Quinta - 26/02/2015 - Cthulhu Wars

Novo Tópico   Responder ao tópico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Quinta - 26/02/2015 - Cthulhu Wars

Mensagem por Henrik em Sex Fev 27, 2015 1:20 am

Reunião extraordinária na casa de um camarada do trabalho, para estrear Cthulhu Wars.

Facções sorteadas. Ficou assim:

Grande Cthulhu - Bellote (alguns de vocês conhecem, tenho certeza)
Signo Amarelo - Gallas / Gisele (resolveram jogar em dupla)
Cabra Negra - Fernanda
Caos Rastejante - Este que vos fala.

O jogo começou morno, com todos tateando já que estávamos aprendendo as regras ainda.

A facção do Grande Cthulhu é mais fácil de jogar (não mais forte. Elas parecem ser equilibradas, apesar da forte assimetria do jogo), e o Bellote logo estava ganhando espaço.

Em seguida a dupla Gallas / Gi pegou o jeito com o Rei em Amarelo, e conseguiram passear pelo mapa por um longo tempo. A Cabra Negra deu umas patinadas no começo, mas foi derrotada mesmo pelo sono na parte final do jogo. O Caos Rastejante é naturalmente fraco no início, e conseguiu se manter "escondido", mas não soube aproveitar as vantagens que ganha no fim do jogo.

Após uma partida tensa, mas com poucos combates reais (ficou muito no estilo "guerra fria"), terminou com um empate entre o Grande Cthulhu e o Signo Amarelo.

A idéia é fazer um review completo do jogo, mas valem algumas impressões:

- O esquema de domínio de área tende a prevalecer sobre os combates

- Ao contrário do imaginado no início as miniaturas (gigantes) não atrapalham tanto a visualização do jogo, MAS seria mais confortável se elas fossem um pouco menores (ou o mapa maior, mas ele já é bem grande).

- A assimetria é fortíssima. Jogar com cada uma das facções é MUITO diferente. Algumas são mais fáceis de entender e dominar do que outras, o que pode gerar uma ilusão de que são mais fortes. E algumas são realmente mais fortes no início do jogo, mas as posições tendem a se inverter mais para o final.

- Não se trata de um jogo complicado. As regras gerais são bastante simples, mas as específicas são problemáticas no início. É preciso prestar MUITA atenção aos poderes especiais da sua facção, sob pena de realizar jogadas erradas que custem uma vantagem importante. O resultado disso é que alguém que jogue pela primeira vez estará em desvantagem real se jogar contra "veteranos", que já conhecem os poderes e pontos fortes/fracos de cada facção.

- Bastante diversão e, aparentemente uma alta rejogabilidade, mesmo sem as expansões.

- Falando em expansões, minha única bronca real: a quantidade de jogadores. A caixa básica só permite 2-4, e mesmo assim o modo para 2 jogadores é uma gambiarra (cada um assume duas facções), ou seja, na prática são só 3 ou 4 jogadores. A partir de um certo nível (para quem comprou no KS) vem uma expansão, que permite jogar em 5. Para jogar em mais pessoas é necessário adquirir mais expansões E mais um mapa.  Evil or Very Mad

No geral, valeu! Acredito que verá a mesa muitas vezes, e que veria ainda mais se não fosse a limitação de jogadores (isso realmente me incomodou...).
avatar
Henrik
Banco Imobiliário
Banco Imobiliário

Mensagens : 32
Data de inscrição : 20/06/2013
Idade : 35
Localização : Curitiba

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Novo Tópico   Responder ao tópico
 
Permissão deste fórum:
Você pode responder aos tópicos neste fórum