogos Favoritos Empty Re: Top 5 - Jogos Favoritos

Mensagem por tiagovip Seg Out 10, 2016 6:25 pm

Binderman escreveu:
tiagovip escreveu:A principal coisa contra ele é que ele ganhou um tal nível mítico que está sendo difícil arrumar para jogá-lo, pois é necessário torná-lo um tipo de evento. Mas, ok, não tenho pressa.

 Opa, olha eu aqui.

Pode rolar. Normalmente jogamos em algum dia da semana, à noite. Creio que, no caso do Mythos Tale, possamos até ter vaga, pois o Trentini não pareceu ter interesse na coisa.

Binderman escreveu:  Bem, como sou apaixonado por tecnologia, estava torcendo para uma app ser parte importante de um ótimo jogo de tabuleiro. Fiquei meio decepcionado com o XCom, não tanto pela app, mas pelo jogo mesmo.

É que, pra mim, no caso do MoM, o app tira atenção do tabuleiro, da situação, e mesmo das pessoas, pois antes ficava-se vidrado no que o Keeper aprontava e, este, no que os jogadores faziam. Talvez tenha sido o caso, ou o ambiente, mas o clima geral do caso foi meia boca.

doizinho escreveu:
Binderman escreveu:
tiagovip escreveu:A principal coisa contra ele é que ele ganhou um tal nível mítico que está sendo difícil arrumar para jogá-lo, pois é necessário torná-lo um tipo de evento. Mas, ok, não tenho pressa.

 Opa, olha eu aqui.
Você não faz parte do grupo vip.

Tecnicamente, nem você, que já negou convites variados, incluindo pro SHCD.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Jogos Favoritos Empty Re: Top 5 - Jogos Favoritos

Mensagem por tiagovip Seg Out 10, 2016 6:27 pm

doizinho escreveu:1 - Lord of the Rings: LCG - O melhor, nota 10 e imbatível no momento. Só não jogo mais por causa do caos logístico que é guardar de forma otimizada todas as cartas que eu tenho. Agora que comprei uma pasta e caixas pra guardar as cartas acho que a coisa vai pra frente.

Tenho a esperança de retomarmos, um dia, a campanha!
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Jogos Favoritos Empty Re: Top 5 - Jogos Favoritos

Mensagem por Soar Qui Out 13, 2016 11:06 am

Vou pensar na lista à partir do que seria minha hot list atual:

5 - Rock'n Roll Manager: Um Euro bem levinho, o qual minha cabeça militar consegue jogar. Não sei até quando vai ficar no meu personal hype.

4 - Cyclades: Com a expansão Hades. A exp. Titans ainda não me convenceu.

3 - Tide of Iron: Adoro ele, anda encalhado...o Ismael parou a Campanha da Normandia comigo pela metade, e estou um tanto ansioso e frustrado.

2 - Arcadia Quest: Muita 'treta' e combo na party de heróis. Joguei uma campanha e espero poder iniciar em breve a segunda.

1 - Star Trek Fleet Captains: Ainda brilha os meus olhos só de pegar na caixa. Não é o melhor jogo, mas é o melhor jogo que um trekker poderia querer jogar. Espero ter até dezembro o ST Frontier.


Menção Honrosa: Merchants and Marauders, Sid'Civilization, Race F90, Tannhauser, SW Armada.
Soar
Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1954
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 51
Localização : Kronnos 1

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Jogos Favoritos Empty Re: Top 5 - Jogos Favoritos

Mensagem por Binderman Qui Out 13, 2016 2:11 pm

Soar escreveu:
1 - Star Trek Fleet Captains: Ainda brilha os meus olhos só de pegar na caixa. Não é o melhor jogo, mas é o melhor jogo que um trekker poderia querer jogar. Espero ter até dezembro o ST Frontier.

Temos que jogar isso, joguei pela última vez com o Luiz e o Artur em março do ano passado.
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Jogos Favoritos Empty Re: Top 5 - Jogos Favoritos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos