TIDE OF IRON: Um combate no quintal de Rommel
5 participantes
Página 1 de 1
TIDE OF IRON: Um combate no quintal de Rommel
O Rafael queria muito guiar os britânicos, então ofereci HELLFIRE PASS ou RESCUE MISSION da expansão DAYS OF THE FOX, dois ótimos cenários, bastante equilibrados (um mais desafiante e outro mais divertido). Ele optou por este último (o divertido). Ele só havia jogado TOI uma vez a muito tempo atrás, mas lembrava da maioria das regras, só estava enferrujado.
Começamos a jogar o RESCUE MISSION e na 3ª RODADA o jogo... acabou! Eu consegui paralisar (pinar) o esquadrão britânico responsável por "ir buscar" o esquadrão americano e se isso acontecer, o jogo acaba porque os americanos não conseguem sair do cenário em 5 rodadas. Foi, obviamente, frustrante para ele, um vivaz apreciador de jogos de guerra.
O Rafael então quis jogar novamente O MESMO CENÁRIO e com o MESMO LADO, só que desta vez ele trataria de não cometer os mesmos erros.
Os alemães realizam com sucesso um ataque de SUPRESSÃO e paralisam o esquadrão americano... que não consegue sair do cenário na última rodada.
Conclusão
Como devem ter notado, a primeira partida serviu para o Rafael "calibrar" sua mira e saber exatamente o que NÃO FAZER.
Foi um combate muito ferrenho e ele fez TUDO CERTO, agiu exatamente como manda o protocolo, aliás era para ter vencido a partida, só perdeu no último lance do jogo - era tudo ou nada. Os alemães deram muita sorte, pois é quase impossível PARALISAR um esquadrão de Elite, que defende maravilhosamente bem, ainda mais jogando 5 contra 4, eu considerava essa partida perdida, nunca imaginei que fosse conseguir acertá-lo nessas condições.
Deve ser a 4ª vez que jogo esse RESCUE MISSION, eu sempre gostei dele, mas curiosamente nunca vi os ingleses vencerem. No entanto, ao contrário do que sempre ocorreu, o esquadrão americano sempre chegava ao local da fuga com poucos homens, o que reduzia ainda mais suas chances já que defendiam com menos dados. Desta vez ele chegou INTEIRO, acho que foi a primeira vez que isso aconteceu.
É um cenário muito bacana, super divertido mas um tanto ingrato com os ingleses. Não por força de um balanceamento, RESCUE MISSION é balanceado, no entanto seria preciso dar pelo menos MAIS UMA RODADA para os ingleses, pois 5 rodadas é o tempo exato que os americanos tem para alcançar a saída - contando a quantidade de pontos de movimento.
Se for acrescentada mais uma rodada neste cenário, o foco do combate para os alemães vai mudar: Não basta que eles esperem o esquadrão americano, eles terão que brigar pelos COMANDOS pois precisarão combater ferrenhamente pela INICIATIVA.
Começamos a jogar o RESCUE MISSION e na 3ª RODADA o jogo... acabou! Eu consegui paralisar (pinar) o esquadrão britânico responsável por "ir buscar" o esquadrão americano e se isso acontecer, o jogo acaba porque os americanos não conseguem sair do cenário em 5 rodadas. Foi, obviamente, frustrante para ele, um vivaz apreciador de jogos de guerra.
O Rafael então quis jogar novamente O MESMO CENÁRIO e com o MESMO LADO, só que desta vez ele trataria de não cometer os mesmos erros.
Os alemães realizam com sucesso um ataque de SUPRESSÃO e paralisam o esquadrão americano... que não consegue sair do cenário na última rodada.
Conclusão
Como devem ter notado, a primeira partida serviu para o Rafael "calibrar" sua mira e saber exatamente o que NÃO FAZER.
Foi um combate muito ferrenho e ele fez TUDO CERTO, agiu exatamente como manda o protocolo, aliás era para ter vencido a partida, só perdeu no último lance do jogo - era tudo ou nada. Os alemães deram muita sorte, pois é quase impossível PARALISAR um esquadrão de Elite, que defende maravilhosamente bem, ainda mais jogando 5 contra 4, eu considerava essa partida perdida, nunca imaginei que fosse conseguir acertá-lo nessas condições.
Deve ser a 4ª vez que jogo esse RESCUE MISSION, eu sempre gostei dele, mas curiosamente nunca vi os ingleses vencerem. No entanto, ao contrário do que sempre ocorreu, o esquadrão americano sempre chegava ao local da fuga com poucos homens, o que reduzia ainda mais suas chances já que defendiam com menos dados. Desta vez ele chegou INTEIRO, acho que foi a primeira vez que isso aconteceu.
É um cenário muito bacana, super divertido mas um tanto ingrato com os ingleses. Não por força de um balanceamento, RESCUE MISSION é balanceado, no entanto seria preciso dar pelo menos MAIS UMA RODADA para os ingleses, pois 5 rodadas é o tempo exato que os americanos tem para alcançar a saída - contando a quantidade de pontos de movimento.
Se for acrescentada mais uma rodada neste cenário, o foco do combate para os alemães vai mudar: Não basta que eles esperem o esquadrão americano, eles terão que brigar pelos COMANDOS pois precisarão combater ferrenhamente pela INICIATIVA.
Re: TIDE OF IRON: Um combate no quintal de Rommel
Tenho vontade de conhecer esse ! Muito bom o relato !
Bruno Ferreira- Battlestar Galactica
- Mensagens : 316
Data de inscrição : 24/02/2014
Idade : 35
Re: TIDE OF IRON: Um combate no quintal de Rommel
Bruno Ferreira escreveu:Tenho vontade de conhecer esse ! Muito bom o relato !
Não passe vontade meu caro Bruno, marquemos uma apresentação "sem compromisso" [risos]. Basta definir hora e local (preferencialmente no sabadão, é claro).
Re: TIDE OF IRON: Um combate no quintal de Rommel
Ismael, novamente agradeço por ter me oportunizado uma partida de Tide of Iron, que é sem dúvida o melhor wargame tático com miniaturas que tem.
A primeira partida foi necessária para um reconhecimento das regras e do cenário, uma vez que esta Missão Resgate é quase um jogo de xadrez. As cinco rodadas tem que ser planejadas cirurgicamente para que os aliados possam vencer.
Acredito que fiz tudo certinho, usei bem o tanque cruzader (deixando ele BEM longe da Flak gun) e mantive as posições necessárias para poder tentar dar cobertura à fuga dos americanos.
O recurso de "pinar" não é o meu preferido neste tipo de jogo, mas foi o mais utilizado no cenário, especialmente no quinto e último turno, pois era necessário liberar caminho pra fuga dos prisioneiros. Infelizmente tive que contar com a sorte (e com a estatística a favor dos alemães) e com isso os americanos não conseguiram fugir a tempo (mesmo sem levar nenhum tiro).
O cenário é muito legal, é extremamente tático e não requer um banho de sangue como alguns outros.
Rommel 01 x 00 Montgomery
Abrax
A primeira partida foi necessária para um reconhecimento das regras e do cenário, uma vez que esta Missão Resgate é quase um jogo de xadrez. As cinco rodadas tem que ser planejadas cirurgicamente para que os aliados possam vencer.
Acredito que fiz tudo certinho, usei bem o tanque cruzader (deixando ele BEM longe da Flak gun) e mantive as posições necessárias para poder tentar dar cobertura à fuga dos americanos.
O recurso de "pinar" não é o meu preferido neste tipo de jogo, mas foi o mais utilizado no cenário, especialmente no quinto e último turno, pois era necessário liberar caminho pra fuga dos prisioneiros. Infelizmente tive que contar com a sorte (e com a estatística a favor dos alemães) e com isso os americanos não conseguiram fugir a tempo (mesmo sem levar nenhum tiro).
O cenário é muito legal, é extremamente tático e não requer um banho de sangue como alguns outros.
Rommel 01 x 00 Montgomery
Abrax
Soar- Arkham Horror
- Mensagens : 1954
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 51
Localização : Kronnos 1
Re: TIDE OF IRON: Um combate no quintal de Rommel
Huahuahuahuahua.Warrior escreveu:Ismael, novamente agradeço por ter me oportunizado uma partida de Tide of Iron, que é sem dúvida o melhor wargame tático com miniaturas que tem.
Adoro essa frase que o Ismael usa sempre: "o melhor wargame tático com miniaturas".
Só falta dizer que ele concorre apenas com o Memoir 44, Battle Cry, Dust Tactics e Battle of Westeros.
Me divirto com o termo...
Re: TIDE OF IRON: Um combate no quintal de Rommel
Não concorre mesmo... na nossa humilde opinião é melhor.
Kkkkkk
Kkkkkk
Soar- Arkham Horror
- Mensagens : 1954
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 51
Localização : Kronnos 1
Re: TIDE OF IRON: Um combate no quintal de Rommel
Desculpe, merecia um edit...
O TOI é um jogo foda! E ele se destaca no tema WWII.
Claro que tem outros jogos fabulosos táticos com minis como o Westeros e o próprio XWing.
Abrx
O TOI é um jogo foda! E ele se destaca no tema WWII.
Claro que tem outros jogos fabulosos táticos com minis como o Westeros e o próprio XWing.
Abrx
Soar- Arkham Horror
- Mensagens : 1954
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 51
Localização : Kronnos 1
Re: TIDE OF IRON: Um combate no quintal de Rommel
doizinho escreveu:Huahuahuahuahua.Warrior escreveu:Ismael, novamente agradeço por ter me oportunizado uma partida de Tide of Iron, que é sem dúvida o melhor wargame tático com miniaturas que tem.
Adoro essa frase que o Ismael usa sempre: "o melhor wargame tático com miniaturas".
Só falta dizer que ele concorre apenas com o Memoir 44, Battle Cry, Dust Tactics e Battle of Westeros.
Me divirto com o termo...
Talvez em 2007 ele FOSSE o melhor, que foi a época em que eu fiz o Website dele, mas HOJE, conhecendo melhor a "concorrência" e considerando tudo o que veio depois dele, com certeza TIDE OF IRON não é o melhor não, apesar de ter ganho bastante com a repaginada da 1AGAMES. Se há algo que aprendi com a galera aqui é não fincar o pé em cima de um jogo, por mais que gostemos dele!
Nem sei qual é wargame com miniaturas mais bem ranqueado do BGG.
Re: TIDE OF IRON: Um combate no quintal de Rommel
Descolado escreveu:Nem sei qual é wargame com miniaturas mais bem ranqueado do BGG.
É o TTA!
Re: TIDE OF IRON: Um combate no quintal de Rommel
Fui dar uma olhada rápida no BGG e ele é o terceiro, atrás do Battlelore e Battle of Westeros, mas isso entre TODOS os wargames. Se formos aplicar a sua definição ele é o primeiro, sem dúvidas.Descolado escreveu:Nem sei qual é wargame com miniaturas mais bem ranqueado do BGG.
O que mais me diverte é que o termo é tão grande e restritivo que sobra pouca coisa pra comparar.
Tide of Iron, o melhor wargame tático de segunda guerra mundial, com miniaturas pináveis, caixa grande e com muitos tokens e cartas.
Acho engraçado, mas só isso Ismael.
Na verdade eu acho que o TOI deve ser um bom jogo e acho que ele recebe menos mérito que merece por causa das miniaturas, o que é uma injustiça danada.
Tópicos semelhantes
» TIDE OF IRON: Rommel apresenta as FLAK GUNs para os ingleses
» Tide of Iron (solo 05/08/15)
» TIDE OF IRON - Uma Batalha Sem Saída !
» TIDE OF IRON - Caça ao Tigre
» Seriado: Combate!
» Tide of Iron (solo 05/08/15)
» TIDE OF IRON - Uma Batalha Sem Saída !
» TIDE OF IRON - Caça ao Tigre
» Seriado: Combate!
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|