Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quinta 18/07/13 - Twilight Struggle

+2
Marcelo
Rafaelfo
6 participantes

Ir para baixo

Quinta 18/07/13 - Twilight Struggle Empty Quinta 18/07/13 - Twilight Struggle

Mensagem por Rafaelfo Sex Jul 19, 2013 12:48 pm

Ontem fui na casa do Gallas para outra partida de Twilight Struggle, como parte do programa de treinamento para destruição do camarada Vazquez Ramos.

A partida foi muito interessante por vários motivos e foi definida apenas no Final Scoring, após o turno 10.
Joguei com os USA e o Gallas com a USSR. Durante o Early War os sovíéticos ficaram por vezes muito próximos de vencer o embate, com pontuação oscilando entre 8 e 17 pontos, vantagem que foi diminuindo durante o Mid War e finalmente passou para os USA no início do Late War. A pontuação no final do turno 10 era, se não me engano, 9 pontos para os estadunidenses. Com o Final Scoring e os USA dominando Europa, Africa e Ásia, a pontuação final terminou exatamente em 20 para os reis do capitalismo.
Caceta, como é difícil jogar de USA nos primeiros turnos desse jogo! Acho que ainda tenho que aprender muito para jogar com eles, mas mesmo assim, me parece realmente pedreira! No decorrer do jogo, não sei se porque o Gallas tomou muito azar com uma mão dele (saiu com 7/9 de cartas USA no sétimo turno) ou se é algo mais comum mesmo, os USA estavam com consideráveis cartas benéficas e ai o negócio mudou.
Ah, jogamos com as cartas opcionais.

Aproveito então para perguntar para o Gustavo, Fabiano e outros entendedores:
1. Para que, efetivamente, foram desenvolvidas as cartas opcionais;
2. O Gustavo me disse algumas vezes que a USSR tem vantagem no Early War e os USA no Late War. As cartas fazem tanta diferença assim para um lado e outro?

Abraço!
Rafaelfo
Rafaelfo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1809
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 38
Localização : Curitiba

http://www.sommastudio.com

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta 18/07/13 - Twilight Struggle Empty Re: Quinta 18/07/13 - Twilight Struggle

Mensagem por Marcelo Sex Jul 19, 2013 12:52 pm

Rafaelfo escreveu:Ontem fui na casa do Gallas para outra partida de Twilight Struggle, como parte do programa de treinamento para destruição do camarada Vazquez Ramos.
 
Hahahaha... a galera tá levando a sério esse desafio Gustavo, se cuide!!!
Acho que o Rafaelfo jogou essa semana o que eu jogo em um mês...
Marcelo
Marcelo
Power Grid
Power Grid

Mensagens : 630
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 45
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta 18/07/13 - Twilight Struggle Empty Re: Quinta 18/07/13 - Twilight Struggle

Mensagem por Gustavo Sex Jul 19, 2013 1:09 pm

Olá!

Parabéns por vencer com os EUA! Não é nada fácil!

Ao meu ver as cartas opcionais (e também a regra da China opcional) foram criadas para tornar o jogo mais fácil para os EUA. Eu inclusive não jogo com elas - uma vez joguei contra o Pedro com elas e achei que facilitou demais. Primeiro tem uma a mais pros EUA... e as quatro norte-americanas são boas demais - a Special Relationship torna fácil não perder pela Europa, Norad é muito destruidora, super boa para tirar controle soviético facilmente, de qualquer lugar do mapa, Our Man in Theran é demais de forte, permitindo você descartar várias cartas soviéticas do deck, facilitando o turno seguinte, o Awacs Sale cancela a Muslim Revolutions, que é uma ótima carta soviética... não que as cartas russas não sejam boas, mas não são tão boas assim. O Che é bem bacana, mas só serve em países não chave... a Yuri and Samantha bobear nem é ativada, é só os EUA não fazer golpes durante um turno... e o The Cambridge Five é boazinha se funciona (se os EUA tem alguma carta de pontuação na mão), mas inútil se ele não tiver.

Mas também, no final são 4 cartas muito boas em um deck com mais de 100...

Quanto às épocas, sim, muda bastante os níveis de força. Mas já escutei todas as histórias possíveis. Na revista da GMT eles dizem que a Early é boa para a USSR, e a Middle para o EUA - a Late é igual. Já ouvi gente falando que é Early para USSR, Late para USA e Middle é igual... Eu particularmente acho a Middle war o momento mais difícil para cada lado. É quando as coisas se decidem.

Deixa eu explicar melhor, mas brevemente:

EUA
Early - Criar as bases
Middle - Agredir
Late - Dominar

USSR
Early - Expandir e atacar
Middle - Expandir na periferia
Late - Manter
Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta 18/07/13 - Twilight Struggle Empty Re: Quinta 18/07/13 - Twilight Struggle

Mensagem por Rafaelfo Sex Jul 19, 2013 1:56 pm

Massa, valeu Gustavo!

Vou continuar jogando sem as opcionais então.

Talvez foi só uma partida, mas ontem ficou muito claro essa diferença pendendo para a USSR no Early War e, pensando melhor agora, o Mid War foi bem pro lado dos USA - no turno 7 deu para fazer 11 pontos a mais que a USSR, e foi nesse ponto que o jogo virou bastante! Só que não dá pra analizar muito bem ainda porque foi a primeira vez que um jogo que participei do TS chegou até o Late War, haha.
Rafaelfo
Rafaelfo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1809
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 38
Localização : Curitiba

http://www.sommastudio.com

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta 18/07/13 - Twilight Struggle Empty Re: Quinta 18/07/13 - Twilight Struggle

Mensagem por tiagovip Sex Jul 19, 2013 2:00 pm

Não confie em nada do que o Gustavo fala sobre a Late War. Tudo que ele sabe dela é por leitura de outros.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta 18/07/13 - Twilight Struggle Empty Re: Quinta 18/07/13 - Twilight Struggle

Mensagem por doizinho Sex Jul 19, 2013 2:04 pm

Rafaelfo escreveu:Aproveito então para perguntar para o Gustavo, Fabiano e outros entendedores:
1. Para que, efetivamente, foram desenvolvidas as cartas opcionais;
2. O Gustavo me disse algumas vezes que a USSR tem vantagem no Early War e os USA no Late War. As cartas fazem tanta diferença assim para um lado e outro?
Para a primeira pergunta não sei a resposta, talvez eles tenham tentado equilibrar o jogo pros eurogamers que não suportam um jogo minimamente desequilibrado. Não sei se essa foi a intenção real, mas concordo que o jogo desequilibra se usá-las, e eu não as uso nunca.

Sobre as vantagens das cartas eu acho que existem sim algumas vantagens, mas não são tão óbvias como todo mundo tenta justificar. Jogadores experientes podem se planejar para essas cartas e aí concordo que os soviéticos levam uma pequena vantagem no começo. Eu acho que a forma como você se livra das cartas do adversário é muito mais crucial pro endgame do que o equilíbrio entre os decks.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 47
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta 18/07/13 - Twilight Struggle Empty Re: Quinta 18/07/13 - Twilight Struggle

Mensagem por Trentini Sex Jul 19, 2013 3:44 pm

Opa, parabéns, Rafaelfo, não suportou sair com uma derrota essa semana, acabou jogando mais uma vez, to achando legal que galera tá numa fase TS, é um jogão mesmo, quanto as cartas, acredito que tenham tentado deixar mais equilibrado para os EUA, a luta dos EUA no começo do jogo é um pouco mais difícil, pelo menos foi o que eu notei em todos os jogos que fiz, mas depois vai melhorando pro lado deles conforme o jogo vai passando, a grande chave nesse jogo é minimizar os eventos adversários e saber a hora certa de usar seus eventos, existem horas que os eventos são bem mais devastadores do que usar apenas como Operação, mas você vai ter que julgar isso conforme a situação, foi o que eu fiz naquele nosso jogo de terça. Quanto a regra opcional da China, ainda não testei, mas obviamente tem o mesmo intuito de deixar o jogo menos difícil para os EUA.

Comentários a parte com relação as cartas opcionais equilibrarem ou desequilibrarem, uma coisa eu gosto nelas, são mais um pouco de história nesse jogo fantástico sobre a nossa história contemporânea de guerra fria Smile

Terça tentamos jogar sem as cartas opcionais, coincidência ou não, eu venci ainda no Early War com a União Soviética.

Tem outro ponto importante que ninguém mencionou, por termos 3 cartas opcionais ainda no early war, minimiza um pouco as chances das cartas de pontuação se repetirem 2x nessa fase, acredito que a partida de terça teria tomado outros rumos se as pontuações não aparecessem todas as 3 (Asia, Europa e Oriente Médio) 2x no começo. Porém na minha opinião, se você está preparado para o começo devastador da União Soviética, como EUA, tentará minimizar os efeitos e tentará fugir dos países chave onde a união soviética é forte, e vice-e-versa.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta 18/07/13 - Twilight Struggle Empty Re: Quinta 18/07/13 - Twilight Struggle

Mensagem por Trentini Sex Jul 19, 2013 3:45 pm

tiagovip escreveu:Não confie em nada do que o Gustavo fala sobre a Late War. Tudo que ele sabe dela é por leitura de outros.

Abs,

 Ta aí, o Late War é difícil de mensurar, eu cheguei nessa fase apenas uma vez, jogando com meu irmão, aí não tenho uma boa resposta a respeito.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta 18/07/13 - Twilight Struggle Empty Re: Quinta 18/07/13 - Twilight Struggle

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos