Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Resenha "Somente o Básico": Star Trek Fleet Captains

+2
Trentini
Binderman
6 participantes

Ir para baixo

Resenha "Somente o Básico": Star Trek Fleet Captains Empty Resenha "Somente o Básico": Star Trek Fleet Captains

Mensagem por Binderman Qua Fev 26, 2014 7:47 am

Aviso: O objetivo das resenhas "Somente o Básico" é escrever o mínimo necessário para que o leitor entenda e se interesse pelo jogo. 

Sobre o Star Trek Fleet Captains:


1) O que é?
Um jogo que representa muito bem o conceito do universo de Star Trek: muita exploração e influência política mas com uma boa luta quando necessário. 

2) Como se joga?
Escolha cartas de comando, revele regiões desconhecidas do espaço, mova miniaturas, transfira energia entre os sistemas de sua nave, coloque tokens no tabuleiro, compre cartas de comando, cartas de missão e cartas de encontro. 
Pontos são ganhos por destruir naves, construir starbases,completar missões e resolver cartas de encontro. Você pode jogar com a Federação ou com o Império Klingon. O vencedor será aquele que atingir um número de pontos igual ao tamanho inicial da frota.

3) Quais são as decisões que você pode tomar?
Um monte de decisões, algumas são gratuitas, outras custam pontos de ação. Estas ações podem ser executadas em qualquer ordem.

No início do jogo:
- Você deve escolher quatro de dez baralhos para compor seu deck de comando.

Em cada rodada, gratuitamente, você pode:
- Mudar a configuração de força de sua nave
- Mover sua nave, a restrição fica por conta da força atual de seus motores
- Jogar carta de comando (existem efeitos permanentes e temporários)
- Descartar uma carta de comando 
- Reciclar uma carta de missão

Finalmente, você pode gastar três ações para:
- Camuflar ou revelar a nave, ou ainda disparar um eco falso de sua nave.
- Exercer influência ou construir instalações
- Finalizar uma missão (com um teste de sistema)
- Reparar uma nave
- Examinar uma região inexplorada ou uma nave camuflada
- Transportar uma carga entre naves
- Pedir reforços (se uma nave foi destruída)
- Atacar outra nave. Para atacar uma nave, você decide se vai jogar uma carta de comando antes ou depois do adversário. Você também pode decidir quantas naves farão parte do ataque.

4) Quais as coisas boas do jogo?
O jogo é uma ótima experiência com uma grande variedade e quantidade de decisões. A cada turno uma história diferente se desenrola, uma história de aventura, tensa e perigosa.

5) Quais as más notícias?
O manual é confuso, incompleto e não tem um índice! Mas este é um problema menor que pode ser resolvido com o faq não oficial. As bases clix também são um problema, pois são difíceis de girar e não seriam necessárias para este tipo de jogo. O jogo tem uma boa dose de sorte, mas é possível proteger-se contra rolagens ruins uma boa parte do tempo.

6) Como você se sente ao jogar?
Como falado anteriormente, o jogo captura o espírito da franquia Star Trek. O jogo representa uma série de aventuras que poderiam acontecer durante uma temporada da série Star Trek. Não é necessário ser um fã da série para gostar do jogo, mas se você for, compre-o imediatamente.


Última edição por Binderman em Qua Fev 26, 2014 9:05 am, editado 1 vez(es)
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

Resenha "Somente o Básico": Star Trek Fleet Captains Empty Re: Resenha "Somente o Básico": Star Trek Fleet Captains

Mensagem por Trentini Qua Fev 26, 2014 8:34 am

Esse jogo já vi sendo jogado algumas vezes, parece muito bem feito. Nunca fui muito fã de Star Trek entretanto.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Resenha "Somente o Básico": Star Trek Fleet Captains Empty Re: Resenha "Somente o Básico": Star Trek Fleet Captains

Mensagem por doizinho Qua Fev 26, 2014 8:49 am

Muito boa a resenha. Simples, direta e eficiente.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 46
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Resenha "Somente o Básico": Star Trek Fleet Captains Empty Re: Resenha "Somente o Básico": Star Trek Fleet Captains

Mensagem por Trentini Qua Fev 26, 2014 8:53 am

Quanto ao modelo da resenha, já falei que é acertado, didático e funciona melhor que resenhas descritivas.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Resenha "Somente o Básico": Star Trek Fleet Captains Empty Re: Resenha "Somente o Básico": Star Trek Fleet Captains

Mensagem por Rafaelfo Qua Fev 26, 2014 9:28 am

Trentini escreveu:Quanto ao modelo da resenha, já falei que é acertado, didático e funciona melhor que resenhas descritivas.
Ai você achou que tinha que falar de novo porque o lance é falar isso sempre que for postado uma resenha vapt-vupt!
What a Face

Taí um jogo que atualmente está no meu top 10 "quero conhecer".
De todo modo, não tenho pressa pois acho que terei muitas, MUITAS oportunidades jaja, quando vizinho do Soar eu me tornar. 

Rafaelfo
Rafaelfo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1809
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 38
Localização : Curitiba

http://www.sommastudio.com

Ir para o topo Ir para baixo

Resenha "Somente o Básico": Star Trek Fleet Captains Empty Re: Resenha "Somente o Básico": Star Trek Fleet Captains

Mensagem por Soar Qua Fev 26, 2014 10:45 am

Tá na rede!! Gol do Binder!!

O  Binder atiçou a galera agora! Creio que muitos querem conhecer e sei que poderei ajudar, pois não negarei nenhuma partidinha.

4 - Coisas boas do jogo: além do relatado, digo que a temática está bem coladinha, fizeram um jogo que agrupa os elementos encontrados nas séries. Várias tentativas anteriores tentaram esta formula, o card game o Expeditions, mas foi a Wiz Kids que conseguiu.
* A dependência de sorte numa rolagem de check ou ataque não é de todo preponderante, pois o UM D6 rolado é um de 4 possíveis fatores. O pessoa tem o número base do skill da nave + ajuste de tripulação + carta de comando + D6.


5 - Más notícias - realmente o manual é atrapalhado (não o pior de todos), mas é visualmente legal, e tem bom exemplos. 
* O que pode desgostar a alguns é que a estratégia de cada partida passa a ser baseada no set up das naves, que acontece de forma aleatória. Nem sempre o Klingon terá uma força super combativa... muitas vezes o jogador que quer combater, vai ter que se contentar em realizar missões diplomáticas.

6 - Não fãs podem jogar numa boa, pois não se sentirão desprivilegiados e sem chances. Aos fãs (como eu) vão poder viajar entre as primeiras naves klingons da Série Enterprise até a destruidora nave Valdore Romulana.

Resenha "Somente o Básico": Star Trek Fleet Captains Valdore-02_zpsc87ee197

Vou ilustrar com algumas foteenhas:

Eis o primeiro registro de uma partida em 6 jogadores feita no BBG! Aconteceu com o meu grupo em Balneário Camboriú!
Resenha "Somente o Básico": Star Trek Fleet Captains 2014-01-08181000_zps6c8f97fe

Partida com o Descolado:
Resenha "Somente o Básico": Star Trek Fleet Captains 1520774_600150993389465_46963214_n_zps6d10f638

4 jogadores - free for all
Resenha "Somente o Básico": Star Trek Fleet Captains 2013-10-20172629_zps4824a511

Na casa do Ney - com minha camiseta Klingon
Resenha "Somente o Básico": Star Trek Fleet Captains 2013-08-31010750_zps11bf65a3

Com o Samuca.
Resenha "Somente o Básico": Star Trek Fleet Captains 2013-07-10160216_zps3174db5a

Abrax
Soar
Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1954
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 51
Localização : Kronnos 1

Ir para o topo Ir para baixo

Resenha "Somente o Básico": Star Trek Fleet Captains Empty Re: Resenha "Somente o Básico": Star Trek Fleet Captains

Mensagem por Gustavo Qua Fev 26, 2014 3:20 pm

Adorei este jogo, extremamente divertido. Ele possui bastante aleatoriedade, mas compensa sendo muito dinâmico. Uma partida leva 1 hora, possivelmente menos!

O material é de primeira e as regras muito bem feitas. Quero jogar mais!
Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Resenha "Somente o Básico": Star Trek Fleet Captains Empty Re: Resenha "Somente o Básico": Star Trek Fleet Captains

Mensagem por Binderman Qua Fev 26, 2014 3:25 pm

Gustavo, quando quiser jogar e vier ao Pinhão é só avisar no dia anterior que eu levo.
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

Resenha "Somente o Básico": Star Trek Fleet Captains Empty Re: Resenha "Somente o Básico": Star Trek Fleet Captains

Mensagem por Soar Qua Fev 26, 2014 11:16 pm

Binderman escreveu:Gustavo, quando quiser jogar e vier ao Pinhão é só avisar no dia anterior que eu levo.
E ae Gustavo, que tal e roubar o coleguinha do coleguinha agora que você é o coleguinha em questão!
Marcamos uma tarde, vc traz o CC e eu o ST!
Abrax
Soar
Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1954
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 51
Localização : Kronnos 1

Ir para o topo Ir para baixo

Resenha "Somente o Básico": Star Trek Fleet Captains Empty Re: Resenha "Somente o Básico": Star Trek Fleet Captains

Mensagem por Binderman Qui Fev 27, 2014 7:02 am

Warrior escreveu:* O que pode desgostar a alguns é que a estratégia de cada partida passa a ser baseada no set up das naves, que acontece de forma aleatória. Nem sempre o Klingon terá uma força super combativa... muitas vezes o jogador que quer combater, vai ter que se contentar em realizar missões diplomáticas

  Para este caso eu não vejo problemas em cada um escolher a sua frota, respeitando-se o valor total de pontos. Se o jogo vai ficar mais divertido com a Enterprise D e aquela nave belíssima dos Romulanos, por que não usá-las? O jogador já pode escolher o baralho, então escolher sua frota de vez em quando não vai estragar o jogo.
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

Resenha "Somente o Básico": Star Trek Fleet Captains Empty Re: Resenha "Somente o Básico": Star Trek Fleet Captains

Mensagem por Gustavo Qui Fev 27, 2014 9:42 am

Vamos marcar sim, Rafael!  Very Happy  Eu vou até a sua casa...
Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Resenha "Somente o Básico": Star Trek Fleet Captains Empty Re: Resenha "Somente o Básico": Star Trek Fleet Captains

Mensagem por Soar Qui Fev 27, 2014 10:06 am

Binderman escreveu:
Warrior escreveu:* O que pode desgostar a alguns é que a estratégia de cada partida passa a ser baseada no set up das naves, que acontece de forma aleatória. Nem sempre o Klingon terá uma força super combativa... muitas vezes o jogador que quer combater, vai ter que se contentar em realizar missões diplomáticas

  Para este caso eu não vejo problemas em cada um escolher a sua frota, respeitando-se o valor total de pontos. Se o jogo vai ficar mais divertido com a Enterprise D e aquela nave belíssima dos Romulanos, por que não usá-las? O jogador já pode escolher o baralho, então escolher sua frota de vez em quando não vai estragar o jogo.

É uma boa alternativa pra variar um pouco o jogo, porém tenho certeza que vcs não vão gostar de me deixar escolher 10 pontos de naves Klingons
 Twisted Evil  Twisted Evil
Soar
Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1954
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 51
Localização : Kronnos 1

Ir para o topo Ir para baixo

Resenha "Somente o Básico": Star Trek Fleet Captains Empty Re: Resenha "Somente o Básico": Star Trek Fleet Captains

Mensagem por Binderman Seg Ago 11, 2014 4:05 pm

Publicado no blog da Curitiba Lúdica: https://curitibaludica.wordpress.com/2014/08/11/star-trek-fleet-captains-resenha-somente-o-basico/
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

Resenha "Somente o Básico": Star Trek Fleet Captains Empty Re: Resenha "Somente o Básico": Star Trek Fleet Captains

Mensagem por Trentini Seg Ago 11, 2014 4:44 pm

BOAAA
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Resenha "Somente o Básico": Star Trek Fleet Captains Empty Re: Resenha "Somente o Básico": Star Trek Fleet Captains

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos