Lords of Xidit - Resenha
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Lords of Xidit - Resenha
"The House of Nobles acted on the people’s last desperate hope, sending out the Idrakys to raise armies and rally citizens’ hearts to save the kingdom from a somber fate."
Chronicles of a Forgotten Host, Pycatrix, Vol. I.
Lords of xidit e um jogo de programação simultânea de ações, onde o objetivo é fazer um pick up and delivery de unidades de batalha. Recrutamos essas unidades nas cidades, e as levamos para combater os monstros nas cidades dominadas.
O jogo se passa no mesmo mundo do Seasons, e tem varias semelhanças com um jogo chamado Himalaya (o qual nunca joguei). Uma versão renovada e com outro tema e que ficou muito interessante!
Como funciona?
Os jogadores tem um tabuleiro de programação de ações individual e simultaneamente escolhem suas seis ações para aquele ano (turno).
As ações podem ser:
1- Movimentar se por algum dos caminhos, definidos pela cor.
2- Praticar uma ação no local em que está, sendo duas possíveis: recrutar uma unidade OU enfrentar um monstro.
3- Esperar. (Nada fazer).
Começando pelo first player, cada jogador vai fazendo uma ação por vez.
O que encontramos?
Cada cidade pode fornecer até 5 tipos de unidades, que são recrutadas em ordem de importância, sempre do menor para o maior. O jogador pode recrutar apenas uma unidade por cidade em cada turno. E sempre deve recrutar na seguinte sequencia de acordo com a disponibilidade:
Milicia Camponesa
Arqueiros
Infantaria
Clérigos
Magos
As unidades recrutadas ficam guardadas secretamente atrás dos biombos de cada jogador. Podemos utiliza-las em dois momentos:
1- Derrotar monstros.
Cada monstro exige uma certa combinação de unidades para ser derrotado. Por exemplo um monstro pode exigir um mago e dois arqueiros. Se escolher enfrentar este monstro, basta utilizar essas unidades para derrota-lo e conseguir os prêmios que esta vitória entrega.
2- "Leilão" do Censo Militar.
Nos turnos 4, 8 e 12 ocorre o censo militar, onde cada jogador com a maior quantidade de cada unidade ganhará uma bonificação por ter a maioria.
Neste momento cada jogador deve escolher secretamente quantas unidades serão contadas de cada tipo. Não é necessário colocar todas as suas unidades se quiser manter segredo sobre o que há a sua disposição. Todas as unidades voltam para seus jogadores após essa fase.
E o que eu ganho fazendo tudo isso?
Aí entramos no objetivo do jogo!
Para vencer precisamos nos posicionar bem nas 3 avaliações finais do jogo, sendo o melhor no Hall da fama. As posições são: Riqueza, influencia e reputação.
O Hall da fama é divido em 3 colunas, e aí é que vem o pulo do gato. As 3 avaliações são colocadas em cada coluna aleatoriamente no inicio do jogo, então todos sabem a sequencia. No fim do jogo a avaliação ocorre da seguinte maneira:
Conta-se o desempenho de cada um na primeira coluna, e aquele que ficar em último lugar é ELIMINADO da disputa. Seguimos para a segunda coluna e repetimos a mesma avaliação, verificando o ultimo lugar, e eliminando-o. E na terceira e ultima avaliação verificamos quem é o salvador do reino!
Ou seja, precisamos equilibrar o nosso desempenho em cada etapa, e ficar de olho na pontuação de cada um durante o jogo todo. Não adianta ser o melhor nas duas ultimas, se você for eliminado na primeira!
E para conseguir esses pontos?
Conseguimos esses pontos derrotando monstros e no censo militar.
Cada ficha de monstro possui uma certa quantidade dos três tipos de prêmios: Dinheiro (Riqueza), as fichas de Bardo (influencia) e as guildas dos magos (Reputação). Ao derrotar um monstro, devemos escolher apenas dois dos prêmios. E para cada premio há um destino:
O dinheiro é guardado secretamente para pontuação no fim do jogo.
As fichas de bardo são colocadas no mapa, e onde houver maioria ganha-se os pontos de influencia.
As guildas dos magos são colocadas na cidade onde ocorreu a batalha, e a partir deste momento apenas o jogador que construiu a primeira pode adicionar mais neste espaço, com um limite de 4.
Basicamente é isso. Existem outros detalhes, como o aparecimento dos trolls (são como as fichas de monstros, mas podem ser derrotados de qualquer lugar usando certa quantidade de qualquer tipo de unidade), as mecânicas de reposição das pecas no tabuleiro, coisas que se resolvem durante o jogo, porem são trabalhosas de entender no manual (um ponto negativo).
Avaliação Final
Componentes: Sensacionais! As miniaturas são ricas em detalhes, o tabuleiro é muito bonito e isso faz o jogo ganhar muito em “vontade de jogar”.
Gameplay: Muito interessante. A mecânica de programação de ações gera conflitos divertidissimos. Temos sempre que ficar atentos as possíveis ações dos outros. As vezes precisamos recrutar uma unidade especifica, porem há uma mais baixa que deve ser recrutada primeiro para liberar a que desejamos. Então abre o dilema: Ele vai recrutar antes e então eu recruto o que eu quero? E o cara usa a ação de esperar, e você acaba recrutando o que não queria, e ele pega o seu mago!
Não é um jogo pesado, e tirando um ou outro detalhe é bem simples até.
Outro detalhe interessante é o fato de sabermos antecipadamente quais serão as próximas fichas e onde entrarão no jogo, quando cada monstro for derrotado, ou cada cidade entregar seu ultimo recruta. Então, sempre temos que pensar no futuro para nos posicionar de um jeito melhor.
Rejogabilidade: Me parece ser alta. As fichas de monstro e cidades entram sempre de maneira aleatória, assim como a posição das avaliações do hall da fama. Me parece fazer de cada jogo uma historia diferente.
Custo Beneficio: O jogo custa em media 40 dólares. E como foi dito, só pelos componentes parece valer a pena. Com o acréscimo de realmente ser um jogo divertido e com certa leveza, certamente vale a compra para quem procura algo do tipo!
Enfim, um ótimo jogo!
Chronicles of a Forgotten Host, Pycatrix, Vol. I.
Lords of xidit e um jogo de programação simultânea de ações, onde o objetivo é fazer um pick up and delivery de unidades de batalha. Recrutamos essas unidades nas cidades, e as levamos para combater os monstros nas cidades dominadas.
O jogo se passa no mesmo mundo do Seasons, e tem varias semelhanças com um jogo chamado Himalaya (o qual nunca joguei). Uma versão renovada e com outro tema e que ficou muito interessante!
Como funciona?
Os jogadores tem um tabuleiro de programação de ações individual e simultaneamente escolhem suas seis ações para aquele ano (turno).
As ações podem ser:
1- Movimentar se por algum dos caminhos, definidos pela cor.
2- Praticar uma ação no local em que está, sendo duas possíveis: recrutar uma unidade OU enfrentar um monstro.
3- Esperar. (Nada fazer).
Começando pelo first player, cada jogador vai fazendo uma ação por vez.
O que encontramos?
Cada cidade pode fornecer até 5 tipos de unidades, que são recrutadas em ordem de importância, sempre do menor para o maior. O jogador pode recrutar apenas uma unidade por cidade em cada turno. E sempre deve recrutar na seguinte sequencia de acordo com a disponibilidade:
Milicia Camponesa
Arqueiros
Infantaria
Clérigos
Magos
As unidades recrutadas ficam guardadas secretamente atrás dos biombos de cada jogador. Podemos utiliza-las em dois momentos:
1- Derrotar monstros.
Cada monstro exige uma certa combinação de unidades para ser derrotado. Por exemplo um monstro pode exigir um mago e dois arqueiros. Se escolher enfrentar este monstro, basta utilizar essas unidades para derrota-lo e conseguir os prêmios que esta vitória entrega.
2- "Leilão" do Censo Militar.
Nos turnos 4, 8 e 12 ocorre o censo militar, onde cada jogador com a maior quantidade de cada unidade ganhará uma bonificação por ter a maioria.
Neste momento cada jogador deve escolher secretamente quantas unidades serão contadas de cada tipo. Não é necessário colocar todas as suas unidades se quiser manter segredo sobre o que há a sua disposição. Todas as unidades voltam para seus jogadores após essa fase.
E o que eu ganho fazendo tudo isso?
Aí entramos no objetivo do jogo!
Para vencer precisamos nos posicionar bem nas 3 avaliações finais do jogo, sendo o melhor no Hall da fama. As posições são: Riqueza, influencia e reputação.
O Hall da fama é divido em 3 colunas, e aí é que vem o pulo do gato. As 3 avaliações são colocadas em cada coluna aleatoriamente no inicio do jogo, então todos sabem a sequencia. No fim do jogo a avaliação ocorre da seguinte maneira:
Conta-se o desempenho de cada um na primeira coluna, e aquele que ficar em último lugar é ELIMINADO da disputa. Seguimos para a segunda coluna e repetimos a mesma avaliação, verificando o ultimo lugar, e eliminando-o. E na terceira e ultima avaliação verificamos quem é o salvador do reino!
Ou seja, precisamos equilibrar o nosso desempenho em cada etapa, e ficar de olho na pontuação de cada um durante o jogo todo. Não adianta ser o melhor nas duas ultimas, se você for eliminado na primeira!
E para conseguir esses pontos?
Conseguimos esses pontos derrotando monstros e no censo militar.
Cada ficha de monstro possui uma certa quantidade dos três tipos de prêmios: Dinheiro (Riqueza), as fichas de Bardo (influencia) e as guildas dos magos (Reputação). Ao derrotar um monstro, devemos escolher apenas dois dos prêmios. E para cada premio há um destino:
O dinheiro é guardado secretamente para pontuação no fim do jogo.
As fichas de bardo são colocadas no mapa, e onde houver maioria ganha-se os pontos de influencia.
As guildas dos magos são colocadas na cidade onde ocorreu a batalha, e a partir deste momento apenas o jogador que construiu a primeira pode adicionar mais neste espaço, com um limite de 4.
Basicamente é isso. Existem outros detalhes, como o aparecimento dos trolls (são como as fichas de monstros, mas podem ser derrotados de qualquer lugar usando certa quantidade de qualquer tipo de unidade), as mecânicas de reposição das pecas no tabuleiro, coisas que se resolvem durante o jogo, porem são trabalhosas de entender no manual (um ponto negativo).
Avaliação Final
Componentes: Sensacionais! As miniaturas são ricas em detalhes, o tabuleiro é muito bonito e isso faz o jogo ganhar muito em “vontade de jogar”.
Gameplay: Muito interessante. A mecânica de programação de ações gera conflitos divertidissimos. Temos sempre que ficar atentos as possíveis ações dos outros. As vezes precisamos recrutar uma unidade especifica, porem há uma mais baixa que deve ser recrutada primeiro para liberar a que desejamos. Então abre o dilema: Ele vai recrutar antes e então eu recruto o que eu quero? E o cara usa a ação de esperar, e você acaba recrutando o que não queria, e ele pega o seu mago!
Não é um jogo pesado, e tirando um ou outro detalhe é bem simples até.
Outro detalhe interessante é o fato de sabermos antecipadamente quais serão as próximas fichas e onde entrarão no jogo, quando cada monstro for derrotado, ou cada cidade entregar seu ultimo recruta. Então, sempre temos que pensar no futuro para nos posicionar de um jeito melhor.
Rejogabilidade: Me parece ser alta. As fichas de monstro e cidades entram sempre de maneira aleatória, assim como a posição das avaliações do hall da fama. Me parece fazer de cada jogo uma historia diferente.
Custo Beneficio: O jogo custa em media 40 dólares. E como foi dito, só pelos componentes parece valer a pena. Com o acréscimo de realmente ser um jogo divertido e com certa leveza, certamente vale a compra para quem procura algo do tipo!
Enfim, um ótimo jogo!
Reffip- Power Grid
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Data de inscrição : 16/07/2014
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Localização : Curitiba
Re: Lords of Xidit - Resenha
Soa bom!!!
A programação das ações acaba tendo influência direta noq fazer e qndo em relação aos demais jogadores? Ou a interação neste ponto é baixa?
Gosto mto de jogos com programação de ações!
A programação das ações acaba tendo influência direta noq fazer e qndo em relação aos demais jogadores? Ou a interação neste ponto é baixa?
Gosto mto de jogos com programação de ações!
Re: Lords of Xidit - Resenha
libonati escreveu:Soa bom!!!
A programação das ações acaba tendo influência direta noq fazer e qndo em relação aos demais jogadores? Ou a interação neste ponto é baixa?
Gosto mto de jogos com programação de ações!
Influencia total!
A hora em que todos mostram suas programações para a rodada eh sempre um momento de alivio, ou de desespero! hehehehe
Reffip- Power Grid
- Mensagens : 680
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Idade : 40
Localização : Curitiba
Re: Lords of Xidit - Resenha
Só eu leio isso como Lords of Dixit?
Gabriel- Power Grid
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Data de inscrição : 28/05/2013
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Re: Lords of Xidit - Resenha
Jogão! Temos que colocar na mesa mais vezes!
Jonata- Ra
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Data de inscrição : 08/08/2014
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Re: Lords of Xidit - Resenha
Parece exatamente o jogo Himalaya, primeiro boardgame moderno que joguei.
Binderman- Middle-earth Quest
- Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
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Localização : Universo observável
Re: Lords of Xidit - Resenha
Binderman escreveu:Parece exatamente o jogo Himalaya, primeiro boardgame moderno que joguei.
É sim bem inspirado desse.
Re: Lords of Xidit - Resenha
Reffip escreveu:libonati escreveu:Soa bom!!!
A programação das ações acaba tendo influência direta noq fazer e qndo em relação aos demais jogadores? Ou a interação neste ponto é baixa?
Gosto mto de jogos com programação de ações!
Influencia total!
A hora em que todos mostram suas programações para a rodada eh sempre um momento de alivio, ou de desespero! hehehehe
Assim é massa!!! Quanto tempo leva uma partida? Daria para jogar de boa numa sexta dessas?
Gabriel escreveu:Só eu leio isso como Lords of Dixit?
Aparentemente sim!
Re: Lords of Xidit - Resenha
libonati escreveu:Reffip escreveu:libonati escreveu:Soa bom!!!
A programação das ações acaba tendo influência direta noq fazer e qndo em relação aos demais jogadores? Ou a interação neste ponto é baixa?
Gosto mto de jogos com programação de ações!
Influencia total!
A hora em que todos mostram suas programações para a rodada eh sempre um momento de alivio, ou de desespero! hehehehe
Assim é massa!!! Quanto tempo leva uma partida? Daria para jogar de boa numa sexta dessas?
Depois de setup e explicação, vai uma hora com todo mundo engatado. Os turnos passam bem rápido. O único tempo que pode variar é o da programação... aí depende dos jogadores né.
Por mim rolaria fácil! Só depende do Jonata, o dono da bola!
Reffip- Power Grid
- Mensagens : 680
Data de inscrição : 16/07/2014
Idade : 40
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Re: Lords of Xidit - Resenha
Se quiserem posso levar numa sexta, só pedir!
Jonata- Ra
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Data de inscrição : 08/08/2014
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Localização : Curitiba
Re: Lords of Xidit - Resenha
Jonata escreveu:Se quiserem posso levar numa sexta, só pedir!
Mais ou menos só pedir, né?
Re: Lords of Xidit - Resenha
tiagovip escreveu:Jonata escreveu:Se quiserem posso levar numa sexta, só pedir!
Mais ou menos só pedir, né?
Pedir > eu levar > jogar. Aí vai.
Jonata- Ra
- Mensagens : 114
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