Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Nations - Primeiras Impressões

+2
Binderman
Trentini
6 participantes

Ir para baixo

Nations - Primeiras Impressões Empty Nations - Primeiras Impressões

Mensagem por Trentini Qua Jan 29, 2014 3:12 pm

Nations - Primeiras Impressões Pic1591406_md

Nations é um jogo criado por Rustan Håkansson, Nina Håkansson, Einar Rosén e Robert Rosén que foi sensação na Essen 2013 e foi lançado no final do ano passado, mais um jogo de civilização, Sua principal influência é Through the Ages, muitos comparam a qualidade dos dois jogos, outros falam que são completamente diferentes, a verdade é que nunca joguei Through the Ages, mas adorei o Nations.

Tema:

O tema de Nations é a História das civilizações. Nada mais é que uma passagem histórica em que cada jogador é uma nação histórica, desenvolvendo sua nação ao decorrer das eras (antiguidade, medieval, renascentista, industrial), construindo monumentos, recrutando pessoas historicamente importantes, conquistando colônias, vencendo guerras, gerindo recursos e principalmente deixando sua herança cultural através dos livros. Cada jogador pode escolher uma entre cinco nações disponíveis: Roma, Grécia, Egito, Pérsia, China, existem dois modos de jogo, o que todo mundo começa com as mesmas vantagens e o lado B onde cada civilização possui habilidades e construções diferentes, de forma assimétrica e condizente com a herança que cada uma deixou de seu passado.

Componentes:

Os componentes do jogo são compostos de cartas, marcadores de madeira e tiles de papelão prensado, a maioria são cartas do tamanho Mini Euro, são mais de 300 cartas, vários tiles de recursos, o tabuleiro principal em que se localiza várias trilhas de militarismo, estabilidade, conhecimento, ordem de jogador, eventos e um tabuleiro de compra de cartas de progresso, fora isso temos um dado e vários tiles para jogar em uma pessoa e 5 tabuleiros individuais de folha de papel carta. De modo geral os componentes são de qualidade, mas achei a caixa grande demais. Um outro detalhe mínimo, mas que pode incomodar os perfeccionistas, o algarismo 4 romano (IV) está escrito errado (II II), a justificativa para isso é motivos de entendimento e de gráfica que teria problemas para imprimir nas cartas o IV de forma legível.

Nations - Primeiras Impressões Pic1789986

Arte:

A arte aqui se divide em 2 partes principalmente, os tabuleiros centrais e a arte das cartas, a arte do tabuleiro é muito bonita, com vários detalhes e visualmente fáceis de identificar todos os componentes, além das iconografias serem bem intuitivas e fáceis de entender. Já a arte das cartas é bonita, mas tenho certeza que não cairá no gosto de todo mundo, a proposta da arte das cartas é formada de desenhos simplistas e pinturas primárias, tentando imitar a evolução na pintura e arte ao decorrer dos séculos. Se não é a arte mais primorosa que existe, ao menos é bem agradável e com cores fortes e geralmente claras, o jogo transmite pela sua arte a sensação de leveza, e é isso que o jogo é, leve e amigável, apesar do tempo do jogo. Mais um detalhe legal é que as cartas que retratam acontecimentos históricos possuem datas e detalhes para caso alguém tenha curiosidade de procurar a respeito, o que é com certeza um bônus bem vindo no jogo.


Nations - Primeiras Impressões Pic1776513


Regras:

As regras são muito simples e de fácil explicação, o manual é bem bom e deixa pouca margem para dupla interpretação.

Basicamente, em uma fase inicial existe o crescimento da população onde cada nação escolhe se quer crescer sua população de trabalhadores (pagando por isso, claro) ou receber alguns recursos adicionais, depois um evento é anunciado e será resolvido no final da rodada.

Então temos a fase de ações, você pode realizar uma única ação em seu turno, como ação você pode comprar cartas no tabuleiro de compra de cartas de progresso, pagando o preço em moedas impresso na linha em que a carta está localizada. Se a carta for militar ou de construção, você coloca na área destinada a elas no tabuleiro da sua nação. Como uma ação é possível colocar trabalhadores pagando em pedra para que aquela construção produza na fase de produção que ocorre depois que todo mundo passar sua vez.

Cartas de colônias só podem ser compradas se sua força militar exceder o mínimo descrito na carta da colônia e elas te beneficiam sem precisar colocar trabalhadores. O mesmo pode-se dizer das cartas de monumentos, mas para construir monumentos é preciso contratar arquitetos que ficam disponíveis em números variáveis no início de cada rodada.

Terminada a fase de ações, quando todas as nações passarem, cada nação produz os recursos conforme a disposição dos trabalhadores no tabuleiro, determina a ordem de jogador (definida pela posição militar seguida de estabilidade), resolve a guerra, resolve evento e inicia-se uma nova rodada, são exatamente 8 rodadas, 2 para cada uma das 4 eras, ao fim de jogo se somam os pontos que são adquiridos de várias formas durante o jogo e quem tiver mais consagra-se vencedor.

Fluidez do jogo:

O jogo não trabalha de forma tão fluída, por ser definido em turnos separados, dependendo da quantidade de jogadores, o jogo pode se prolongar bastante e as vezes você pode esperar algum tempo até jogar novamente, porém não consigo ver esse jogo sendo jogado de outra maneira mais rápida, sempre se aproveita bastante o tempo e no final você percebe o quanto sua nação evoluiu nas eras e o quanto de cultura e herança cultural ela deixou de seu passado, certamente não é um jogo para qualquer um, principalmente para aqueles que querem um jogo rápido, quanto a dificuldade do jogo, ela não é tão impactante e é ajustável, podendo ser ensinado para pessoas novatas sem muita dificuldade.

Estratégia:

A estratégia existe, embora o jogo seja mais tático do que estratégico, como você não consegue esperar exatamente que cartas irão aparecer no tabuleiro e nem em que momento exato (cada era possui um deck de cartas, porém cada era é composta por 2 rodadas), você não consegue traçar muito seu caminho no futuro, o que nesse momento parece bom investir em militarismo, no futuro pode ser que sua nação não tenha tanta força militar e você se obrigue a se adaptar às novas condições, por sorte o jogo é bem amigável nesse aspecto e as vezes uma escolha ruim que em outros jogos te deixariam fora da competição, nesse você consegue consertar alguns erros e voltar a ser competitivo no jogo.

Entretanto em estratégia o jogo não é o mais forte, apesar de o lado B de cada nação possuir habilidades diferentes que pré dispõe cada nação a alguma estratégia.

Rejogabilidade:
 
A rejogabilidade é alta, pela maioria das cartas não entrarem em jogo todos os jogos, facilmente teremos muitos jogos com construções diferentes e muitas combinações diferentes de habilidades dos conselheiros e monumentos.

Preço:

Uma cópia custa em torno de 70 dólares, pela questão dos componentes o jogo não vale tudo isso, mas pela questão de design, o jogo certamente vale isso mesmo, a quantidade de informações históricas contidas nesse jogo é impressionante e o trabalho para os designers balancearem o jogo não deve ter sido fácil, fora que as estratégias diferentes se equivalem em possibilidade de vitória, o que certamente eleva seu preço pela questão do design.

Conclusão:

Se você gosta apenas de jogos rápidos e simples, fuja desse jogo. Mas se gosta de jogos com várias coisas acontecendo no decorrer do tempo e evolução de sua nação, fora, obviamente, o tema, esse certamente é um jogo de qualidade indiscutível e vale a compra sem arrependimentos. Eu particularmente gostei demais do jogo e quero jogá-lo mais vezes, dessa vez com os lados B das nações, que no primeiro momento não foi testado. O jogo é amigável e fácil de explicar, mas pode ser ajustado para ficar mais competitivo e difícil, portanto ele é adequado para todos os níveis de jogadores.


Última edição por Trentini em Qua Jan 29, 2014 3:22 pm, editado 1 vez(es)
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Nations - Primeiras Impressões Empty Re: Nations - Primeiras Impressões

Mensagem por Trentini Qua Jan 29, 2014 3:18 pm

Resenha também publicada no Blog Curitiba Lúdica: http://curitibaludica.wordpress.com/2014/01/29/nations-primeiras-impressoes/
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Nations - Primeiras Impressões Empty Re: Nations - Primeiras Impressões

Mensagem por Binderman Qua Jan 29, 2014 3:29 pm

Alguém que tenha jogado o TTA pode fazer uma comparação?
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

Nations - Primeiras Impressões Empty Re: Nations - Primeiras Impressões

Mensagem por Trentini Qua Jan 29, 2014 3:33 pm

Um dia desses vi esse vídeo aqui, as vezes ajuda:

Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Nations - Primeiras Impressões Empty Re: Nations - Primeiras Impressões

Mensagem por Pedro Qua Jan 29, 2014 4:14 pm

Então Binder, eu posso...

o jogo tem suas semelhanças, mas uma comparação efetiva pode ser bem mal interpretada. A principal questão esta na dinâmica do jogo... o Nations é muito mais amigável e por isso se torna diferente do TTA.

- O militar no Nations vale para todos que estão abaixo no poder de confronto, ou seja, não há ataques direcionados como no TTA.
- Não existem cartas escondidas e os eventos são aleatórios. Você descobre no inicio da fase e tem chance de se preparar para eles. Em praticamente todos os casos afetam na comparação de militarismo e equilíbrio da nação

Produção:

TTA = Ciência, Militar, Cultura, Comida e Minério.
Nations = Conhecimento, Militar, Equilíbrio, Minério e Comida.

A sinergia dessas coisas funciona de formas diferentes. No TTA visamos cultura, pois é o que vence o jogo, para conseguir ir bem você precisa construir uma base que permita a produção de cultura.

No Nations muitas coisas pontuam e é preciso cuidar dessa distribuição. Você colocar trabalhadores vale pontos, conquistar colônias, a soma dos recursos no final, as maravilhas...

A principal diferença é realmente a disposição das cartas e aquilo que costumamos jogar fechado no TTA está aberto no Nations. Porém a previsão possível de fazer no TTA não existe no Nations. As penalidades no novato são bem mais amenas, mas parece que existem outras maneiras de jogar, então será preciso revisitá-lo para tal.

Se me animar farei esse comparativo de forma mais minuciosa.  Cool 
Pedro
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.meeplehouse.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Nations - Primeiras Impressões Empty Re: Nations - Primeiras Impressões

Mensagem por Trentini Qua Jan 29, 2014 4:18 pm

Lembrando também que o objetivo dessa resenha não foi comparar um jogo com o outro, mesmo porque eu não joguei o TTA, mas sim apresentar o Nations.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Nations - Primeiras Impressões Empty Re: Nations - Primeiras Impressões

Mensagem por tiagovip Qua Jan 29, 2014 4:41 pm

Legal!

Duvido que esse jogo me agrade mais que o Sid Meier ou, potencialmente, o Clash of Cultures, mas valerá conhecer um dia.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Nations - Primeiras Impressões Empty Re: Nations - Primeiras Impressões

Mensagem por Pedro Qua Jan 29, 2014 4:44 pm

tiagovip escreveu:Legal!

Duvido que esse jogo me agrade mais que o Sid Meier ou, potencialmente, o Clash of Cultures, mas valerá conhecer um dia.

Abs,

Acho que você está errado Perretto,

tenho convicção de que o Nations é o seu jogo de Civilização e quando conhecê-lo você só vai criticar o tempo. Imagino que na sequência comprará uma cópia e dormirá abraçado nela... uma vez na semana só, o resto dos dias é do Arkhan.
Pedro
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.meeplehouse.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Nations - Primeiras Impressões Empty Re: Nations - Primeiras Impressões

Mensagem por Marcelo Qua Jan 29, 2014 5:16 pm

Eu já joguei o TTA, mas seria imprudente fazer uma comparação a respeito, pois joguei a versão mais curta, que traz várias limitações ao jogo. O que eu me lembro é mais ao menos o que o Pedro comentou, o Nations é mais amigável de jogar. Me lembro que no TTA era mais complicado de entender a mecânica do jogo, no Nations parece ser mais fluida, sem contar que o tempo de jogo é razoavelmente menor. Eu acho que os 2 são excelentes jogos, posso dizer que no momento gosto mais do Nations, mas lembro que joguei apenas 1 partida de TTA na versão curta, portanto não é um bom parâmetro para comparações. Em resumo, o Nations foi uma grata surpresa para mim, um dos melhores que joguei nos últimos meses, vale a pena conferir.  

Abraço.
Marcelo
Marcelo
Power Grid
Power Grid

Mensagens : 630
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 45
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Nations - Primeiras Impressões Empty Re: Nations - Primeiras Impressões

Mensagem por tiagovip Qua Jan 29, 2014 5:23 pm

Pedro escreveu:
tiagovip escreveu:Legal!

Duvido que esse jogo me agrade mais que o Sid Meier ou, potencialmente, o Clash of Cultures, mas valerá conhecer um dia.

Abs,

Acho que você está errado Perretto,

tenho convicção de que o Nations é o seu jogo de Civilização e quando conhecê-lo você só vai criticar o tempo. Imagino que na sequência comprará uma cópia e dormirá abraçado nela... uma vez na semana só, o resto dos dias é do Arkhan.

Duvido! Não tem minis! Continua um semi-abstrato jogo de civilização.
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Nations - Primeiras Impressões Empty Re: Nations - Primeiras Impressões

Mensagem por Trentini Qua Jan 29, 2014 5:26 pm

tiagovip escreveu:
Pedro escreveu:
tiagovip escreveu:Legal!

Duvido que esse jogo me agrade mais que o Sid Meier ou, potencialmente, o Clash of Cultures, mas valerá conhecer um dia.

Abs,

Acho que você está errado Perretto,

tenho convicção de que o Nations é o seu jogo de Civilização e quando conhecê-lo você só vai criticar o tempo. Imagino que na sequência comprará uma cópia e dormirá abraçado nela... uma vez na semana só, o resto dos dias é do Arkhan.

Duvido! Não tem minis! Continua um semi-abstrato jogo de civilização.
Tem Minis de madeira, Meeples
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Nations - Primeiras Impressões Empty Re: Nations - Primeiras Impressões

Mensagem por tiagovip Qua Jan 29, 2014 5:27 pm

Trentini escreveu:
tiagovip escreveu:
Pedro escreveu:
tiagovip escreveu:Legal!

Duvido que esse jogo me agrade mais que o Sid Meier ou, potencialmente, o Clash of Cultures, mas valerá conhecer um dia.

Abs,

Acho que você está errado Perretto,

tenho convicção de que o Nations é o seu jogo de Civilização e quando conhecê-lo você só vai criticar o tempo. Imagino que na sequência comprará uma cópia e dormirá abraçado nela... uma vez na semana só, o resto dos dias é do Arkhan.

Duvido! Não tem minis! Continua um semi-abstrato jogo de civilização.
Tem Minis de madeira, Meeples

Claro, e cubos são minis também.
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Nations - Primeiras Impressões Empty Re: Nations - Primeiras Impressões

Mensagem por geovanni Qua Jan 29, 2014 6:02 pm

eu li que ele colocaram II II ao invés de IV pra poder ler de cabeça pra baixo. Procede?
geovanni
geovanni
Battlestar Galactica
Battlestar Galactica

Mensagens : 273
Data de inscrição : 26/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Nations - Primeiras Impressões Empty Re: Nations - Primeiras Impressões

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos