Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pandemic Ibéria - Primeiras Impressões

4 participantes

Ir para baixo

Pandemic Ibéria - Primeiras Impressões Empty Pandemic Ibéria - Primeiras Impressões

Mensagem por Descolado Seg Fev 26, 2018 6:19 pm

Pandemic Ibéria - Primeiras Impressões RD25YDN

Chegou em minhas mãos recentemente esta pérola, PANDEMIC IBERIA.
Como eu sempre leio na internet que este IBÉRIA é uma versão que não terá REPRINT, resolvi comprar (apesar de achar que vai ter reprint sim).

Pandemic Ibéria - Primeiras Impressões SvaXGoG

Com este jogo em minhas mãos, uma lida no manual e uma simulação de partida entre 2 jogadores (solo) pude notar as principais diferenças entre uma versão e outra e vou postar aqui minhas primeiras impressões.

Pandemic Ibéria - Primeiras Impressões 9grGzmR
Pandemic Ibéria - Primeiras Impressões SUic71j
Pandemic Ibéria - Primeiras Impressões UUD9h4H


O JOGO
PANDEMIC IBERIA vem com 3 modos de jogo. O modo "tradicional" (que todos conhecem), o modo INFLUX HOSPITAL e o HISTORICAL DISEASES.

Pandemic Ibéria - Primeiras Impressões EpixrOb

Pandemic Ibéria - Primeiras Impressões JUefYJA

MODO NORMAL
Apesar das regras serem as mesmas (Ação, Compre 2 cartas, Infecte), trata-se de um Pandemic diferente basicamente por 3 motivos:

a) Criou-se o conceito de REGIÃO no tabuleiro
b) Não se pode mais viajar por aviões (não é mais possível descartar uma carta e viajar para aquele local, exceto de Porto para Porto através de Navios).
c) Tiraram o CIENTISTA, o MÉDICO e o PESQUISADOR

"- Como é que é??? Tiraram as 3 profissões mais fodásticas do jogo???". Calma que vamos explicar isso tudo, pois existem várias "compensações" para esse aparente absurdo.

Pandemic Ibéria - Primeiras Impressões Ufq4KBw

Pandemic Ibéria - Primeiras Impressões TUUpNYz

REGIÃO
Uma "região" no tabuleiro é uma "área" formada por várias cidades. Esse conceito é muito usado no jogo, pelo fato que os jogadores a partir de agora podem impedir que as doenças infectem várias cidades no turno de infecção.
Para permitir essa mordomia, o jogo criou o conceito de TRATAMENTO DE ÁGUA. Um jogador pode "tratar a água" de uma região (colocar 2 tokens de água no local) e com isso impedir que várias cidades recebam cubos de doença. Mas isso é um mero paliativo, pois cada vez que um cubo de doença infectar uma cidade com água tratada, um token de água é removido. Com isso é possível ADIAR a infecção de cidades perigosas (com 2 ou 3 cubos por exemplo).

Pandemic Ibéria - Primeiras Impressões IyAIz3b
Acima, o peão branco coloca 2 tokens de ÁGUA TRATADA na REGIÃO que compreende ZARAGOZA, MADRID, CUENCA e TERUEL. Se na fase de infecção alguma dessas cidades for comprada, retira-se um token de água tratada ao invés de colocar um cubo na cidade.

SEM AVIÕES

Agora não é mais possível descartar uma carta e viajar para uma cidade diretamente. O jogador precisará se deslocar de cidade em cidade até chegar ao destino desejado. Também acabou a mamata de ficar pulando de um LABORATÓRIO para outro. O jogo substituiu isto por HOSPITAIS no entanto eles servem apenas para CURAR as doenças, não se pode viajar entre eles.

"- Cara, mas isso ferrou demais o jogo, não?"

Não, porque agora é possível criar TRILHOS entre cidades e isso facilita as viagens, pois cidades conectadas por trilhos podem ser alcançadas com um único movimento. Isso em tese ameniza um pouco a falta dos aviões mas como a quantidade de trilhos no jogo é finita, isso acabou dando um "up" estratégico no jogo.

SEM CIENTISTA, SEM PESQUISADOR e sem MÉDICO

Esta me pareceu a mudança mais "radical" neste jogo além é claro da ausência dos aviões.

O cientista ainda existe, mas acabou a mamata de curar doenças com 4 cartas, agora TODO MUNDO CURA COM 5 e não tem conversa. Apesar do novo cientista ter uma habilidade legal para tratar doenças em regiões, não acho que isso tenha compensado as 4 cartas.
O MÉDICO sumiu de vez. O mais próximo dele é uma ENFERMEIRA que tem um "token mágico" que ela carrega junto por onde ela vai e que funciona de forma semelhante - porém mais poderosa - que o "tratamento de água".

Pandemic Ibéria - Primeiras Impressões SELcR4o
A ENFERMEIRA (substituta do MÉDICO) perdeu todos os seus poderes, mas seu token impede que qualquer cubo seja adicionado na região onde ele se encontra (no caso acima, TOLEDO, MADRID e CIUDAD REAL).

É uma das profissões mais táticas do jogo no entanto a ausência de qualquer outra habilidade para esta profissão (fora suas ações normais) torna seu uso bastante questionável já que ela vai servir apenas para ficar se movendo pelo tabuleiro "protegendo" - entenda-se "atrasando" o inevitável.

A profissão mais próxima do PESQUISADOR é uma função chamada POLITICO, que permite passar uma carta para qualquer jogador no tabuleiro (em qualquer local), mas ele só pode passar uma carta de uma cidade onde ele esteja, ou seja, ele vai ficar viajando pelo tabuleiro o tempo todo para passar suas cartas para os jogadores.

INFLUX HOSPITAL
Visa simular o deslocamento de pacientes para os hospitais evitando aglomerações. O jogo é o mesmo, mas agora os cubos de doença são considerados "pacientes" que precisam evitar aglomerações e por conta disso sempre devem ser deslocados em direção ao hospital mais próximo a cada turno. É uma nova forma de controlar melhor os Outbrakes de modo que eles aconteçam apenas nos hospitais e não nas cidades - talvez por isso o MÉDICO tenha sido eliminado do jogo pois se ele existisse, esse modo de jogo ficaria muito fácil.

HISTORICAL DISEASE
Nada mais é que a expansão ON THE BRINK (ou "NO LIMITE" no caso da versão da GALÁPAGOS) porém com um grau de dificuldade bem maior. Para quem não está familiarizado, nessa expansão era preciso escolher uma das doenças para se tornar a VIRULENT STRAIN. A doença escolhida assumia um comportamento diferente que a tornava mais difícil de ser curada ou poderia se espalhar mais rapidamente.

Agora as 4 doenças tem nome (MALÁRIA, CÓLERA, TIFO e FEBRE AMARELA) e cada uma delas tem um comportamento diferente.
Ao contrário do que acontecia na expansão ON THE BRINK, onde escolhia-se UMA DOENÇA para enfrentar e as demais não nos davam tanto trabalho, agora é possível escolher entre UMA ou TODAS. Nem preciso dizer que isso eleva a dificuldade do jogo a um nível simplesmente insano.

CONCLUSÃO
Não cheguei a jogar o modo HOSPITAL e nem o HISTORICAL, mas uma lida no manual logo nos faz entender o "espírito da coisa".

Sem a possibilidade de se deslocar mais rapidamente entre as cidades (voar), sem a possibilidade de CURAR doenças (para remover todos os cubos com uma única ação) e sem a presença do PESQUISADOR a coisa ficou bem mais difícil, pois curar doenças vai exigir viagens constantes e marcação de encontros, tornando o ato de encontrar a cura bem mais demorado.Para compensar esse aumento na dificuldade o jogo permite atrasar a contaminação do tabuleiro por meio de tratamento da água e agilizar os movimentos por meio de tokens de trilho.

Essencialmente o que se percebe neste novo PANDEMIC IBÉRIA é um aumento significativo na parte ESTRATÉGICA, com a inclusão desses novos elementos táticos. Mais discussões, mais tomadas de decisão, mais debates. Some-se a isso a ARTE DO JOGO que está simplesmente deslumbrante e os dois novos modos de jogo para aumentar a dificuldade (o jogo comporta 5 pessoas), temos que PANDEMIC IBÉRIA deve aposentar rapidinho o nosso velho e querido PANDEMIC.


Última edição por Descolado em Seg Fev 26, 2018 10:12 pm, editado 1 vez(es)
Descolado
Descolado
Ra
Ra

Mensagens : 172
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 52
Localização : Rua Edemar Ernsen, 99 Bl. 04 Apto. 22

http://www.tideofironbrasil.xpg.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Pandemic Ibéria - Primeiras Impressões Empty Re: Pandemic Ibéria - Primeiras Impressões

Mensagem por tiagovip Seg Fev 26, 2018 7:52 pm

Hahaha.

Quando vi a foto que você recebeu o jogo, sabia que esta resenha estava vindo!!

Para variar, excelente!

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Pandemic Ibéria - Primeiras Impressões Empty Re: Pandemic Ibéria - Primeiras Impressões

Mensagem por Descolado Seg Fev 26, 2018 10:05 pm

tiagovip escreveu:Hahaha.

Quando vi a foto que você recebeu o jogo, sabia que esta resenha estava vindo!!

Para variar, excelente!

Abs,

Na verdade essa não é bem "aqueeeeeeeela" resenha que estou acostumado a fazer, mas isso é porque eu acho que um PANDEMIC não é lá nenhuma novidade, por isso bati poucas fotos e não fui muito fundo nos outros modos de jogo. Já já aparecem toneladas de videos e resenhas deste jogo (curiosamente não achei nenhum video no youtube em português).

Ainda assim obrigado!

Apenas um ADDENDUN (acho que é assim que se escreve).

Eu disse que o jogo não tem mais a profissão do MÉDICO. Eu estava errado, na verdade existe sim um MÉDICO RURAL no jogo (já estou traduzindo as cartas), mas tá bem fraquinho se comparado ao "Deus da Medicina" do PANDEMIC original.

Pandemic Ibéria - Primeiras Impressões Th5XP4Y
Descolado
Descolado
Ra
Ra

Mensagens : 172
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 52
Localização : Rua Edemar Ernsen, 99 Bl. 04 Apto. 22

http://www.tideofironbrasil.xpg.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Pandemic Ibéria - Primeiras Impressões Empty Re: Pandemic Ibéria - Primeiras Impressões

Mensagem por Binderman Ter Fev 27, 2018 8:39 am

Bacana o review Ismael, mais um Pandemic para eu não comprar. Smile
Binderman
Binderman
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 2992
Data de inscrição : 29/05/2013
Idade : 54
Localização : Universo observável

Ir para o topo Ir para baixo

Pandemic Ibéria - Primeiras Impressões Empty Re: Pandemic Ibéria - Primeiras Impressões

Mensagem por tiagovip Ter Fev 27, 2018 12:51 pm

Ismael, podemos colocar sua resenha no blog da Curitiba Lúdica? Créditos serão mantidos.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Pandemic Ibéria - Primeiras Impressões Empty Re: Pandemic Ibéria - Primeiras Impressões

Mensagem por Descolado Ter Fev 27, 2018 2:03 pm

tiagovip escreveu:Ismael, podemos colocar sua resenha no blog da Curitiba Lúdica? Créditos serão mantidos.

Abs,

Mas é claro, Tiago. Recomenda que eu comece a postar resenhas no BLOG ao invés de postar aqui? Não sei onde a galera consulta mais, deve ser pelo BLOG, né?
Descolado
Descolado
Ra
Ra

Mensagens : 172
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 52
Localização : Rua Edemar Ernsen, 99 Bl. 04 Apto. 22

http://www.tideofironbrasil.xpg.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Pandemic Ibéria - Primeiras Impressões Empty Re: Pandemic Ibéria - Primeiras Impressões

Mensagem por tiagovip Ter Fev 27, 2018 2:43 pm

Acho que no blog há mais visibilidade, até porque compartilha na página do Facebook também.

Publiquei lá: https://curitibaludica.com.br/2018/02/27/pandemic-iberia-primeiras-impressoes/
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Pandemic Ibéria - Primeiras Impressões Empty Re: Pandemic Ibéria - Primeiras Impressões

Mensagem por libonati Qui Mar 01, 2018 11:49 am

Acho que vale colocar esta resenha no canal da Ludopedia também.
Excelente resenha Ismael, mas ainda não sanou a minha entre comprar ou não o jogo

Enviado pelo Topic'it

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

Pandemic Ibéria - Primeiras Impressões Empty Re: Pandemic Ibéria - Primeiras Impressões

Mensagem por Descolado Qui Mar 01, 2018 2:58 pm

libonati escreveu:Acho que vale colocar esta resenha no canal da Ludopedia também.
Excelente resenha Ismael, mas ainda não sanou a minha entre comprar ou não o jogo

Enviado pelo Topic'it

Ah sim, teria sanada se eu tivesse feito "aquela" resenha de sempre. Não me aprofundei porque gostaria de fazer o jogo pegar mesa primeiro testando todos os modos de jogo. Agora estou namorando o tal do:

Pandemic Ibéria - Primeiras Impressões YAuCWHp
Descolado
Descolado
Ra
Ra

Mensagens : 172
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 52
Localização : Rua Edemar Ernsen, 99 Bl. 04 Apto. 22

http://www.tideofironbrasil.xpg.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Pandemic Ibéria - Primeiras Impressões Empty Re: Pandemic Ibéria - Primeiras Impressões

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos