Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tinner’s Trail – Breve resenha.

5 participantes

Ir para baixo

Tinner’s Trail – Breve resenha. Empty Tinner’s Trail – Breve resenha.

Mensagem por Pedro Qui Out 16, 2014 4:04 pm

Tinner’s Trail – Breve resenha.

Qual é a desse jogo?

Tinner`s Trail foi o primeiro jogo da linha da Treefrog Games, do designer Martin Wallace. O objetivo inicial da empresa era criar jogos simples, com peças de madeira e esse título surgiu sobre essa premissa. O jogo tem como pano de fundo o período de extração de estanho e minério do Condado da Cornualha que se tornou a região mais importante do mundo ao lidar com esse trabalho. O estanho era usado em muitas ligas e o cobre era utilizado para o revestimento de navios.

O desafio dos jogadores é criar minas e extrair esses recursos, vender e lucrar o suficiente para garantir bons investimentos externos. O complicador no jogo é a água que verte das terras do Condado encarecendo ou até impossibilitando a extração.

Em cada turno completo os jogadores passam por fases distintas e realizam ações e investimentos. Ao final de 4 turnos o jogador que tiver investido melhor no exterior é o que vencerá o jogo. Não necessariamente o que investir mais dinheiro, pois a “importância” desses investimentos caí na medida que o jogo se encaminha e os pontos ganhos chegam a cair pela metade se comparar o dinheiro aplicado no primeiro turno de jogo com a mesma quantia se aplicada no último turno do jogo.
Tinner’s Trail – Breve resenha. Pic464133_md

Pra quem é ou não é indicado?

Não é indicado para os jogadores que não curtem jogos econômicos e também para aqueles que não gostam de muita previsibilidade nos jogos. No Tinner`s é possível realizar um bom planejamento das jogadas e isso faz com que o jogo tenha um bom nível estratégico.
Quanto tempo leva?

O Jogo se resolve em um bom tempo de duração. Algo em torno de 60 – 90 minutos sem contar a explicação que deve levar uns 15 minutos com a montagem do tabuleiro.
Como se joga?

O jogo tem 7 fases distintas:
1. Determinar o preço dos minérios: Fase em que se rolam os dados para definir o valor de mercado do estanho e do cobre.
2. Desenvolvimentos disponíveis: Tem uma tabela no jogo que define quais desenvolvimentos serão disponibilizados em cada um dos 4 turnos de jogo.
3. Ações: Os jogadores realizam suas ações. As ações são as seguintes: promover a licitação de mineradora, contratar minerador, construir porto, construir canal de drenagem, construir um comboio (representado por um trem), usar bombas de extração de água, minerar, vender pastel ou passar a vez.
4. Vender minérios: Os jogadores vendem todo o minério coletado
5. Investimento Externo: Os jogadores selecionam o valor que desejam investir no exterior que dá uma quantidade de pontos de vitória ganhos, isso definirá o vencedor da partida no final das 4 rodadas.
6. Prospecção: Os 2 primeiros jogadores que passaram a vez, podem agora prospectar procurando por recursos em regiões inexploradas.
7. Fim de turno.
O que é bom?

As ações não respeitam um número específico, tipo, 2 ações. O jogador realiza as ações e paga por elas numa quantidade de tempo e cada jogador possuí 10 pontos de tempo para serem usados em cada rodada. Em algumas situações pode ser interessante sacrificar alguns pontos de tempo para se manter na primeira posição. Essa é uma das mecânicas do jogo que garante boa tensão durante a partida, pois um gasto elevado de tempo pode ser mais custoso do que um gasto elevado de dinheiro.

Tempo de duração muito bom para o que o jogo propõe.

A variação do mercado e o planejamento necessário para se dar bem são um plus para o jogo  que resolve essas coisas de forma bem inteligente. Então se você é um jogador que exige bom nível de estratégia, ficará feliz em saber que um jogo com esse tempo tem muitas opções.
O que é ruim?

O jogo é feio, assim com são feios 90% dos jogos do Wallace. Sou grande apreciador dos jogos e das mecânicas que ele adota, gosto dos títulos econômicos que ele cria... porém rebater o argumento da feiura dos jogos é difícil.

Devido a essa apresentação não é um jogo fácil de por na mesa. Pese a esse fato o tema, jogos com temas mais sérios e tão específicos, tendem a ser ainda menos atrativos.
Tinner’s Trail – Breve resenha. 20081010221442721_4

Qual o preço e qual o valor?

O jogo é encontrado na Amazon por 52 dólares. Creio que o melhor caminho de importação para esse título seja pela Alemanha, mas só acredito. O valor desse jogo para mim é inestimável, foi esse o título que usei inúmeras vezes em sala de aula para ajudar os alunos no preparo de textos empresariais e na elaboração de planejamento. Joguei algumas vezes em sala e o resultado dos trabalhos era muito interessante, inclusive as discussões que surgiam depois.
Pedro
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.meeplehouse.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tinner’s Trail – Breve resenha. Empty Re: Tinner’s Trail – Breve resenha.

Mensagem por Reffip Qui Out 16, 2014 4:19 pm

Eu curti bastante assistir aquela partida na Lambda e o jogo foi pra minha wishlist na hora (sofri por não ter dinheiro para comprar o do Radalle)  Sad 

Quero muito ter a oportunidade de joga-lo em breve.
Reffip
Reffip
Power Grid
Power Grid

Mensagens : 680
Data de inscrição : 16/07/2014
Idade : 40
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Tinner’s Trail – Breve resenha. Empty Re: Tinner’s Trail – Breve resenha.

Mensagem por Pedro Qui Out 16, 2014 4:45 pm

Reffip escreveu:Eu curti bastante assistir aquela partida na Lambda e o jogo foi pra minha wishlist na hora (sofri por não ter dinheiro para comprar o do Radalle)  Sad 

Quero muito ter a oportunidade de joga-lo em breve.

Posso levar ele para jogarmos na próxima semana.
Pedro
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.meeplehouse.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tinner’s Trail – Breve resenha. Empty Re: Tinner’s Trail – Breve resenha.

Mensagem por Rafaelfo Qui Out 16, 2014 7:26 pm

Jóia! Acabei de adquirir minha cópia e tenho muita vontade de jogá-lo novamente.
Rafaelfo
Rafaelfo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1809
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 38
Localização : Curitiba

http://www.sommastudio.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tinner’s Trail – Breve resenha. Empty Re: Tinner’s Trail – Breve resenha.

Mensagem por Pedro Sex Out 17, 2014 10:21 am

Rafaelfo escreveu:Jóia! Acabei de adquirir minha cópia e tenho muita vontade de jogá-lo novamente.

Copião!!! Cool
Pedro
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.meeplehouse.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Tinner’s Trail – Breve resenha. Empty Re: Tinner’s Trail – Breve resenha.

Mensagem por tiagovip Sex Out 17, 2014 10:47 am

Pedro escreveu:
Reffip escreveu:Eu curti bastante assistir aquela partida na Lambda e o jogo foi pra minha wishlist na hora (sofri por não ter dinheiro para comprar o do Radalle)  Sad 

Quero muito ter a oportunidade de joga-lo em breve.

Posso levar ele para jogarmos na próxima semana.

Esse ele marca na próxima semana, um jogo que jogou nem faz tanto tempo, agora o Timbuktu, daí não.
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Tinner’s Trail – Breve resenha. Empty Re: Tinner’s Trail – Breve resenha.

Mensagem por Trentini Sex Out 17, 2014 11:07 am

Bela resenha bem didática e despertou curiosidade, agora vê se posta no blog Very Happy
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Tinner’s Trail – Breve resenha. Empty Re: Tinner’s Trail – Breve resenha.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos