Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Top 5 - Sistema de Alinhamento: Chaotic Neutral

4 participantes

Ir para baixo

Top 5 - Sistema de Alinhamento: Chaotic Neutral Empty Top 5 - Sistema de Alinhamento: Chaotic Neutral

Mensagem por Binderman Seg Mar 05, 2018 8:02 am

Esse é o segundo de uma série de 9 Top 5 onde escolheremos os melhores jogos de uma das categorias do sistema de alinhamento do RPG Dungeons & Dragons. Neste sistema os jogadores escolhem duas características para seu personagem: visão sobre a lei (lawful vs chaos) e sobre a moral (good vs evil). Ao final da série montaremos a tabela de alinhamento com os melhores jogos em cada categoria.

Nesse segundo Top 5 vamos listar os melhores jogos do tipo "Chaotic Neutral" ou seja, jogos caóticos e neutros. Vamos considerar caóticos os jogos onde não temos controle do estado do jogo (como munchkin ou fluxx por exemplo). Jogos neutros são aqueles onde prejudicar ou não um adversário depende das condições do jogo, ou seja, para alcançar a vitória é necessário ser pragmático e fazer o que deve ser feito, seja ajudando ou prejudicando alguém.

Top 5 - Sistema de Alinhamento: Chaotic Neutral Pic4021355
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Sistema de Alinhamento: Chaotic Neutral Empty Re: Top 5 - Sistema de Alinhamento: Chaotic Neutral

Mensagem por tiagovip Seg Mar 05, 2018 2:43 pm

Ok, vamos lá!

5) Blueprints - tem o caos das rolagens de dados. Porém não há ataques diretos - somente a negação, de pegar um dado que pode ser de interesse de outra pessoa, no entanto, isso é tanto limitado pela estrutura que o jogador já está montando, quanto pelo número no dado, pois considerando que pega-se 6 dados numa rodada, perder 1 deles só para TENTAR (nem garantido é) prejudicar alguém é mais um tiro no pé;

4) Mascarade - é caótico quando as pessoas perdem a memória de qual papel está com quem (o que ocorre rápido), porém os ataques diretos (pegar as moedas de alguém) são poucos e mesmo estes podem ser contidos com um desafio - portanto, não chega a ser maligno. Gosto e descobri que funciona muito bem em 5;

3) Boomtown - tem o caos da revelação aleatória de cartas e ataques variados, porém os ataques não são gratuitos - primeiro porque podem custar dinheiro, já que leiloam-se as cartas, e segundo porque tende-se mais a atacar os outros para não sofrer si mesmo o ataque, ou seja, pragmático;

2) No Thanks! - caótico pela revelação aleatória de cartas, e os ataques são forçar os outros a gastar moedas e, eventualmente, lutar para quebrar uma corrente de cartas, porém isto raramente é uma estratégia válida, pois é custosa demais;

1) Bohnanza - caótico pela compra das cartas, tanto para trocar quanto para as mãos. Porém, a negociação permite lidar com isso, tanto de uma maneira positiva - ajudando-se a melhorar as condições de ambos -, quanto negativa, negando-se a aceitar cartas, de forma a fazer com que alguém tenha que colher campos antes do ideal.

Menções: Citadels - caos e ataques não mirados, mas escolhe-se mais os papéis por lucro ou proteção. Carcassonne - é caótico pelas peças virem de forma aleatória, então planos tem que mudar. Porém os ataques não são malignos, sendo realmente pragmáticos - se a peça não me ajuda muito em algum outro lugar, posso tentar me juntar à cidade de alguém, ou ocupar os campos;
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Sistema de Alinhamento: Chaotic Neutral Empty Re: Top 5 - Sistema de Alinhamento: Chaotic Neutral

Mensagem por rapha.ligmanovski Ter Mar 06, 2018 4:10 pm

5) Ninja Dice: sim, cada jogador é um ninja desejando roubar dos demais ninjas e do dono da casa, mas é pura sorte porque depende totalmente dos dados.

4) Blueprints: a descrição breve o Tiago já fez e não tenho nada a acrescentar... hehehe

3) Sushi Go!: sempre alguém pega mais pudim que você só porque pode e não na maldade.

2) Night of Grand Octopus: é um programming game da Iello com um sistema primitivo de negociação. Programe seu cultista e sua criatura pra moverem: cultista sozinho na localidade --> pode coletar tomo; cultista + criatura de outro culto --> cultista leva dano; dois cultistas --> negociam pra ver quem leva o tomo, se não houver acordo os dois levam dano. Pronto, programam-se os discos de novo e repete-se até alguém ter coletado 4 tomos.

1) Divinity Derby: o sistema de movimentação dos seres mitológicos é totalmente caótico e no modo de jogo que adiciona poderes a eles vira Mário Kart. No entanto não há maldade, dado que apesar de afetar os demais jogadores não é proposital, pois as apostas são secretas.
rapha.ligmanovski
rapha.ligmanovski
Ticket to Ride
Ticket to Ride

Mensagens : 61
Data de inscrição : 25/09/2015
Idade : 41
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Sistema de Alinhamento: Chaotic Neutral Empty Re: Top 5 - Sistema de Alinhamento: Chaotic Neutral

Mensagem por tiagovip Qua Mar 07, 2018 2:15 am

Boas escolhas! Fico animado em conhecer os 2 primeiros.
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Sistema de Alinhamento: Chaotic Neutral Empty Re: Top 5 - Sistema de Alinhamento: Chaotic Neutral

Mensagem por Soar Sex Mar 09, 2018 8:44 pm

Vou seguir o Perreto... o meu Chaotic Neutral vai ser o Mascarade


Última edição por Soar em Ter Mar 13, 2018 9:28 am, editado 1 vez(es)
Soar
Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1954
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 51
Localização : Kronnos 1

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Sistema de Alinhamento: Chaotic Neutral Empty Re: Top 5 - Sistema de Alinhamento: Chaotic Neutral

Mensagem por Binderman Seg Mar 12, 2018 8:37 am

O Tiago citou vários caóticos neutros que eu gosto: Citadels, No Thanks!, Bohnanza e Carcassonne. Além desses, meu preferido é:

Pit: Esse jogo é a definição de caos para mim. A neutralidade vem do fato que você está querendo pegar suas cartas antes dos outros, sem necessariamente atrapalhar ninguém, mas eventualmente você terá que evitar trocar com alguma pessoa e também passar aquele urso incomodo.
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Sistema de Alinhamento: Chaotic Neutral Empty Re: Top 5 - Sistema de Alinhamento: Chaotic Neutral

Mensagem por tiagovip Seg Mar 12, 2018 11:48 am

Binderman escreveu:O Tiago citou vários caóticos neutros que eu gosto: Citadels, No Thanks!, Bohnanza e Carcassonne. Além desses, meu preferido é:

Pit: Esse jogo é a definição de caos para mim. A neutralidade vem do fato que você está querendo pegar suas cartas antes dos outros, sem necessariamente atrapalhar ninguém, mas eventualmente você terá que evitar trocar com alguma pessoa e também passar aquele urso incomodo.

Sei não. O Pit me parece mais Evil mesmo, pois o jogo inclui mentir como mecânica, sabe-se que está-se sendo canalha e ainda com quem. Dá até para rolar um bash the leader, ouvindo o que o líder quer e passando o urso para ele. Mas entendo que possa ser neutro também - alinhamentos são elementos fluídos, de qualquer forma. Mas, se perguntado de chofre, diria que o Pit é CE.
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Sistema de Alinhamento: Chaotic Neutral Empty Re: Top 5 - Sistema de Alinhamento: Chaotic Neutral

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos