Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Balboa - 09/10 - Quarta-Feira

+2
libonati
Trentini
6 participantes

Ir para baixo

Balboa - 09/10 - Quarta-Feira Empty Balboa - 09/10 - Quarta-Feira

Mensagem por Trentini Qui Out 10, 2013 9:17 am

Nessa quarta apareci na Balboa e quando cheguei estava terminando uma partida de Libertalia. Ao término da partida convidei o Samuca, Caco, Guilherme Savio e Marcos para uma partida de Terra Mystica em 5 pessoas. Foi a primeira vez que joguei com 5 pessoas e particularmente gostei do resultado, várias raças diferentes disputando territórios gera uma combinação bem interessante de poderes e locais estratégicos para trocas de poder. O jogo durou cerca de 2 horas e meia fora a explicação das regras para o Savio e o Caco que ainda não haviam jogado.

Eu joguei com as sereias e sua impressionante habilidade de navegação, Samuca foi com os anões cuja habilidade é construir túneis, Savio com os Fakirs com seus tapetes mágicos, Marcos foi com os Mágicos do Caos e sua habilidade de pegar 2 favores cada vez que constrói um templo ou santuário e por último o Caco foi com os Halflings e sua habilidade de ganhar um ponto de vitória a cada pá que usava.

O jogo fluiu muito bem com possibilidades reais de vitória de todo mundo, bem equilibrado. Acabei ficando isolado com as Sereias na porção oeste do mapa e o centro e o leste foi a região mais disputada, obviamente eu estava com construções com vizinhanças o que me garantia troca de poder e fazer postos de troca mais baratos. Minha habilidade de navegação inicial já proporcionou algumas possibilidades estratégicas no mapa bem interessantes na posição que eu estava, porém acabei várias vezes subutilizando as pontuações das rodadas em prol de concentrar minhas forças na última rodada, construindo 2 cidades naquela rodada e dando um salto na pontuação, investi uma força considerável na trilha do culto obtendo 2 posições de sacerdote mestre (água e ar), porém por alguns detalhes importantes e anteriores à última rodada, não consegui disputar as primeiras posições.

Samuca, com os Anões, investiu suas forças principalmente em 2 coisas: construir 2 cidades onde pelo menos uma delas fosse feita na última rodada e em um caminho aberto por túneis (onde ele ganhava 4 pontos de vitória cada vez que usasse a habilidade de pular uma região usando túneis) para conectar suas duas cidades e garantir que teria a maior área construída adjacente, conseguiu, porém isso não lhe garantiu a vitória.

Savio, com os Fakirs, teve uma estratégia bem interessante, ele conseguiu dominar bem o poder de sua raça e observou bem no mapa os locais onde iria usufruir de seus poderes. Após ter construído dois templos e depois evoluído um templo para santuário, criou uma cidade no centro e capturou 3 favores, dentre eles um que lhe beneficiou muito até o final do jogo, o que dava 2 pontos de vitória a cada casa que construísse. Então na quinta rodada, que valia 2 pontos de vitória para cada casa que fosse construída nessa rodada, ele fez o combo dele: usava o tapete mágico para pular um território (gastando os padres ganhos no templo e santuário) terraformava e construía uma casa e ganhava incríveis 8 pontos nessa brincadeira ( 4 por usar a habilidade de tapete mágico + 2 por construir casa na rodada + 2 de seu favor que a cada casa construída dava pontos de vitória), só nessa rodada ele conseguiu 16 pontos, mas entre a quarta e sexta rodada ele garantiu mais pelo menos 18 pontos nessa estratégia. Com isso ainda garantiu a segunda colocação no maior território adjacente. Seu único defeito foi que ele acabou usando os padres apenas para usar o tapete mágico e acabou não pontuando NENHUM ponto nos cultos, ficou na segunda posição do jogo, por muito pouco.

O Marcos, com os Magos do Caos, na minha opinião foi o que mais surpreendeu, principalmente por ter superado todas as dificuldades impostas a ele: no começo do jogo ele construía uma única casa, que escolheu numa costa no extremo leste, o Caco e o Samuca estavam disputando terras nessa região, mas era mais ao sul, ele ficou mais ao norte, e mais do que isso, ele pegou o bonus de navegação na primeira rodada e acabou indo ainda mais para o norte ainda, se isolando ainda mais dos outros participantes, o jogo inteiro a construção de trading houses custava mais caro e ele não se beneficiou de troca de poderes até a última rodada quando o Samuca, um bom samaritano construiu uma casinha do lado de seu santuário. Com isso ele garantiu algo interessante: dificilmente perdia pontos de vitória, pois não ficava tentado a trocar pontos de vitória por poder. Da segunda rodada para frente ele investiu pesado na religião, mas não exatamente em enviar padres para cultuar os deuses e sim em construções, construiu um templo, depois outro templo, depois evoluiu um templo para Santuário e depois ainda construiu outro templo, era óbvio, para cada templo ou santuário construído ele ganhava 2 favores, conseguiu acumular 8 favores, dentre eles os principais favores de incomming e os que faziam subir na trilha do culto. E foi assim que ele conseguiu garantir seu ganho de poder com timming certeiro para a última rodada onde ele usou a habilidade do stronghold de realizar 2 ações seguidas garantindo uma troca de 4 poderes por 2 trabalhadores e 4 poderes por 7 dilmas bloqueando essas ações para os outros jogadores. Construiu uma única cidade, não conseguiu pontuar nada na maior área adjacente, mas conseguiu aproveitar os pontos das rodadas de forma equilibrada e o fato de não trocar pontos de vitória por poder acabou fazendo com que sua pontuação fosse bem concisa o jogo inteiro. No final ele se saiu bem no culto dos 4 deuses, conseguindo a primeira posição em 2 e a segunda posição em outros dois. Mas tudo isso graças aos favores, o que ele fez com os padres foi fazer os upgrades nas pás e depois na navegação (que garantiam pontos de vitória adicional).

Por último o Caco, com os Halflings, uma raça bem boa para usar as pás e ganhar pontos de vitória com isso, infelizmente o Caco não conseguiu aproveitar bem as várias oportunidades que tinha de trocar poderes por ações que garantiam dinheiro, trabalhadores ou padres de forma menos custosa do que a troca simples (5 de poder por um padre, 3 de poder por um trabalhador, 1 de poder por 1 dinheiro). Usou poucas vezes a terraformação para ganhar poder e infelizmente o bonus de rodada que combina com essa raça não estava presente, o bonus de 2 pontos de vitória por pá que usasse. Acabou ficando praticamente preso no Leste onde conseguiu criar uma cidade mas não conseguiu sair dali, para isso teria que investir pesado em navegação e mesmo assim não valia mais a pena. Teve uma posição ruim no culto, acho que ganhou poucos pontos de vitória dessa forma e também não pontuou na maior área adjacente.

Final de partida:

Marcos: 97 pontos
Savio: 93 pontos
Samuca: 88 pontos
Eu: 82 pontos
Caco: 76 pontos

Ficará sem fotos porque eu esqueci de tirar uma foto do final da partida (só tirei da pontuação).


Última edição por Trentini em Qui Out 10, 2013 10:46 am, editado 1 vez(es)
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Balboa - 09/10 - Quarta-Feira Empty Re: Balboa - 09/10 - Quarta-Feira

Mensagem por libonati Qui Out 10, 2013 9:56 am

só por curiosidade, esses dias atrás vocês não estavam dizendo os magos do caos seriam mais fracos que os halflings?

Pena que não pude ir ontem, acho esse jogo bem foda.

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

Balboa - 09/10 - Quarta-Feira Empty Re: Balboa - 09/10 - Quarta-Feira

Mensagem por Trentini Qui Out 10, 2013 10:09 am

libonati escreveu:só por curiosidade, esses dias atrás vocês não estavam dizendo os magos do caos seriam mais fracos que os halflings?

Pena que não pude ir ontem, acho esse jogo bem foda.
Eu não, o Samuca Very Happy tanto que na minha única vitória desse jogo, foi justamente com os Chaos Magicians. Eu estava exatamente refutando a afirmação do Samuca de que eles começassem com uma ENORME desvantagem (nem tão enorme assim, um trabalhador a menos talvez). Agora concordo com ele que não é uma raça muito adequada para um iniciante, porém essa já é a segunda partida do Marcos.

Quanto aos Halflings, afirmei que é uma raça excelente, porém pelo que deu para perceber, é circunstancial principalmente com aquele bônus de 2 pontos de vitória por pá utilizada na rodada, mas meu chute principal é que o Caco não tenha conseguido jogar muito bem, não usando as ações de poderes deixando para os outros usarem mesmo quando ele tinha um monte de poder sobrando, outro fator limitante é que ele acabou não conseguindo sair do mesmo lugar e também não tinha ganho de dinheiro (muitas dwellings e poucas trading houses), aí quando a ação de trocar 4 poderes por 7 dinheiros estava disponível para ele, ele preferia fazer a troca simples de 1 poder por 1 dinheiro ao invés de usar a ação.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Balboa - 09/10 - Quarta-Feira Empty Re: Balboa - 09/10 - Quarta-Feira

Mensagem por doizinho Qui Out 10, 2013 11:45 am

O Samuca só joga com os anões, to desconfiado que tem alguma coisa aí hein...
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 47
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Balboa - 09/10 - Quarta-Feira Empty Re: Balboa - 09/10 - Quarta-Feira

Mensagem por Samuca Qui Out 10, 2013 12:06 pm

doizinho escreveu:O Samuca só joga com os anões, to desconfiado que tem alguma coisa aí hein...
Eu estava conversando com o Ricardo antes do jogo começar, então, não fui sequer eu quem sorteou a raça para mim. E para critérios de estatística, em três partidas, peguei os Magos do Caos na primeira e os Anões nas duas subsequentes. Meeple 
Samuca
Samuca
Twilight Struggle
Twilight Struggle

Mensagens : 1396
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 41

http://www.boardgamegeek.com/user/ascensx

Ir para o topo Ir para baixo

Balboa - 09/10 - Quarta-Feira Empty Re: Balboa - 09/10 - Quarta-Feira

Mensagem por Guilherme Savio Qui Out 10, 2013 1:07 pm

Foi a primeira vez que joguei.

No início foi meio confuso, principalmente pra perceber as melhores maneiras de pontuar, já que há muitas, mas logo na segunda rodada, já deu pra pegar a dinâmica do jogo quase 100%.

Eu abdiquei totalmente dos cultos porque preferia ficar bom em um ou dois aspectos do que ficar médio em vários aspectos. Deu certo, só faltou um pouquinho ali. Mais um salto e eu passava. Mas enfim, a execução não conseguiu acompanhar o planejamento.

Jogo realmente muito bom e equilibrado. Merece muitas partidas Very Happy
Guilherme Savio
Guilherme Savio
Super Trunfo
Super Trunfo

Mensagens : 21
Data de inscrição : 19/09/2013
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Balboa - 09/10 - Quarta-Feira Empty Re: Balboa - 09/10 - Quarta-Feira

Mensagem por Anarkion Seg Out 14, 2013 5:15 pm

Vale lembrar que o Savio talvez me tivesse passado também, se tivesse comprado menos poderes. Esse é um detalhe bacana do jogo... a troca de poderes poderes pode te tirar a vitória. Minha memória pode estar ruim, mas não lembro dos poderes terem feito algo dramático para o Savio nas duas últimas rodadas.
Anarkion
Anarkion
Battlestar Galactica
Battlestar Galactica

Mensagens : 299
Data de inscrição : 31/08/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Balboa - 09/10 - Quarta-Feira Empty Re: Balboa - 09/10 - Quarta-Feira

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos