Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Brasileiro gosta de coop?

+7
tiagovip
libonati
doizinho
Bruno Ferreira
Rafaelfo
Gabriel
Jota
11 participantes

Ir para baixo

Brasileiro gosta de coop? Empty Brasileiro gosta de coop?

Mensagem por Jota Ter Ago 12, 2014 12:56 pm

Pessoal, tava vendo aqui os jogos já lançados e os que ainda serão, e para a minha surpresa, a % de jogos cooperativos é bem grande.

A Galápagos mesmo, lançou o Zombicide, o Hanabi, e agora o Eldritch.
A Devir lançou a Ilha Proibida (Forbidden Island) e diz que ainda vai lançar o Forbbiden Desert, o Pandemic, e o Legends of Andor.
A Funbox também disse que vai lançar o Flash Point.
E a Conclave, tá falando do Robinson Crusoe.

Será que os brasileiros gostam tanto de cooperativos assim?




(Desculpem minha ignorância se eu citei algum jogo que não é coop, ou esqueci de algum)

Jota
Battlestar Galactica
Battlestar Galactica

Mensagens : 379
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.minutopoesia.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Brasileiro gosta de coop? Empty Re: Brasileiro gosta de coop?

Mensagem por Gabriel Ter Ago 12, 2014 1:28 pm

Faltou o Senhor dos Aneis LCG.

De qualquer forma, se eu fosse dono de qualquer uma dessas editoras eu só perguntaria uma coisa:

Tá vendendo?
Então beleza!

Gabriel
Power Grid
Power Grid

Mensagens : 601
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Brasileiro gosta de coop? Empty Re: Brasileiro gosta de coop?

Mensagem por Rafaelfo Ter Ago 12, 2014 1:32 pm

AHAahahauhau, apesar de gostar de uma boa parte destes títulos, acho que finalmente descobri grande parte do meu desinteresse pelos títulos traduzidos! Smile
Rafaelfo
Rafaelfo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1809
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 38
Localização : Curitiba

http://www.sommastudio.com

Ir para o topo Ir para baixo

Brasileiro gosta de coop? Empty Re: Brasileiro gosta de coop?

Mensagem por Bruno Ferreira Ter Ago 12, 2014 1:34 pm

Neuroshima ta vindo ai! cheers 
Bruno Ferreira
Bruno Ferreira
Battlestar Galactica
Battlestar Galactica

Mensagens : 316
Data de inscrição : 24/02/2014
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Brasileiro gosta de coop? Empty Re: Brasileiro gosta de coop?

Mensagem por doizinho Ter Ago 12, 2014 1:40 pm

Acho que os cooperativos estão num momento de alta no mundo todo, muito por causa do Kickstarter que tem muito projeto de jogo cooperativo com miniaturas bonitas, que tem levantado verdadeiras fortunas (Zombicide's, Galaxy Defenders, Kingdom Death, Shadows of Brinstone, Myth e mais recentemente Dungeon Saga).

Quando o assunto é Brasil, acho que a preferência é por miniaturas, jogos bonitos e vantagens em financiamento coletivo. Posso estar errado, mas vejo o brasileiro comprando primeiro com os olhos e, se for um financiamento coletivo ele tem que levar vantagem, como sempre.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 47
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Brasileiro gosta de coop? Empty Re: Brasileiro gosta de coop?

Mensagem por Jota Ter Ago 12, 2014 1:45 pm

doizinho escreveu:Acho que os cooperativos estão num momento de alta no mundo todo, muito por causa do Kickstarter que tem muito projeto de jogo cooperativo com miniaturas bonitas, que tem levantado verdadeiras fortunas (Zombicide's, Galaxy Defenders, Kingdom Death, Shadows of Brinstone, Myth e mais recentemente Dungeon Saga).

Quando o assunto é Brasil, acho que a preferência é por miniaturas, jogos bonitos e vantagens em financiamento coletivo. Posso estar errado, mas vejo o brasileiro comprando primeiro com os olhos e, se for um financiamento coletivo ele tem que levar vantagem, como sempre.

Acho que não é bem isso que as produtoras estão vendo. Pois desses que eu citei, só o Zombicide tem minis. Talvez em relação às minis seja até o contrário, pois pra produzir é muito mais difícil. Quanto aos jogos bonitos e financiamento, acredito que é bem por aí...

Mas ainda fico com a pergunta do pq tantas escolhas de jogos coop (talvez alguma pesquisa prévia foi feita... sei lá). Mas se vc está dizendo que estão em alta no mundo todo, talvez seja essa a explicação.

Jota
Battlestar Galactica
Battlestar Galactica

Mensagens : 379
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.minutopoesia.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Brasileiro gosta de coop? Empty Re: Brasileiro gosta de coop?

Mensagem por libonati Ter Ago 12, 2014 2:01 pm

Acho que por enquanto a galera vai comprar quase tudo que sair... a galapagos chutou as porteiras de um novo mercado e outras empresas vieram no vácuo. Aí aquele pessoal arrebanhado com zombicide começou a se interessar, ler mais, procurar saber e acaba encontrando outras coisas maneiras, especialmente pelo facebook!

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

Brasileiro gosta de coop? Empty Re: Brasileiro gosta de coop?

Mensagem por doizinho Ter Ago 12, 2014 2:10 pm

Uma coisa é certa, no nosso grupo de sextas feiras os cooperativos não tem muito espaço não.

Quem jogaria Zombicide, D&D, Pandemic, Legends of Andor, se podem quebrar a cabeça fazendo contabilidade nos econômicos pesados?
 Sarcasm 

* A primeira frase é verdadeira.
** Botei o emoticon pros novatos no fórum sacarem meu sarcasmo.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 47
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Brasileiro gosta de coop? Empty Re: Brasileiro gosta de coop?

Mensagem por Jota Ter Ago 12, 2014 2:14 pm

doizinho escreveu:Uma coisa é certa, no nosso grupo de sextas feiras os cooperativos não tem muito espaço não.

Quem jogaria Zombicide, D&D, Pandemic, Legends of Andor, se podem quebrar a cabeça fazendo contabilidade nos econômicos pesados?
 Sarcasm 

* A primeira frase é verdadeira.
** Botei o emoticon pros novatos no fórum sacarem meu sarcasmo.

Com meu grupo é mais ou menos a mesma coisa... Gostamos bastante dos coops tbm, mas pra quê chutar a cara de um tabuleiro "indefeso" se vc pode chutar a cara do seu amiguinho e ainda por cima tirar um sarro depois?

Jota
Battlestar Galactica
Battlestar Galactica

Mensagens : 379
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.minutopoesia.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Brasileiro gosta de coop? Empty Re: Brasileiro gosta de coop?

Mensagem por doizinho Ter Ago 12, 2014 2:19 pm

Jota escreveu:
doizinho escreveu:Uma coisa é certa, no nosso grupo de sextas feiras os cooperativos não tem muito espaço não.

Quem jogaria Zombicide, D&D, Pandemic, Legends of Andor, se podem quebrar a cabeça fazendo contabilidade nos econômicos pesados?
 Sarcasm 

* A primeira frase é verdadeira.
** Botei o emoticon pros novatos no fórum sacarem meu sarcasmo.

Com meu grupo é mais ou menos a mesma coisa... Gostamos bastante dos coops tbm, mas pra quê chutar a cara de um tabuleiro "indefeso" se vc pode chutar a cara do seu amiguinho e ainda por cima tirar um sarro depois?
Só pra esclarecer, porque parece que não ficou claro, eu gosto de coops e tenho Zombicide, D&D, Legends of Andor, Forbbiden Island e LOTR:LCG do estilo.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 47
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Brasileiro gosta de coop? Empty Re: Brasileiro gosta de coop?

Mensagem por tiagovip Ter Ago 12, 2014 2:36 pm

Cooperativos são meus jogos preferidos. Por mim, só os jogaria. Não deve ser somente pela herança do RPG, já que vários aqui vem da mesma raiz, mas não tem qualquer preferência particular pelos cooperativos. Em todo caso, para mim, alegra-me ver tantos jogos cooperativos no mercado.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Brasileiro gosta de coop? Empty Re: Brasileiro gosta de coop?

Mensagem por Trentini Ter Ago 12, 2014 3:28 pm

Olha, se é preferência nacional eu não sei, mas povo deve ter visto o resultado das vendas do Zombicide e começaram por aí a trazer jogos cooperativos a partir disso. Fico feliz com a quantidade de coops que existem, eu particularmente gosto mais de jogos competitivos, porém não me nego a jogar e tenho alguns cooperativos, na verdade aprendi a gostar com a quantidade de jogos bacanas cooperativos que joguei Very Happy
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Brasileiro gosta de coop? Empty Re: Brasileiro gosta de coop?

Mensagem por Jota Ter Ago 12, 2014 3:29 pm

Trentini escreveu:Olha, se é preferência nacional eu não sei, mas povo deve ter visto o resultado das vendas do Zombicide e começaram por aí a trazer jogos cooperativos a partir disso. 

Acho um forte indício...

Jota
Battlestar Galactica
Battlestar Galactica

Mensagens : 379
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.minutopoesia.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Brasileiro gosta de coop? Empty Re: Brasileiro gosta de coop?

Mensagem por geovanni Ter Ago 12, 2014 8:12 pm

Acho que eh mais questão do tema dos jogos do que de serem cooperativos ou não.

Todos os jogos que o Jota citou, e incluo os lotr e got, possuem um tema bem sobressalente e com um apelo bacana, e isso me parece necessario pra cativar um mercado incipiente. O que converge com grande propriedade para jogos cooperativos, pois tendem a ser altamente temáticos.

Acho que por isso que ninguém lançou um euro mais hardcore ainda, pq jogar estrategicamente com cubos não parece tao legal quanto matar zumbis ou impedir o cthulhu de destruir o mundo, especialmente pra quem eh novo no hobbie (eu curto euros pra carai, soh pra deixar claro)

particularmente eu prefiro jogo competitivo do que cooperativo
geovanni
geovanni
Battlestar Galactica
Battlestar Galactica

Mensagens : 273
Data de inscrição : 26/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Brasileiro gosta de coop? Empty Re: Brasileiro gosta de coop?

Mensagem por tiagovip Qua Ago 13, 2014 12:00 am

geovanni escreveu:Acho que eh mais questão do tema dos jogos do que de serem cooperativos ou não.

Todos os jogos que o Jota citou, e incluo os lotr e got, possuem um tema bem sobressalente e com um apelo bacana, e isso me parece necessario pra cativar um mercado incipiente. O que converge com grande propriedade para jogos cooperativos, pois tendem a ser altamente temáticos.

Acho que por isso que ninguém lançou um euro mais hardcore ainda, pq jogar estrategicamente com cubos não parece tao legal quanto matar zumbis ou impedir o cthulhu de destruir o mundo, especialmente pra quem eh novo no hobbie (eu curto euros pra carai, soh pra deixar claro)


Faz bastante sentido. Creio ter certamente mais a ver com isso do que com o sucesso do Zombicide = cooperativos mandam, e sim sucesso do Zombicide = jogos temáticos mandam.


geovanni escreveu:particularmente eu prefiro jogo competitivo do que cooperativo

Que coisa mais darwiniana. A vida em sociedade não os ensinou nada além de ódio e vontade de superar o próximo?

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Brasileiro gosta de coop? Empty Re: Brasileiro gosta de coop?

Mensagem por lauripaulo Qua Ago 13, 2014 4:37 pm

Eu gosto muito de jogos cooperativos e tenho vários na minha coleção. Adoro o clima que se forma na mesa e faz com que todos os jogadores se unam e tentem derrotar o tabuleiro (e o traidor em alguns jogos). Também acho que jogo fica mais legal quanto mais difícil for derrotar o tabuleiro (mas não impossível). 

Acho que o Perreto tem um ponto interessante que eu concordo: meu gosto por coops também é, provavelmente, uma herança de todos os anos jogando RPG.

Não vejo o grande lançamento de coops como algo somente no Brasil. Acho que coops estão em evidência mesmo. Lembro que vi um canal de fora, acho que era o dice tower, que fez um review dos top 10 coops e comentam como o mercado e as editoras tem investido nesse gênero nos últimos anos.
lauripaulo
lauripaulo
Battlestar Galactica
Battlestar Galactica

Mensagens : 253
Data de inscrição : 31/07/2013
Idade : 45
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Brasileiro gosta de coop? Empty Re: Brasileiro gosta de coop?

Mensagem por Anarkion Qui Ago 14, 2014 11:22 pm

Acho que o fato cooperativo ajuda na venda, um produto mais "família", além de abocanhar uma parte do mercado de RPG, onde as pessoas jogam juntas "contra a aventura". As pessoas envelhecem, tem o seu tempo tomado por família e trabalho, faz sentido se reunir para jogar de camaradagem. Também acho que ajuda as pessoas que não conhecem o hobby a se relacionar no meio.
Anarkion
Anarkion
Battlestar Galactica
Battlestar Galactica

Mensagens : 299
Data de inscrição : 31/08/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Brasileiro gosta de coop? Empty Re: Brasileiro gosta de coop?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos