Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Battlestar Galática - Breve Review.

3 participantes

Ir para baixo

Battlestar Galática - Breve Review. Empty Battlestar Galática - Breve Review.

Mensagem por Pedro Qui maio 08, 2014 2:02 pm

Galera,

vou começar a escrever pequenos reviews sobre jogos de tabuleiro e resolvi começar com o pé esquerdo. Digo isso, pois o primeiro título que escolhi é um dos que mais tenho o que dizer, mas procurei ser breve e assim será sempre que eu for falar de jogos para o nosso fórum e também para partilhar em nosso blog. Portanto, segue:

Preparem-se para o Salto! Battlestar Galactica... So say we all!

Battlestar Galática - Breve Review. Sticker,375x360.u1

Introdução e balela.

BSG é como o chamaremos aqui para facilitar sua leitura e me reduzir caracteres. Jogo de Corey Konieczka (quer que eu soletre) um dos bons nomes da grande e querida Fantasy Flight. Um jogo Semi-cooperativo baseado na série de mesmo nome lançada em 2004. Nesse pequeno review vou falar de forma objetiva sobre esse primor do Hobby tabuleirístico.

Tema?

Os humanos sofreram um ataque dos Cylons... robôs criados pelos próprios humanos e com AI. As torradeiras insatisfeitas se rebelaram e quase acabaram com a raça humana. Agora, resta uma frota no espaço comandando uma antiga nave de guerra (Galactica) e a missão é conduzir os sobreviventes até um novo planeta habitável.

Battlestar Galática - Breve Review. Battlestar-Galactica-003

Qual é a desse jogo?

Nesse jogo cada um assume o papel de um personagem da série e também tem seu nível hierárquico e uma especialidade militar, política, de suporte ou de pilotagem. O objetivo do jogo é chegar em Kobol, o primeiro destino desses fugitivos na série. É preciso somar certa distância para alcançar o novo lar, mas espere!? Parece que nem todos querem o mesmo objetivo! Sim, entre os jogadores estarão presentes algumas torradeiras, digo, Cylons e eles precisam impedir os humanos. Abra os olhos durante o jogo e descubra os vilões!

Pra quem é ou não é indicado?

É indicado para todo o ser vivente, principalmente aqueles que já tiveram alguma experiência com jogos de tabuleiro. Esse título não é indicado para tripulantes de primeira viagem, pois suas regras não são tão fáceis de assimilar e é muito diferente do leque de opções que sempre tivemos a disposição no mercado nacional (e isso esta mudando). Seu conjunto de mecânicas é bem diferenciado e a dinâmica do jogo implica num envolvimento considerável com a ideia de intriga, por isso para uma boa experiência, monte um bom grupo de jogo.

Quanto tempo leva?

Uma média de 3 horas de duração.

Como se joga?

Na sua vez o jogador pode: Fazer um movimento (Para qualquer posição da nave) e uma ação (Ativar a posição para onde se moveu ou jogar uma carta para aplicar o seu texto).

Crise: Um deck específico chamado de Deck de Crise. Ao fim da jogada uma dessas cartas é comprada e precisa ser resolvida.

No contexto geral durante as ações é possível avaliar as escolhas dos personagens, a fim de descobrir os sabotadores, mas é nas cartas de crise que a coisa se intensifica. Algumas cartas são de votação e os jogadores utilizam suas skills para contribuir ou acabar com o sucesso dessas votações. Esse é o momento de discutir, avaliar e procurar os Cylons.

O que é bom?

O clima e a tensão do jogo.

As mecânicas são bem desenvolvidas, mas o tema... o tema é o grande charme, a sacada e é tão bem aplicado que chega a ser desconcertante.

As histórias que ficam para contar de uma partida para outra.

O impacto de conhecer um título que merece muito respeito.

O que é ruim?

O tempo de jogo que pode se estender.

A dificuldade em ensinar e a quantidade de coisa importante que tem pra ser dita durante a explicação.

Qual o preço e qual o valor?

O jogo custa algo entre 32 e 35 dólares. Seu valor é considerável, pois dos Semi-cooperativos é top na lista de muitos gamers. Tem excelente apelo para os fãs da série, mas se você nunca assistiu um episódio e quer dar uma chance pro jogo, certamente irá se impressionar. Digo por mim que não sou grande fã de ficção científica e tenho achado a série bem meia boca... o jogo meus amigos... o jogo é realmente impressionante e é impossível garantir uma vida feliz no universo do boardgames sem dar uma chance pra ele.

Assim dizemos (quase) todos!

Battlestar Galática - Breve Review. Pic354500_md


Última edição por Pedro em Qua maio 14, 2014 10:54 am, editado 2 vez(es)
Pedro
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.meeplehouse.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Battlestar Galática - Breve Review. Empty Re: Battlestar Galática - Breve Review.

Mensagem por Trentini Qui maio 08, 2014 2:37 pm

Baita review, Pedro, gostei mesmo, objetivo e sucinto, coisas que eu nunca consegui ser, mas minhas reviews também não tem tanto esse objetivo. Mas mais que isso, você colocou sua emoção no texto e de certa forma ativará a curiosidade das pessoas que não jogaram.

Só uma correçãozinha que eu faria, na parte que você fala de que nem todos são humanos, alguns são cylons, você pode complementar que eles são disfarçados e se parecem com os humanos, alguns agem como humanos e nem sabem que são Cylons, quem não está familiarizado com a série pode ter alguma impressão errada sobre essa parte do texto.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Battlestar Galática - Breve Review. Empty Re: Battlestar Galática - Breve Review.

Mensagem por libonati Qui maio 08, 2014 2:51 pm

Excelente formato de review e o texto está muito bom, muito claro!!!

Mas ali no para quem é indicado, vc forçou um pouco a barra... muita gente não gosta de coop ou semi coop, muita gente naum gosta de jogos longos e muita gente não gosta de jogos tão complexos e deselegantes assim!!

Vale frisar que nunca vi a série e adoro o jogo... acho-o muito legal mesmo!

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

Battlestar Galática - Breve Review. Empty Re: Battlestar Galática - Breve Review.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos