Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sexta - 29/agosto

+3
Reffip
libonati
tiagovip
7 participantes

Ir para baixo

Sexta - 29/agosto Empty Sexta - 29/agosto

Mensagem por tiagovip Sáb Ago 30, 2014 5:43 pm

Olá, pessoas!

Nesta sexta o Jorge e eu fomos, à tarde, na casa do Libonati e o que jogamos foi:

Through the Ages: A Story of Civilization (Libonati, Jorge e eu) - minha primeira partida com o jogo "físico", mas foi tranquilo fazer a transição da versão digital para a mesa. Comecei com a liderança de Homero, de forma a conseguir cedo alguns pontos de cultura e começar a preparar um exército. Consegui o Ferro e o Pão e Circo para alegrar meu povo, pois já queriam parar de trabalhar e fazer desordem civil. Construí a Biblioteca de Alexandria e fiz um acordo de Fronteiras Abertas com o Jorge, para que ele e eu tivéssemos uma ação Militar a mais, de forma que ambos pudéssemos nos armar contra o Libonati, mas o Jorge não quis montar um exército e usou mais consumiu as ações militares com o Robespierre do que as utilizou. O Libonati pegara várias cartas de unidades militares, mas tinha pouco conhecimento para descobri-las rapidamente, o que acabou lhe travando um tanto a mão, e o deixou na Agricultura por boa parte do jogo.

Na 1a Era, peguei o Leonardo da Vinci e investi em conhecimento, indo para Alquimia. Na 2a Era, mantive isso, só que com o Isaac Newton, no Método Científico, mas também montei um bom exército, com um alto bônus pela formação e apoiado pela Estratégia. Por aqui, já começava a sentar o cacete no Jorge, fosse com agressões, fosse com guerras - a primeira foi por Cultura, depois uma por Religião (que acabei perdendo, quando o Jorge fez um tremendo esforço militar, indo de tacape para Força Aérea num ato só, porém, foi preciso sacrificar essas unidades para vencer, então, foi um brilho militar de um turno só), e, por fim, uma guerra por Cultura - esta, por sinal, talvez tenha sido a pior para sua civilização, pois a dele tinha um ganho de cultura baixo e mesmo perdendo não muitos pontos, significou atrasar-se seriamente nas descobertas - somente nos recursos ele vinha bem, com Carvão, depois Petróleo, e Criação Seletiva.

O Libonati, como eu, vinha armando-se, descobrindo novas unidades, sob a liderança do Napoleão - por sorte minha, ele não conseguiu encaixar um grande bônus de formação, de forma a valer-se mais do Napoleão. Com o Newton, e com uma grande produção de conhecimento (e ainda teve um evento que fez eu ir, num momento, para 24 de conhecimento), fui descobrindo de tudo, menos algo que me desse cultura. Era a 3a Era e eu ainda fazia 3 de cultura por turno - o Libonati vinha liderando isso - eu só o passei após a guerra por Cultura contra o Jorge, que me rendeu 15 pontos.

Na 3a Era, continuei agredindo o Jorge, já que não me vinha cartas boas de Impacto, e, devido à corrida armamentista entre o Libonati e eu, quando chegava na minha vez, ele estava na frente no militar, e na vez dele, eu estava na frente, assim, nós dois evitávamos jogar novos eventos. Peguei o Primeiro Voo Espacial, e com meu povo sob a liderança do Rock n' Roll afinal investi num teatro: os Filmes. Daí passei a estar na frente na produção de cultura, saltando de 3 para lá uns 12. E ainda dá-lhe bater no mais fraco. Apesar de estar bem preparado para basicamente tudo, não iria conseguir tempo para fazer tudo, já que me faltaria recursos para completar o Primeiro Voo Espacial (que me rendeu trinta e tantos pontos! Valeu, Newton!) e fazer mais cultura. Então, um abençoado evento surgiu, fazendo todos produzirem por seu nível de pedras ou alimentos - optei por pedras e produzi 15. Com isso, fiz o Primeiro Voo e ainda mais um Filme.

Achei que ganharia fácil, mas somente um dos 4 Impactos (Força, População, Indústria e Competição) realmente me beneficiou mais do que ao Libonati: o da Indústria. Assim, ele acabou recuperando bastante terreno e, provavelmente, teria vencido, não fosse um erro dele: na antepenúltima rodada ele tinha uns 20 e tanto de Militar e o Jorge zero. Mas o Libonati, distraído, viu a trilha de conhecimento ao invés da Militar e achou que o Jorge estava na frente dele, desse modo ele optou por jogar um evento, que deu gatilho para os lances por uma colônia, que eu venci (já que tinha Cartografia e cartas para usar), rendendo-me 11 pontos. Tivesse jogado a guerra que tinha no Jorge, somado às várias unidades que ele fez naquela rodada (levando ele a 30 e tantos de militar), ele teria destroçado a civilização jorgeana e se atochado de pontuar, além de que, quando a colônia afinal viesse para ser disputada, ele teria várias unidades "dispensáveis" (eu só tinha uma, ou perderia a minha formação) para investir e ganhar a colônia. Mas, também, durante a partida, ele poderia ter agredido, e só não o fez por dois motivos: pena (isto me foi admitido) e, talvez, tentar enganar o Jorge que nem tudo no jogo é Militar (isto eu assumi).

Desse modo, ganhei com 170 de cultura, contra 149 do Libonati e 68 do Jorge;

Neptune (Rafaelfo, Libonati e eu) - com a ida do Jorge e a chegada do Rafael, pouco antes de irmos para a Lambda, foi possível jogar o Neptune. Usamos a carta das Minas de Proximidade, mas gostei bem menos dela do que do Portal de Salto. Foram só três rodadas, nas quais o Rafael dominou em duas e, na segunda, ficou atrás do Libonati, mas por pouco. Com cartas de valores médios, tentei mudar os caminhos do jogo, mas sem sucesso. O Rafael venceu com 51 pontos, seguido pelo Libonati com 33 e eu, com 26.

Depois, já na Lambda, o que joguei foi:

Ticket to Ride: Nordic Countries (Trentini, Bruno Lambda e eu) - foi uma partida em que logo cedo os espaços começaram a ser disputados (várias linhas pequenas foram ocupadas nas primeiras três rodadas). Eu comecei com 4 objetivos, todos que se alinhavam muito bem, para bom aproveitamento das rotas. Achei que conseguiria os fazer facilmente, porém o Trentini, sofrendo com uma rota num túnel, fez um monte de cartas vermelhas irem para o descarte e fiquei sem ter o que fazer além de aguardar até que o baralho girasse inteiro. Então me concentrei no que já vinha fazendo antes - pegar cartas pretas para tentar fazer a rota de 9 espaços. Acabei ficando com 11 das 12 cartas pretas! Feita a longa rota, tentei correr para o final da partida, porém, não fui rápido o suficiente e os outros dois completaram todas as rotas (mesmos as extras que tinham pegado - o Trentini até pegou mais objetivos duas vezes). Fiz só 28 pontos em objetivos, contra 54 do Trentini, contudo, com ligações maiores, venci com 106 pontos, contra 104 do Trentini! Muito boa a disputa e o Trentini certamente venceria, não tivesse tido o azar de falhar duas vezes seguidas em fazer a rota de um túnel, melhor para mim!;

Depois veio o final de nossa aventura de RPG. Houve um confronto contra o Bruxo-Rei, onde os anões o colocaram de joelhos. Alguns pontos foram deixados em aberto - o resgate de Garen, o que ocorrera com Alatar e Pallando (será que exigirá mais uma missão de resgate?), o que será feito com a adaga de Valinor, o que sucederá com com Adrahil, morto pelo aço do Morgul - será que no futuro os aventureiros terão de enfrentar o espectro de seu amigo? Enfim, algumas coisas. Depois, houve tempo para ainda mais outra partida de tabuleiro:

Libertalia (Trentini, Rafaelfo, Lauri, Libonati, Julio Lambda e eu) - a partida iniciou bem divertida, principalmente pela presença do Bruto e do Mendigo, e foram vários os que sofreram com ambos. Consegui evitar os dois e ainda pontuar um mapa completo, e saí na frente, com 27 dinheiros, mesmo com o Trentini passando no sabre dois de meus personagens que poderiam pontuar mais ao final da semana (minha vingança foi ele ter perdido dinheiro, ao invés de ganhar, nesta primeira semana). Na segunda, fui igualmente bem, fazendo ainda mais pontos, tendo pontuado dois personagens (a filha do Governado e, creio, o Tesoureiro), além de bons saques, mas o canalha do Trentini me passou 4 maldições (com o desgraçado do Macaco), das quais não consegui me livrar e fiz, então, só 19 dinheiros, caindo para segundo, atrás do Rafael, que fez uma tremenda segunda semana, lá pelos 30 e tantos dinheiros. Na terceira semana, meu Amotinado estava encapetado e passando todos na faca, rendendo-me um total de 10 dinheiros só ele, e combinou bem com o Bruxo Vudu. Finalmente sendo pouco incomodado pelo Trentini, fiz 38 dinheiros e fechei na frente, com 84 dinheiros totais, seguido pelo Rafael, com 79. O Trentini recuperou-se de maneira imponente da desastrosa primeira semana, e conseguiu ficar em terceiro.

E foi isso!

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 29/agosto Empty Re: Sexta - 29/agosto

Mensagem por tiagovip Sáb Ago 30, 2014 5:48 pm

Imagem do TTR:

Sexta - 29/agosto BwPn1LdIIAACCm-


Outras imagens da jogatina na Lambda: https://twitter.com/CuritibaLudica

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 29/agosto Empty Re: Sexta - 29/agosto

Mensagem por libonati Seg Set 01, 2014 3:00 am

A partida de TtA do Perreto foi irretocável em todos os sentidos. Ele tinha todos os tipos de construções urbanas possíveis, fazendas produzindo super bem e minhas em petróleo e acho que foi uma das vitórias mais merecidas que já presenciei, se não a mais. Acho que até ficaria chateado se o Perreto, ainda que com aquele esplendor, perdesse o jogo.
Claramente, porém, por outro lado, o Jorge foi inocente e sua inexperiência no jogo pesou bastante para que ele se tornasse saco de pancadas, isso que eu evitei o atacar e até fiz um pacto de reconhecimento de soberania, tornando a civilização dele minha tributária por algum tempo, ao preço da paz plena. Na seu primeiro jogo (esse foi o segundo dele) ele esteve bem no militar e as agressões do Nardo eram mais direcionadas para mim, com efeitos reduzidos, no entanto. Então acredito que ele não sabia quão chato e desanimador pode ser tornar-se saco de pancadas. Ele não teve nenhuma unidade militar durante mto tempo no jogo e esqueceu completamente esse aspecto das civilizações, optando por outras coisas. Mas mesmo que ele não fosse o top dos militares, manter-se perto dos demais é sempre essencial e não é tarefa árdua (salvo quando comba napoleão e airforces), já que as tecs e unidades militares tem um custo baixo quando comparado a outras coisas da mesma era.
De qquer sorte, um dos problemas do jogo é o possível kingmaking e nessa partida rolou um lance bizarro, um kingmaling passivo, já que o Jorge não escolheu o Perreto para vencer, mas claramente contribuiu para isso, especialmente com a guerra cultural, ao não reagir aos ataques. Vejam bem, não estou reclamando por ter perdido o jogo, só acho um aspecto ruim, mas mesmo assim interessante, a ser notado no jogo.

Depois rolou um neptune onde eu e o Perreto, talvez mentalmente exaustos após o TtA (precisava arranjar uma desculpa) fomos tratorados pelo Elfo no Neptune, parecia o Lula no Congresso em dia de mensalão affraid

De noite na Lambda, jogamos o clássico nacional dos party games, Ouro de Tolo. Uma vez mais fui arrombado nesse jogo. Comecei bem, bombando, mas depois a sorte cagou e por vezes saí da mina sem minerar nada de valor.

Depois veio a última sessão de RPG, um final típico de Tolken quando de bom humor, mas emocionante e inusitado mesmo assim. Valeu Perreto por nos aturar e conduzir magistralmente nossa picada pela gelada Angmar.

E para terminar a noite, Libertalia (que foi de 7 para 5 no BGG). Um jogo que começou bom, mas emerdiou total da segunda rodada em diante. Realmente não sei pq não gosto tanto desse jogo. O tema faz sentido e me agrada, não tenho nada contra combar cartas e mesmo assim, ele não me empolga.
Andei pensando mais tarde e conclui que talvez ele exija muito sem entregar tanto de volta. Justamente pela interação, apesar de sutil, ser alta entre os jogadores (contrariando oq disse na sexta), é essencial lembrar, pelo menos, se todas as cartas de dado tipo já saíram e pensar oq os demais jogadores estão dispostos a fazer, além de pensar em como combar suas próprias cartas e tentar quebrar essa dedução dos adversário. Então como eu disse antes, não acho o jogo tão legal para me dispor a dar todo esse esforço mental. Talvez eu deva tentar novamente o jogo com 4 jogadores e ver se desperta alguma fagulha!

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 29/agosto Empty Re: Sexta - 29/agosto

Mensagem por Reffip Seg Set 01, 2014 11:21 am

Nessa sexta de casa cheia na Lambda tive a oportunidade de jogar o seguinte:

Ouro de tolo: Nunca tinha jogado. Depois de uma rápida explicação do Libonatti, começamos a mineração. O jogo tem muita sorte e o fator "sacanear o amiguinho" com as cartas de ações. Vem a sorte durante a mineração, e a sorte nas cartas que vem parar na sua mão. No meu caso, passei a partida inteira sem nenhuma carta de defesa, desequilibrio que deixou os meus ataques fracos.

Ainda assim consegui ser um mineiro eficiente e terminei em segundo lugar, com uma diferença de 5 dinheiros.

O libonatti só não explicou uma regra, a da lanterna. Há boatos de que ele usou algumas vezes para olhar o que estava minerando.   Laughing


Depois veio um Hey, that´s my fish. Esse um jogo que roda muito em casa com a família. Primeiramente fiquei com inveja do tamanho da caixa, já que a minha é enorme para a mesma quantidade de componentes.
Jogamos em 4, apenas eu e o Trentini já haviamos jogado. Sendo assim os pinguins adversários estavam mais pacíficos e menos preocupados em conquistar grandes territórios, ou ilhar outros pinguins. Dessa maneira com o terreno pouco hostil,  meus pinguins deslizaram para todos os lados em busca de tiles de 3 peixes, e enchemos nossas pancinhas brancas. No fim fiquei em primeiro com 26 peixes.


E por último o antecipadamente marcado "A game of Thrones". Eu nunca tinha jogado mas tinha um bom conhecimento da mecanica. A explicação do jogo foi um tanto longa (muitos detalhes) e decidimos jogar apenas até o sétimo turno.

Eu joguei com a família Martell, começando no sul do mapa. Fazendo fronteira com a família do Trentini e a do Jonata. Trentini iniciou o jogo tentando expandir para os dois lados com seus barcos. Inicialmente não interferi, mas logo percebi que deveria diminuir toda essa liberdade e parti para dominar uma parte daqueles mares, numa batalha onde minha vitória deixou uma herança maldita, e fiquei com a minha melhor carta fora do jogo.

Consegui aumentar bem o meu exército, mas errei nas decisões sobre quais caminhos seguir. Eu tinha a opção de ir para cima do jonata e dominar todo o sul, ou subir para o norte. Na duvida, perdi uma rodada apenas dividindo meu exercito entre os dois caminhos, e o Trentini dominou o castelo do caminho norte. Aí acabou sendo um pouco tarde para entrar na briga pelo sul, mas mesmo assim travamos uma guerra que não foi boa para nenhum lados.

Nos resto do mapa, os Starks ficaram isolados no norte, perdendo alguns castelos no final, e as batalhas mais sangrentas aconteceram ali no meio, entre o Lauri e o Cesar (?). 
Dessa maneira criaram-se dois campos de guerra (eu x jonata - lauri x cesar), Os stark sozinhos lá em cima e o Trentini meio que correndo por fora, conquistando castelos mesmo com poucos suprimentos. No fim acabou vencendo a partida.

Uma partida um pouco estranha, onde não ocorreu a disputa pelo poder. Curti o jogo, mas ainda não deu para sacar todo o potencial dele. Sugiro que a gente marque uma segunda partida em breve, agora com todos sabendo as regras e jogar as 10 rodadas.

Foi isso! Até a próxima sexta. Smile
Reffip
Reffip
Power Grid
Power Grid

Mensagens : 680
Data de inscrição : 16/07/2014
Idade : 40
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 29/agosto Empty Re: Sexta - 29/agosto

Mensagem por doizinho Seg Set 01, 2014 11:46 am

Que surpresa agradável foi o Ouro de Tolo. O jogo não é impecável, mas faz bem seu papel divertindo a galera. Na nossa partida o Rafael jogou sério e venceu, o resto ficou tentando a sorte e trocando farpas com as cartinhas marotas, foi divertido e rápido.

Sobre o final do RPG, eu posto mais tarde alguma coisa no local apropriado.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 47
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 29/agosto Empty Re: Sexta - 29/agosto

Mensagem por doizinho Seg Set 01, 2014 11:56 am

tiagovip escreveu:Through the Ages: A Story of Civilization (Libonati, Jorge e eu) -
Desse modo, ganhei com 170 de cultura, contra 149 do Libonati e 68 do Jorge;
Alguns pequenos comentários sobre a partida:
O Bruno quer tanto provar algum ponto no TTA que ele nunca usa a estratégia militar jogando conosco, aposto que online ele deve colocar até os recém nascidos pra lutar;

O Jorge deve ter adorado a partida;

Fiquei realmente impressionado ao ver que o melhor militar venceu. Sarcasm
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 47
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 29/agosto Empty Re: Sexta - 29/agosto

Mensagem por tiagovip Seg Set 01, 2014 1:17 pm

doizinho escreveu:
tiagovip escreveu:Through the Ages: A Story of Civilization (Libonati, Jorge e eu) -
Desse modo, ganhei com 170 de cultura, contra 149 do Libonati e 68 do Jorge;
Alguns pequenos comentários sobre a partida:
O Bruno quer tanto provar algum ponto no TTA que ele nunca usa a estratégia militar jogando conosco, aposto que online ele deve colocar até os recém nascidos pra lutar;

O Jorge deve ter adorado a partida;

Fiquei realmente impressionado ao ver que o melhor militar venceu. Sarcasm

Então, aí que tá, o melhor militar não venceu, pois o Libonati optou por não atacar o Jorge, e foi por escolha mesmo, porque ele poderia fazer isso (tinha agressões e pelo menos uma guerra em mãos). Eu estava na frente no militar na 1a e 2a Era, mas com o Napoleão e uma formação lá o Libonati me passou, mas a diferença era pouca, insuficiente para garantir vitória para qualquer dos lados.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 29/agosto Empty Re: Sexta - 29/agosto

Mensagem por Binderman Seg Set 01, 2014 1:21 pm

tiagovip escreveu:
Então, aí que tá, o melhor militar não venceu, pois o Libonati optou por não atacar o Jorge, e foi por escolha mesmo, porque ele poderia fazer isso (tinha agressões e pelo menos uma guerra em mãos). Eu estava na frente no militar na 1a e 2a Era, mas com o Napoleão e uma formação lá o Libonati me passou, mas a diferença era pouca, insuficiente para garantir vitória para qualquer dos lados.

Abs,

c.q.d.
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 29/agosto Empty Re: Sexta - 29/agosto

Mensagem por tiagovip Seg Set 01, 2014 1:33 pm

Binderman escreveu:
tiagovip escreveu:
Então, aí que tá, o melhor militar não venceu, pois o Libonati optou por não atacar o Jorge, e foi por escolha mesmo, porque ele poderia fazer isso (tinha agressões e pelo menos uma guerra em mãos). Eu estava na frente no militar na 1a e 2a Era, mas com o Napoleão e uma formação lá o Libonati me passou, mas a diferença era pouca, insuficiente para garantir vitória para qualquer dos lados.

Abs,

 c.q.d.

Mas, reforçando, era para ter vencido! Apesar da buniteza de minha civilização, eu perderia, foi somente por um metajogo pesado que fiquei na frente.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 29/agosto Empty Re: Sexta - 29/agosto

Mensagem por doizinho Seg Set 01, 2014 1:35 pm

tiagovip escreveu:
doizinho escreveu:
tiagovip escreveu:Through the Ages: A Story of Civilization (Libonati, Jorge e eu) -
Desse modo, ganhei com 170 de cultura, contra 149 do Libonati e 68 do Jorge;
Alguns pequenos comentários sobre a partida:
O Bruno quer tanto provar algum ponto no TTA que ele nunca usa a estratégia militar jogando conosco, aposto que online ele deve colocar até os recém nascidos pra lutar;

O Jorge deve ter adorado a partida;

Fiquei realmente impressionado ao ver que o melhor militar venceu. Sarcasm

Então, aí que tá, o melhor militar não venceu, pois o Libonati optou por não atacar o Jorge, e foi por escolha mesmo, porque ele poderia fazer isso (tinha agressões e pelo menos uma guerra em mãos). Eu estava na frente no militar na 1a e 2a Era, mas com o Napoleão e uma formação lá o Libonati me passou, mas a diferença era pouca, insuficiente para garantir vitória para qualquer dos lados.

Abs,
To falando que ele quer provar algum ponto.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 47
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 29/agosto Empty Re: Sexta - 29/agosto

Mensagem por Trentini Seg Set 01, 2014 3:26 pm

Resumo com fotos no blog: Tradicional jogatina de sexta-feira dia 29/08, casa cheia, agradecemos a todos por suas presenças, voltem sempre

http://curitibaludica.wordpress.com/2014/09/01/tradicional-jogatina-de-sexta-feira-dia-2908/
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 29/agosto Empty Re: Sexta - 29/agosto

Mensagem por Binderman Seg Set 01, 2014 3:28 pm

Pois é, eu já havia comentado isso, acho que no antigo fórum da Confraria: a coisa que mais me incomoda no TTA é que eu normalmente ganho com civilizações "feias".
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 29/agosto Empty Re: Sexta - 29/agosto

Mensagem por tiagovip Seg Set 01, 2014 3:32 pm

Binderman escreveu: Pois é, eu já havia comentado isso, acho que no antigo fórum da Confraria: a coisa que mais me incomoda no TTA é que eu normalmente ganho com civilizações "feias".

Pois é. Lembro quando tentou algo mais pedrético na final do campeonato, e foi surrado no final, tendo dois ou três turnos bem "legais".

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 29/agosto Empty Re: Sexta - 29/agosto

Mensagem por Trentini Seg Set 01, 2014 3:41 pm

Nordic Countries - Foi uma boa partida, bem próxima, perdi bastante tempo com aquele maldito túnel, por sorte consegui me recuperar bem e as rotas passavam por onde eu já estava.

A Game of Thrones - Osmar - Martell
Lauri - Lannister
Jonata - Tyrell
Julio - Greyjoy
Não lembro o nome - Stark

Foi uma partida legal, se fosse até o 10º turno teriamos visto algumas reviravoltas no poder no final, porém eu teria feito um jogo diferente, dificilmente eu teria conseguido me sustentar com aquela quantidade de suply pro resto do jogo, a situação tava ficando insustentável, eu tava recebendo ataque de todo lado, minha vitória teve a ver com o Lauri não querendo me incomodar, o que também beneficiou ele com os Lannister por ter ficado em segundo, o Jonata que teria que se preocupar um pouco dos os Lannister teve trabalho suficiente comigo e com o Osmar no meio do mapa.

Libertalia - Tive uma primeira rodada muito mas muito ruim, por sorte me recuperei super bem, mas insuficiente para ser competitivo com os 2 primeiros colocados.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 29/agosto Empty Re: Sexta - 29/agosto

Mensagem por Rafaelfo Seg Set 01, 2014 5:07 pm

Pra não passar batido, meus 20 centavos:

Gostei do Ouro de Tolo. Ainda não o conhecia e ele entregou exatamente o esperado. Simples, mas bem feito, fico feliz que seja 100% nacional. Notei também o quanto a Ceilikan decaiu após ele. Até mesmo o manual, que é muito "cru" graficamente, passou por cuidados notavelmente melhores que o Deterrance, por exemplo.

Já no Libertalia, que está voltando à ativa, uma boa partida, mas já houveram melhores. O pior foi escutar o Libonati choramingando desde que o jogo foi selecionado (fico pensando se fui assim quando jogamos FRM (provavelmente sim, credo)).

Rafaelfo
Rafaelfo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1809
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 38
Localização : Curitiba

http://www.sommastudio.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 29/agosto Empty Re: Sexta - 29/agosto

Mensagem por libonati Seg Set 01, 2014 5:15 pm

Na verdade não tenho nenhum ponto a provar no TtA. Meu militar começou por conta dos eventos da Era I, que demandavam que eu tivesse mais força, e fiquei nesse jogo de quem seria mais forte com o Perreto desde então... acho que terceira ou quarta rodada.
Mas o problema é que eu tinha poucas ações militares para combater a força do Perreto e, ainda, atacar o Jorge. Tinha certeza que seu titubiasse o Pereto me atacaria, então preferi guardar cartas de defesa e continuar na corrida armamentista com ele, pq se um ataque entrasse, o dano seria alto e possivelmente se tornasse uma constante. Não obstante, as agressões que vieram na minha mão eram meio ruins (spy - pq o Jorge não tinha ciência e annex - pq mais valia jogar os eventos) então optei por fazer o pacto com o Jorge e corrigir uma deficiência da minha civilização, o minério. Depois desfiz o pacto, já com monarquia constitucional e napoleão (5 ações militares) e então iria atacá-lo. O problema foi que numa oportunidade vi o track errado (telefonar enqnto joga dá nisso) e depois acabei atacando, mas era a última rodada, então não teve muito efeito no jogo do Jorge. Mas não lembro de ter pego nenhuma guerra.

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 29/agosto Empty Re: Sexta - 29/agosto

Mensagem por libonati Seg Set 01, 2014 5:19 pm

Rafaelfo escreveu:
Já no Libertalia, que está voltando à ativa, uma boa partida, mas já houveram melhores. O pior foi escutar o Libonati choramingando desde que o jogo foi selecionado (fico pensando se fui assim quando jogamos FRM (provavelmente sim, credo)).


Reclamei não pelo jogo, mas pq em seis poderíamos tranquilamente fazer duas boas mesas de três cada, do que forçar um jogo que segundo o BGG tem em 6 jogadores sua terceira pior configuração!

No entanto, isso já foi amplamente debatido em oportunidades anteriores... minha opinião continua a mesma e sou a favor de mesas menores com partidas melhores, a mesas enormes que podem estragar até mesmo um jogo bom. Mas sei como é, temos poucos jogos a disposição!

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 29/agosto Empty Re: Sexta - 29/agosto

Mensagem por doizinho Seg Set 01, 2014 5:28 pm

libonati escreveu:Na verdade não tenho nenhum ponto a provar no TtA. Meu militar começou por conta dos eventos da Era I, que demandavam que eu tivesse mais força, e fiquei nesse jogo de quem seria mais forte com o Perreto desde então... acho que terceira ou quarta rodada.
Mas o problema é que eu tinha poucas ações militares para combater a força do Perreto e, ainda, atacar o Jorge. Tinha certeza que seu titubiasse o Pereto me atacaria, então preferi guardar cartas de defesa e continuar na corrida armamentista com ele, pq se um ataque entrasse, o dano seria alto e possivelmente se tornasse uma constante. Não obstante, as agressões que vieram na minha mão eram meio ruins (spy - pq o Jorge não tinha ciência e annex - pq mais valia jogar os eventos) então optei por fazer o pacto com o Jorge e corrigir uma deficiência da minha civilização, o minério. Depois desfiz o pacto, já com monarquia constitucional e napoleão (5 ações militares) e então iria atacá-lo. O problema foi que numa oportunidade vi o track errado (telefonar enqnto joga dá nisso) e depois acabei atacando, mas era a última rodada, então não teve muito efeito no jogo do Jorge. Mas não lembro de ter pego nenhuma guerra.
Bom amiguinhos, fica aqui a lição do dia pra vocês, não joguem falando ao celular, muito menos mexam no whatsapp, facebook, twitter e demais aplicativos do demônio. Uma conversa rapidinha apenas atrapalha vocês, mas ficar mexendo ativamente nas malditas redes sociais é extremamente desagradável para os outros que estão na mesa. Não esqueçam que os jogos de tabuleiro são um evento de interação social e não digital. Peguei umas partidas com gente mexendo sem parar no celular que foram muito desagradáveis pra mim.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 47
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 29/agosto Empty Re: Sexta - 29/agosto

Mensagem por libonati Seg Set 01, 2014 5:45 pm

doizinho escreveu:
libonati escreveu:Na verdade não tenho nenhum ponto a provar no TtA. Meu militar começou por conta dos eventos da Era I, que demandavam que eu tivesse mais força, e fiquei nesse jogo de quem seria mais forte com o Perreto desde então... acho que terceira ou quarta rodada.
Mas o problema é que eu tinha poucas ações militares para combater a força do Perreto e, ainda, atacar o Jorge. Tinha certeza que seu titubiasse o Pereto me atacaria, então preferi guardar cartas de defesa e continuar na corrida armamentista com ele, pq se um ataque entrasse, o dano seria alto e possivelmente se tornasse uma constante. Não obstante, as agressões que vieram na minha mão eram meio ruins (spy - pq o Jorge não tinha ciência e annex - pq mais valia jogar os eventos) então optei por fazer o pacto com o Jorge e corrigir uma deficiência da minha civilização, o minério. Depois desfiz o pacto, já com monarquia constitucional e napoleão (5 ações militares) e então iria atacá-lo. O problema foi que numa oportunidade vi o track errado (telefonar enqnto joga dá nisso) e depois acabei atacando, mas era a última rodada, então não teve muito efeito no jogo do Jorge. Mas não lembro de ter pego nenhuma guerra.
Bom amiguinhos, fica aqui a lição do dia pra vocês, não joguem falando ao celular, muito menos mexam no whatsapp, facebook, twitter e demais aplicativos do demônio. Uma conversa rapidinha apenas atrapalha vocês, mas ficar mexendo ativamente nas malditas redes sociais é extremamente desagradável para os outros que estão na mesa. Não esqueçam que os jogos de tabuleiro são um evento de interação social e não digital. Peguei umas partidas com gente mexendo sem parar no celular que foram muito desagradáveis pra mim.

Eu concordo de peço desculpas aos coleguinhas de mesa... pq sei que isso é chato mesmo... mas naquele momento eu tinha que telefonar!

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 29/agosto Empty Re: Sexta - 29/agosto

Mensagem por Rafaelfo Seg Set 01, 2014 5:52 pm

libonati escreveu:
Rafaelfo escreveu:
Já no Libertalia, que está voltando à ativa, uma boa partida, mas já houveram melhores. O pior foi escutar o Libonati choramingando desde que o jogo foi selecionado (fico pensando se fui assim quando jogamos FRM (provavelmente sim, credo)).


Reclamei não pelo jogo, mas pq em seis poderíamos tranquilamente fazer duas boas mesas de três cada, do que forçar um jogo que segundo o BGG tem em 6 jogadores sua terceira pior configuração!

No entanto, isso já foi amplamente debatido em oportunidades anteriores... minha opinião continua a mesma e sou a favor de mesas menores com partidas melhores, a mesas enormes que podem estragar até mesmo um jogo bom. Mas sei como é, temos poucos jogos a disposição!
As informações são interpretadas de maneiras distintas na vida.
E eu interpreto as informações no BGG neste caso da seguinte maneira: 4 é a melhor opção, sendo que em 5 ou 6 o jogo continua altamente recomendado (best / recommended) e em 3 liga-se a dúvida. Em 2 sem chance e em 1 o jogo não funciona. Mas é isso ai, cada um interpreta lá os gráficos como pode, como no vestibular. (e veja, no celular, só com barras, se este for o caso da interpretação Libonati, não dá pra tirar ótimas conclusões)
Isto posto, sempre recomendei e continuarei recomendado o Libertalia para 4, 5 ou 6 e acho que em 6 ele é um coringa, pois temos poucos jogos com duração intermediária (1 - 2 horas) para este número de pessoas. E nunca houveram reclamações, até o Libonati molhar de lágrimas o jogo...
Rafaelfo
Rafaelfo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1809
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 38
Localização : Curitiba

http://www.sommastudio.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 29/agosto Empty Re: Sexta - 29/agosto

Mensagem por Trentini Ter Set 02, 2014 8:25 am

em 6 temos o tal Dixit, que nunca é levado e que certamente teria arrancado risadas também nessa sexta. Mas o Libertalia é um excelente jogo para 6 sim, tive partidas divertidíssimas, tá certo que alguns gostam de chorar bastante.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 29/agosto Empty Re: Sexta - 29/agosto

Mensagem por tiagovip Ter Set 02, 2014 12:02 pm

Em 6 o tempo do Libertalia não muda tanto - tem mais o que avaliar, sim, e lembrar também, o que pode gerar mais AP do pessoal, mas, ainda assim, não é tanto mais.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos