TOP 5 - Jogos difíceis

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TOP 5 - Jogos difíceis

Mensagem por doizinho em Ter Nov 04, 2014 10:06 am

Bom dia galera. Estamos chegando no final do ano e com ele temos os nossos últimos TOP 5, aproveitem enquanto há tempo. Hoje falaremos dos jogos difíceis de jogar. Discutiremos os jogos que exigem bastante de nós sejam pelas regras complexas, seja pelo enorme desafio ou simplesmente pela dificuldade em formar uma estratégia vencedora. Enfim, enumerem os jogos e nos contem porque vocês acham que ele é um jogo difícil.

Vamos a minha lista:

5 - Macao - Esse é um jogo do Stefan Feld das antigas, punitivo e difícil. Quase sempre falta cubo pra você fazer o que quer, e quando isso acontece é ponto negativo na certa. Outra coisa que exige bastante é conseguir controlar a Rosa dos Ventos, que é o coração do jogo. É muito fácil você cometer um engano e gerar um descompasso entre os cubos alocados e as cartas que precisam ser baixadas. Ele é um jogo bem difícil, mas bem interessante e muito bom.

4 - Dominant Species - A minha experiência aqui é limitada e talvez eu esteja falando bobeira, mas achei muito difícil jogar esse jogo. Foi apenas uma partida, em 6 jogadores e eu estava com os mamíferos, então sempre agia por último. Eu confesso que foi bem difícil ver as opções que eu gostaria de usar se esgotando antes mesmo de chegar a minha vez. Outra coisa que torna esse jogo difícil é que são muitas opções disponíveis e normalmente isso acaba por fritar o cérebro na hora de formar uma estratégia.

3 - Gears of War - As derrotas podem vir rapidamente, mas nenhuma vitória é conquistada sem uma árdua batalha de atrito com os insetos alienígenas. Conforme vamos avançando é sempre a mesma coisa, com pouca munição e muito inimigos um jogador corre pra levantar o amigo caído, apenas pra cair logo em seguida, e assim o jogo segue. Tive uma partida que ficamos uma boa meia hora no último tile tentando sair. Ótimo jogo.

2 - 18xx - Esse é um jogo de decisões que parecem simples, comprar as ações das empresas mais promissoras e vendê-las na hora certa. O problema é que essa percepção, do que é bom ou ruim, não é tão simples, e pra complicar um pouco mais você precisa estar muito atento ao timming do jogo. Basta vacilar numa mudança de fases pra você ter suas empresas estagnadas, ou até mesmo quebradas. É um jogo longo, difícil, mas muito interessante.

1 - The Campaign for Noth Africa - Acho que nada pode ser mais difícil do que comandar um grande exército na segunda guerra mundial. Ainda mais quando o jogo oferece uma grande riqueza de detalhes que devem ser notadas durante todo o jogo. As decisões estratégicas são densas e as de logística extremamente complexas. Esse não é um simples jogo, está mais para uma simulação que mostra as grandes dificuldades de comando encontradas na segunda guerra. É provável que eu nunca mais jogue este jogo, e penso nisso com pesar, pois gostaria de tentar jogá-lo mais uma vez no momento certo.

Menções Honrosas - Legends of Andor a missão 3 é bem difícil, foram muitas as partidas e pouquíssimas as vitórias; Forbbiden Desert joguei uma vez, mas foi o suficiente para ver que encontrar as partes perdidas da "nave" e ainda sobreviver no deserto não é fácil; Space Hulk: Death Angel - TCG se venci não lembro, mas tenho certeza que já perdi algumas vezes, a avalanche de inimigos nas fases mais avançadas do jogo é letal e torna o jogo muito desafiador; e Twilight Struggle a mecânica de utilização das cartas nesse jogo é simplesmente fantástica e fornecem um desafio muito grande, não tem uma carta jogada que não te exija esforço e desgaste, ótimo jogo.

Middle-earth Quest

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Re: TOP 5 - Jogos difíceis

Mensagem por Trentini em Ter Nov 04, 2014 11:06 am

Belo top 5

5)Agricola - Bem, esse aqui depois de um tempo jogando a gente adquire já as manhas de alimentar a família, mas nos primeiros jogos, alimentar a família era complicadíssimo, ou você fazia isso ou você fazia a fazenda para ganhar pontos, o jogo é desafiador nesse sentido.

4)18xx - Bem, eu vou incluir aqui todos os jogos da série por terem uma premissa parecida, saber a hora de investir e quanto investir em uma ação de uma empresa controlada pelos outros adversários é uma questão de altíssimo risco e também é aí que reside a dificuldade no jogo.

3)Dominant Species - Bem, mecanicamente o jogo não oferece tanto desafio, mas aqui temos um jogo de interação direta entre os jogadores, existe uma dificuldade tremenda para fazer sua estratégia virar vencedora, pq todo mundo está tentando fazer alguma coisa para te ferrar.

2)Antiquity - Foi na casa do Marcelo, nossa esse eu tive uma enorme dificuldade, quase entrei num loop de derrota, mas graças a ajuda do Léo consegui me recuperar, não a ponto de vencer, mas aquele ciclo do lixo nas rodadas é sufocante e desesperador.

1)Race for the Galaxy - Sempre defendo que a dificuldade nesse jogo não está nas regras, mas sim na estratégia a se empregar, e continuo defendendo isso, a dificuldade do jogo é em saber o que se está fazendo e se isso é útil e combina com sua estratégia. Vão ser várias partidas para aprender a jogar esse jogo direito.

Menções honrosas: Tzolk'in, Through the Ages, Mage Knight.

Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Ver perfil do usuário http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Mensagem por tiagovip em Ter Nov 04, 2014 12:42 pm

Olá, pessoas!

Todos os jogos são fáceis para mim, então irei nomear aqui os ligeiramente menos fáceis.

Top 5

5) Luna - eu li as regras, não entendi. Fui jogar o jogo, não entendi. Joguei de novo e continuei sem entender o que eu fazia. Larguei mão até que alguém melhor que eu aprenda esse jogo e me ensine. Até lá, fica nesta lista;

4) Race for the Galaxy - aqui é porque eu sou burro mesmo. Demorei um bom naco de eternidade para entender a dinâmica do jogo. Para jogar de maneira razoável então? Gezuis, não vou nem dizer quantas partidas foram. Porém, após um milhão de rodadas, cheguei a um ponto bom e são poucas as partidas em que não sou pelo menos competitivo;

3) Through the Ages - o jogo é impiedoso. Está certo que eu fui jogar com apenas algumas direções gerais acerca das regras, mas nossa, como eu apanhei. Num jogo eu perdia toda minha comida, em outro a corrupção devastava minha produção de pedra, noutro, a desordem civil implodiu minha civilização já lá pela terceira rodada, e, quando tudo isso não me derrubava, eu tomava agressões e guerras, pois na base da simples sobrevivência de rodada em rodada, não conseguia fazer um exército que desse medo a um berçário. Hoje em dia já evito melhor esses percalços, mas foi um longo caminho de dor até isso;

2) Study in Emerald - eu entendo as regras do jogo. Até consigo explicar elas (um pequeno feito, porque explicar as regras deste é tenso, cheio de coisinhas). Agora, durante quaisquer das partidas que joguei, em quase nenhum momento eu sabia se o que eu estava fazendo era bom ou ruim. Porque não basta avaliar o que você precisa ou quer fazer, como também o que os outros irão perceber de acordo com o que você indicou que precisa e o que para eles você tenciona fazer, e, ainda mais, o que você percebe do que os outros querem fazer e o que eles pretendem fazer. De maneira mais simples: eu posso não querer a carta que você quer, ou tal cidade, mas eu certamente não quero que você tenha ela. Ou eu quero que você tenha tal carta ou cidade, porque eu acho (ou sei) que você é do meu time, mas você é um lazarento cretino que não está tentando pegar nem a carta nem a cidade. Como eu faço? Se eu for lá, você irá, para me bloquear? E se porque eu fui, alguém do time contrário ir lá brigar comigo? Eles nem estavam visando aquilo e agora eu estou numa briga por causa daquela droga de lugar! Enfim, tenso;

1) Yggdrasil - simplesmente não sei como vencer no nível médio. Eu ganhei uma vez. Verdade. É possível, eu sei. Só não sei como reproduzir o ocorrido. O nível difícil, acredito que seja uma piada dos designer, já que certamente não há como ganhar. Passo mais e mais a ficar contente não pela vitória, mas por quão perto dela cheguei.

Menção honrosa: Ground Floor (foi como correr uma maratona); Forbidden Desert (não ganhei ainda após 5 partidas); Wiz-War (não porque não o entendo, mas porque ele me odeia. Mesmo).

Abs,

Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Ver perfil do usuário http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Mensagem por Reffip em Ter Nov 04, 2014 12:57 pm

tiagovip escreveu:

1) Yggdrasil - simplesmente não sei como vencer no nível médio. Eu ganhei uma vez. Verdade. É possível, eu sei. Só não sei como reproduzir o ocorrido. O nível difícil, acredito que seja uma piada dos designer, já que certamente não há como ganhar. Passo mais e mais a ficar contente não pela vitória, mas por quão perto dela cheguei.

De tudo que joguei até agora, esse certamente foi o mais difícil. Lembro que quando terminamos a partida voce fez o comentário de que estávamos jogando no nível médio, e eu pensei "WHAT?" hahaha. A maneira como os inimigos vão aparecendo e o poder especial de cada um trás uma tensão absurda.

Até onde chegou no nível difícil?

-----------------------------------------
Reffip
Power Grid
Power Grid

Ver perfil do usuário

Mensagem por Pedro em Ter Nov 04, 2014 1:00 pm

tiagovip escreveu:

5) Luna - eu li as regras, não entendi. Fui jogar o jogo, não entendi. Joguei de novo e continuei sem entender o que eu fazia. Larguei mão até que alguém melhor que eu aprenda esse jogo e me ensine. Até lá, fica nesta lista;

Você tem esse??

Eu joguei e curti, gostaria de jogar novamente.

18XX (Admin)

Ver perfil do usuário http://www.meeplehouse.com.br

Mensagem por tiagovip em Ter Nov 04, 2014 1:07 pm

Reffip escreveu:
tiagovip escreveu:

De tudo que joguei até agora, esse certamente foi o mais difícil. Lembro que quando terminamos a partida voce fez o comentário de que estávamos jogando no nível médio, e eu pensei "WHAT?" hahaha. A maneira como os inimigos vão aparecendo e o poder especial de cada um trás uma tensão absurda.

Até onde chegou no nível difícil?

Nunca joguei nesse nível!

É um absurdo despropositado, onde entram todas as cartas de Ragnarok.

Abs,

Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagem por tiagovip em Ter Nov 04, 2014 1:07 pm

Pedro escreveu:
tiagovip escreveu:

Você tem esse??

Eu joguei e curti, gostaria de jogar novamente.

Tenho não. Li as regras e joguei pelo Yucata.

Abs,

Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagem por Pedro em Ter Nov 04, 2014 1:08 pm

O Léo deve lembrar melhor q eu...

jogamos na Ludus.

18XX (Admin)

Mensagem por Pedro em Ter Nov 04, 2014 1:15 pm

Minha lista para jogos difíceis...

5 - Le Havre:
Curto esse do Uwe e gosto das possibilidades que o jogo traz. Tenho consciência de ainda não ter feito muito com o que aprendi e espero melhorar meus caminhos para vitória com esse título.

4 - Here I Stand: Já joguei 3 vezes e não sei muita coisa sobre o jogo. Sempre foi conduzido pelo Gustavo, então estou somente no campo de executar as coisas. Um jogo com muita informação e denso também.

3 - TI 3: Esse é tenso, complicado, com muitas regras, com muita interação, traição, sangue no olho, ameaça... denso mesmo!

2 - Republic of Rome: Esse vou colocar aqui pq estou tentando entender o manual do jogo para colocar o game na mesa. Sei que mesmo depois disso, não estaremos falando de um jogo simples.

1 - Campanha no Norte da África: Faço minhas as palavras do Fabiano. Enxergo com certa tristeza a ideia de que não jogarei ele de novo.

Minha menção vai para um jogo que merecia estar nessa lista também, mas já me ambientei com ele. Reconheço que é um grande desafio para quem quer conhecer o jogo e senta na mesa em volta dele pra isso... Dungeon Lords.

18XX (Admin)

Mensagem por Henrik em Ter Nov 04, 2014 2:49 pm

doizinho escreveu:

4 - Dominant Species - [...] Outra coisa que torna esse jogo difícil é que são muitas opções disponíveis e  normalmente isso acaba por fritar o cérebro na hora de formar uma estratégia.

Aliviado de saber que não sou só eu que acho isso. Joguei o DS poucas vezes, mas sempre achei muito difícil encontrar um ponto de equilíbrio entre a diversificação e a concentração, só para começar.....
Henrik
Banco Imobiliário
Banco Imobiliário

Ver perfil do usuário

Mensagem por Rafaelfo em Ter Nov 04, 2014 11:11 pm

tiagovip escreveu:Menção honrosa: Ground Floor (foi como correr uma maratona); ...Wiz-War (não porque não o entendo, mas porque ele me odeia. Mesmo).
ahauhauahuahua o Ground Floor após minha segunda partida desmistificou um pouco sua grannnnde dificuldade. Sim, é foda, mas aquela primeira vez foi realmente hardcore para nossas cucas. Vou lembrar sempre da face da exaustão estampada em todos!
Já o Wiz-War está ai por um trauma só seu. Não fui eu!

Arkham Horror

Ver perfil do usuário http://www.sommastudio.com

Mensagem por Anarkion em Ter Nov 04, 2014 11:12 pm

Pedro escreveu:2 - Republic of Rome: Esse vou colocar aqui pq estou tentando entender o manual do jogo para colocar o game na mesa. Sei que mesmo depois disso, não estaremos falando de um jogo simples.

Nunca esperei tanto por um entendimento de manual Wink

Battlestar Galactica

Ver perfil do usuário

Mensagem por Pedro em Ter Nov 04, 2014 11:23 pm

Anarkion escreveu:
Pedro escreveu:2 - Republic of Rome: Esse vou colocar aqui pq estou tentando entender o manual do jogo para colocar o game na mesa. Sei que mesmo depois disso, não estaremos falando de um jogo simples.

Nunca esperei tanto por um entendimento de manual Wink

Hahahaha,

na prática estou com o jogo a pouco tempo. Menos de um mês, mas farei o possível para colocar ele na mesa para relembrar o que é caos Mad .

18XX (Admin)

Mensagem por Rafaelfo em Ter Nov 04, 2014 11:31 pm

5. Ground Floor . Talvez com algumas partidas a mais ele não se mostre assim tão queima-cuca, mas sua primeira partida ficou marcada na memória pela face do desespero dos participantes frente suas ações (aparentemente) pouco efetivas até meados da partida.

4. Dungeon Lords . Este marcou bastante pois lembro que a primeira vez que joguei fiquei realmente me sentido um bosta. Ainda com poucas partidas o acho um jogo complexo.

3. Through the Ages . Já nem lembro mais como joga, mas para jogar bem este aqui devem ser necessários uma meia-dúzia de partidas (e pelo que entendi dos colegas, investir no militar).

2. Race for the Galaxy . Ai você joga com o Trentini e até com o Libonati e vê eles comentando sobre as cartas como se fosse tabela da tabuada do 2. Não tem como não se sentir um bosta.

1. Twilight Struggle . Este aqui, igual aos outros desta lista, é algo que exige muitas partidas para dominar, porém sua elegância na curva de aprendizado é fenomenal. O coloco em primeiro pois acho que é o jogo que mais queima meus fusíveis quando estou jogando.

Menções honrosas: Dominant Species (no fim realmente não é um bicho-papão, mas impõe respeito); At the Gates of Loyang (apesar das muitas partidas, ainda me perco com as decisões deste mercadinho de legumes); e Iron and Oak (que está aqui pela complexidade do jogo mesmo... vocês tem que ver ao menos as tabelas de movimento e hits!)

Arkham Horror

Mensagem por geovanni em Ter Nov 04, 2014 11:59 pm

5. Guerra do anel - não consegui jogar sem errar as regras ainda, muito difícil de jogar direito hahah

4. GoT:BG - a estratégia nesse jogo é bem difícil, tanto pelas alianças tanto por decidir o que fazer. Conseguir construir um vitória depende de controlar tantos fatores que da pra sair com dor de cabeça

3. Through the Ages - tem que cuidar toda hora para sua civilização não desandar, não ser atacado, evoluir, conhecer as cartas. Realmente difícil de ficar bom

2. Android Netrunner - faz tempo que não jogo, mas quando eu estava jogado, ganhar do André, Gustavo e cia era realmente muito difícil

1. Clash of Cultures - Meldels que jogo complicado, tem muita coisa, mas muita coisa pra escolher, e se você focar numa parada errada já se lasca, se perder uma cidade grande já se lasca. É um jogo difícil de montar uma estratégia, mantê-la, lembrar de todas as regras, e, finalmente, jogar bem
geovanni
Battlestar Galactica
Battlestar Galactica

Ver perfil do usuário

Mensagem por Binderman em Qua Nov 05, 2014 10:03 am

Aí vai:

5 - Race for the Galaxy: Para quem não está acostumado com jogos modernos é um jogo difícil de ensinar. E para todos é difícil de se tornar um mestre. Seu curto tempo de duração engana e de todos desta lista é o que tem menos coisas para se preocupar durante o jogo.

4 - Agricola: Cobertor curto. Nunca dá para fazer tudo o que vc quer. Nem jogando sozinho.

3 - Twilight Struggle: Nunca ganhei e ainda não consegui enxergar como se ganha. E vou fazer isso sozinho, sem ler artigos de estratégia do BGG.

2 - Through the Ages:
Primeira Partida: Droga, não tenho recursos suficientes.
Segunda Partida: Eu não tenho comida suficiente!
Terceira Partida: Ahhhhhh! Não tenho ciência suficiente!!
Quarta Partida: Tenho o suficiente de (quase) tudo. Último lugar devido a 2 agressões e uma guerra.
Quinta Partida: Agora sim, tenho bastante de tudo. Perdi por ter poucos pontos de cultura.
Sexta Partida: Civilização incrível: muitos recursos, comida, militar e cultura. Perdi devido a algumas cartas supresa que apareceram no término do jogo.
Comecei a ganhar de forma consistente somente após umas 30 partidas.

1 - Le Havre: Joguei uma vez só, ganhei mas lembro de ter saído com dor de cabeça devido ao intenso esforço mental durante todas as 3 horas de duração do jogo. A quantidade de opções é muito grande mas mesmo assim o jogo é sensacional. É o único da lista que eu não tenho, mas pretendo mudar isso algum dia.

Menções Honrosas: Xadrez e Advanced Civilization.

Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Ver perfil do usuário

Mensagem por doizinho em Qua Nov 05, 2014 10:10 am

Depois de ver várias listagens eu quero fazer uns comentários:

- Tinha apagado o Race for the Galaxy da minha mente, ele realmente é difícil de jogar por conta dos símbolos.

- O TTA é complexo sim, mas se forem todos iniciantes juntos o jogo pelo menos deve ficar equilibrado. Acho o maior problema dele a curva de aprendizagem, nem tanto a dificuldade de jogá-lo.

- Entre os jogos do Uwe citados, Agricola e Le Havre, eu acho o Agricola muito mais difícil. No Le Havre é bem mais fácil de cumprir a obrigatoriedade da alimentação, sempre sobram bens em abundância e existe pelo menos uma estratégia bem clara e segura que é a exportação no final do jogo. Basta ver quais os itens mais valiosos, estocar um bom tanto deles e vender. No Agricola essa estratégia segura do Le Havre não existe, é bem mais difícil de decidir qual caminho seguir, também é mais difícil conseguir os bens, alimentar e sempre faltam ações, como o Fabio comentou anteriormente.

Middle-earth Quest

Mensagem por Pedro em Qua Nov 05, 2014 10:16 am

doizinho escreveu:
- Entre os jogos do Uwe citados, Agricola e Le Havre, eu acho o Agricola muito mais difícil. No Le Havre é bem mais fácil de cumprir a obrigatoriedade da alimentação, sempre sobram bens em abundância e existe pelo menos uma estratégia bem clara e segura que é a exportação no final do jogo. Basta ver quais os itens mais valiosos, estocar um bom tanto deles e vender. No Agricola essa estratégia segura do Le Havre não existe, é bem mais difícil de decidir qual caminho seguir, também é mais difícil conseguir os bens, alimentar e sempre faltam ações, como o Fabio comentou anteriormente.

Eu saquei essa, mas estou na busca pelo caminho do alto risco alto benefício. Pode ser que não exista, mas quero descobrir um jeito diferente de jogar...

18XX (Admin)

Mensagem por Rafaelfo em Qua Nov 05, 2014 10:20 am

Com poucas partidas de Agrícola e uma de Le Havre, acho o primeiro mais difícil que o segundo também. Além disso, sem senso crítico apurado, gosto mais do Le Havre.
matematic

Arkham Horror

Mensagem por Binderman em Qua Nov 05, 2014 10:22 am

doizinho escreveu:

Hmm, como joguei apenas uma vez o Le Havre não enxerguei isso. Tenho que jogar outras vezes.

Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Ver perfil do usuário

Mensagem por doizinho em Qua Nov 05, 2014 10:32 am

Pedro escreveu:
doizinho escreveu:

Eu saquei essa, mas estou na busca pelo caminho do alto risco alto benefício. Pode ser que não exista, mas quero descobrir um jeito diferente de jogar...
Normalmente as estratégias mais recompensadoras são circunstanciais e envolvem os prédios especiais. Já li no BGG casos de gente que venceu sem construir e exportar, apenas usando conversões em prédios especiais.

Ainda não consigo confiar na tua estratégia louca de vender prédios, entendo que ela te deixa com muito dinheiro no meio do jogo, e dinheiro é melhor que comida ou qualquer outra coisa, mas ela sozinha simplesmente não se sustenta no final do jogo.

Middle-earth Quest

Mensagem por Pedro em Qua Nov 05, 2014 10:45 am

Na verdade estou procurando uma outra máquina para competir no jogo e que essa leve pelo caminho financeiro.

Eu gosto de Caylus e tenho um jeito peculiar de jogar ele, isso acontece pq encontrei uma forma mais econômica de jogar e ser competitivo. Isso não significa q eu não construa ou deixe de fazer outras ações... só consigo fazer minha estratégia girar em torno do dinheiro.

Acredito que no Le Havre isso seja possível e numa das partidas em que fiz mais pontos segui para conversões de prédios que dão pontos bônus... o caminho é por aí mesmo. Percebi que minha estratégia acelera o jogo e isso é bom para disputa no jogo, então acho q isso deve fomentar que outros façam o mesmo. Na partida que joguei com o Léo e com o Rafa eles foram seguindo isso também e o jogo ficou tesão demais, pq em poucos turnos tínhamos muitas opções. É com base nisso que o considero difícil, até agora tenho visto muito trabalho e pouco lucro para Le Havre e imagino que se pondere pouco nesse quesito... o cara faz uma casa bosta e fica com ela até o fim do jogo, sem ponderar se vale financeiramente isso. Certas construções estão lá para converter material em dinheiro, pois não trazem benefício grandioso algum, então estar na mão do jogador ou na prefeitura não representa muita coisa, pode representar no final, só que no final lucramos efetivamente e podemos comprar novamente essas construções de lá.

Outra coisa que percebi é que sempre me pintaram que as compras não valem a pena, só que a compra não é considerada como ação. Se eu tiver grana posso fazer a ação de construir e posso também comprar quantas casas forem possíveis com meu dinheiro... as preocupações no Le Havre sempre me parecerem mais justas que a busca sem freio por comida no Agricola (jogo que não curto Neutral ).

18XX (Admin)

Mensagem por Reffip em Qua Nov 05, 2014 10:49 am

Vamos lá, o top 5 do novato:

5- Caverna: Pra mim aqui a grande dificuldade é: Excesso de liberdade. Você é livre demais para escolher o caminho que quiser, para criar seu próprio objetivo. Gosto muito do jogo, e nas minhas 4 partidas até então eu fugi de ir olhar estrategias em outro lugar e tenho tentado caminhos diferentes. Mais um jogo que perde em qualidade se estiver numa mesa com alto desequilibrio de experiencia entre os jogadores.

4- aGoT Board Game: O jogo não é tão dificil pelo jogo em si, mas pela competitividade entre os jogadores. Imagino a loucura que deve ser jogar isso com 5 ou 6 caras experientes no jogo. É sangue para todo lado!

3- Race for the Galaxy: Nesse já tenho umas 30 e poucas partidas, e ainda não consegui me livrar daquela coisa de focar todo meu jogo no meu planeta inicial. As vezes não me sinto jogando, me sinto em um fluxo de ações que segue naturalmente. Preciso começar a dominar o jogo, e não ser dominado.

2- Through the Ages: Já me peguei assistindo gameplay disso umas 3 vezes, e lendo regra, e tentando jogar...e me dando muito mal. E relendo regra...
Acho que o Fabiano disse tudo ali quando fala da curva de aprendizado. E é bem difícil aprender este jogo jogando de cara com quem já o domina. Por enquanto, em meia dúzia de partidas, só apanhei e feio. Mas não vou desistir.

1- Yggdrasil: Pelos motivos ja citados na postagem do Perreto. É um jogo onde a dificuldade não está em regra, mecanica ou algo que se aprenda a dominar com novas partidas. A dificuldade está no desenrolar da jogo, na maneira em que as escolhas se apresentam e como coloca-las em prática de maneira cooperativa. Sei que é cedo para arriscar isso (ainda mais com apenas uma partida ao vivo), mas achei o jogo próximo da perfeição.

Menções honrosas para medo de coisas que ainda não joguei e que me parecem dificeis: Jogos 18xx, Twilight Struggle e Tzolk´in.

-----------------------------------------
Reffip
Power Grid
Power Grid

Ver perfil do usuário

Mensagem por Pedro em Qua Nov 05, 2014 10:51 am

Resumindo a reza,

se você tem um monte de opções na mesa fica difícil ponderar o que é melhor... até pq no Le Havre as casas são bem feitas e todas são fortes. Quando preciso elencar minhas prioridades tenho mais dificuldade que no Agricola. Pois esse último apresenta opções mais objetivas e com equivalência entre si, mas visivelmente diferentes na sua força. O impacto delas me parece mais óbvio e preciso apenas decidir entre usar essa ou aquela. No Le Havre é usar, vender, comprar...

Creio até que seja essa quantidade de opções que incomodem alguns, pois geram um certo AP e não tem como ser diferente. O AP existe pq a escolha não é fácil.

18XX (Admin)

Mensagem por doizinho em Qua Nov 05, 2014 11:01 am

Pedro escreveu:Outra coisa que percebi é que sempre me pintaram que as compras não valem a pena, só que a compra não é considerada como ação. Se eu tiver grana posso fazer a ação de construir e posso também comprar quantas casas forem possíveis com meu dinheiro... as preocupações no Le Havre sempre me parecerem mais justas que a busca sem freio por comida no Agricola (jogo que não curto Neutral ).
Nada a ver essa história das compras, quem falou isso falou bobeira, comprar vale a pena sim. Na verdade o valor de compra de um prédio é exatamente o mesmo valor dos materiais necessários pra construí-lo. O que não vale a pena é vender, pois a venda é feita sempre pela metade do preço. Vender só tem sentido se você quiser desalocar alguém do prédio pra você poder usá-lo, senão não tem sentido nenhum vender.

Middle-earth Quest

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: