Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Top 5 - Euros

+4
Gustavo
Trentini
tiagovip
Binderman
8 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Top 5 - Euros Empty Top 5 - Euros

Mensagem por Binderman Seg Jan 29, 2018 2:03 pm

A última vez que esse top 5 foi proposto foi em 2013. Hora de fazer de novo, vamos escolher os nossos Euros preferidos. Até o Gustavo tem...

Top 5 - Euros Pic590817
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Euros Empty Re: Top 5 - Euros

Mensagem por tiagovip Ter Jan 30, 2018 12:48 am

Duvido que essa seja a foto mais representativa de euros que você achou, seu malandro!

Top 5 - Euros IMG_23301

Top 5 - Euros Img_2634

Top 5 - Euros Pic559964_md
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Euros Empty Re: Top 5 - Euros

Mensagem por tiagovip Ter Jan 30, 2018 1:00 am

Segue meu Top 5:

5) Egizia - melhor jogo de alocação de trabalhadores;

4) Samurai - afiado como uma espada do começo ao fim, e o melhor jogo de influência de área;
3) De Vulgari Eloquentia - melhor jogo de gastar pontos de ação e mover de ponto a ponto e um dos mais temáticos euros;
2) El Grande - melhor jogo de controle de área;
1) Ra
- melhor jogo de leilão, um de meus favoritos e calha de ser um euro.


Menções: 6) Strasbourg (segundo melhor leilão), 7) San Marco (segundo melhor controle de área, e o melhor no esquema "eu divido, você escolhe), 8 ) Caylus (segundo melhor de alocação de trabalhadores), 9) Troyes (melhor jogo de manipulação de dados), 10) Tigris & Euphrates (segundo melhor jogo de influência de área e o melhor de colocar peças).
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Euros Empty Re: Top 5 - Euros

Mensagem por Trentini Ter Jan 30, 2018 10:48 am

5) Terra Mystica
4) Great Western Trail
3) Terraforming Mars
2) The Voyages of Marco Polo
1) Through the Ages - A New Story of Civilization

Sim, os clássicos são legais e tal, mas pq eu colocaria eles aqui se eles já foram superados pelos euros modernos?
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Euros Empty Re: Top 5 - Euros

Mensagem por Binderman Ter Jan 30, 2018 11:54 am

tiagovip escreveu:Duvido que essa seja a foto mais representativa de euros que você achou, seu malandro!


  Mas o nome daquele ali é mais significativo...
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Euros Empty Re: Top 5 - Euros

Mensagem por tiagovip Ter Jan 30, 2018 12:41 pm

Trentini escreveu:Sim, os clássicos são legais e tal, mas pq eu colocaria eles aqui se eles já foram superados pelos euros modernos?

Depende de que clássicos estamos falando, né?
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Euros Empty Re: Top 5 - Euros

Mensagem por Gustavo Ter Jan 30, 2018 1:03 pm

Boa lista, Perretto.

Meu TOP 10 seria: Agricola, Alhambra, Ticket to Ride, Caylus, Aquaretto, Tinner´s Trail, Ra, Taj Mahal, Yspahan e Power Grid.
Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Euros Empty Re: Top 5 - Euros

Mensagem por tiagovip Ter Jan 30, 2018 11:45 pm

Gustavo escreveu:Boa lista, Perretto.

Meu TOP 10 seria: Agricola, Alhambra, Ticket to Ride, Caylus, Aquaretto, Tinner´s Trail, Ra, Taj Mahal, Yspahan e Power Grid.

Boas escolhas também. Numa lista mais variada (repeti mecânicas no meu top 10), alguns aí entrariam. Minhas surpresas ficam pelo Aquaretto e o Yspahan - ambos bons, mas não os considero material para top 10.
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Euros Empty Re: Top 5 - Euros

Mensagem por Binderman Qua Jan 31, 2018 8:48 am

Minha listinha, composta apenas de jogos que joguei 5 vezes ou mais. Todos eles guardam uma relação entre si: temas muito bem implementados.


5) Through the Ages: Joguei 100 vezes, vendi minha cópia mas ele ainda está entre os melhores euros que já joguei.

4) Agricola Revised Edition: Está aqui atrás do Caverna, mas para jogar solo eu prefiro o Agricola ao Caverna, principalmente pelo modo campanha.

3) Caverna: Basicamente consertou todos os problemas da edição original do Agricola e se tornou um brain burner aberto, no qual é possível ter controle total de sua estratégia do começo ao fim.

2) Imperial Settlers: Esse demorou para eu gostar, mesmo sendo um tema que eu aprecio muito, construção de civilizações. Mas depois que joguei a campanha solo, suas expansões entraram na minha lista.

1) Terraforming Mars: Um intruso no meu top 10 cuja maioria é Ameritrashes. Mas é altamente temático (tema inovador que eu aprecio demais) e com uma boa profundidade.

Menções: Jogos muito bons que ainda não joguei 5 vezes: Caylus e Power Grid.
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Euros Empty Re: Top 5 - Euros

Mensagem por Gustavo Qua Jan 31, 2018 10:48 am

tiagovip escreveu:Minhas surpresas ficam pelo Aquaretto e o Yspahan - ambos bons, mas não os considero material para top 10.

O Aquaretto simboliza um pouco a família Coloretto, pois é uma mecânica daquelas tão simples, mas tão simples, que são geniais - e que muita gente copiou depois.

O Yspahan acho que é um euro curto incrível, com uma excelente utilização dos dados. Se não a melhor utilização de dados em euros, está lá no topo certamente.
Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Euros Empty Re: Top 5 - Euros

Mensagem por Gustavo Qua Jan 31, 2018 10:51 am

Binderman escreveu:4) Agricola Revised Edition: Está aqui atrás do Caverna, mas para jogar solo eu prefiro o Agricola ao Caverna, principalmente pelo modo campanha.

Mudou muita coisa? No BGG vi que falam de 25% das cartas, mas que não recomendam pra quem tem o antigo, comprar o novo.
Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Euros Empty Re: Top 5 - Euros

Mensagem por Binderman Qua Jan 31, 2018 3:56 pm

Gustavo escreveu:
Binderman escreveu:4) Agricola Revised Edition: Está aqui atrás do Caverna, mas para jogar solo eu prefiro o Agricola ao Caverna, principalmente pelo modo campanha.

Mudou muita coisa? No BGG vi que falam de 25% das cartas, mas que não recomendam pra quem tem o antigo, comprar o novo.

  Ele deixa mais equilibrado, não vão acontecer aqueles combos absurdos onde o jogador consegue fazer mais de 200 pontos em uma partida (ou mais de mil em solo). Mas imagino que apenas tirando essas cartas do original seja o suficiente. E funcionalmente eu achei os tabuleiros centrais dessa versão melhores.
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Euros Empty Re: Top 5 - Euros

Mensagem por Binderman Qua Jan 31, 2018 4:13 pm

Gustavo escreveu:
tiagovip escreveu:Minhas surpresas ficam pelo Aquaretto e o Yspahan - ambos bons, mas não os considero material para top 10.

O Aquaretto simboliza um pouco a família Coloretto, pois é uma mecânica daquelas tão simples, mas tão simples, que são geniais - e que muita gente copiou depois.

O Yspahan acho que é um euro curto incrível, com uma excelente utilização dos dados. Se não a melhor utilização de dados em euros, está lá no topo certamente.

Livrei-me do Zooloretto para comprar o Aquaretto algum dia, acho o melhor de todos que usam essa mecânica.
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Euros Empty Re: Top 5 - Euros

Mensagem por Gustavo Qua Jan 31, 2018 6:09 pm

Uma coisa que curto em alguns euros é a facilidade como você coloca expansões que enriquecem, e que você pode ficar variando de boa, com uma explicação de 15 segundos de como funciona a mecânica nova. Claro que o Alhambra é campeão disso, mas o Aquaretto também tem bastante coisa para adicionar. Eu mesmo acho que nem joguei com todas as expansões que possuo!
Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Euros Empty Re: Top 5 - Euros

Mensagem por tiagovip Qui Fev 01, 2018 12:30 pm

Binderman escreveu:3) Caverna: Basicamente consertou todos os problemas da edição original do Agricola e se tornou um brain burner aberto, no qual é possível ter controle total de sua estratégia do começo ao fim.

Curiosamente, é justamente esse controle total que não me agrada! Mas sei que o pessoal dos abstratos de informação perfeita vão preferir.
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Euros Empty Re: Top 5 - Euros

Mensagem por tiagovip Qui Fev 01, 2018 12:35 pm

Gustavo escreveu:O Yspahan acho que é um euro curto incrível, com uma excelente utilização dos dados. Se não a melhor utilização de dados em euros, está lá no topo certamente.

Eu gosto. Mas a profunda exploração da Caravana - todos os jogos no Yucata dele desembocam em quem rola melhor para sugar mais pontos dessa estratégia - fez o jogo cair bastante em minha preferência.

Aí, nessa mecânica de uso de dados, prefiro bem mais o Troyes, Burgundy, Bora Bora, Kingsburg, Marco Polo, etc.
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Euros Empty Re: Top 5 - Euros

Mensagem por Gustavo Qui Fev 01, 2018 2:15 pm

tiagovip escreveu:Eu gosto. Mas a profunda exploração da Caravana - todos os jogos no Yucata dele desembocam em quem rola melhor para sugar mais pontos dessa estratégia - fez o jogo cair bastante em minha preferência.

No Yucata se joga com as regras da expansão? Pois lá as coisas se arrumaram. Mas sem ela fica realmente com um problemão...
Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Euros Empty Re: Top 5 - Euros

Mensagem por doizinho Qua Fev 14, 2018 11:13 am

Antes tarde do que nunca, eis minha lista:

5 - De Vulgari Eloquentia - Continua firme no top 5 sendo um dos melhores jogos que usam pontos de ação. Tema forte e mecânica legal.

4 - Troyes - Uma das melhores utilizações de dados que eu conheço. Muito bom.

3 - Terraforming Mars - Gosto de euros com o tema e no TM ele é bastante bem aplicado. Mecanicamente o jogo é bem bacana, justifica o hype e valeu a pena o investimento.

2 - Lisboa - Esse jogo me conquistou, que jogão. Lindo, bastante temático e profundamente estratégico. Excelente!

1 - Imperial - O Imperial segue sendo o melhor dos euros pra mim. Regras simples, muita interação e tema fantástico.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 47
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Euros Empty Re: Top 5 - Euros

Mensagem por tiagovip Qua Fev 14, 2018 11:58 am

doizinho escreveu:3 - Terraforming Mars - Gosto de euros com o tema e no TM ele é bastante bem aplicado. Mecanicamente o jogo é bem bacana, justifica o hype e valeu a pena o investimento.

2 - Lisboa - Esse jogo me conquistou, que jogão. Lindo, bastante temático e profundamente estratégico. Excelente!

Que hypadorzinho bosta você se tornou!
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Euros Empty Re: Top 5 - Euros

Mensagem por doizinho Qua Fev 14, 2018 3:37 pm

tiagovip escreveu:
doizinho escreveu:3 - Terraforming Mars - Gosto de euros com o tema e no TM ele é bastante bem aplicado. Mecanicamente o jogo é bem bacana, justifica o hype e valeu a pena o investimento.

2 - Lisboa - Esse jogo me conquistou, que jogão. Lindo, bastante temático e profundamente estratégico. Excelente!

Que hypadorzinho bosta você se tornou!
E olha que faltou o Clans of Caledonia, que comprei na black friday do ano passado e ainda não joguei. Que tal isso pra um hypadorzinho de bosta?
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 47
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Euros Empty Re: Top 5 - Euros

Mensagem por tiagovip Qua Fev 14, 2018 9:40 pm

doizinho escreveu:
tiagovip escreveu:
doizinho escreveu:3 - Terraforming Mars - Gosto de euros com o tema e no TM ele é bastante bem aplicado. Mecanicamente o jogo é bem bacana, justifica o hype e valeu a pena o investimento.

2 - Lisboa - Esse jogo me conquistou, que jogão. Lindo, bastante temático e profundamente estratégico. Excelente!

Que hypadorzinho bosta você se tornou!
E olha que faltou o Clans of Caledonia, que comprei na black friday do ano passado e ainda não joguei. Que tal isso pra um hypadorzinho de bosta?

Vergonhoso! Imagino que o Clans vai logo entrar no seu Top 5. Depois o próximo euro que você comprar vai entrar. Depois o próximo. E assim vai.
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Euros Empty Re: Top 5 - Euros

Mensagem por Trentini Qui Fev 15, 2018 11:10 am

Nada, o Fabiano tá só se atualizando, eu já disse que os clássicos são bons,mas em muitos aspectos os euros mais modernos são melhores, só os velhos rabujentos que não percebem Very Happy
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Euros Empty Re: Top 5 - Euros

Mensagem por Soar Qui Fev 15, 2018 3:35 pm

Putz, vou participar aqui só por fidelidade ao forum>
É sabido que não sou nem jogador e nem conhecedor de eurogames.

5) Sherlok and Mycroft - este entra aqui como filler. Teriam outros como o Santorini, Onitama ou até mesmo o Quarriors.

4) Chartersone - Está no top, apesar de eu ainda não ter começado a jogar

3) Stone Age - Euro leve, neste eu até consigo competir.

2) Scythe - está aqui um jogo que eu curti

1) Samurai - eis aqui meu velho e bom amigo.

Menções: Imperial Settlers, Orleans e Lancaster
Soar
Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1954
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 51
Localização : Kronnos 1

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Euros Empty Re: Top 5 - Euros

Mensagem por Leohnardo Qui Fev 15, 2018 6:09 pm

Agricola: Ainda é um jogo bastante tenso pra mim, mas gosto bastante. Só joguei Caverna uma vez e também gostei muito, mas ainda não acho justo colocá-lo aqui.

Power Grid: Não sou o maior fã de jogos com fortes aspectos econômicos, mas é difícil não amar Power Grid. Leilões tensos, variedade, dinheiro contado até o último centavinho e um final sempre acirrado. Topo sempre fácil.

7 Wonders: Ok, não é dos mais complexos, mas é um jogo que ainda adoro jogar, mesmo depois de dezenas e mais dezenas de partidas. Especialmente se jogar umas expansões no meio Smile

Ticket to Ride: Outro leve, mas é um excelente jogo mesmo assim. Para mim o gateway perfeito. Estou longe de jogar todas as versões, mas Europa ainda é meu preferido.

Carcassonne: Mais um que está na minha lista de jogos mais jogados e mesmo assim não canso. Já devo ter passado uma centena de partidas, mas pode vir mais Smile

Menções honrosas: Kingsburg , Tikal, Le Havre (surpreso que ninguém citou, já foi bastante adorado no grupo), Terra Mystica, Thurn and Taxis.

Jogos que ainda quero muito jogar: Imperial Settlers, Kingdomino/Queendomino, Terraforming Mars, Schyte.
Leohnardo
Leohnardo
Ra
Ra

Mensagens : 176
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Euros Empty Re: Top 5 - Euros

Mensagem por tiagovip Qui Fev 15, 2018 6:21 pm

Soar escreveu:4) Chartersone - Está no top, apesar de eu ainda não ter começado a jogar

Ha!
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Top 5 - Euros Empty Re: Top 5 - Euros

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos