TOP 5 -Jogos fáceis de explicar e difíceis de dominar
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Binderman
Trentini
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Fórum Curitiba Lúdica :: Jogos :: Top 5
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TOP 5 -Jogos fáceis de explicar e difíceis de dominar
Bom dia pessoal, hoje é terça, dia de TOP 5. Na edição de hoje falaremos sobre os jogos fáceis de explicar e difíceis de dominar. Acho que o texto diz tudo não é, por isso sem enrolação vamos direto para a minha lista:
5 - Battle Line - Esse é um jogo relativamente simples, basta lembrar das formações possíveis e qual vence qual. Sabendo isso você já está pronto pra jogar. No entanto, saber como defender as formações e como forçar o adversário ao mesmo tempo é bem mais complicado. É impressionante a quantidade de pensamento gerado com tão poucas cartas e com tão poucas regras. Foi um trabalho muito bem feito pelo Sr. Knizia.
4 - Tigris & Euphrates - Esse eu tenho revisitado agora no celular, e nem lembrava quão bom é esse jogo. As regras são super simples, e o jogo é basicamente colocar tiles, mas a complexidade das decisões é enorme. Mais um ponto pro mestre matemático, Sr. Knizia.
3 - Dominion - Aqui muitos vão discordar de mim, e até entendo o porque disso, mas ainda assim considero o Dominion, especialmente só o base, bem simples de entender. As cartas tem efeitos muito diretos que são facilmente explicáveis, e se levarmos em conta que nem todas entram em jogo fica tudo ainda mais simples. Eu acho o jogo bem tranquilo de regras, ma muito difícil de dominar, pegar o timming e fazer o deck mudar de forma durante o jogo é uma tarefa bem complexa e desafiadora. Ótimo jogo.
2 - El Grande - Assim como o Dominion, esse jogo também pode levantar suspeitas quanto a simplicidade das regras, por causa dos efeitos das cartas. Eu acho as regras relativamente simples para o tanto de complexidade que esse jogo gera. Você joga uma carta que define a ordem do turno, mexe com os cubos e faz uma ação, e isso são as regras. São muito claras e simples. Grande jogo!
1 - Le Havre - Basicamente você poderia explicar o Le Havre em 5 minutos, pois o jogo te permite apenas uma ação por vez dentre 2 possíveis: pegar um bem ou fazer uma ação nas cartas. Mais uma vez, prevejo gente discordando de mim dizendo que as cartas complicam o jogo, mas eu me defendo dizendo que a maioria delas são descritas apenas com ícones muito simples. A base do jogo é a transformação de bens e é isso que aparece na maioria das cartas, "transforme barro em tijolo", simples assim. O jogo é longo o suficiente pra permitir uma complexidade estratégica muito grande. Acho um jogo fantástico e um dos melhores de todos os tempos.
Menções Honrosas - Plague/Neptune são 2 trick-tracking simples, mas que demandam muito do jogador, e exigem uma boa experiência pra podermos tirar vantagem das cartas que temos em mão; e The Speicherstadt o principal do jogo é o leilão, e saber manipular bem ele não é das tarefas mais fáceis, ótimo jogo.
5 - Battle Line - Esse é um jogo relativamente simples, basta lembrar das formações possíveis e qual vence qual. Sabendo isso você já está pronto pra jogar. No entanto, saber como defender as formações e como forçar o adversário ao mesmo tempo é bem mais complicado. É impressionante a quantidade de pensamento gerado com tão poucas cartas e com tão poucas regras. Foi um trabalho muito bem feito pelo Sr. Knizia.
4 - Tigris & Euphrates - Esse eu tenho revisitado agora no celular, e nem lembrava quão bom é esse jogo. As regras são super simples, e o jogo é basicamente colocar tiles, mas a complexidade das decisões é enorme. Mais um ponto pro mestre matemático, Sr. Knizia.
3 - Dominion - Aqui muitos vão discordar de mim, e até entendo o porque disso, mas ainda assim considero o Dominion, especialmente só o base, bem simples de entender. As cartas tem efeitos muito diretos que são facilmente explicáveis, e se levarmos em conta que nem todas entram em jogo fica tudo ainda mais simples. Eu acho o jogo bem tranquilo de regras, ma muito difícil de dominar, pegar o timming e fazer o deck mudar de forma durante o jogo é uma tarefa bem complexa e desafiadora. Ótimo jogo.
2 - El Grande - Assim como o Dominion, esse jogo também pode levantar suspeitas quanto a simplicidade das regras, por causa dos efeitos das cartas. Eu acho as regras relativamente simples para o tanto de complexidade que esse jogo gera. Você joga uma carta que define a ordem do turno, mexe com os cubos e faz uma ação, e isso são as regras. São muito claras e simples. Grande jogo!
1 - Le Havre - Basicamente você poderia explicar o Le Havre em 5 minutos, pois o jogo te permite apenas uma ação por vez dentre 2 possíveis: pegar um bem ou fazer uma ação nas cartas. Mais uma vez, prevejo gente discordando de mim dizendo que as cartas complicam o jogo, mas eu me defendo dizendo que a maioria delas são descritas apenas com ícones muito simples. A base do jogo é a transformação de bens e é isso que aparece na maioria das cartas, "transforme barro em tijolo", simples assim. O jogo é longo o suficiente pra permitir uma complexidade estratégica muito grande. Acho um jogo fantástico e um dos melhores de todos os tempos.
Menções Honrosas - Plague/Neptune são 2 trick-tracking simples, mas que demandam muito do jogador, e exigem uma boa experiência pra podermos tirar vantagem das cartas que temos em mão; e The Speicherstadt o principal do jogo é o leilão, e saber manipular bem ele não é das tarefas mais fáceis, ótimo jogo.
Re: TOP 5 -Jogos fáceis de explicar e difíceis de dominar
Bom, top difícil esse, vamos tentar:
5) 7 Wonders - As regras desse jogo não são difíceis, apesar das iconografias, mas você só aprende o que realmente está fazendo após a primeira partida, depois que vê como tudo pontua no final fazendo sentido.
4) Dominion - Um jogo fácil de explicar com poucas premissas e enxuto de regras, mas saber quando parar de comprar cartas para os combos e começar a comprar cartas de pontuação costuma ser uma dificuldade.
3) Last Will - Não acho-o um jogo difícil de aprender, principalmente por sua premissa ser engraçada e ajudar a manter a atenção de quem está aprendendo, mas jogar é outra história, existem relatos de gente que consegue ficar mais rico do que antes em seu primeiro jogo HAHA.
2) Modern Art - Jogos de leilão são geralmente fáceis de entender, mas difícil de ter a percepção do quanto que você pode ou não arriscar, e o Modern Art é um jogo em que exatamente isso é colocado em cheque, jogo fácil de aprender, difícil de jogar.
1) Sherlock Holmes Consulting Detective - As regras desse jogo são absolutamente simples, a questão aqui é a capacidade de dedução, dos casos que jogamos um deles estava bugado e fez a gente andar em círculos, beleza, o caso estava com problemas, mas nada impede que andemos em círculos em um caso bem feito onde nenhum dos envolvidos tenha capturado um detalhe.
5) 7 Wonders - As regras desse jogo não são difíceis, apesar das iconografias, mas você só aprende o que realmente está fazendo após a primeira partida, depois que vê como tudo pontua no final fazendo sentido.
4) Dominion - Um jogo fácil de explicar com poucas premissas e enxuto de regras, mas saber quando parar de comprar cartas para os combos e começar a comprar cartas de pontuação costuma ser uma dificuldade.
3) Last Will - Não acho-o um jogo difícil de aprender, principalmente por sua premissa ser engraçada e ajudar a manter a atenção de quem está aprendendo, mas jogar é outra história, existem relatos de gente que consegue ficar mais rico do que antes em seu primeiro jogo HAHA.
2) Modern Art - Jogos de leilão são geralmente fáceis de entender, mas difícil de ter a percepção do quanto que você pode ou não arriscar, e o Modern Art é um jogo em que exatamente isso é colocado em cheque, jogo fácil de aprender, difícil de jogar.
1) Sherlock Holmes Consulting Detective - As regras desse jogo são absolutamente simples, a questão aqui é a capacidade de dedução, dos casos que jogamos um deles estava bugado e fez a gente andar em círculos, beleza, o caso estava com problemas, mas nada impede que andemos em círculos em um caso bem feito onde nenhum dos envolvidos tenha capturado um detalhe.
Re: TOP 5 -Jogos fáceis de explicar e difíceis de dominar
doizinho escreveu:
1 - Le Havre - Basicamente você poderia explicar o Le Havre em 5 minutos, pois o jogo te permite apenas uma ação por vez dentre 2 possíveis: pegar um bem ou fazer uma ação nas cartas. Mais uma vez, prevejo gente discordando de mim dizendo que as cartas complicam o jogo, mas eu me defendo dizendo que a maioria delas são descritas apenas com ícones muito simples. A base do jogo é a transformação de bens e é isso que aparece na maioria das cartas, "transforme barro em tijolo", simples assim. O jogo é longo o suficiente pra permitir uma complexidade estratégica muito grande. Acho um jogo fantástico e um dos melhores de todos os tempos.
Hehehe, jogos favoritos sendo colocados em todas as listas possíveis.
Binderman- Middle-earth Quest
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Re: TOP 5 -Jogos fáceis de explicar e difíceis de dominar
Trentini escreveu:5) 7 Wonders - As regras desse jogo não são difíceis, apesar das iconografias, mas você só aprende o que realmente está fazendo após a primeira partida, depois que vê como tudo pontua no final fazendo sentido.
É... ok, né.
Trentini escreveu:3) Last Will - Não acho-o um jogo difícil de aprender, principalmente por sua premissa ser engraçada e ajudar a manter a atenção de quem está aprendendo, mas jogar é outra história, existem relatos de gente que consegue ficar mais rico do que antes em seu primeiro jogo HAHA.
Fácil de aprender? Só porque você nunca o ensinou. Expliquei ele para uns novatos num WRPG e tive que acompanhar toda a partida, e até o final da partida ainda estavam cometendo erros.
Abs,
Re: TOP 5 -Jogos fáceis de explicar e difíceis de dominar
Foi coincidência ele entrar em 2 seguidos.Binderman escreveu:doizinho escreveu:
1 - Le Havre - Basicamente você poderia explicar o Le Havre em 5 minutos, pois o jogo te permite apenas uma ação por vez dentre 2 possíveis: pegar um bem ou fazer uma ação nas cartas. Mais uma vez, prevejo gente discordando de mim dizendo que as cartas complicam o jogo, mas eu me defendo dizendo que a maioria delas são descritas apenas com ícones muito simples. A base do jogo é a transformação de bens e é isso que aparece na maioria das cartas, "transforme barro em tijolo", simples assim. O jogo é longo o suficiente pra permitir uma complexidade estratégica muito grande. Acho um jogo fantástico e um dos melhores de todos os tempos.
Hehehe, jogos favoritos sendo colocados em todas as listas possíveis.
Re: TOP 5 -Jogos fáceis de explicar e difíceis de dominar
Por sinal, Trentini, senti falta do Race for the Galaxy, que é mole de ensinar e aprender, ainda mais se for para jogar em 2 em modo avançado!
Abs,
Abs,
Re: TOP 5 -Jogos fáceis de explicar e difíceis de dominar
Podia ter colocado-o nas menções.tiagovip escreveu:Por sinal, Trentini, senti falta do Race for the Galaxy, que é mole de ensinar e aprender, ainda mais se for para jogar em 2 em modo avançado!
Abs,
Re: TOP 5 -Jogos fáceis de explicar e difíceis de dominar
A lista é de jogos fáceis de explicar para quem? Para novatos ou para pessoas que já conhecem a mecânica principal?
Binderman- Middle-earth Quest
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Re: TOP 5 -Jogos fáceis de explicar e difíceis de dominar
Pra qualquer um.Binderman escreveu: A lista é de jogos fáceis de explicar para quem? Para novatos ou para pessoas que já conhecem a mecânica principal?
Re: TOP 5 -Jogos fáceis de explicar e difíceis de dominar
tiagovip escreveu:Trentini escreveu:3) Last Will - Não acho-o um jogo difícil de aprender, principalmente por sua premissa ser engraçada e ajudar a manter a atenção de quem está aprendendo, mas jogar é outra história, existem relatos de gente que consegue ficar mais rico do que antes em seu primeiro jogo HAHA.
Fácil de aprender? Só porque você nunca o ensinou. Expliquei ele para uns novatos num WRPG e tive que acompanhar toda a partida, e até o final da partida ainda estavam cometendo erros.
Abs,
Sem dúvidas eu aprendo certos jogos rapidamente - San Marco, por exemplo - mas no Last Will eu me bati...
Gustavo- Arkham Horror
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Re: TOP 5 -Jogos fáceis de explicar e difíceis de dominar
Propagandas não mentem:
(só que não)
(só que não)
Gustavo- Arkham Horror
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Re: TOP 5 -Jogos fáceis de explicar e difíceis de dominar
Opa!
Vou na toada do Trentini para meu top!
5) Troyes - role os dados, use de acordo com o número em alguma das cartas e pronto! Foi mais difícil aprender a atirar com setra! No entanto, quando comprar dos outros, a que momento mudar os meeples de casa, e outras situações assim fazem com que o jogo demande algumas partidas para ser bem compreendido;
4) Race for the Galaxy - muitos o temem, mas é bem simples, pessoas! Tem-se lá seis ações, e só! Sim, algumas ações são modificadas por cartas previamente abaixadas, mas os símbolos estão lá para lhe ajudar e nos desenvolvimentos 6 usualmente tem um textinho, bem curto, explicando o que a carta faz. Para jogar bem, no entanto, demora um tempo, pois demanda conhecer as cartas, o ritmo e saber aproveitar-se das ações dos outros;
3) War of the Ring - é mole ensinar, é só basicamente ler o que cada face do dado faz, e mesmo sendo vários dados, eles repetem várias vezes as faces, então nem é como se precisasse saber muita coisa! Agora, jogar bem, saber quando avançar, recuar, etc, é mais complicado daí;
2) Cuba Libre - quase não fica mais simples do que isso: ou faz-se o evento, ou uma ação completa (com a especial) ou uma ação parcial (sem a especial). Entre as ações normais, são só 4 opções, e das especiais, quase sempre é diretamente ligada à ação normal, então fica mole, mole. Só que é difícil jogar bem, tendo que observar os outros, onde atacar, quem apoiar, etc;
1) Brass - construir, vender, quem não sabe isso? Até criança aprendendo a mexer com a mesada entende esses conceitos. O jogo ainda simplifica a coisa toda ao só permitir construir onde tem-se a carta para o lugar e se esse lugar estiver ligado a outros. Até o Carcassonne tem mais regras para encaixar algo! Porém, entre suas duas fases e o mercado econômico, há a exigência de know-how que somente a experiência trará.
Abs,
Vou na toada do Trentini para meu top!
5) Troyes - role os dados, use de acordo com o número em alguma das cartas e pronto! Foi mais difícil aprender a atirar com setra! No entanto, quando comprar dos outros, a que momento mudar os meeples de casa, e outras situações assim fazem com que o jogo demande algumas partidas para ser bem compreendido;
4) Race for the Galaxy - muitos o temem, mas é bem simples, pessoas! Tem-se lá seis ações, e só! Sim, algumas ações são modificadas por cartas previamente abaixadas, mas os símbolos estão lá para lhe ajudar e nos desenvolvimentos 6 usualmente tem um textinho, bem curto, explicando o que a carta faz. Para jogar bem, no entanto, demora um tempo, pois demanda conhecer as cartas, o ritmo e saber aproveitar-se das ações dos outros;
3) War of the Ring - é mole ensinar, é só basicamente ler o que cada face do dado faz, e mesmo sendo vários dados, eles repetem várias vezes as faces, então nem é como se precisasse saber muita coisa! Agora, jogar bem, saber quando avançar, recuar, etc, é mais complicado daí;
2) Cuba Libre - quase não fica mais simples do que isso: ou faz-se o evento, ou uma ação completa (com a especial) ou uma ação parcial (sem a especial). Entre as ações normais, são só 4 opções, e das especiais, quase sempre é diretamente ligada à ação normal, então fica mole, mole. Só que é difícil jogar bem, tendo que observar os outros, onde atacar, quem apoiar, etc;
1) Brass - construir, vender, quem não sabe isso? Até criança aprendendo a mexer com a mesada entende esses conceitos. O jogo ainda simplifica a coisa toda ao só permitir construir onde tem-se a carta para o lugar e se esse lugar estiver ligado a outros. Até o Carcassonne tem mais regras para encaixar algo! Porém, entre suas duas fases e o mercado econômico, há a exigência de know-how que somente a experiência trará.
Abs,
Re: TOP 5 -Jogos fáceis de explicar e difíceis de dominar
Perretto, faltou mencionar o Twilight Imperium, baba demais
Re: TOP 5 -Jogos fáceis de explicar e difíceis de dominar
Diante desses jogos listados pelo Prefeito, Jenga me pareceu difícil para ensinar e ainda pior dominar!
Re: TOP 5 -Jogos fáceis de explicar e difíceis de dominar
Trentini escreveu:Perretto, faltou mencionar o Twilight Imperium, baba demais
É que eu nunca joguei ou ensinei esse!
Por sinal, um adendo ao Cuba Libre: é tão mole, que o segundo a jogar no turno já tem a sua decisão feita por ele! Sério, talvez eu até coloque este em primeiro.
Abs,
Re: TOP 5 -Jogos fáceis de explicar e difíceis de dominar
Assim vocês complicam a vida de quem vai fazer o ranking.
Binderman- Middle-earth Quest
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Re: TOP 5 -Jogos fáceis de explicar e difíceis de dominar
Fábio, o Alexandre fez escolhas ruins na minha opinião, mas são válidas, ele realmente acha que o Last Will é simples de explicar.Binderman escreveu: Assim vocês complicam a vida de quem vai fazer o ranking.
Já o Tiago zoou mesmo, eu se fosse você desconsideraria essa lista dele, use a outra que ele deve postar mais tarde.
Re: TOP 5 -Jogos fáceis de explicar e difíceis de dominar
doizinho escreveu:Já o Tiago zoou mesmo, eu se fosse você desconsideraria essa lista dele, use a outra que ele deve postar mais tarde.
Tá no forno!
Abs,
Re: TOP 5 -Jogos fáceis de explicar e difíceis de dominar
tiagovip escreveu:
Por sinal, um adendo ao Cuba Libre: é tão mole, que o segundo a jogar no turno já tem a sua decisão feita por ele! Sério, talvez eu até coloque este em primeiro.
Abs,
Na verdade, o segundo tem ainda a opção de passar!
Mas algum outro jogador provavelmente vai ficar cornetando na orelha do cidadão, e vai escolher por ele, então no fim não tem opção mesmo.
Gustavo- Arkham Horror
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Re: TOP 5 -Jogos fáceis de explicar e difíceis de dominar
Pra mim os jogos são sempre mais difíceis de ensinar!
Vou citar o que eu considero digno de nota:
3 - Seven Wonders - parece fácil, e até é! Mas pra jogar com todo potencial... não
2 - Small World - precisa jogar algumas vezes pra poder assimilar as possibilidades de combar as raças com as classes.
1 - Race of the Galaxy - mega difícil de jogar, quando me ensinaram disseram... é só isso tá?
Vou citar o que eu considero digno de nota:
3 - Seven Wonders - parece fácil, e até é! Mas pra jogar com todo potencial... não
2 - Small World - precisa jogar algumas vezes pra poder assimilar as possibilidades de combar as raças com as classes.
1 - Race of the Galaxy - mega difícil de jogar, quando me ensinaram disseram... é só isso tá?
Soar- Arkham Horror
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Re: TOP 5 -Jogos fáceis de explicar e difíceis de dominar
Outro Top (basicamente uma carta de amor ao Knizia, o rei dessa coisa de fácil de explicar e difíceis de dominar):
5) Lord of the Rings: The Confrontation - as regras são bastante simples, com algumas poucas exceções. Cada personagem tem seu efeito, mas são bem diretos (até hoje, somente a habilidade do Orc causou um certo contratempo, mas, mesmo aqui, chegamos num consenso). Usualmente não demoro mais do que 5 minutos para explicar. Agora, jogar bem, é outra coisa - há bastante profundidade neste jogo e muitos já o compararam com o xadrez (mas com tema mais legal e mais divertido, para mim, ao menos);
4) Ra - jogos de leilão tendem a precisar de algumas partidas para que aprenda-se melhor o valor dos lances, o Ra desbanca os outros por não sofrer do efeito de um novato pagando demais e quebrar a partida. Simples sim, porém com boa profundidade;
3) San Marco - poderia ser o local do El Grande, mas vou com o San Marco por este ser mais simples em suas regras, por não ter muitas cartas com efeitos diversos (são só 5 tipos diferentes: de por cubos, de trocar cubos, de pontuar, de por pontes e de banir). Ainda assim, como um bom jogo de controle de área, exige timming e boas escolhas, e dividir as cartas é quase uma arte em si;
2) Samurai - simples de explicar, mas complexo em suas opções. O jogo já pode ficar tenso e exigir decisões desde a preparação do tabuleiro! Um de meus jogos preferidos, apesar de ser bem meia-boca nele (ou o Jorge que é encapetado nele);
1) Tigris & Euphrates - são 2 ações por rodada e com opções bem simples. Agora, jogar bem... Uma tremenda profundidade dentro de tão poucas regras. Knizia é o cara para isso, sem comparação.
Menções: The Speicherstadt (um jogo maldoso, maligno até! Mas inegavelmente fácil de explicar, porém mais complexo em suas interações do que parece); Thurn & Taxis (joguei, levei sorte, minha moral subiu à cabeça, mas depois de ser paulatinamente surrado, aprendi que jogar bem não é algo tão rápido, e, ainda assim, aprende-se as regras dele rapidamente); K2 (jogo bom, inteligente, fácil de aprender e com boa profundidade - ou, neste caso, seria boa altura?); El Grande (chefão dos jogos de controle de área, só ficou de fora por ser mais complicado de explicar - já que, a cada rodada, usualmente envolve ter de explicar cartas que aparecem); Power Grid (sim, acho fácil de explicá-lo, mas, certamente, exige muito da cabeça para fazer seu jogo funcionar); e certamente um monte de abstratos, mas como os ignoro com paixão, não posso nomeá-los.
Abs,
5) Lord of the Rings: The Confrontation - as regras são bastante simples, com algumas poucas exceções. Cada personagem tem seu efeito, mas são bem diretos (até hoje, somente a habilidade do Orc causou um certo contratempo, mas, mesmo aqui, chegamos num consenso). Usualmente não demoro mais do que 5 minutos para explicar. Agora, jogar bem, é outra coisa - há bastante profundidade neste jogo e muitos já o compararam com o xadrez (mas com tema mais legal e mais divertido, para mim, ao menos);
4) Ra - jogos de leilão tendem a precisar de algumas partidas para que aprenda-se melhor o valor dos lances, o Ra desbanca os outros por não sofrer do efeito de um novato pagando demais e quebrar a partida. Simples sim, porém com boa profundidade;
3) San Marco - poderia ser o local do El Grande, mas vou com o San Marco por este ser mais simples em suas regras, por não ter muitas cartas com efeitos diversos (são só 5 tipos diferentes: de por cubos, de trocar cubos, de pontuar, de por pontes e de banir). Ainda assim, como um bom jogo de controle de área, exige timming e boas escolhas, e dividir as cartas é quase uma arte em si;
2) Samurai - simples de explicar, mas complexo em suas opções. O jogo já pode ficar tenso e exigir decisões desde a preparação do tabuleiro! Um de meus jogos preferidos, apesar de ser bem meia-boca nele (ou o Jorge que é encapetado nele);
1) Tigris & Euphrates - são 2 ações por rodada e com opções bem simples. Agora, jogar bem... Uma tremenda profundidade dentro de tão poucas regras. Knizia é o cara para isso, sem comparação.
Menções: The Speicherstadt (um jogo maldoso, maligno até! Mas inegavelmente fácil de explicar, porém mais complexo em suas interações do que parece); Thurn & Taxis (joguei, levei sorte, minha moral subiu à cabeça, mas depois de ser paulatinamente surrado, aprendi que jogar bem não é algo tão rápido, e, ainda assim, aprende-se as regras dele rapidamente); K2 (jogo bom, inteligente, fácil de aprender e com boa profundidade - ou, neste caso, seria boa altura?); El Grande (chefão dos jogos de controle de área, só ficou de fora por ser mais complicado de explicar - já que, a cada rodada, usualmente envolve ter de explicar cartas que aparecem); Power Grid (sim, acho fácil de explicá-lo, mas, certamente, exige muito da cabeça para fazer seu jogo funcionar); e certamente um monte de abstratos, mas como os ignoro com paixão, não posso nomeá-los.
Abs,
Re: TOP 5 -Jogos fáceis de explicar e difíceis de dominar
Esse valeu Fábio, pode contar nos resultados esse aí!!!
Re: TOP 5 -Jogos fáceis de explicar e difíceis de dominar
Definição: Fáceis de explicar para qualquer pessoa e difíceis de vencer alguém que já conhece bem o jogo.
Alguns comentários sobre certas escolhas: Vocês já tentaram explicar o Race for the Galaxy, Le Havre ou 7 Wonders para alguém que só conhece Banco Imobiliário, Damas e Xadrez? E eu estou falando em explicar e a pessoa entender na hora ou no máximo após umas 2 rodadas, sem precisar de várias partidas para isso. Ah, mas o 7 Wonder é muito fácil de explicar! Não acho, as pessoas entendem rápido a mecânica básica, mas não o suficiente para tomarem qualquer decisão decente. É necessário explicar os tipos de cartas e aí o jogo já não é tão fácil de explicar.
Tendo isso em mente, aí vão minhas escolhas:
5 - Quoridor
4 - Hive
3 - Khet
2 - Zèrtz
1 - Yinsh
O comentário para todos é basicamente o mesmo: O que faz cada peça, como mover, como ganhar e pronto.
Alguns comentários sobre certas escolhas: Vocês já tentaram explicar o Race for the Galaxy, Le Havre ou 7 Wonders para alguém que só conhece Banco Imobiliário, Damas e Xadrez? E eu estou falando em explicar e a pessoa entender na hora ou no máximo após umas 2 rodadas, sem precisar de várias partidas para isso. Ah, mas o 7 Wonder é muito fácil de explicar! Não acho, as pessoas entendem rápido a mecânica básica, mas não o suficiente para tomarem qualquer decisão decente. É necessário explicar os tipos de cartas e aí o jogo já não é tão fácil de explicar.
Tendo isso em mente, aí vão minhas escolhas:
5 - Quoridor
4 - Hive
3 - Khet
2 - Zèrtz
1 - Yinsh
O comentário para todos é basicamente o mesmo: O que faz cada peça, como mover, como ganhar e pronto.
Binderman- Middle-earth Quest
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Re: TOP 5 -Jogos fáceis de explicar e difíceis de dominar
Não Fabio, eu não cometeria a tolice de jogar Le Havre com que só jogou Banco Imobiliário, Damas e xadrez. Eu jogaria Ticket to Ride, Forbbiden Island, Fearsome Floors, entre outros...Binderman escreveu:Alguns comentários sobre certas escolhas: Vocês já tentaram explicar o Race for the Galaxy, Le Havre ou 7 Wonders para alguém que só conhece Banco Imobiliário, Damas e Xadrez?
Re: TOP 5 -Jogos fáceis de explicar e difíceis de dominar
doizinho escreveu:Não Fabio, eu não cometeria a tolice de jogar Le Havre com que só jogou Banco Imobiliário, Damas e xadrez. Eu jogaria Ticket to Ride, Forbbiden Island, Fearsome Floors, entre outros...
Pois é, então porque colocar ele na lista?
Binderman- Middle-earth Quest
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