Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Descent - 1st edition vs. 2nd edition

+2
Samuca
Gustavo
6 participantes

Ir para baixo

Descent - 1st edition vs. 2nd edition Empty Descent - 1st edition vs. 2nd edition

Mensagem por Gustavo Qui Ago 29, 2013 11:55 am

Pessoal,

Lá na Puc o Guilherme está querendo começar uma campanha do Descent 2nd edition.

Joguei o cenário introdutório e achei o jogo bacaninha. Conheço pouco da primeira edição, não sei se foi o jeito que foi jogado antes, mas desta vez me pareceu um jogo mais fluído, mais dinâmico.

Mas sei que vocês aqui não gostaram dessa edição. O que mudou realmente? Essa edição é tão mais fraca assim?

Valeu! alien 
Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Descent - 1st edition vs. 2nd edition Empty Re: Descent - 1st edition vs. 2nd edition

Mensagem por Samuca Qui Ago 29, 2013 12:17 pm

Tem um tópico genérico do fórum onde o Pedro discorreu bastante sobre o tema há menos de duas semanas (salvo me engano). Mas não estou conseguindo encontrá-lo e o fórum em si não ajuda porque o mecanismo de busca só busca por títulos de tópicos...

Ô, pessoal da Direção, por favor, tem como disponibilizar um mecanismo de busca avançado?
Samuca
Samuca
Twilight Struggle
Twilight Struggle

Mensagens : 1396
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 41

http://www.boardgamegeek.com/user/ascensx

Ir para o topo Ir para baixo

Descent - 1st edition vs. 2nd edition Empty Re: Descent - 1st edition vs. 2nd edition

Mensagem por Trentini Qui Ago 29, 2013 12:26 pm

Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Descent - 1st edition vs. 2nd edition Empty Re: Descent - 1st edition vs. 2nd edition

Mensagem por Samuca Qui Ago 29, 2013 12:49 pm

Obrigado, Trentini! Smile 
Samuca
Samuca
Twilight Struggle
Twilight Struggle

Mensagens : 1396
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 41

http://www.boardgamegeek.com/user/ascensx

Ir para o topo Ir para baixo

Descent - 1st edition vs. 2nd edition Empty Re: Descent - 1st edition vs. 2nd edition

Mensagem por Gustavo Qui Ago 29, 2013 12:49 pm

Sim, também busquei pelo search e não havia encontrado...
Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Descent - 1st edition vs. 2nd edition Empty Re: Descent - 1st edition vs. 2nd edition

Mensagem por tiagovip Qui Ago 29, 2013 1:10 pm

Os problemas que vi na 2ª edição:

- A primeira parte das aventuras tem pouco valor para o Overlord, mas pode ser bem ruim para os heróis caso eles a percam. Mas como assim, então não seria de interesse do Overlord vencer? Bem, claro, mas não é o principal objetivo dele. O principal é: acumular cartas. Enrolar o máximo possível, para guardar as melhores cartas de forma a destruir na segunda parte da aventura;

- O que nos traz ao ponto dois: não há limitação de cartas nas mãos e nem de cartas que podem ser jogadas. O Middle-Earth Quest, o Mansion of Madness e o Descent 1a ed. trabalham com o threat: o Sauron/Keeper/Overlord pode acumular cartas, sem problema, mas só conseguirá usar um certo tanto, pois cada carta consome threat, então fica bem mais complicado combar várias cartas de uma só vez, porque as cartas poderosas têm custo alto de threat, então o uso das cartas fica mais regular;

- O jogo tem alguns cenários bem mal-feitos em questão de equilíbrio - alguns para o Overlord, outros para os heróis, e não, dois erros não fazem um acerto - Castle Daerion, the Masquerade Ball são dois exemplos (parte do problema com alguns dos cenários foram endereçados com uma revisão feita neles, mas então é necessário ir atrás do FAQ+alterações do jogo, porque pelo que sei não há edição com as modificações já inseridas);

- Os monstros poderiam ser melhor equilibrados. Eu entendo a noção de ter monstros mais fortes e outros mais fracos, mas quando o cenário lhe dá a escolha de um ou outro, eu fico confuso. Porque pegar as Aranhas se eu posso colocar os Barghests? Zumbis ou Meriods? Palha. A única questão eventual envolve os Goblins, pois mesmo fracos, a habilidade deles de passar reto pelos heróis pode ser significativa em certos cenários;

- Há trilhas para o Overlord bem melhores do que outras. Faz só sentido se o Overlord pegar um grupo novato e quiser pegar leve.

Deve ter mais coisas, mas tenho que sair almoçar.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Descent - 1st edition vs. 2nd edition Empty Re: Descent - 1st edition vs. 2nd edition

Mensagem por Leohnardo Qui Ago 29, 2013 1:31 pm

Além do threat, a primeira edição também tem limite de cartas para o Overlord. Infelizmente não joguei a segunda edição e não vou comentar mais q isso, mas o que quiserem saber sobre a 1º tamos ae...
Gostaria de jogar a segunda, mas visto que o jogo foi odiado pelo pessoal acho dificil conseguir =p
Leohnardo
Leohnardo
Ra
Ra

Mensagens : 176
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Descent - 1st edition vs. 2nd edition Empty Re: Descent - 1st edition vs. 2nd edition

Mensagem por doizinho Qui Ago 29, 2013 2:13 pm

Eu joguei as 2 edições e tenho algumas opiniões:

- A threat do Overlord no 1 limitava o uso de suas cartas, mas por outro lado as cartas eram mais fortes. Não acho que essa mudança deixe o jogo pior ou melhor, apenas diferente.

- No 1 os monstros eram também mais fortes, o gigante de 2 cabeças comeria ettins no almoço e evacuaria dragões mais tarde. Era então comum o overlord se segurar mais tempo mesmo sem jogar tantas cartas.

- Mecanicamente, dentro da dungeon, é tudo muito parecido nas 2 versões, ou seja, andar, atacar, usar fadiga e etc, é quase igual.

- A movimentação no 2 mudou, agora grandes monstros passam por locais "apertados". Acho tematicamente correto, anões, halflings e humanos nunca impediriam um dragão ou um ettin de passar.

- Uma coisa que a FFG vacilou em tirar do 2 era a construção da dungeon enquanto você a explorava. No 2 você conhece o cenário todo, e até os monstros já tem suas posições iniciais delimitadas. No 1 você poderia abrir uma porta e encontrar 3 hellhounds cuspindo fogo na tua cara, isso era muito legal pois gerava incerteza e medo entre os heróis. No 2 como tudo é aberto os heróis podem ir se organizando com muita antecedência pra enfrentar um dragão que está do outro lado do mapa.

- O item acima gera um outro efeito também, a história se desenvolve de forma diferente. O 1 se parecia muito mais com uma sessão de RPG, já no 2 tudo é sabido de antemão, os objetivos são claros pros 2 lados desde o início, e o jogo se torna muito mais uma batalha tática por espaço e itens.

Acho que os 2 jogos são legais, a nossa campanha do 2 começou com vícios, e isso afetou drasticamente o equilíbrio das forças. Eu até gostaria de jogar o Descent 1 ou 2 novamente, mas isso implicaria em ainda menos tempo pros outros jogos. No entanto, a ideia de uma nova campanha de Descent agora nem parece tão ruim se comparado com o que tenho jogado ultimamente.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 47
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Descent - 1st edition vs. 2nd edition Empty Re: Descent - 1st edition vs. 2nd edition

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos