Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

TI 3 - Domingo 08/09.

+2
libonati
Pedro
6 participantes

Ir para baixo

TI 3 - Domingo 08/09. Empty TI 3 - Domingo 08/09.

Mensagem por Pedro Seg Set 09, 2013 12:48 pm

Cara,

como é difícil por esse monstro na mesa, como jogá-lo é tenso! pale 

Participantes e o Jogo.

Nesse domingo nos reunimos com o Urbinatti na sua casa, além dele, eu, Léo, Marcos, Samuca e André encaramos mais de 8 horas de jogo e mesmo que tenhamos quase desistido pelo adiantado da hora, chegamos ao fim da partida.

Depois da seleção das raças e explicação das regras, tivemos um começo travado, não só pq ele realmente é na dificuldade das ações, mas também pq os outros jogadores precisavam de um tempo para assimilar as regras. Dá pra se dizer que todos precisávamos, pois eu tive poucas partidas desse jogo e a tanto tempo...
Bem, para quem não conhece TI 3, vou dar uma breve explanação. Cada jogador tem uma raça com habilidades diferentes, normalmente as raças tem um foco, mas não uma única habilidade e sim 3. Montamos o espaço que representa a Galáxia e cada um precisa partir de sua terra natal visando acumular recursos, influência e objetivos. A maioria desses objetivos fica aberto para que todos possam completá-los e disputar por eles, e cada jogador recebe um objetivo secreto. No jogo existe uma seleção de ações que dita a ordem do jogo e também permite aos jogadores ações de cunho comercial, político e logístico. A raça do Léo tinha o foco voltado para aquisição de cartas de ação, o Urbinatti na tecnologia, Eu no combate, Marcos no comércio, Samuca na política e André na logística. Existem muitas coisas para desenvolver e construir... e a maioria dos objetivos secretos envolve o Planeta de Mecatol Hex que fica no centro da Galáxia... dificilmente alguém consegue manter o controle por muito tempo nesse lugar.

Na Partida usamos uma variante para carta Imperial que no base dá 2 pontos de vitória para o jogador que a pegou. Para os demais, gastando um ponto de estratégia poderia produzir em um planeta sem a necessidade de ativá-lo. Com a variante passou a ter 2 opções, a primeira seria marcar um ponto de vitória se o jogador possui Mecatol e o jogador poderia se qualificar para mais de um objetivo público nessa vez. O segundo era produzir em um planeta sem ativá-lo, só que nessa opção os demais jogadores não poderiam gastar estratégia para fazer a habilidade secundária da carta. O jogo, ao meu ver ficou melhor assim.

A Partida

A partida foi tensa como eu já disse e acredito que um pouco frustrante para alguns. No meu caso entendo os meus erros durante o jogo e tenho que aceitar o que aconteceu, mas me deu muita raiva... ainda bem que uma meia noite de sono pareceu suficiente para eu descansar cabeça.

Bem, logo de cara selecionei 2 vezes (por oportunidade) uma carta que me dava maior mobilidade no jogo e no terceiro turno da partida eu já estava em Mecatol Hex (claro que com poucas forças por lá). Me programei para que no final do terceiro turno eu conseguisse pontuar Mecatol e com uso da Imperial me qualifiquei para 3 objetivos numa única rodada, assim, cheguei à 5 pontos no final desse terceiro turno... é coisa! Porém é claro que essa foi a pior "cagada" que eu poderia ter feito. Os demais jogadores se reforçavam e o André preparou um avanço monstruoso em direção a Mecatol. Não vi razões para entregar o planeta de mão beijada e fiquei para tentar fazer alguma resistência. Fui, como era de se esperar, varrido de Mecatol e turno a turno todos iam completando objetivos possíveis e eu consegui manter a minha vantagem durante o jogo todo. A batalha por Mecatol tardava, mas vários jogadores se dirigiam com suas tropas para próximo do Planeta. Enquanto isso o Leonardo preparou um avanço contra o André, o avanço que ele fez a Mecatol foi destruidor, mas enfraqueceu sua planeta natal e em alguns turnos o Léo e o Samuca praticamente o inutilizaram. Isso obrigou o André a abandoar Mecatol para recuperar sua casa... Enquanto isso o Urbinatti e seu xará avançavam tecnologicamente e em alguns turnos construíram suas War Suns (as unidades mais parrudas do universo). Aos trancos e barrancos e sofrendo muito com ataques e cartas de ação atrasando minhas jogadas atingi a marca dos 9 pontos e apenas um mísero ponto me distanciava da derrota. Meu objetivo então passou a ser entrar em Mecatol e pegar a Imperial para pontuar. Tentei por 3 turnos seguidos, mas o Samuca e o Urbinatti me inutilizaram as 3 vezes... sair na frente me custou caro demais, paguei com o tempo assistindo a partida, pois fiquei umas 2 rodadas para completar um objetivo que o Leonardo atrasou com uma carta e depois 3 turnos sem fazer nada por conta das ações do Samuca e do Urbinatti. No que foi o último turno do jogo a coisa azedou de vez, para tomar Mecatol o Samuca enfraqueceu sua terra natal e sistemas próximos a ela. Os sistemas eram importantes para o Marcos que não teve nenhuma dificuldade em tomá-los. O Urbinatti seguiu para cima do Léo no melhor estilo War (Objetivo: eliminar os exércitos amarelos), nessa rodada os dois seguiram com isso e atingiram seus objetivos, no fim das contas o Marcos que se manteve quieto e completando objetivos um a um saiu com a vitória na sua primeira partida. Nesse fim Nightfall total, posso dizer que foi frustrante para mim principalmente por ter ficado de fora da partida... um erro que não cometerei jamais, pois preferiria deixar alguém vencer do que ser travado da forma como fui... de qualquer modo reconheço que o erro foi meu, disparei de maneira muita rápida e ceguei os demais para qualquer outra coisa e assisti pelo menos umas 2 horas de partida sabendo que a vitória ficaria para qualquer um menos para mim... o Léo também se ferrou demais por conta dos resultados nos dados e também por sua preparação. O Urbinatti estava com metade da Galáxia pra ele. Isso é o resultado de ter um excelente jogo que verá mesa daqui a uns dois anos, quando isso acontecer precisarei recorrer a esse relato para me lembrar das minhas ações e de tudo o que deveria ter sido feito de diferente. No fim não deu tempo de discutirmos sobre a partida, mas imagino que muitas coisas aconteceram do jeito que aconteceram por nossa falta de experiência com o jogo.

No mais, agradeço ao Urbinatti por disponibilizar sua casa para jogarmos e ao envolvidos por terem aceitado jogar esse jogo. Espero que não tenham saído com uma impressão tão negativa e numa próxima vez marcamos a manhã de domingo para começar um outro embate pelo espaço. Very Happy 

OBS: Fiz o relato de acordo com a minha raça e as minhas ações colocando os pontos mais importantes da partida. Todo mundo teve momentos em que se saiu prejudicado de alguma forma. O Léo sofreu com os dados e com o Urbinatti que ficou muito poderoso e começou a varrer tudo do lado dele. Duas vezes a agenda política limitou um pouco o turno do Urbinatti. O Samuca teve um ataque desastroso em Mecatol e ficou no espaço, mas sem conquistar o planeta. Inicialmente o Marcos não entendeu bem a ação de Trade que era melhor utilizada por sua raça, mas um tempo depois acabou se acertando.





Pedro
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.meeplehouse.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

TI 3 - Domingo 08/09. Empty Re: TI 3 - Domingo 08/09.

Mensagem por libonati Seg Set 09, 2013 12:59 pm

Caraca, 8 horas é muita coisa!!! Porém, se jogado mais vezes, tenho certeza que esse é um jogo que cai umas duas horas com mais experiência
Por mais que em seis o jogo fique melhor e mais disputado, acho que pela celeridade, em quatro pode se tornar mais atrativo.
Essa variante empurra bastante para a pau torecência, mas parece melhor que o cara bobear e fazer 2 pts.
Estou sedento para jogar também, massss... infelizmente não sei quando vai dar!

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

TI 3 - Domingo 08/09. Empty Re: TI 3 - Domingo 08/09.

Mensagem por Leohnardo Seg Set 09, 2013 1:11 pm

Bom, foi uma partida ridícula pra mim, nem tenho mto o que comentar. Os dados me ferraram, eu me ferrei, estava distraído, esqueci de jogar cartas, fiz movimentos errados, enfim, se colocasse o cachorro do Marcus no meu lugar ele faria melhor provavelmente.

Passei boa parte do jogo respondendo perguntas sobre regras, espero que não seja culpa da minha explicação, o jogo realmente tem mta informação, não culpo os participantes.

Mas mesmo assim, estou disposto a outra partida assim que possível. É só marcar e começar na hora marcada =p
Leohnardo
Leohnardo
Ra
Ra

Mensagens : 176
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

TI 3 - Domingo 08/09. Empty Re: TI 3 - Domingo 08/09.

Mensagem por Pedro Seg Set 09, 2013 1:14 pm

libonati escreveu:Caraca, 8 horas é muita coisa!!! Porém, se jogado mais vezes, tenho certeza que esse é um jogo que cai umas duas horas com mais experiência
Por mais que em seis o jogo fique melhor e mais disputado, acho que pela celeridade, em quatro pode se tornar mais atrativo.
Essa variante empurra bastante para a pau torecência, mas parece melhor que o cara bobear e fazer 2 pts.
Estou sedento para jogar também, massss... infelizmente não sei quando vai dar!
Pior que não sei... é difícil mensurar a questão do tempo. Ontem, tenho plena certeza que o jogo poderia ter sido bem mais rápido. Ele só trava no momento da política e do combate. A política acontece com maior frequência e é realmente um momento de discussão podendo variar muito durante o jogo.

A experiência vai tornar o jogo mais rápido e competitivo. Então será possível impedir a vitória, mas não o fim do jogo pelo limite de turnos... ai ganha quem tiver mais pontos.

Essa variante deixou o jogo bem melhor na minha opinião. O TI é bem completo nesse sentido... houveram poucas batalhas, mas as que houveram foram decisivas e muitos pontos de objetivo foram ganhos por conta do preparo dos jogadores. Vou até especificar os objetivos públicos que lembro para que fique evidente que o combate não é a coisa mais importante.

Stage 1 (cada completo vale 1 ponto)

1 - Ter 5 Planetas sobre controle além da home system.
2 - Ter 3 Space Docks no tabuleiro.
3 - Gastar 10 pontos de recurso.
4 - Gastar 10 pontos de influência.
5 - Ter 5 Tecnologias desenvolvidas.
6 - Ter 3 Tecnologias da mesma cor. (verde, vermelha, azul ou amarela)

Stage 2

1 - Controlar 2 planetas natais de adversários. (Se completo vitória imediata)
2 - Consumir 12 Trade Goods. (valia 2 pontos)

Eu completei todos os objetivos que davam pontos e permaneci em Mecatol com a Imperial por uma rodada...

Pedro
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.meeplehouse.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

TI 3 - Domingo 08/09. Empty Re: TI 3 - Domingo 08/09.

Mensagem por Samuca Seg Set 09, 2013 1:46 pm

Para os demais terem uma noção de que apesar dos pesares a partida foi muito disputada, a pontuação foi: Marcos (10), Pedro (9), Urbinatti (9), eu (9), André (Cool e Léo (5).

Meu maior problema com o jogo realmente foi o dado. Vi inúmeras vezes o Léo se ferrar por causa de sorte, e eu me ferrei feio duas vezes por causa disso também.

Mas gostei muito do jogo, ele é bem mais complexo e dinâmico que Eclipse por causa das ações políticas e diplomáticas e certamente merece ver mesa mais vezes.
Samuca
Samuca
Twilight Struggle
Twilight Struggle

Mensagens : 1396
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 41

http://www.boardgamegeek.com/user/ascensx

Ir para o topo Ir para baixo

TI 3 - Domingo 08/09. Empty Re: TI 3 - Domingo 08/09.

Mensagem por libonati Seg Set 09, 2013 2:01 pm

Mas minha impressão que a luta por mecatol ficou ainda maior com essa variante, por isso imaginei que aumentou a pau torecência!!!

se vcs quiserem marcar para uma sexta dessas, estou disponível!!! Bem sabem que o tempo de duração da partida não me assusta, desde que a coisa flua bem!!!

Nardo, não se esqueça que o cachorro do Marcus se chama Luck Skywalker e, por isso, nesse tipo de jogo ele deve mandar bem mesmo!!! Derrubaria as War Suns rindo!

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

TI 3 - Domingo 08/09. Empty Re: TI 3 - Domingo 08/09.

Mensagem por Pedro Seg Set 09, 2013 2:42 pm

Creio que poderíamos arriscar marcar uma partida em 4 jogadores...

se o jogo ver mais mesa pretendo comprar as expansões que acrescentam coisas bem legais ao jogo.

Pedro
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.meeplehouse.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

TI 3 - Domingo 08/09. Empty Re: TI 3 - Domingo 08/09.

Mensagem por Trentini Seg Set 09, 2013 2:50 pm

Pedro escreveu:Creio que poderíamos arriscar marcar uma partida em 4 jogadores...

se o jogo ver mais mesa pretendo comprar as expansões que acrescentam coisas bem legais ao jogo.

Próxima partida quero estar presente, por favor Very Happy

Já há tempos quero conhecer esse jogo, desde que fiquei vidrado no Eclipse e que comparam ambos os jogos eu quero conhecer o TI para ter propriedade no que eu falo.

Porém ainda acho que terei uma experiência bem diferente do que com Eclipse, que são jogos relativamente diferentes, que o combate importa mais no Eclipse do que no TI, pois o TI é mais político, etc. (O que quer dizer que eu tenho grande chance de gostar da mesma forma, se não mais).
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

TI 3 - Domingo 08/09. Empty Re: TI 3 - Domingo 08/09.

Mensagem por Leohnardo Seg Set 09, 2013 2:51 pm

Eu não ligo de jogar em 6 pessoas, mas tudo bem.
Leohnardo
Leohnardo
Ra
Ra

Mensagens : 176
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

TI 3 - Domingo 08/09. Empty Re: TI 3 - Domingo 08/09.

Mensagem por Samuca Seg Set 09, 2013 3:23 pm

Alexandre Trentini escreveu:
Pedro escreveu:Creio que poderíamos arriscar marcar uma partida em 4 jogadores...

se o jogo ver mais mesa pretendo comprar as expansões que acrescentam coisas bem legais ao jogo.

Próxima partida quero estar presente, por favor Very Happy

Já há tempos quero conhecer esse jogo, desde que fiquei vidrado no Eclipse e que comparam ambos os jogos eu quero conhecer o TI para ter propriedade no que eu falo.

Porém ainda acho que terei uma experiência bem diferente do que com Eclipse, que são jogos relativamente diferentes, que o combate importa mais no Eclipse do que no TI, pois o TI é mais político, etc. (O que quer dizer que eu tenho grande chance de gostar da mesma forma, se não mais).
Sim, os jogos são muito diferentes entre si. Enquanto que combates são a ordem do dia, mais cedo ou mais tarde, no Eclipse, no TI3 você pode até conseguir conquistar todos os seus objetivos e ganhar o jogo sem entrar em combate nenhuma vez (o que foi o caso do Marcos/Anarion). A maioria dos objetivos secretos envolve Mercatol, mas geralmente só necessitam de uma rodada para ser cumpridos (a não ser que o jogador tenha planejado mal sua rodada ou tenha perdido exércitos essenciais para o objetivo na batalha pelo planeta).
Samuca
Samuca
Twilight Struggle
Twilight Struggle

Mensagens : 1396
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 41

http://www.boardgamegeek.com/user/ascensx

Ir para o topo Ir para baixo

TI 3 - Domingo 08/09. Empty Re: TI 3 - Domingo 08/09.

Mensagem por Anarkion Seg Set 09, 2013 3:28 pm

Leo.Nardo escreveu:Bom, foi uma partida ridícula pra mim, nem tenho mto o que comentar. Os dados me ferraram, eu me ferrei, estava distraído, esqueci de jogar cartas, fiz movimentos errados, enfim, se colocasse o cachorro do Marcus no meu lugar ele faria melhor provavelmente.

Passei boa parte do jogo respondendo perguntas sobre regras, espero que não seja culpa da minha explicação, o jogo realmente tem mta informação, não culpo os participantes.

Mas mesmo assim, estou disposto a outra partida assim que possível. É só marcar e começar na hora marcada =p
Uffa, fiquei com receio que o pessoal desanimaria. Eu topo outra facinho!


O jogo é bom mas é denso... dá para acelar mais o andamento dele adotando um controle mais fixo das ações... como é muita ação dentro dos turnos dos outros, considero manter o speaker como controlador do turno ditando as ações para manter a fluência. Se ficar focado, creio o tempo de jogo em 6 pode cair pela metade. Acho importante os players manterem estratégias com antecedência também.

Destaque do jogo para mim: André. Não arregou e foi para cima! Perdeu planetas e naves e não desanimou um minuto! Mostrou que o jogo pode ser muito mais agressivo e, consequentemente, dinâmico.
Anarkion
Anarkion
Battlestar Galactica
Battlestar Galactica

Mensagens : 299
Data de inscrição : 31/08/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

TI 3 - Domingo 08/09. Empty Re: TI 3 - Domingo 08/09.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos