Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Grow na Essen

+3
libonati
Anarkion
Samuca
7 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Grow na Essen Empty Grow na Essen

Mensagem por Samuca Seg Out 28, 2013 1:05 am

Contrariando o que aparentemente havia sido um desastroso investimento nos jogos de tabuleiro modernos no mercado nacional em geral, a Grow acabou de anunciar na página do facebook deles que foram à Essen e que voltaram de lá cheios de novidades para serem reveladas "em breve".

Grow na Essen

Só espero realmente que eles tenham escolhido bem os jogos e, principalmente, que a estratégia de marketing deles seja boa... Aliás, que ela pelo menos exista desta vez!
Samuca
Samuca
Twilight Struggle
Twilight Struggle

Mensagens : 1396
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 41

http://www.boardgamegeek.com/user/ascensx

Ir para o topo Ir para baixo

Grow na Essen Empty Re: Grow na Essen

Mensagem por Anarkion Seg Out 28, 2013 3:01 pm

Samuca escreveu:Contrariando o que aparentemente havia sido um desastroso investimento nos jogos de tabuleiro modernos no mercado nacional em geral, a Grow acabou de anunciar na página do facebook deles que foram à Essen e que voltaram de lá cheios de novidades para serem reveladas "em breve".

Grow na Essen

Só espero realmente que eles tenham escolhido bem os jogos e, principalmente, que a estratégia de marketing deles seja boa... Aliás, que ela pelo menos exista desta vez!
Mas Catan e Carcassone foram tão mal assim? Vejo que muitas pessoas adquiriram ambos e trouxeram mais gente para o hobby através deles. Foi divulgado em algum lugar um balanço desses jogos pela Grow?

A estratégia de marketing realmente tem que mudar. Mas ao mesmo tempo as próprias lojas não tem interesse em BoardGames, mesmo as lojas de brinquedos importados. Será preciso alguma ação bem bolada para tirar o estigma de boardgame como coisa de criança, e não hobby para qualquer pessoa.

Quantos aos jogos... não acho que Catan tenha sido uma má escolha: perto do que temos em território nacional, em termos de mercado, era uma escolha óbvia. O jogo é sucesso no mundo inteiro e tem regras bem fáceis, podendo ser jogado por crianças e adultos. Carcassone segue a mesma linha, mas entregando um jogo mais interessante para adultos. Só que sem marketing adequado, adultos não se interessarão por "jogos de criança." Portando, acho difícil a Grow por hora investir em jogos Heavy-Euros ou mais elaborados.

Mas espero que a Grow frutifique, para ampliar nosso hobby por aqui...


Última edição por Anarkion em Ter Out 29, 2013 12:36 am, editado 1 vez(es)
Anarkion
Anarkion
Battlestar Galactica
Battlestar Galactica

Mensagens : 299
Data de inscrição : 31/08/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Grow na Essen Empty Re: Grow na Essen

Mensagem por libonati Seg Out 28, 2013 9:53 pm

Que palavras bonitas Marcos. Concordo com tudo

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

Grow na Essen Empty Re: Grow na Essen

Mensagem por Samuca Ter Out 29, 2013 7:08 am

Marcos, não quis insinuar que eles haviam escolhido mal os jogos, mas realmente não vi uma única propaganda da Grow sobre Carcassonne ou Catan desde que ambos foram lançados no país. E nenhuma vez funcionários de grandes redes de lojas de brinquedos sequer souberam de que jogos eu estava falando quando eu perguntava preço, etc. (o que piora ainda mais a situação na minha opinião).

Some a isso uma informação que o Pedro divulgou aqui meses atrás quando ele foi na Abrin 2013, de que a Grow havia adiado/cancelado o lançamento do Ticket to Ride (cujos direitos aparentemente foram vendidos para a Galápagos na seqüência) e de que a única maneira que a Grow estava conseguindo distribuir esses jogos era por consignação, e você tem uma noção do tamanho da minha surpresa e de porque eu disse que eles precisam investir mais em marketing e escolher bem quais jogos lançar no mercado nacional.
Samuca
Samuca
Twilight Struggle
Twilight Struggle

Mensagens : 1396
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 41

http://www.boardgamegeek.com/user/ascensx

Ir para o topo Ir para baixo

Grow na Essen Empty Re: Grow na Essen

Mensagem por Trentini Ter Out 29, 2013 8:21 am

Samuca escreveu:Marcos, não quis insinuar que eles haviam escolhido mal os jogos, mas realmente não vi uma única propaganda da Grow sobre Carcassonne ou Catan desde que ambos foram lançados no país. E nenhuma vez funcionários de grandes redes de lojas de brinquedos sequer souberam de que jogos eu estava falando quando eu perguntava preço, etc. (o que piora ainda mais a situação na minha opinião).

Some a isso uma informação que o Pedro divulgou aqui meses atrás quando ele foi na Abrin 2013, de que a Grow havia adiado/cancelado o lançamento do Ticket to Ride (cujos direitos aparentemente foram vendidos para a Galápagos na seqüência) e de que a única maneira que a Grow estava conseguindo distribuir esses jogos era por consignação, e você tem uma noção do tamanho da minha surpresa e de porque eu disse que eles precisam investir mais em marketing e escolher bem quais jogos lançar no mercado nacional.
Acho que foi mais ou menos como o Marcos falou, o problema da Grow não são as escolhas, Carcassone e Catan são escolhas óbvias, dois clássicos com venda garantida lá fora. Aqui dentro com certeza venderia horrores, se tivesse um marketing maior em cima. A Grow achou que ia vender no boca em boca das pessoas, até vende, mas não o suficiente para chegar a ponto de a Grow investir pesado nesse mercado, talvez agora mudem a estratégia e comecem a ver que tem público alvo para isso, se divulgarem bem o trabalho, espero que aprendam com a Galápagos, Papaya e outras que surgem no mercado nacional para competir com uma fatia de mercado que antes era apenas da Grow e Estrela.

O problema da Grow é que ela ainda está bem atrelada ao passado, onde jogos como Detetive, Banco Imobiliário e War vendiam como água, hoje em dia ainda compram esses jogos, mas o público mudou um pouco, quer algo mais sofisticado para se divertir e se ela não se atualizar, vai perder espaço no mercado.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Grow na Essen Empty Re: Grow na Essen

Mensagem por Samuca Ter Out 29, 2013 8:26 am

Trentini escreveu:O problema da Grow é que ela ainda está bem atrelada ao passado, onde jogos como Detetive, Banco Imobiliário e War vendiam como água, hoje em dia ainda compram esses jogos, mas o público mudou um pouco, quer algo mais sofisticado para se divertir e se ela não se atualizar, vai perder espaço no mercado.
Sem falar, Trentini, que hoje em dia acredito ser mais fácil vender um desses jogos no computador/celular do que na versão tabuleiro para essas novas gerações.
Samuca
Samuca
Twilight Struggle
Twilight Struggle

Mensagens : 1396
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 41

http://www.boardgamegeek.com/user/ascensx

Ir para o topo Ir para baixo

Grow na Essen Empty Re: Grow na Essen

Mensagem por Pedro Ter Out 29, 2013 10:19 am

Bem,

eu estive na Abrin e já deve fazer mais de um ano que converso com o Valdney, ele tem um papel estratégico na Grow e é muito acessível. Eu queria criar um selo próprio e acabei trocando uma ideia com ele sobre o nosso mercado. A decisão da Grow com relação ao Ticket é a reação de uma empresa que não teve o resultado esperado na venda dos títulos que trouxe e na Abrin a Grow tinha sim muitas novidades e vai continuar investindo em jogos de tabuleiro. Para Grow as tiragens são bem maiores que as da Galápagos e por isso qualquer falta de venda é sentida.

Na ocasião da nossa conversa os pontos levantados são os seguintes:

- É difícil precisar que estratégia de Marketing seria interessante para divulgar os tabuleiros. Acreditamos que colocar algum ator global jogando, algum personagem da malhação, enfim... por maior que seja a tiragem da Grow, pagar uma divulgação assim seria um alto custo.

- As lojas não querem saber de títulos novos. Os velhos continuam vendendo bastante e o desconhecimento do pessoal com relação ao nosso Hobby ainda é muito grandioso. Os vendedores não sabiam passar informações sobre os jogos pq a empresa não comprou! Se pegou, provavelmente por consignação, não colocou na prateleira.

- Como professor digo que a última razão é a que mais me deixa triste. É difícil lançar um jogo com mais de 2 páginas de manual quando se deseja atingir o grande mercado e produzir em altas tiragens. O grupo "geek" que se dedica as várias formas de diversão que conhecemos é um público leitor, que vai atrás da informação e de opções melhores de divertimento inteligente. Esse não é perfil de mercado do nosso país e jogar tabuleiro exige um mínimo de leitura. A decisão por lançar um Carcassonne já é bem difícil, pois o manual passa de 2 páginas. O mesmo acontece com o Ticket.

Alguém aqui comprou o Bohnanza da Copag? Pois é, eles retiraram de jogo o café e limitaram o jogo à 5 participantes para facilitar. Mediante essa realidade acredito que os bons tabuleiros serão experimentados por um público pequeno, é a mesma explicação que encontro para que o RPG nunca tenha bombado tanto como merece.

Espero que a Grow traga novidades, mas não criem qualquer expectativa sobre elas. Provavelmente serão opções clássicas, algumas ruins e batidas demais para nós. Isso pode mudar se a Grow nos enxergar como consumidores e resolver fazer frente a Galápagos com relação a lançamentos... depois de Essen o representante da Grow deverá me contar o que vem por aí, mas espero jogos no nível do ano passado e ainda ofuscados pelo lançamento de alguma edição especial do Perfil ou do War.

Para finalizar cito outro grande problema. Se lojas grandes não querem adquirir jogos como Carcassonne e Catan, estou certo de que lojas menores e especializadas tem esse interesse. Porém a comercialização desses itens é feita por representantes e tem uma cota mínima. Quando pensei em comprar pela Meeple esbarrei no seguinte problema: ter que comprar umas 50 cópias de cada um dos títulos Carcassonne e Catan.

War Batalhas Mitológicas, certamente vendeu muito mais que os dois Euros e custa o dobro!alien 
Pedro
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.meeplehouse.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Grow na Essen Empty Re: Grow na Essen

Mensagem por doizinho Ter Out 29, 2013 10:29 am

Se a Grow quer vender muito em lojas de brinquedo eles estão vendendo os jogos errados.

O apelo que um Carcassonne ou um Catan exerce nos pais e filhos, reais compradores de jogos em lojas de brinquedos, é zero.

No entanto se a Grow resolver lançar um King of Tokyo eu duvido que o jogo fique encalhado.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 47
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Grow na Essen Empty Re: Grow na Essen

Mensagem por Anarkion Ter Out 29, 2013 10:30 am

Trentini escreveu:Acho que foi mais ou menos como o Marcos falou, o problema da Grow não são as escolhas, Carcassone e Catan são escolhas óbvias, dois clássicos com venda garantida lá fora. Aqui dentro com certeza venderia horrores, se tivesse um marketing maior em cima.
Exato.
Anarkion
Anarkion
Battlestar Galactica
Battlestar Galactica

Mensagens : 299
Data de inscrição : 31/08/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Grow na Essen Empty Re: Grow na Essen

Mensagem por Trentini Ter Out 29, 2013 10:31 am

Pedro, acho que o cara apontou o que realmente ocorre no país, mas acredito que a estratégia principal seria investir em representantes com conhecimento do jogo, vendedores mesmo, que cheguem nas grandes lojas e façam uma boa e breve explicação dos jogos a serem vendidos, invistam em eventos para essas lojas, uma JOGATINA churrasco, sei lá, antes de atingir o público alvo, que são os consumidores, a Grow tem que atingir o lojista. Fazer com que o lojista esteja preparado para vender qualquer tipo de jogo com um mínimo de conhecimento e propriedade no assunto.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Grow na Essen Empty Re: Grow na Essen

Mensagem por Pedro Ter Out 29, 2013 10:38 am

Vejo uma série de problemas Trentini...

Os tabuleiros ainda são vendidos em lojas de brinquedo, são tratados como brinquedo. Se a gente for se colocar no lugar da Grow é de se perguntar se valeria todo esse empenho.
Pedro
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.meeplehouse.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Grow na Essen Empty Re: Grow na Essen

Mensagem por Samuca Ter Out 29, 2013 10:46 am

Acho que o maior problema da Grow é que pelo discurso do Valdney, ela subestima o mercado nacional. Brasileiro é preguiçoso e meio? Certamente! Basta você lembrar quão pouco o brasileiro lê anualmente (e que se chegamos a quatro livros por ano é porque boa parte desses são livros didáticos compulsórios e por causa da bíblia). Porém, não adianta você achar que qualquer coisa com mais de duas páginas não será lido de maneira alguma, ou que algumas regras são complexas demais. Toda a estratégia de marketing da Grow está errada na minha opinião. Desde a escolha dos jogos como o Fabiano bem citou, à tiragem deles, até o despreparo dos vendedores.

Não sei se vocês sabem, mas as grandes editoras nacionais quando lançam um livro no qual acreditam enviam representantes nas livrarias e fazem seminários com os vendedores, explicando detalhadamente sobre o que são aqueles livros, a quais tipos de público são mais recomendados, etc. Os vendedores não são obrigados a ler o livro, mas também não ficam apenas com as informações da sinopse de dois parágrafos.

Se alguém transpuser a mesma estratégia para os jogos de tabuleiro, basta você enviar alguém para jogá-los com os vendedores e você já terá talvez inclusive seus primeiros consumidores. Mas aparentemente a Grow prefere ficar reclamando do mercado nacional...
Samuca
Samuca
Twilight Struggle
Twilight Struggle

Mensagens : 1396
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 41

http://www.boardgamegeek.com/user/ascensx

Ir para o topo Ir para baixo

Grow na Essen Empty Re: Grow na Essen

Mensagem por doizinho Ter Out 29, 2013 10:51 am

Vocês que não tem filhos piram, entrem numa loja de brinquedos e vejam as crianças e as mães/pais olhando pros jogos e brinquedos, parem de olhar com os olhos de adultos hobbistas.

Se a Grow continuar trazendo esses jogos badalados, mas com apelo zero, eles vão continuar encalhando.

Agora se a Grow trouxer jogos simples mas com uma temática maneira, os jogos vão começar a sair naturalmente, basta não escondê-los, é só deixar as crianças e pais verem as caixas. Duvido que encalhem esses jogos: King of Tokyo, D&D: Ravenloft/Ashardalon/Drizzt, Mice and Mystics, Small World, etc.

Se a Grow quer vender em lojas de brinquedos então que lance jogos para lojas de brinquedos. Se eu ainda fosse criança e visse as caixas abaixo não teria dúvidas sobre qual jogo eu gostaria de comprar.

Grow na Essen Pic761434_md
Grow na Essen Dominio_de_carcassonne
Grow na Essen Jogo-colonizadores-de-catangrow-204889200
Grow na Essen Legendofdrizzt
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 47
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Grow na Essen Empty Re: Grow na Essen

Mensagem por Samuca Ter Out 29, 2013 10:53 am

doizinho escreveu:Vocês que não tem filhos piram, entrem numa loja de brinquedos e vejam as crianças e as mães/pais olhando pros jogos e brinquedos, parem de olhar com os olhos de adultos hobbistas.

Se a Grow continuar trazendo esses jogos badalados, mas com apelo zero, eles vão continuar encalhando.

Agora se a Grow trouxer jogos simples mas com uma temática maneira, os jogos vão começar a sair naturalmente, basta não escondê-los, é só deixar as crianças e pais verem as caixas. Duvido que encalhem esses jogos: King of Tokyo, D&D: Ravenloft/Ashardalon/Drizzt, Mice and Mystics, Small World, etc.

Se a Grow quer vender em lojas de brinquedos então que lance jogos para lojas de brinquedos. Se eu ainda fosse criança e visse as caixas abaixo não teria dúvidas sobre qual jogo eu gostaria de comprar.
Novamente o Fabiano está coberto de razão. Isso que ele apontou é provavelmente o maior erro da Grow: querer lançar jogos para adultos em lojas de brinquedos.
Samuca
Samuca
Twilight Struggle
Twilight Struggle

Mensagens : 1396
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 41

http://www.boardgamegeek.com/user/ascensx

Ir para o topo Ir para baixo

Grow na Essen Empty Re: Grow na Essen

Mensagem por Pedro Ter Out 29, 2013 10:55 am

Creio que meu texto tenha transparecido outra coisa,

não quero por palavras na boca do cara da Grow nem fazer parecer que eles reclamam do mercado nacional. Apontei os problemas que são levantados e que precisam ser superados.

Esse será um problema da Grow. Se estão em Essen é pq pretendem trabalhar com esse mercado e se vão fazer isso certamente devem ter alguma ideia de como atingir os objetivos. Se eles vierem de novo e disserem que não venderam de novo para no ano seguinte trazer mais jogos, vou pensar que não é uma insistência e sim uma oportunidade que estão aproveitando e tudo o que é sempre discutido não vai passar de mera suposição.

Dizer que os jogos venderam mal e levantar esses problemas é uma coisa diferente de sabermos exatamente quanto foi vendido ao consumidor final.


Última edição por Pedro em Ter Out 29, 2013 12:51 pm, editado 1 vez(es)
Pedro
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.meeplehouse.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Grow na Essen Empty Re: Grow na Essen

Mensagem por tiagovip Ter Out 29, 2013 11:04 am

Hehehe. Treinar vendedores. Duvido que a maioria fique mais de 6 meses trabalhando em loja de shopping.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Grow na Essen Empty Re: Grow na Essen

Mensagem por doizinho Ter Out 29, 2013 11:09 am

tiagovip escreveu:Hehehe. Treinar vendedores. Duvido que a maioria fique mais de 6 meses trabalhando em loja de shopping.

Abs,
O vendedor ajuda, é claro que ajuda, mas no final quem decide é o pai, a mãe ou o filho(a). E mesmo que o vendedor indique um jogo específico, podem ter certeza que os pais e a criança olharão tudo. E é nesse ponto que tá o erro da Grow, escrever na caixa "16 milhões de unidades vendidas" não ajuda em nada, ensinar o vendedor ajuda muito pouco, colocar um jogo com um tema maneiro e uma caixa "invocada" ajuda muito.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 47
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Grow na Essen Empty Re: Grow na Essen

Mensagem por Samuca Ter Out 29, 2013 11:15 am

tiagovip escreveu:Hehehe. Treinar vendedores. Duvido que a maioria fique mais de 6 meses trabalhando em loja de shopping.
Se funciona para livros, por que não funcionaria para jogos? A média de permanência em livrarias é a mesma, pois nem lembro a última vez que vi uma livraria fora de um shopping...

doizinho escreveu:O vendedor ajuda, é claro que ajuda, mas no final quem decide é o pai, a mãe ou o filho(a). E mesmo que o vendedor indique um jogo específico, podem ter certeza que os pais e a criança olharão tudo. E é nesse ponto que tá o erro da Grow, escrever na caixa "16 milhões de unidades vendidas" não ajuda em nada, ensinar o vendedor ajuda muito pouco, colocar um jogo com um tema maneiro e uma caixa "invocada" ajuda muito.
Novamente concordo com você, Fabiano. Imagine um Zombicide numa loja de brinquedos!
Samuca
Samuca
Twilight Struggle
Twilight Struggle

Mensagens : 1396
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 41

http://www.boardgamegeek.com/user/ascensx

Ir para o topo Ir para baixo

Grow na Essen Empty Re: Grow na Essen

Mensagem por tiagovip Ter Out 29, 2013 11:20 am

Pensemos, então, em nomes irados para os jogos:

18xx - Ferrorama Edição Especial com Hexágonos de Luxo!

Agricola - Senhor Batata Vai para a Fazenda!

Civilization - War pelas Eras!

Space Empires 4X - Resta-Um no Espaço!

Fórmula D - Fórmula-LuDo!

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Grow na Essen Empty Re: Grow na Essen

Mensagem por Anarkion Ter Out 29, 2013 11:20 am

Pedro escreveu:Para finalizar cito outro grande problema. Se lojas grandes não querem adquirir jogos como Carcassonne e Catan, estou certo de que lojas menores e especializadas tem esse interesse. Porém a comercialização desses itens é feita por representantes e tem uma cota mínima. Quando pensei em comprar pela Meeple esbarrei no seguinte problema: ter que comprar umas 50 cópias de cada um dos títulos Carcassonne e Catan.

War Batalhas Mitológicas, certamente vendeu muito mais que os dois Euros e custa o dobro!alien 
Vale lembrar que logo saiu embalagens onde você comprava o Batalhas Mitológicas e levava Catan ou Carcassonne de brinde. Isso com certeza ajudou a divulgar os dois jogos. Mas simplesmente deixar o jogo numa prateleira não trás resultado, isso é algo óbvio. Então o que a Grow planeja?

Talvez uma aproximação com o universo dos videogamers e jogadores de Magic seja uma opção mais viável. Comprar titulos da moda (por exemplo: Game Of Thrones) e colocar a venda em lugares mais visíveis, como Megastores (Cultura, Saraiva etc...) também é uma opção. Outra opção é criar eventos para conhecimento de público, como a Lúdica por exemplo, em conjunto com escolas e ações de divulgação pelo Facebook com jogos.


Última edição por Anarkion em Ter Out 29, 2013 11:58 am, editado 1 vez(es)
Anarkion
Anarkion
Battlestar Galactica
Battlestar Galactica

Mensagens : 299
Data de inscrição : 31/08/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Grow na Essen Empty Re: Grow na Essen

Mensagem por tiagovip Ter Out 29, 2013 11:22 am

Samuca escreveu:
tiagovip escreveu:Hehehe. Treinar vendedores. Duvido que a maioria fique mais de 6 meses trabalhando em loja de shopping.
Se funciona para livros, por que não funcionaria para jogos? A média de permanência em livrarias é a mesma, pois nem lembro a última vez que vi uma livraria fora de um shopping...
É curioso, mas atendentes de livraria tendem a permanecer mais do que outros, provavelmente pelo gosto próprio de ler/livros. Claro que isso poderia ser estendido para lojas de brinquedos, roupas, comida, mas essa transferência não ocorre com a frequência que eu esperaria.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Grow na Essen Empty Re: Grow na Essen

Mensagem por doizinho Ter Out 29, 2013 11:25 am

tiagovip escreveu:
Fórmula D - Fórmula-LuDo!

Abs,
Acho que o Fórmula D venderia horrores aqui, esse conquistaria até os pais saudosistas, viúvos do Senna.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 47
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Grow na Essen Empty Re: Grow na Essen

Mensagem por Samuca Ter Out 29, 2013 11:27 am

tiagovip escreveu:
Samuca escreveu:
tiagovip escreveu:Hehehe. Treinar vendedores. Duvido que a maioria fique mais de 6 meses trabalhando em loja de shopping.
Se funciona para livros, por que não funcionaria para jogos? A média de permanência em livrarias é a mesma, pois nem lembro a última vez que vi uma livraria fora de um shopping...
É curioso, mas atendentes de livraria tendem a permanecer mais do que outros, provavelmente pelo gosto próprio de ler/livros. Claro que isso poderia ser estendido para lojas de brinquedos, roupas, comida, mas essa transferência não ocorre com a frequência que eu esperaria.
Eu já trabalhei em shopping e pelo que vi e pelo retorno que obtive de muito dono de loja, gerente e funcionário é que o problema são os horários. Claro que tem lojas em que o problema são os patrões, o estresse da briga por comissão e tantas outras coisas mais, mas de modo geral você trabalhar de domingo a domingo com uma folga no meio da semana, e em horários particularmente ruins como das 15h às 23h faz com que muita gente prefira ficar em casa desempregado. Não é à toa que´se diz que brasileiro quer emprego e não trabalho... Mas realmente é uma boa saber que livrarias conseguem manter os funcionários por mais tempo.
Samuca
Samuca
Twilight Struggle
Twilight Struggle

Mensagens : 1396
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 41

http://www.boardgamegeek.com/user/ascensx

Ir para o topo Ir para baixo

Grow na Essen Empty Re: Grow na Essen

Mensagem por Trentini Ter Out 29, 2013 11:30 am

doizinho escreveu:
tiagovip escreveu:
Fórmula D - Fórmula-LuDo!

Abs,
Acho que o Fórmula D venderia horrores aqui, esse conquistaria até os pais saudosistas, viúvos do Senna.
Thumbs Up
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Grow na Essen Empty Re: Grow na Essen

Mensagem por Trentini Ter Out 29, 2013 11:32 am

tiagovip escreveu:
Samuca escreveu:
tiagovip escreveu:Hehehe. Treinar vendedores. Duvido que a maioria fique mais de 6 meses trabalhando em loja de shopping.
Se funciona para livros, por que não funcionaria para jogos? A média de permanência em livrarias é a mesma, pois nem lembro a última vez que vi uma livraria fora de um shopping...
É curioso, mas atendentes de livraria tendem a permanecer mais do que outros, provavelmente pelo gosto próprio de ler/livros. Claro que isso poderia ser estendido para lojas de brinquedos, roupas, comida, mas essa transferência não ocorre com a frequência que eu esperaria.

Abs,
E mesmo assim, livros de RPG não vendem tão bem assim.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Grow na Essen Empty Re: Grow na Essen

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos