Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Archaeology: The Card Game - resenha

2 participantes

Ir para baixo

Archaeology: The Card Game - resenha Empty Archaeology: The Card Game - resenha

Mensagem por tiagovip Sex Nov 01, 2013 11:34 am

O calor era escaldante. Ele podia sentir o calor das ferramentas de metal mesmo através das luvas, mas, mesmo assim, sorria por debaixo do lenço que cobria o seu rosto. Continuou espanando e cavoucando até que o pedaço da máscara do Faraó começou a surgir de sob a areia. O estado era impecável, exceto pela rachadura terrível no ponto em que a mesma fora partida. Havia quatro pedaços da máscara, ele sabia. Tinha duas e com a terceira, estava quase completo o conjunto. Valeria milhões completa. Mesmo despedaçada seu valor era considerável. Retirou o pedaço e o limpou com a luva. Uma sombra o cobriu de forma repentina. Pensou ser um dos serventes e ia dispensá-lo quando ouviu o engatilhar de um revólver.

"O pedaço, por favor", disse o homem armado, com a cabeça envolta por um turbante branco.

Era a vida no deserto: repleta de riquezas escondidas e de perigos.



ARCHAEOLOGY: THE CARD GAME - O JOGO

Archaeology: The Card Game - resenha Pic823943_md

(Cortesia de Ender Wiggins)


Este é um jogo nos moldes do Bohnanza: o objetivo é acumular conjuntos de cartas que, em maior número, valem mais do que as partes separadas. Mas neste caso não se trata de cultivar feijões, e, sim, de cavas pelas areias do Egito em busca das relíquias da época dos faraós. Assim, busca-se tanto nas areias do deserto, quanto nos mercados do Cairo, por os pedaços de forma a poder vender o conjunto, o mais completo possível, ao museu.

Como isso é feito?

Bem, em cada turno o jogador:

Deve comprar uma carta da pilha de compra (os cavar nas areias, para quem prefere tema);

Pode usar cartas de Mapa para descobrir os tesouros da Pirâmide;

Pode realizar trocas entre as cartas que tenha na mão pelas cartas que estejam expostas na mesa (comprar no mercado) na proporção de 1 para 1, sem troco - ou seja, por exemplo, se usar uma carta de Máscara, que vale 4, o jogador poderia pegar 1 carta de Talismã (valor 3) e 1 de Pergaminho (valor 1);

Pode realizar vendas ao Museu (as cartas da mão são separadas ao lado e não são mais afetadas por cartas de efeito, como o Ladrão e a Tempestade de Areia);

- Quando terminar as trocas e as vendas, o jogador deve passar a vez. O jogo continua até que a pilha das cartas de compra seja esgotada. O jogador que realizou a compra da última carta da pilha pode ainda realizar trocas e vendas. O jogo só termina quando ele passar a vez.

Archaeology: The Card Game - resenha Pic458406_md

(Cortesia de Barry)


ALI-BABA E OS... OITO LADRÕES?

A emoção do jogo reside na expectativa das cartas especiais, que ao serem reveladas devem ser utilizadas imediatamente. Existem dois tipos de cartas:

- os Ladrões: ao ser revelado, aquele que comprou a carta do Ladrão pode pegar uma carta aleatória da mão de outro jogador. O restante do turno do jogador procede de maneira normal. Existem 8 dessas cartas em meio à pilha de compra;

Archaeology: The Card Game - resenha Pic823939_md

(Cortesia de Ender Wiggins)


- as Tempestades de Areia: ao ser revelada, a Tempestade de Areia afeta todos os jogadores que devem descartar metade das cartas que tenham na mão (arredondado para baixo). Essas cartas ficam expostas na mesa e se tornam o "mercado" com o qual os jogadores podem realizar trocas. O jogador que comprou a carta da Tempestade de Areia, após descartar, torna a comprar uma carta e, a partir daqui, o turno segue de forma normal, exceto se outra Tempestade de Areia surgir, em que o processo de descartar metade das cartas da mão ocorre novamente.

São essas duas cartas que criam o "relógio interno" do jogo, criando a tensão necessária para que o acumulo de cartas na mão, esperando para completar um conjunto valioso, seja pontuada pela incerteza de que haverá tempo para conseguir tudo que é necessário, seja porque um Ladrão lhe roubará uma carta essencial, seja porque boa parte será perdida durante a Tempestade de Areia.


O ENIGMA DA PIRÂMIDE

Outra peculiaridade do jogo é a existência da Pirâmide. Ela tem 3 locais com tesouros (cartas). O primeiro, o pequeno, que guarda 3 cartas, é fácil de acessar, basta usar 1 carta de Mapa. O segundo espaço, o médio, ocupado por 5 cartas, no entanto, exige 2 cartas de Mapa. Por fim, o terceiro espaço, o grande, entupido por 7 cartas, demanda 3 cartas de Mapa.

Archaeology: The Card Game - resenha Pic823940_md

(Cortesia de Ender Wiggins)


Não é necessário seguir em ordem: é possível, por exemplo, ir direto ao segundo espaço (consider que o primeiro ficava em uma via lateral que você ignorou). Mas, considerando que nestes locais existem cartas e há uma chance razoável de que exista 1 ou mais cartas de Mapa entre as escondidas ali, é bem possível que alguma das câmaras não seja descoberta. Por experiência: usualmente se a 1ª e a 2ª câmaras são descobertas antes da 3ª, esta ficará fechada para todo sempre! Agora, se a 3ª câmara for aberta primeiro, daí há a probabilidade é de que as outras sejam abertas também.


E É BOM?

Médio para bom. É um jogo rápido, então mesmo não sendo excelente, dá para se divertir com ele. As câmaras da Pirâmide, principalmente a 2ª e a 3ª, alteram todo o jogo se abertas - se alguém abri-las, provavelmente vencerá a partida, o que não me parece de todo justo. Afinal, o risco de manter na mão 1 ou 2 cartas de Mapa não é maior do que o de manter 2 cartas de Moedas, por exemplo, mas o efeito das de Mapa é muito maior.

Archaeology: The Card Game - resenha Pic244619_md

(Cortesia de Phil Harding)


Mesmo assim, o jogo flui fácil e não é complexo em demasia, o que pode agradar alguns e serve como um aquecimento para outros jogos mais pesados, ou para fechar um dia de jogos.

Há ainda dois outros atrativos: o preço do jogo que é bastante baixo e a portabilidade, pois o jogo literalmente cabe no bolso. Certamente há espaço para ele na maioria das coleções.

E é isso!

Abs,




No BGG: http://boardgamegeek.com/thread/731790/archaeology-the-card-game-resenha-em-portugues-r
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

O autor desta mensagem foi banido do fórum - Mostrar mensagem

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos