Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Resenha "Somente o Básico": Pandemic

+2
Trentini
Binderman
6 participantes

Ir para baixo

Resenha "Somente o Básico": Pandemic Empty Resenha "Somente o Básico": Pandemic

Mensagem por Binderman Seg Jan 27, 2014 10:46 am

Olá Pessoal, gostaria de saber o que vocês acham deste formato de resenha:
================================================


Aviso: O objetivo das resenhas "Somente o Básico" é escrever o mínimo necessário para que o leitor entenda e se interesse pelo jogo. 

Sobre o Pandemic:

1) O que é?
Um jogo cooperativo no qual você deve descobrir curas para doenças e evitar a brutal extinção da raça humana.

2) Como se joga?
Compre cartas, mova seu peão, passe cartas para outros jogadores, embaralhe, remova cubos, construa estações de pesquisa, altere níveis de infecção e de surto. 
Cubos representam o nível de infecção de uma cidade e são adicionados quando uma carta da cidade é revelada. Podem haver no máximo três cubos de cada cor em uma determinada cidade, se este valor aumentar, a doença se espalha por todas as cidades vizinhas (surto). Jogadores podem remover um cubo por ação se a cura não foi descoberta ou todos os cubos caso contrário. Uma cura é descoberta quando um jogador alcança uma estação de pesquisa e descarta cinco cartas com a mesma cor da doença e da estação.
Vitória: todas as curas são descobertas.
Derrota: não há mais cubos de uma cor quando um for necessário ou quanto não há mais cartas de jogador para comprar ou ainda quando o oitavo surto ocorrer.

3) Quais são as decisões que você pode tomar?
Você tem 4 pontos de ação para gastar em cada rodada em qualquer uma das ações seguintes:
- Onde mover o peão. Você deve mover o peão para remover cubos de uma cidade (tratar a população), para alcançar uma estação de pesquisa, para estar em uma posição melhor para receber ou passar cartas para outros jogadores. Você pode se mover para uma cidade vizinha ou para outra cidade usando suas cartas.
- Passar cartas para outros jogadores. Se outro jogador tiver mais cartas de uma certa doença, você pode passar cartas para que ele possa curar a doença. Para isso, ambos devem estar na mesma cidade da carta passada.
- Construir uma estação de pesquisa. Estes lugares podem servir de "teleporte" para outras estações e são os únicos lugares onde uma cura pode ser descoberta.
- Cada jogador tem uma carta de perfil com poderes diferentes. Por exemplo, um cientista pode descobrir uma cura com apenas quatro cartas. 
- Existem cartas de eventos que podem ser usadas a qualquer tempo e que não precisam de pontos de ação.

4) Quais as coisas boas do jogo?
Os poderes diferenciados dos jogadores são interessantes pois exigem uma boa dose de inteligência para funcionarem. O jogo é simples, elegante e divertido. É possível jogar sozinho usando mais de um perfil.

5) Quais as más notícias?
Como quase todo jogo cooperativo , pode acontecer de um jogador tentar comandar todo mundo. Além disso, o jogo pode ficar repetitivo após um certo número de partidas, mas isso pode ser corrigido com as expansões.

6) Como você se sente ao jogar?
A tensão está no ar de forma quase permanente. Haverá surtos após a próxima carta ser revelada? Conseguiremos alcançar a estação de pesquisa a tempo? Após uma vitória, a sensação do dever cumprido. Após uma derrota, desespero total, a humanidade está condenada.


Última edição por Binderman em Seg Jan 27, 2014 11:42 am, editado 1 vez(es)
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

Resenha "Somente o Básico": Pandemic Empty Re: Resenha "Somente o Básico": Pandemic

Mensagem por Trentini Seg Jan 27, 2014 11:39 am

adorei o formato Binder, eu também estou tentando melhorar os formatos das minhas resenhas pq o pessoal tem preguiça de ler coisas grandes, tem gente aqui que leva o jogo sem nem ter lido o manual de tanta preguiça de ler.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Resenha "Somente o Básico": Pandemic Empty Re: Resenha "Somente o Básico": Pandemic

Mensagem por Rafaelfo Seg Jan 27, 2014 11:49 am

Acho muito válido este tipo de resenha e tamanho (veja abaixo).
Coloque umas fotinhas para ilustrar e maravilha!

Trentini escreveu:adorei o formato Binder, eu também estou tentando melhorar os formatos das minhas resenhas pq o pessoal tem preguiça de ler coisas grandes, tem gente aqui que leva o jogo sem nem ter lido o manual de tanta preguiça de ler.
Não é simplesmente questão de preguiça. O conteúdo digital é muito menos destinado à grandes leituras do que conteúdos impressos. O ambiente digital é primariamente voltado a informações rápidas e textos longos são facilmente ignorados e/ou passíveis de muitas influências externas, que atrapalham o rendimento e compreensão do mesmo. O grande desafio de agências de notícias e blogs nesta época digital é conseguir passar informações relevantes da maneira mais direta possível, conseguindo "prender" o leitor durante sua leitura.
Não estou dizendo que isso é bom ou ruim, entretanto, e , pessoalmente, eu guardo muitas das grandes leituras no ambiente digital para posteriormente ler no iPad, antes de dormir ou quando estou me deslocando.

Agora os manuais, ah, pra isso não tem desculpa!
Rafaelfo
Rafaelfo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1809
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 38
Localização : Curitiba

http://www.sommastudio.com

Ir para o topo Ir para baixo

Resenha "Somente o Básico": Pandemic Empty Re: Resenha "Somente o Básico": Pandemic

Mensagem por Binderman Seg Jan 27, 2014 11:51 am

Trentini escreveu:adorei o formato Binder, eu também estou tentando melhorar os formatos das minhas resenhas pq o pessoal tem preguiça de ler coisas grandes, tem gente aqui que leva o jogo sem nem ter lido o manual de tanta preguiça de ler.

  O objetivo foi este mesmo, para quem não tem tempo ou não quer ler um texto grande. Se a pessoa gostar, pode procurar outra resenha mais detalhada.
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

Resenha "Somente o Básico": Pandemic Empty Re: Resenha "Somente o Básico": Pandemic

Mensagem por Binderman Seg Jan 27, 2014 11:52 am

Rafaelfo escreveu:Acho muito válido este tipo de resenha e tamanho (veja abaixo).
Coloque umas fotinhas para ilustrar e maravilha!

Trentini escreveu:adorei o formato Binder, eu também estou tentando melhorar os formatos das minhas resenhas pq o pessoal tem preguiça de ler coisas grandes, tem gente aqui que leva o jogo sem nem ter lido o manual de tanta preguiça de ler.
Não é simplesmente questão de preguiça. O conteúdo digital é muito menos destinado à grandes leituras do que conteúdos impressos. O ambiente digital é primariamente voltado a informações rápidas e textos longos são facilmente ignorados e/ou passíveis de muitas influências externas, que atrapalham o rendimento e compreensão do mesmo. O grande desafio de agências de notícias e blogs nesta época digital é conseguir passar informações relevantes da maneira mais direta possível, conseguindo "prender" o leitor durante sua leitura.
Não estou dizendo que isso é bom ou ruim, entretanto, e , pessoalmente, eu guardo muitas das grandes leituras no ambiente digital para posteriormente ler no iPad, antes de dormir ou quando estou me deslocando.

Agora os manuais, ah, pra isso não tem desculpa!

  Valeu pelas dicas!
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

Resenha "Somente o Básico": Pandemic Empty Re: Resenha "Somente o Básico": Pandemic

Mensagem por doizinho Seg Jan 27, 2014 11:54 am

Eu leria resenhas como essa mesmo de jogos que não tenho interesse. Já resenhas grandes eu leio somente de jogos que estou MUITO interessado.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 47
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Resenha "Somente o Básico": Pandemic Empty Re: Resenha "Somente o Básico": Pandemic

Mensagem por tiagovip Seg Jan 27, 2014 11:58 am

Achei legal e direta!

Eu mesmo labuto para sintetizar meus pensamentos sobre um jogo, e minhas resenhas acabam alongando-se. É bom ter um contraponto a isso.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Resenha "Somente o Básico": Pandemic Empty Re: Resenha "Somente o Básico": Pandemic

Mensagem por Rafaelfo Seg Jan 27, 2014 12:03 pm

tiagovip escreveu:Achei legal e direta!
Eu mesmo labuto para sintetizar meus pensamentos sobre um jogo, e minhas resenhas acabam alongando-se. É bom ter um contraponto a isso.
Abs,
Suas resenhas são muito bacanudas sr. Perretto. Ainda mais com os flavour texts. Não as mude!
Ambos os tipos de resenhas são boas, por motivos diferentes.
Agora, é fato que as do Binder serão mais lidas, hahaha.
Rafaelfo
Rafaelfo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1809
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 38
Localização : Curitiba

http://www.sommastudio.com

Ir para o topo Ir para baixo

Resenha "Somente o Básico": Pandemic Empty Re: Resenha "Somente o Básico": Pandemic

Mensagem por Binderman Seg Jan 27, 2014 12:04 pm

tiagovip escreveu:Achei legal e direta!

Eu mesmo labuto para sintetizar meus pensamentos sobre um jogo, e minhas resenhas acabam alongando-se. É bom ter um contraponto a isso.

Abs,

Obrigado Tiago. 

   Adoro suas resenhas, as pitadas de humor sempre são muito bem colocadas.
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

Resenha "Somente o Básico": Pandemic Empty Re: Resenha "Somente o Básico": Pandemic

Mensagem por Trentini Seg Jan 27, 2014 12:10 pm

tiagovip escreveu:Achei legal e direta!

Eu mesmo labuto para sintetizar meus pensamentos sobre um jogo, e minhas resenhas acabam alongando-se. É bom ter um contraponto a isso.

Abs,

Acho suas resenhas super completas e com aqueles flavors no começo que dá para se imaginar dentro do jogo de forma eficiente.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Resenha "Somente o Básico": Pandemic Empty Re: Resenha "Somente o Básico": Pandemic

Mensagem por Andre Modt Seg Jan 27, 2014 12:56 pm

Como o elfo já falou, eu gosto de imagens também. Ainda mais se o jogo tem componentes bonitos Very Happy
A resenha tá bem legal! Única coisa é que eu, pessoalmente, gosto de ler sobre a opinião da pessoa, ou as impressões do jogo, pra saber se ele encaixa-se no meu perfil.
Andre Modt
Andre Modt
Power Grid
Power Grid

Mensagens : 532
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 32
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Resenha "Somente o Básico": Pandemic Empty Re: Resenha "Somente o Básico": Pandemic

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos