Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Top 5 - Sistema de Alinhamento: Chaotic Evil

5 participantes

Ir para baixo

Top 5 - Sistema de Alinhamento: Chaotic Evil Empty Top 5 - Sistema de Alinhamento: Chaotic Evil

Mensagem por Binderman Seg Fev 26, 2018 7:41 am

Esse será o primeiro de uma série de 9 Top 5 onde escolheremos os melhores jogos de uma das categorias do sistema de alinhamento do RPG Dungeons & Dragons. Neste sistema os jogadores escolhem duas características para seu personagem: visão sobre a lei (lawful vs chaos) e sobre a moral (good vs evil). Ao final da série montaremos a tabela de alinhamento com os melhores jogos em cada categoria.

Nesse primeiro Top 5 vamos listar os melhores jogos do tipo "Chaotic Evil" ou seja, jogos caóticos e malvados. Vamos considerar caóticos os jogos onde não temos controle do estado do jogo (como munchkin ou fluxx por exemplo). Jogos malvados são aqueles onde podemos causar algum tipo de malefício para o adversário, como enganar, estragar a jogada por algum escolha nossa ou simplesmente por jogar alguma carta de ataque.


Top 5 - Sistema de Alinhamento: Chaotic Evil Pic4008468
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Sistema de Alinhamento: Chaotic Evil Empty Re: Top 5 - Sistema de Alinhamento: Chaotic Evil

Mensagem por tiagovip Seg Fev 26, 2018 8:11 am

Que ideia excelente! Recomendo até fazer uma geeklist para obter um corpo maior de respostas - e creio que deve ser uma lista com boa tração.

Só uma coisa - pelas regras não entendi se devo postar os 5 que eu creio mais se encaixarem no alinhamento ou os 5 que eu acho melhor (mesmo não sendo tão CE)?
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Sistema de Alinhamento: Chaotic Evil Empty Re: Top 5 - Sistema de Alinhamento: Chaotic Evil

Mensagem por Binderman Seg Fev 26, 2018 8:33 am

Legal a ideia da geekiest, vou fazer após a primeira semana dependendo dos resultados.

Coloque os 5 que mais se encaixem no alinhamento em ordem de sua preferência.
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Sistema de Alinhamento: Chaotic Evil Empty Re: Top 5 - Sistema de Alinhamento: Chaotic Evil

Mensagem por rapha.ligmanovski Seg Fev 26, 2018 11:05 am

Essa é a versão editada - saiu Munchkin Cthulhu da quinta posição e o Saboteur da segunda e entraram Gloom e Three Cheers for Master. Essa edição se deve à minha memória precária aliada a um arrependimento de ter feito ela sem pensar melhor... hahaha


5.Gloom: não acho maldade fazer com que o personagem da outra família tenha um casamento feliz após ser atacado por ursos...  Cool

4. Iluminatti: é um card game do Peter Jackson muito velho, mas tem um tema divertido e segundo o próprio manual você pode roubar desde que ninguém descubra (e não é sempre assim?! hahaha). O Peter enfrentou problemas judiciais por causa desse jogo, porque copiou algumas das teorias de um livro da década de 70. Um dos autores curtiu e até fez elogios o outro autor ficou p* da cara e processou o Peter.

3. Smash Up!: há quem diga que é uma versão card game do King of Tokyo, mas não é! A variedade de facções e combos malucos é incrível, mesmo com as 8 facções do jogo base. Gosto dos temas, adoro card games, ótimo jogo.

2. Sons of Anarchy: o único recurso que não pode ser negociado são os integrantes do time, todo o resto pode ser trocado e negociado (armas, drogas, dinheiro). A melhor parte é que a negociação não precisa ser concretizada e daí nascem inimizades e até guerras de gangues. É um jogo de controle de área com elementos de alocação de trabalhadores. O objectivo é ter a maior grana ao final de seis turnos, para isso você explora o comércio de armas e contrabandos de Charming Town, enquanto briga pela supremacia das ruas com os demais jogadores. As partidas são geralmente curtas (90 minutos máximo) e as regras relativamente simples de serem explicadas.

1. Three Cheers for Master: cada jogador é um líder de torcida que tem por objetivo formar uma pirâmide de demônios. Isso mesmo, demônios. Seu mestre é um senhor das trevas que precisa ser acalmado e a ideia da vez foi mostrar pirâmides de demônios para que ele se sinta satisfeito. Na sua vez o jogador faz até duas ações - coloca um demônio numa pirâmide, joga um evento - aqui o caos e a maldade reinam: você pode colocar demônios em QUALQUER pirâmide, ou seja, tem na mão aquele demônio que explode ao morrer? Ela ficará ótimo na pilha do seu coleguinha. Se ter os demais jogadores colocando demônios instáveis na sua pilha não fosse o bastante para gerar caos, os demônios de tempos em tempos perdem o controle e atacam-se uns aos outros (a direção e ordem dos ataques é determinado por setas nas cartas, mais setas mais agressivo e age primeiro e a direção diz que é morto pelo ataque). Resolvem-se os ataques, a gravidade age e pronto, lindas pirâmides viram colunas desconexas ou pirâmides sem graça. Caos, caos, caos e muita maldade.


Última edição por rapha.ligmanovski em Ter Mar 06, 2018 4:00 pm, editado 1 vez(es)
rapha.ligmanovski
rapha.ligmanovski
Ticket to Ride
Ticket to Ride

Mensagens : 61
Data de inscrição : 25/09/2015
Idade : 41
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Sistema de Alinhamento: Chaotic Evil Empty Re: Top 5 - Sistema de Alinhamento: Chaotic Evil

Mensagem por Leohnardo Seg Fev 26, 2018 3:08 pm

Acho que os jogos que vão listar não são tãão caóticos, até pq os que são eu geralmente não gosto tanto. Mas vamo lá:


5. Arcadia Quest
Seu herói está com a vida cheia, você decide atacar um goblin. O goblin te ataca de volta e de alguma maneira acaba te deixando com 1 de vida. Um convite para o próximo jogador acabar com a sua vida e ganhar uns pontinhos. Não é um jogo extremamente caótico, mas os dados as vezes mudam todo o rumo que você tinha na sua cabeça.

4. Dominant Species
Ok, eu sei, não é muito caótico. Mas cara, é malvado. Você nunca sabe que planos nefastos seu coleguinha tem para aquelas cartas, e rapidinho as coisas podem mudar drasticamente no tabuleiro.

3. Wiz-War
Claro, você pode simplesmente pegar os tesouros e vencer o jogo... se você resistir a tentação de tacar uma fireball na cara do seu adversário. Você tem um bom controle das coisas no seu turno, mas com tantos feitiços e possibilidades é difícil prever o que vai acontecer de um para o outro.

2. Cosmic Encounter
Não podia faltar né. Aquela flare inesperada que muda o jogo, os zaps guardados para aquele momento especial. A traição que você inevitavelmente um dia vai tomar após seu oponente mentir na sua cara pedindo uma negociação cheio de cartas de ataque na mão. Por pouco não ganha a primeira posição.

1. Survive! Escape from Atlantis
Ok, eu não gosto muito desse jogo mas ele merece essa posição. Nesse jogo as pessoas se matam por simples prazer de ver o outro ser devorado por um tubarão. Seus adversários vão roubar seus barcos, pegar "caronas" que não gostaria de dar, e tirar aquela pecinha debaixo do seu meeple torcendo pra que ele caia direto na boca de um tubarão ou que um redemoinho puxe todo mundo pro fundo do oceano. Malvado ao extremo.

Menções honrosas: Chaos in the old World, Tigris & Euphrates, Galaxy Trucker, Robo Rally.
Leohnardo
Leohnardo
Ra
Ra

Mensagens : 176
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Sistema de Alinhamento: Chaotic Evil Empty Re: Top 5 - Sistema de Alinhamento: Chaotic Evil

Mensagem por tiagovip Seg Fev 26, 2018 7:27 pm

Bem, vamos lá! Só uma consideração: para efeitos de "caos", pegar às cegas uma carta do baralho é o mesmo que rolar um dado.

5) King of Tokyo - estapeamento geral - dá para vencer nos pontos, sim, mas é vastamente o jeito menos legal. Gosto deste mais do que a maioria e é uma pena seu (esperado) sumiço.

4) Colt Express - simples, eficiente, divertido e caótico que só vendo, além de compensar, e muito, dar tiros nos outros! Jogo bom, até para menos pessoas (3).

3) Family Business - grande caos, pois não é possível saber que cartas os outros têm nem quais você terá (mas escolhe-se qual usar e em quem) e os ataques são constantes, já que esse é o objetivo: ser o último de pé. Jogo simples, cruel, e que já me permitiu partidas pra lá de excelentes e memoráveis.

2) Discworld - jogo rápido, malandro, caótico e de muito dedo no olho. Tem mais planejamento que os outros nesta lista, pois ainda permite, apesar da compra cega de cartas, manter cartas para usar em certos momentos criados para isso, além de adquirir construções para obter certos benefícios. De qualquer modo, é violento, com ataques diretos dos outros, seja roubando dinheiro, movendo servos, matando-os, e isso quando não ocorre algum evento trágico, como um terremoto ou a chegada de demônios bem no seu bairro!

1) Cosmic Encounter - safadeza total e caos intenso. Talvez não seja o ideal para o 1o posto, pois ele não precisa ser cruel - algumas raças até são bem amigáveis (ainda que, claro, explorando isso de algum modo) e existe a possibilidade de vitória dividida e negociar nos encontros. Porém, dos que tem o caos e a maldade em bom nível, é de longe meu preferido.

Menções: Gloom - é caótico e maldoso, mas o foco é na história, então vejo sua categoria ligeiramente diferente; Leaping Lemmings - por pouco não entra no lawful evil (e talvez eu o coloque no neutral evil), pois seu caos principal vem do movimento das águias e das cartas, mas ambos são elementos com alguma previsibilidade; Wiz-War, que é profundamente CE, mas não gosto tanto quanto os outros citados.


Última edição por tiagovip em Ter Fev 27, 2018 11:46 am, editado 1 vez(es)
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Sistema de Alinhamento: Chaotic Evil Empty Re: Top 5 - Sistema de Alinhamento: Chaotic Evil

Mensagem por Soar Ter Fev 27, 2018 9:34 am

Orra!

O Léo e o Tiago mandaram muito bem... vou pensar com calma aqui, pois alguns podem ser NE ou até mesmo CNs Creio que talvez uns jogos se repitam  nas categorias.
Soar
Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1954
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 51
Localização : Kronnos 1

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Sistema de Alinhamento: Chaotic Evil Empty Re: Top 5 - Sistema de Alinhamento: Chaotic Evil

Mensagem por Binderman Seg Mar 05, 2018 7:43 am

Pensei muito tempo em uma lista e cheguei a conclusão de que não tenho jogos chaotic evil favoritos. O único que eu se encaixa nessa categoria que eu gosto um pouco mais é o Gloom, mas ele não chega a ser favorito. O Cosmic Encounter também é bacaninha e o King of Tokyo é bem razoável. Se eu fosse fazer uma lista com os piores com certeza incluiria Munchkin e Fluxx.
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Sistema de Alinhamento: Chaotic Evil Empty Re: Top 5 - Sistema de Alinhamento: Chaotic Evil

Mensagem por Soar Qui Mar 08, 2018 9:18 am

Ficarei a um jogo em cada Top desta série!

No Chaotic Evil eu acho que meu jogo seria o City of Horrors... é caótico pois tem a aleatoriedade do ataque dos zumbis e é extremamente evil pois os jogadores tem que fugir no helicóptero às custas de deixar os outros players para trás! O cara tem que ser bemem FDP mesmo!
Soar
Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1954
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 51
Localização : Kronnos 1

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Sistema de Alinhamento: Chaotic Evil Empty Re: Top 5 - Sistema de Alinhamento: Chaotic Evil

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos