Descent - 1st edition vs. 2nd edition
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Samuca
Gustavo
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Descent - 1st edition vs. 2nd edition
Pessoal,
Lá na Puc o Guilherme está querendo começar uma campanha do Descent 2nd edition.
Joguei o cenário introdutório e achei o jogo bacaninha. Conheço pouco da primeira edição, não sei se foi o jeito que foi jogado antes, mas desta vez me pareceu um jogo mais fluído, mais dinâmico.
Mas sei que vocês aqui não gostaram dessa edição. O que mudou realmente? Essa edição é tão mais fraca assim?
Valeu!
Lá na Puc o Guilherme está querendo começar uma campanha do Descent 2nd edition.
Joguei o cenário introdutório e achei o jogo bacaninha. Conheço pouco da primeira edição, não sei se foi o jeito que foi jogado antes, mas desta vez me pareceu um jogo mais fluído, mais dinâmico.
Mas sei que vocês aqui não gostaram dessa edição. O que mudou realmente? Essa edição é tão mais fraca assim?
Valeu!
Gustavo- Arkham Horror
- Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013
Re: Descent - 1st edition vs. 2nd edition
Tem um tópico genérico do fórum onde o Pedro discorreu bastante sobre o tema há menos de duas semanas (salvo me engano). Mas não estou conseguindo encontrá-lo e o fórum em si não ajuda porque o mecanismo de busca só busca por títulos de tópicos...
Ô, pessoal da Direção, por favor, tem como disponibilizar um mecanismo de busca avançado?
Ô, pessoal da Direção, por favor, tem como disponibilizar um mecanismo de busca avançado?
Re: Descent - 1st edition vs. 2nd edition
O tópico que o Samuca citou é esse aqui
https://curitibaludica.forumeiros.com/t354-jogos-de-fantasia-medieval-dungeon-crawlers
https://curitibaludica.forumeiros.com/t354-jogos-de-fantasia-medieval-dungeon-crawlers
Re: Descent - 1st edition vs. 2nd edition
Sim, também busquei pelo search e não havia encontrado...
Gustavo- Arkham Horror
- Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013
Re: Descent - 1st edition vs. 2nd edition
Os problemas que vi na 2ª edição:
- A primeira parte das aventuras tem pouco valor para o Overlord, mas pode ser bem ruim para os heróis caso eles a percam. Mas como assim, então não seria de interesse do Overlord vencer? Bem, claro, mas não é o principal objetivo dele. O principal é: acumular cartas. Enrolar o máximo possível, para guardar as melhores cartas de forma a destruir na segunda parte da aventura;
- O que nos traz ao ponto dois: não há limitação de cartas nas mãos e nem de cartas que podem ser jogadas. O Middle-Earth Quest, o Mansion of Madness e o Descent 1a ed. trabalham com o threat: o Sauron/Keeper/Overlord pode acumular cartas, sem problema, mas só conseguirá usar um certo tanto, pois cada carta consome threat, então fica bem mais complicado combar várias cartas de uma só vez, porque as cartas poderosas têm custo alto de threat, então o uso das cartas fica mais regular;
- O jogo tem alguns cenários bem mal-feitos em questão de equilíbrio - alguns para o Overlord, outros para os heróis, e não, dois erros não fazem um acerto - Castle Daerion, the Masquerade Ball são dois exemplos (parte do problema com alguns dos cenários foram endereçados com uma revisão feita neles, mas então é necessário ir atrás do FAQ+alterações do jogo, porque pelo que sei não há edição com as modificações já inseridas);
- Os monstros poderiam ser melhor equilibrados. Eu entendo a noção de ter monstros mais fortes e outros mais fracos, mas quando o cenário lhe dá a escolha de um ou outro, eu fico confuso. Porque pegar as Aranhas se eu posso colocar os Barghests? Zumbis ou Meriods? Palha. A única questão eventual envolve os Goblins, pois mesmo fracos, a habilidade deles de passar reto pelos heróis pode ser significativa em certos cenários;
- Há trilhas para o Overlord bem melhores do que outras. Faz só sentido se o Overlord pegar um grupo novato e quiser pegar leve.
Deve ter mais coisas, mas tenho que sair almoçar.
Abs,
- A primeira parte das aventuras tem pouco valor para o Overlord, mas pode ser bem ruim para os heróis caso eles a percam. Mas como assim, então não seria de interesse do Overlord vencer? Bem, claro, mas não é o principal objetivo dele. O principal é: acumular cartas. Enrolar o máximo possível, para guardar as melhores cartas de forma a destruir na segunda parte da aventura;
- O que nos traz ao ponto dois: não há limitação de cartas nas mãos e nem de cartas que podem ser jogadas. O Middle-Earth Quest, o Mansion of Madness e o Descent 1a ed. trabalham com o threat: o Sauron/Keeper/Overlord pode acumular cartas, sem problema, mas só conseguirá usar um certo tanto, pois cada carta consome threat, então fica bem mais complicado combar várias cartas de uma só vez, porque as cartas poderosas têm custo alto de threat, então o uso das cartas fica mais regular;
- O jogo tem alguns cenários bem mal-feitos em questão de equilíbrio - alguns para o Overlord, outros para os heróis, e não, dois erros não fazem um acerto - Castle Daerion, the Masquerade Ball são dois exemplos (parte do problema com alguns dos cenários foram endereçados com uma revisão feita neles, mas então é necessário ir atrás do FAQ+alterações do jogo, porque pelo que sei não há edição com as modificações já inseridas);
- Os monstros poderiam ser melhor equilibrados. Eu entendo a noção de ter monstros mais fortes e outros mais fracos, mas quando o cenário lhe dá a escolha de um ou outro, eu fico confuso. Porque pegar as Aranhas se eu posso colocar os Barghests? Zumbis ou Meriods? Palha. A única questão eventual envolve os Goblins, pois mesmo fracos, a habilidade deles de passar reto pelos heróis pode ser significativa em certos cenários;
- Há trilhas para o Overlord bem melhores do que outras. Faz só sentido se o Overlord pegar um grupo novato e quiser pegar leve.
Deve ter mais coisas, mas tenho que sair almoçar.
Abs,
Re: Descent - 1st edition vs. 2nd edition
Além do threat, a primeira edição também tem limite de cartas para o Overlord. Infelizmente não joguei a segunda edição e não vou comentar mais q isso, mas o que quiserem saber sobre a 1º tamos ae...
Gostaria de jogar a segunda, mas visto que o jogo foi odiado pelo pessoal acho dificil conseguir =p
Gostaria de jogar a segunda, mas visto que o jogo foi odiado pelo pessoal acho dificil conseguir =p
Leohnardo- Ra
- Mensagens : 176
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 34
Re: Descent - 1st edition vs. 2nd edition
Eu joguei as 2 edições e tenho algumas opiniões:
- A threat do Overlord no 1 limitava o uso de suas cartas, mas por outro lado as cartas eram mais fortes. Não acho que essa mudança deixe o jogo pior ou melhor, apenas diferente.
- No 1 os monstros eram também mais fortes, o gigante de 2 cabeças comeria ettins no almoço e evacuaria dragões mais tarde. Era então comum o overlord se segurar mais tempo mesmo sem jogar tantas cartas.
- Mecanicamente, dentro da dungeon, é tudo muito parecido nas 2 versões, ou seja, andar, atacar, usar fadiga e etc, é quase igual.
- A movimentação no 2 mudou, agora grandes monstros passam por locais "apertados". Acho tematicamente correto, anões, halflings e humanos nunca impediriam um dragão ou um ettin de passar.
- Uma coisa que a FFG vacilou em tirar do 2 era a construção da dungeon enquanto você a explorava. No 2 você conhece o cenário todo, e até os monstros já tem suas posições iniciais delimitadas. No 1 você poderia abrir uma porta e encontrar 3 hellhounds cuspindo fogo na tua cara, isso era muito legal pois gerava incerteza e medo entre os heróis. No 2 como tudo é aberto os heróis podem ir se organizando com muita antecedência pra enfrentar um dragão que está do outro lado do mapa.
- O item acima gera um outro efeito também, a história se desenvolve de forma diferente. O 1 se parecia muito mais com uma sessão de RPG, já no 2 tudo é sabido de antemão, os objetivos são claros pros 2 lados desde o início, e o jogo se torna muito mais uma batalha tática por espaço e itens.
Acho que os 2 jogos são legais, a nossa campanha do 2 começou com vícios, e isso afetou drasticamente o equilíbrio das forças. Eu até gostaria de jogar o Descent 1 ou 2 novamente, mas isso implicaria em ainda menos tempo pros outros jogos. No entanto, a ideia de uma nova campanha de Descent agora nem parece tão ruim se comparado com o que tenho jogado ultimamente.
- A threat do Overlord no 1 limitava o uso de suas cartas, mas por outro lado as cartas eram mais fortes. Não acho que essa mudança deixe o jogo pior ou melhor, apenas diferente.
- No 1 os monstros eram também mais fortes, o gigante de 2 cabeças comeria ettins no almoço e evacuaria dragões mais tarde. Era então comum o overlord se segurar mais tempo mesmo sem jogar tantas cartas.
- Mecanicamente, dentro da dungeon, é tudo muito parecido nas 2 versões, ou seja, andar, atacar, usar fadiga e etc, é quase igual.
- A movimentação no 2 mudou, agora grandes monstros passam por locais "apertados". Acho tematicamente correto, anões, halflings e humanos nunca impediriam um dragão ou um ettin de passar.
- Uma coisa que a FFG vacilou em tirar do 2 era a construção da dungeon enquanto você a explorava. No 2 você conhece o cenário todo, e até os monstros já tem suas posições iniciais delimitadas. No 1 você poderia abrir uma porta e encontrar 3 hellhounds cuspindo fogo na tua cara, isso era muito legal pois gerava incerteza e medo entre os heróis. No 2 como tudo é aberto os heróis podem ir se organizando com muita antecedência pra enfrentar um dragão que está do outro lado do mapa.
- O item acima gera um outro efeito também, a história se desenvolve de forma diferente. O 1 se parecia muito mais com uma sessão de RPG, já no 2 tudo é sabido de antemão, os objetivos são claros pros 2 lados desde o início, e o jogo se torna muito mais uma batalha tática por espaço e itens.
Acho que os 2 jogos são legais, a nossa campanha do 2 começou com vícios, e isso afetou drasticamente o equilíbrio das forças. Eu até gostaria de jogar o Descent 1 ou 2 novamente, mas isso implicaria em ainda menos tempo pros outros jogos. No entanto, a ideia de uma nova campanha de Descent agora nem parece tão ruim se comparado com o que tenho jogado ultimamente.
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