Top 5 - Maquininhas de Pontos
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Binderman
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Fórum Curitiba Lúdica :: Jogos :: Top 5
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Top 5 - Maquininhas de Pontos
Você começa com dificuldade, fazendo um pontinho aqui e outro ali. Mas vai adquirindo outros prédios, armas, territórios, tokens que o fazem melhorar um pouco e agora você faz 2 ou 3 pontos de cada vez. Próximo ao final do jogo o seu conjunto está muito bem azeitado e você consegue fazer 15, 20 pontos de uma só vez.
Vamos escolher os melhores jogos que nos dão a sensação de evolução de poder por meio da multiplicação da capacidade de fazer pontos.
Binderman- Middle-earth Quest
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Re: Top 5 - Maquininhas de Pontos
Nessa lista vou deixar de fora uma tonelada de jogos bons, simplesmente por ter jogado-os há muito tempo e lembrar vagamente como funcionam.
Dos que estão mais frescos na minha memória, eu tentei me focar exclusivamente em jogos que os pontos são concedidos em ações durante a partida, e não naqueles que as máquinas geram muitos pontos ao final. Eis a lista:
5 - Yedo - Conforme o jogo passa os jogadores ficam mais confortáveis pegando missões cada vez mais difíceis e a combinação de recursos acumulados formam boas máquinas de pontos. Fica em quinto pois a "máquina" é apenas um acúmulo de coisas que combinadas geram pontos, então não é exatamente uma máquina de ações que geram pontos
4 - Princes of Florence - Nesse é bem simples visualizar a máquina tomando corpo, no final do jogo as combinações ficam complexas e podem gerar quantidades absurdas de pontos. Fica em quarto pelo mesmo motivo do acima, as máquinas são estáticas, gerando pontos por acúmulos de coisas.
3 - Troyes - Aqui as cartas influenciam muito no tipo da máquina. Em algumas partidas ela é lenta, em outras gera muitos pontos, em algumas o foco é combate e etc. De qualquer forma, quem conseguir montar o melhor combo de ações provavelmente será o vencedor.
2 - Last Will - A ideia é perder dinheiro, e não ganhar, mas o conceito de máquina é válido. Um bom jogo.
1 - Dominion - O melhor jogo de combos e geração de pontos, disparado. Aqui a combinação nem sempre é clara até você ver teu coleguinha comprando platina todo turno.
Menções Honrosas: Glory to Rome, aqui forcei um pouco a barra, mas os combos existem e quem fizer os melhores vencem o jogo.
Poderiam estar na lista, mas joguei muito pouco para ter certeza se merecem: Strasbourg, Key Flower e Glen More.
Dos que estão mais frescos na minha memória, eu tentei me focar exclusivamente em jogos que os pontos são concedidos em ações durante a partida, e não naqueles que as máquinas geram muitos pontos ao final. Eis a lista:
5 - Yedo - Conforme o jogo passa os jogadores ficam mais confortáveis pegando missões cada vez mais difíceis e a combinação de recursos acumulados formam boas máquinas de pontos. Fica em quinto pois a "máquina" é apenas um acúmulo de coisas que combinadas geram pontos, então não é exatamente uma máquina de ações que geram pontos
4 - Princes of Florence - Nesse é bem simples visualizar a máquina tomando corpo, no final do jogo as combinações ficam complexas e podem gerar quantidades absurdas de pontos. Fica em quarto pelo mesmo motivo do acima, as máquinas são estáticas, gerando pontos por acúmulos de coisas.
3 - Troyes - Aqui as cartas influenciam muito no tipo da máquina. Em algumas partidas ela é lenta, em outras gera muitos pontos, em algumas o foco é combate e etc. De qualquer forma, quem conseguir montar o melhor combo de ações provavelmente será o vencedor.
2 - Last Will - A ideia é perder dinheiro, e não ganhar, mas o conceito de máquina é válido. Um bom jogo.
1 - Dominion - O melhor jogo de combos e geração de pontos, disparado. Aqui a combinação nem sempre é clara até você ver teu coleguinha comprando platina todo turno.
Menções Honrosas: Glory to Rome, aqui forcei um pouco a barra, mas os combos existem e quem fizer os melhores vencem o jogo.
Poderiam estar na lista, mas joguei muito pouco para ter certeza se merecem: Strasbourg, Key Flower e Glen More.
Re: Top 5 - Maquininhas de Pontos
Um de meus estilos favoritos de jogos:
5) Splendor - Simples e elegante máquina de pontos. No começo você não consegue fazer quase nada, depois seu tableau te prepara para comprar as cartas mais valiosas que valem mais pontos e quando você percebe o jogo já acabou.
4) Terraforming Mars - Novidade, mas ele tem o mesmo feeling de Race for the Galaxy no sentido de formar tableau e melhorar seu desempenho ao longo do jogo, só que é um jogo que considero um tanto mais temático. No começo é um parto aumentar um nivelzinho de oxigênio no planeta, aumentar temperatura e tudo o mais, depois isso vira coisa de rotina em cada geração e claro, essas coisas valem ponto de vitória.
3) Race for the Galaxy - Jogo de formar tableau com combinações cada vez mais poderosas, você percebe na fase do consumo o quanto sua máquina que antes gerava 1 ponto por rodada, depois de algumas rodadas gera 10, 15 pontos em uma única rodada.
2) Dominion - O senhor dos Deckbuildings, não podia faltar nessa lista, e tem efeito de máquina de pontos.
1) Russian Railroads - Esse é uma autêntica maquininha de pontos, você começa fazendo 8 pontos por rodada, e 5 rodadas depois você termina fazendo 120 pontos por rodada.
Menções: Roll for the Galaxy, Troyes, vários jogos do Feld, Terra Mystica, Keyflower, Mage Knight: Board Game, Last Will, Yedo, Forge War.
5) Splendor - Simples e elegante máquina de pontos. No começo você não consegue fazer quase nada, depois seu tableau te prepara para comprar as cartas mais valiosas que valem mais pontos e quando você percebe o jogo já acabou.
4) Terraforming Mars - Novidade, mas ele tem o mesmo feeling de Race for the Galaxy no sentido de formar tableau e melhorar seu desempenho ao longo do jogo, só que é um jogo que considero um tanto mais temático. No começo é um parto aumentar um nivelzinho de oxigênio no planeta, aumentar temperatura e tudo o mais, depois isso vira coisa de rotina em cada geração e claro, essas coisas valem ponto de vitória.
3) Race for the Galaxy - Jogo de formar tableau com combinações cada vez mais poderosas, você percebe na fase do consumo o quanto sua máquina que antes gerava 1 ponto por rodada, depois de algumas rodadas gera 10, 15 pontos em uma única rodada.
2) Dominion - O senhor dos Deckbuildings, não podia faltar nessa lista, e tem efeito de máquina de pontos.
1) Russian Railroads - Esse é uma autêntica maquininha de pontos, você começa fazendo 8 pontos por rodada, e 5 rodadas depois você termina fazendo 120 pontos por rodada.
Menções: Roll for the Galaxy, Troyes, vários jogos do Feld, Terra Mystica, Keyflower, Mage Knight: Board Game, Last Will, Yedo, Forge War.
Re: Top 5 - Maquininhas de Pontos
Meus preferidos nesse linha são:
5) Macao: fica em quinto porque o foco é tanto em formar uma máquina quanto em usar e escolher bem os dados. Mas uma boa máquina dará a melhor chance de vitória, pois, daí, qualquer dado será útil de alguma forma: seja transformando em dinheiro, ganhando mais cubos, multiplicando pontos, etc;
4) Food Chain Magnate: poderia estar mais alto, até porque, aqui a máquina é maior do que na dos outros: uma legião de trabalhadores e opções movendo-se para fazer sua empresa atender às demandas, mas como só o joguei duas vezes, fica em quarto lugar;
3) Notre Dame: na versão libástica não forma-se tanto uma máquina, na versão feldiana, aí sim. Os locais vão enchendo, as opções tornam-se melhores, e cada ação pode ter impacto profundo em seu jogo;
2) Last Will: faz-de uma máquina ao inverso: para desperdiçar o máximo possível. E, ainda mais, deve-se destruir boa parte dela antes do final. Muito interessante;
1) Egizia: vai-se aumentando a quantidade de trabalhadores, de pedras, de ações especiais, e, no final, faz-se construções grandiosas. Cheio de possibilidades e é sempre decidido no final, justamente pelo seu contínuo aumento.
Menções honrosas: Race for the Galaxy - sim, poderia estar no top 5, mas deixei-o de fora porque várias partidas podem ser decididas não pela forma;cão de uma máquina de pontos, e sim por uma "corrida", em que alguém vai abaixando continuamente cartas baratas até atingir 12 e finalizar e partida - isso funciona ainda mais quando jogando-se com os objetivos. Dominion - que nem o Race, há partidas várias, principalmente com uma ou mais cartas dando Curses, que não forma-se efetivamente máquinas de pontos e, sim, torna-se uma corrida para acabar as pilhas de cartas, tanto que já tive jogos em que o vencedor foi alguém com pontos negativos. Roll Through the Ages: começa-se com 3 dados miseráveis, sem desenvolvimentos ou monumentos. Vai-se então aprimorando sua civilização, dando-lhe habilidades especiais e construindo monumentos até que, ao final, ela seja algo grandioso.
5) Macao: fica em quinto porque o foco é tanto em formar uma máquina quanto em usar e escolher bem os dados. Mas uma boa máquina dará a melhor chance de vitória, pois, daí, qualquer dado será útil de alguma forma: seja transformando em dinheiro, ganhando mais cubos, multiplicando pontos, etc;
4) Food Chain Magnate: poderia estar mais alto, até porque, aqui a máquina é maior do que na dos outros: uma legião de trabalhadores e opções movendo-se para fazer sua empresa atender às demandas, mas como só o joguei duas vezes, fica em quarto lugar;
3) Notre Dame: na versão libástica não forma-se tanto uma máquina, na versão feldiana, aí sim. Os locais vão enchendo, as opções tornam-se melhores, e cada ação pode ter impacto profundo em seu jogo;
2) Last Will: faz-de uma máquina ao inverso: para desperdiçar o máximo possível. E, ainda mais, deve-se destruir boa parte dela antes do final. Muito interessante;
1) Egizia: vai-se aumentando a quantidade de trabalhadores, de pedras, de ações especiais, e, no final, faz-se construções grandiosas. Cheio de possibilidades e é sempre decidido no final, justamente pelo seu contínuo aumento.
Menções honrosas: Race for the Galaxy - sim, poderia estar no top 5, mas deixei-o de fora porque várias partidas podem ser decididas não pela forma;cão de uma máquina de pontos, e sim por uma "corrida", em que alguém vai abaixando continuamente cartas baratas até atingir 12 e finalizar e partida - isso funciona ainda mais quando jogando-se com os objetivos. Dominion - que nem o Race, há partidas várias, principalmente com uma ou mais cartas dando Curses, que não forma-se efetivamente máquinas de pontos e, sim, torna-se uma corrida para acabar as pilhas de cartas, tanto que já tive jogos em que o vencedor foi alguém com pontos negativos. Roll Through the Ages: começa-se com 3 dados miseráveis, sem desenvolvimentos ou monumentos. Vai-se então aprimorando sua civilização, dando-lhe habilidades especiais e construindo monumentos até que, ao final, ela seja algo grandioso.
Re: Top 5 - Maquininhas de Pontos
Para mim, as legítimas máquinas de pontuar são todos eurogames... aqueles que o cara joga e no final chega um caboclo e ganha tantos pontos que chega a dar raiva! Desse estilo tem uma 'renca de jogos', mas vou deixar de lado os que eu não gosto como Bora Bora, Power Grid e Five Tribes por exemplo.
5) Rock Roll Manager: pontos ao lançar discos, fazer shows, tocar em festivais... e aí vai.
4) Stone Age: a pontuação final gerada pelas cartas é o que vence o jogo.
3) Star Trek Starfleet Captains: É um jogo que se vence com pontos de vitória, ganha-se pontos resolvendo encontros, destruindo naves, construindo bases e principalmente com as missões.
2) Lords of Xidit: Sistema de pontuação muito legal, que vai desclassificando o jogar na contagem final da partida, além de ter um "cavaleiro negro" te azarando neste momento.
1) Twilight Strugle: Cito ele aqui no top 1 pois o sistema de pontuação cabo-de-guerra é muito bem feito. Além de que também tem todo o preparo para as cartas de pontuação, que deve ser feito com cuidado e discrição.
5) Rock Roll Manager: pontos ao lançar discos, fazer shows, tocar em festivais... e aí vai.
4) Stone Age: a pontuação final gerada pelas cartas é o que vence o jogo.
3) Star Trek Starfleet Captains: É um jogo que se vence com pontos de vitória, ganha-se pontos resolvendo encontros, destruindo naves, construindo bases e principalmente com as missões.
2) Lords of Xidit: Sistema de pontuação muito legal, que vai desclassificando o jogar na contagem final da partida, além de ter um "cavaleiro negro" te azarando neste momento.
1) Twilight Strugle: Cito ele aqui no top 1 pois o sistema de pontuação cabo-de-guerra é muito bem feito. Além de que também tem todo o preparo para as cartas de pontuação, que deve ser feito com cuidado e discrição.
Soar- Arkham Horror
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Re: Top 5 - Maquininhas de Pontos
Soar escreveu:1) Twilight Strugle: Cito ele aqui no top 1 pois o sistema de pontuação cabo-de-guerra é muito bem feito. Além de que também tem todo o preparo para as cartas de pontuação, que deve ser feito com cuidado e discrição.
No, no. O TS é tanto uma maquininha de pontos quanto o Combat Commander então.
Re: Top 5 - Maquininhas de Pontos
Você como um expert identificou a semelhança na mecânica do sistema de pontos.... porém sabe que não pontuam da mesma forma.tiagovip escreveu:Soar escreveu:1) Twilight Strugle: Cito ele aqui no top 1 pois o sistema de pontuação cabo-de-guerra é muito bem feito. Além de que também tem todo o preparo para as cartas de pontuação, que deve ser feito com cuidado e discrição.
No, no. O TS é tanto uma maquininha de pontos quanto o Combat Commander então.
Se me perguntar se acho que no CC há uma maquininha de pontos te respondo que não.
Soar- Arkham Horror
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Re: Top 5 - Maquininhas de Pontos
Soar escreveu:Você como um expert identificou a semelhança na mecânica do sistema de pontos.... porém sabe que não pontuam da mesma forma.tiagovip escreveu:Soar escreveu:1) Twilight Strugle: Cito ele aqui no top 1 pois o sistema de pontuação cabo-de-guerra é muito bem feito. Além de que também tem todo o preparo para as cartas de pontuação, que deve ser feito com cuidado e discrição.
No, no. O TS é tanto uma maquininha de pontos quanto o Combat Commander então.
Se me perguntar se acho que no CC há uma maquininha de pontos te respondo que não.
E no TS sim? Qual é exatamente a máquina? Há pontuação, certo, mas não me lembro de ver uma máquina de pontos em ação. Há mais cartas de pontuação no baralho, mais para o final, então tende-se a ocorrer mais marcações de pontos. É por isso?
Re: Top 5 - Maquininhas de Pontos
Caraca não consigo pensar em muitos jogos nesse estilo.
Eu curto pacarai o Russian Railroads.
Dominion eu só joguei o básico e não foi meu jogo favorito.
Bora Bora e Caverna enquadram nessa categoria?
Acho que até power grid seria mais ou menos nesse estilo, só que com dinheiro e não pontos.
Eu curto pacarai o Russian Railroads.
Dominion eu só joguei o básico e não foi meu jogo favorito.
Bora Bora e Caverna enquadram nessa categoria?
Acho que até power grid seria mais ou menos nesse estilo, só que com dinheiro e não pontos.
geovanni- Battlestar Galactica
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Re: Top 5 - Maquininhas de Pontos
Fiz esse top 5 pois imaginei que seria legal para muitos, mas para mim não é muito fácil escolher os jogos. Resolvi olhar a lista de todos e olhar aqueles que acho melhores.
5) Roll Through the Ages: Já foi o meu solo favorito, mas agora que conheci outros não o jogo tanto. Mas como gosto muito do tema e não conheço nenhum mais simples que ele, vai continuar na coleção.
4) Troyes: Meu jogo favorito onde os dados são os "trabalhadores".
3) Splendor: Gosto muito da simplicidade deste.
2) Dominion: Jogo preferido do Vinícius, temos o jogo base, 5 expansões grandes e 3 promos. Faz tempo que não jogamos mas nunca poderei me desfazer dele.
1) Notre Dame: Joguei apenas 3 vezes mas tenho boas lembranças de todas as partidas.
5) Roll Through the Ages: Já foi o meu solo favorito, mas agora que conheci outros não o jogo tanto. Mas como gosto muito do tema e não conheço nenhum mais simples que ele, vai continuar na coleção.
4) Troyes: Meu jogo favorito onde os dados são os "trabalhadores".
3) Splendor: Gosto muito da simplicidade deste.
2) Dominion: Jogo preferido do Vinícius, temos o jogo base, 5 expansões grandes e 3 promos. Faz tempo que não jogamos mas nunca poderei me desfazer dele.
1) Notre Dame: Joguei apenas 3 vezes mas tenho boas lembranças de todas as partidas.
Binderman- Middle-earth Quest
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Idade : 54
Localização : Universo observável
Re: Top 5 - Maquininhas de Pontos
5- Agrícola (embora os pontos sejam dados só ao final do jogo, você vê sua maquininha aumentando e ganhando forma.
4- Brass (que segue o mesmo raciocínio do agrícola neste ponto)
3- Power Grid
2- Helvetis
1- Jogos de Civilização em geral. Você começa pequeno e vai inflando uma verdadeira máquina de pontos(ou seja lá qual for a condição de vitória)
4- Brass (que segue o mesmo raciocínio do agrícola neste ponto)
3- Power Grid
2- Helvetis
1- Jogos de Civilização em geral. Você começa pequeno e vai inflando uma verdadeira máquina de pontos(ou seja lá qual for a condição de vitória)
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