Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cosmic Encounter - resenha

3 participantes

Ir para baixo

Cosmic Encounter - resenha Empty Cosmic Encounter - resenha

Mensagem por tiagovip Qui Mar 06, 2014 4:21 pm

As naves cobriram a vista e eram tão numerosas e brilhavam tanto quanto as estrelas. Havia ali, claro, a presença de frotas de outras raças - vermes carniceiros, todas elas.

O Comandante-Chefe olhava a mesa de comando, observando os movimentos e avaliando as opções disponíveis. O chamado por auxílio encontrara algumas respostas - alianças oportunistas, é verdade, mas estavam ao lado deles, pelo menos. O Comandante desejava estar melhor preparado, mas contava com um trufo, caso fosse necessário.

O especialista de comunicações informou ao Comandante: "Mensagem captada e traduzida, Comandante. Logo estará na tela."

A imagem da tela sumiu e foi substituída por um cinza claro que logo adquiriu cores e foi renderizada para exibir a forma inchada do General Bárbaro. O som demorou um pouco mais para sair dos altos-falantes: "Sem negociação", foi a única frase. Os oficiais da ponte olharam o Comandante, em expectativa.

A réplica do General à mensagem do Comandante era esperada. E era por isso que ele esperava que sua carta na manga fosse o suficiente.

"Comandante, os sensores indicam elevação súbita nos níveis de energia", avisaram-no. Os canhões de próton foram ativados, então.

O Comandante inspirou e depois ordenou: "Desliguem os escudos de ocultamento e reforcem os campos de nulificação. Chefe de Armas?"

"Sim, senhor?"

"Dê a ordem para ataque total."

As cartas, afinal, estavam na mesa.



COSMIC ENCOUNTER - O JOGO

Cosmic Encounter - resenha Pic427055_md

(Cortesia de slith)


Cosmic Encounter é um jogo em que os participantes assumem o controle de raças alienígenas (tem os Humanos também) com o objetivo de colonizar, na base da força ou da conversa, 5 planetas.

O jogo base acomoda até 5 pessoas. Mas cada expansão (e já tem duas publicadas e mais 1 prevista para o primeiro trimestre de 2012) permite que o limite de jogadores aumente em um.

O básico do jogo é o seguinte:

- Cada participante controla 5 planetas e 20 naves (4 em cada planeta);

- Cada jogador recebe 8 cartas e escolhe 1 raça para controlar;

Cosmic Encounter - resenha Pic493128_md

(Cortesia de heinrichsteven)


- Em seu turno, o jogador revela uma carta de Destino, que mostra qual das raças (cor) com que ele terá o dito Encontro Cósmico. O Atacante escolhe qual dos 5 planetas do oponente ele deseja colonizar e destaca de 1 a 4 naves para realizar o serviço;

- Em seguida, primeiro o Atacante e depois o Defensor chama por aliados e cada participante que foi chamado decide se quer ou não se envolver e, em caso positivo, decide com quantas naves irá ajudar;

- Então, o Atacante e o Defensor escolhem uma carta e a colocam de face para baixo na mesa, revelando-as ao mesmo tempo. As cartas de Ataque contêm valores numéricos (que vão de 00 a 40). Cada nave adiciona 1 ponto ao valor da carta. Quem tiver o maior valor vence o encontro - se o Ataque vence, as naves do Defensor vão para o Warp (tecnicamente destruídas pelo momento), e o Atacante, junto de seus aliados, colonizam o planeta atacado. Se a Defesa vence, as naves que atacaram vão para o Warp, e os aliados da Defesa podem, para cada nave que envolveram no encontro, ganhar 1 carta ou recuperar 1 nave deles do Warp;

Cosmic Encounter - resenha Pic415824_md

(Cortesia de The Warp)


- É também possível combinar uma Negociação, sendo que neste caso o Atacante e o Defensor usam cartas de Negociação e tem 1 minuto para chegarem em um acordo. Usualmente o acordo envolve trocas de colônias, mas o acordo por envolver cartas, naves, o que for. Porém, uma promessa de Negociar não precisa ser mantida (ou seja, o jogador pode dizer que irá colocar uma carta de Negociação, e então colocar uma de Ataque). Se os jogadores não chegarem a um acordo, ambos os lados perdem naves ao Warp e o encontro é considerado como mal-sucedido para o Atacante;

- Se o Atacante venceu (ou a Negociação foi bem-sucedida) ele tem um novo encontro (revelando uma nova carta do Destino). O segundo encontro é o último, mesmo que o Atacante vença novamente. Depois do 2º encontro, a vez passa ao jogador seguinte.

Isso é o básico. E é bem provável que em qualquer jogo de Cosmic Encounter que você participe os passos acima sejam alterados além do reconhecimento. Essa, por sinal, é grande parte da graça do jogo.

As raças mudam coisas como: mesmo na derrota as naves não vão para o Warp; ao invés de uma o jogador coloca duas cartas para o encontro; o jogador vê a carta que o outro colocou antes de colocar a dele; os valores das cartas são invertidos; é permitido ir para colonizar com mais do que 4 naves; e assim em diante.

Cosmic Encounter - resenha Pic1138857_md



VAMOS SER AMIGOS?

Portanto, a mecânica do Cosmic Encounter não é um bom foco para uma resenha, já que praticamente toda raça muda de alguma forma as regras. Mas uma coisa não muda: a interação entre os jogadores.

Cosmic Encounter - resenha Pic406019_md

(Cortesia de Steve99)


O CE é principalmente um jogo de diplomacia. Há espaço para a conversa entre os participantes, arranjos de alianças, promessas de amor eterno (que raramente dura mais do que 1 encontro - quase como na vida real!) e, claro, bastante ameaças, garantias de honestidade, pessoas contando vantagem ("a menor carta na minha mão é um 20!") e desse modo o jogo procede.

Os poderes das raças e as regras do jogo pontuam e guiam essas interações. As capacidades das regras são bastante assimétricas, tendo aquelas que definitivamente são mais fracas do que outras. É, então, uma vantagem sem merecer sortear um raça poderosa? Bem, sim, é sim. No entanto, o equilíbrio provém dos jogadores. Sua raça é poderosa? Não espere ser chamado para muitas alianças e é esperado que as cartas poderosas serão guardadas nos encontros que lhe envolverem. Ou seja, o desafio escala.


E É BOM?

Cosmic Encounter - resenha Pic1186161_md

(Cortesia de egypturnash)


É o melhor jogo que conheci em 2011. E nunca antes conheci tantos jogos quanto em 2011. Ou seja, isso significa alguma coisa.

No entanto, devo dizer que na 1ª vez que joguei, eu não gostei do CE. Eu entrei no meio da partida, num jogo com 7 pessoas e, por causa da raça que eu peguei estar na liderança, minha raça não era chamada para nenhum dos encontros. Fiquei, então, como observador de algo que não entendi inteiramente. Porém os outros que estavam ali pareciam estar se divertindo. Assim, dei uma segunda chance ao jogo. Esta foi uma excelente decisão.

Descobri que não é porque você não está envolvido diretamente no encontro (nem na defesa, nem no ataque), que você não participa. Falar é livre, então é possível influenciar as ações dos outros. Provocar. Criar cenários terríveis que intimidem ("Não seja bobo, claro que ele vai atacar! Ele chamou aliados! Se você quiser negociar, nem perca tempo e coloque já suas naves no Warp").

Se jogos da tabuleiros são uma experiência social, o CE leva isso à 2ª potência. Até porque o jogo pode ser vencido em parceria (se, digamos, 2 ou mais jogadores, cada um com 4 colônias, aliarem-se num ataque e vencerem o ataque, todos eles ganham!).

Claro que tanta interação entre os participantes faz com que o CE não seja um jogo bom para todos. Quem gosta de jogar mais quieto, de jogos com mecânicas equilibradas, e desgosta de confrontos com outros participantes e de virar alvo, o CE pode não ser para você.

Mas para mim ele é um jogaço!

E é isso!

Abs,


Última edição por tiagovip em Sáb Mar 08, 2014 2:26 pm, editado 7 vez(es)
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Cosmic Encounter - resenha Empty Re: Cosmic Encounter - resenha

Mensagem por libonati Qui Mar 06, 2014 4:24 pm

Ahh vá, uma resenha de jogo que o Perreto elogia!! Onde estão os meteoros de fogo, o fim se aproxima!!!

hahahahahahahahahaha!!!

Acho que teve um erro de digitação/diagramação ai, copiou do BGG e colou aqui???

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

Cosmic Encounter - resenha Empty Re: Cosmic Encounter - resenha

Mensagem por tiagovip Sáb Mar 08, 2014 2:27 pm

Agora deu certo!

Mesmo assim, para quem quiser, fica o link da postagem original: http://boardgamegeek.com/thread/759850/cosmic-encounter-resenha-em-portugues-review-in

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Cosmic Encounter - resenha Empty Re: Cosmic Encounter - resenha

Mensagem por Trentini Seg Mar 10, 2014 11:14 am

Perretto, curto muito o Cosmic Encounter, infelizmente a dinâmica dele e a diversão dependem muito do jogador, muito mais do que da mecânica. Isso tem um impacto excelente quando jogado por pessoas que sabem tirar proveito do jogo e estão mutuamente se divertindo, mas pode ter um impacto ruim caso os jogadores sejam inexperientes e uma pessoa não está se divertindo muito, o jogo se torna mais frio e menos divertido como um todo.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Cosmic Encounter - resenha Empty Re: Cosmic Encounter - resenha

Mensagem por tiagovip Seg Mar 10, 2014 12:45 pm

Trentini escreveu:Perretto, curto muito o Cosmic Encounter, infelizmente a dinâmica dele e a diversão dependem muito do jogador, muito mais do que da mecânica. Isso tem um impacto excelente quando jogado por pessoas que sabem tirar proveito do jogo e estão mutuamente se divertindo, mas pode ter um impacto ruim caso os jogadores sejam inexperientes e uma pessoa não está se divertindo muito, o jogo se torna mais frio e menos divertido como um todo.

Indeed! É um jogo com grande dependência do grupo, e até dos aliens escolhidos - um pode anular o outro completamente, removendo parte da diversão para alguém.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Cosmic Encounter - resenha Empty Re: Cosmic Encounter - resenha

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos