Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dia 3, uma sexta santa sobre trilhos.

4 participantes

Ir para baixo

Dia 3, uma sexta santa sobre trilhos. Empty Dia 3, uma sexta santa sobre trilhos.

Mensagem por Pedro Dom Abr 05, 2015 10:53 pm

Nessa sexta santa nos reunimos para uma partida de 1870.

Eu, Gustavo, Trentini e Geovanni: Foi a estreia de todos nós nessa versão da série e depois de explicada as regras e diferenças partimos pela longa jornada de capitalizar pelo Mississippi.

A disputa pelas empresas de capital fechado ocorreram e o maior investimento nesse quesito foi meu e do Geovanni. O Gustavo comprou uma empresa das baratas e o Trentini comprou a ação de presidente da empresa que se tornou a maior empresa dos trilhos no Mississippi, a Frisco. Estou certo de que devem ter feito um blues sobre isso em algum momento.

Todo mundo começou empresas, mas nem todas operaram. O Geovanni acabou assistindo um turno ou 2 de operação até que Southern Pacific começasse a render frutos. Inicialmente as duas empresas que se destacaram era a minha Katy (Missouri-Kansas-Texas) e a Cotton Belt Route. Aos poucos as empresas começaram a render e as decisões de mercado ficaram apertadas. Na troca dos trens, todos estiveram preparados e poucos imprevistos ocorreram. A Frisco que ficou bem forte era também bem diluída entre os jogadores. Durante toda a partida, embora o cálculo não fosse preciso era perceptível que o jogo estava bastante equilibrado e que exigia uma decisão mais séria para diferenciar. Quando os rumos do mercado começaram a mudar a partida já apontava para o seu fim.

Quem mudou os ventos foi o Geovanni que derrubou muitas empresas com uma venda grande de ações, inclusive da própria Southern que acabou passando a presidência para o meu comando. Aproveitei o momento das vendas para comprar barato e tentar dar sobrevida a empresa que recém passava para o meu comando. Assim que chegou a vez do Gustavo novas vendas para abertura de uma nova empresa. Foi um dos rounds de estoque mais movimentados e decisivos que já vi em um 18XX. Tive minhas empresas bem afetadas e perdi valor de ações, mas o futuro era bem promissor e acreditava que nesse ponto residia minha chance de tomar distância. O Trentini foi o mais quieto nesse ponto e pouco afetado também, pois suas empresas, que eram 3, estavam pagando bem e pouco ocorreu com elas.

O detalhe interessante é que essa fase mais agressiva trouxe para o jogo duas novas empresas que injetariam fôlego no banco. Só que o banco quebrou antes delas agirem e então o jogo acabou meio abruptamente o que era um pouco ruim para meus planos e para o Gustavo também que tinha uma boa jogada para próxima fase. Com isso jogamos até o final da fase de operações com muitas estações bloqueando passagens e com as empresas do Trentini sendo surpreendidas e pagando baixo para todos os acionistas. Nesse momento o poder delas se concentravam nas mãos do próprio Trentini e nas minhas que além do que tinha adquiri mais e resolvi não investir nas novidades do mercado que nada tinham mostrado do seu potencial.

No fim da partida uma pontuação que provou que a partida foi bem acirrada e essa diferença mostrou que qualquer pequena mudança poderia ter mudado o pódium.

Final:
Trentini saiu vitorioso com 7390, seguido pelo Gustavo com 7070, 11 dinheiros a mais do que eu.

Sobre o 1870.

Fui surpreendido por esse 18XX. Achei um dos mais interessantes que joguei até agora e darei aqui algumas pinceladas sobre as diferenças que ele tem sobre os demais, assim quem já jogou pode comparar.
- A empresa só opera com 60% vendidos e quando vende essas ações recebe do banco o capital integral.
- Papéis disponíveis pagam dividendos para empresa se capitalizar.
- Um acionista pode proteger o valor da sua empresa se tiver espaço para fazer na sua quantidade de papéis. Significa que quando as ações são vendidas para o banco o jogador pode utilizar seu dinheiro para comprar essas ações e manter o valor de mercado das ações já distribuídas.
- Caso não consiga as ações ficam no Open Market e a própria empresa pode adquirir essas ações caso o faça recebe os dividendos por elas e mais tarde pode reemiti-las no mercado levando em consideração o valor atual de mercado 75% do que vale atualmente. Com isso a empresa se capitaliza rapidamente, mas volta a diluir seus lucros caso os jogadores se interessem em compra-las e isso vai acontecer.
- O limite de ações é pequeno então ocorre o inverso do que ocorre em muitos jogos da série. Aqui sobram papéis para serem comprados e o Open Market sempre tem oportunidades de negócio. Isso força bem mais negociações durante o jogo. Melhor dizendo, forçou nessa partida.

Take my money
Pedro
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.meeplehouse.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dia 3, uma sexta santa sobre trilhos. Empty Re: Dia 3, uma sexta santa sobre trilhos.

Mensagem por geovanni Seg Abr 06, 2015 12:22 am

Muito divertida essa partida, jogamos das 15 às 22 e não foi cansativo.

Por ser um jogo longo, propicia uma experiência de ver as coisas serem construídas aos poucos, e te da possibilidade de mudar de estratégia ou planejar a muito longo prazo.

Na última rodada eu vendi metade das minhas ações por que eu sentia que estava para trás e não me sairia bem se o jogo ficasse no mesmo ritmo, e tentei me aventurar com empresas novas na esperança tanto de ter melhores rendimento quanto de desvalorizar os papeis em jogo, diminuindo o dinheiro dos demais, o que acabou não sendo a melhor ideia.
geovanni
geovanni
Battlestar Galactica
Battlestar Galactica

Mensagens : 273
Data de inscrição : 26/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Dia 3, uma sexta santa sobre trilhos. Empty Re: Dia 3, uma sexta santa sobre trilhos.

Mensagem por Pedro Seg Abr 06, 2015 8:36 am

geovanni escreveu:
Na última rodada eu vendi metade das minhas ações por que eu sentia que estava para trás e não me sairia bem se o jogo ficasse no mesmo ritmo, e tentei me aventurar com empresas novas na esperança tanto de ter melhores rendimento quanto de desvalorizar os papeis em jogo, diminuindo o dinheiro dos demais, o que acabou não sendo a melhor ideia.

Na verdade sua jogada foi boa. É que o jogo acabou terminando com a quebra do banco meio cedo para o que você pretendia ou poderia fazer. Como a quebra ocorreu no turno em que você abriu a empresa, acontece que quem já tinha papéis em empresas funcionando, teve ganho nos papéis maiores do que você ou o Gustavo.

Acredito que até aquele turno de acionista a briga era entre mim e o Gustavo e acabei pra trás por causa das vendas que desvalorizaram meus papéis e o Gustavo foi pra trás por conta da venda e abertura da nova empresa. O único mais seguro até o momento era o Trentini mesmo.

Cool
Pedro
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.meeplehouse.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dia 3, uma sexta santa sobre trilhos. Empty Re: Dia 3, uma sexta santa sobre trilhos.

Mensagem por Gustavo Seg Abr 06, 2015 10:31 am

Achei o 1870 excelente, talvez o melhor 18xx que joguei. As possibilidades são inesgotáveis. Como sempre fiquei com uma empresa do início ao fim, quero ver se altero isso no futuro. Sei lá como, mas suspeitei do Trentini, que estava com várias empresas ótimas, e tentei bloqueá-lo no final, o que só ajudou um pouco! Mais uma rodada de ações e ele ia ver o que é bom pra tosse!

Pontos positivos do jogo:

- Limite de ações na mão - muito bom, faz o jogo ser mais dinâmico
- Mapa ótimo - dá pra travar bastante a concorrência

Pontos não tão legais (mas não dá pra ser tudo sempre incrível)

- Trens - não houve train rush, que é divertido
- Dinheiro - pareceu que o banco é meio capenga. mas acho que isso aconteceu por não ter tido o train rush.

Engraçado que nem usamos muito a regra de evitar a venda de ações, estávamos sempre no limite.

Uma coisa que já notei nos 18xx é que cada um tende para um lado. Em outros o mapa é moleza, mas tem train rush. Em outros, cabe ação pacas na mão, mas o banco é mais rico, etc.

Vamos encarar outro 18xx no próximo feriado...

Vale notar que foi o 18xx com pontuação mais próxima que já joguei. 1100 entre o primeiro e último é muito pouco.
Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Dia 3, uma sexta santa sobre trilhos. Empty Re: Dia 3, uma sexta santa sobre trilhos.

Mensagem por Trentini Seg Abr 06, 2015 11:04 am

Cara, gostei bastante desse 1870 tb e obtive minha primeira vitória nessa família de jogos. Foi uma partida legal que fiz, comecei mal fazendo um plano mirabolante com a Frisco mas do meio para frente ela rendeu muito, uma boa jogada foi quando comprei 2 trens para acelerar a mudança de fase para que a Frisco se tornasse atrativa para outros investidores, mas depois pensei bem e podia ter atrasado uma rodada, quando tivesse comprado ainda mais ações dela, mas como prever o futuro? Difícil.

A última rodada de stock em que o Gustavo e o Geovanni tentaram me prejudicar um monte foi bem interessante, eu fiquei meio sem saída e simplesmente fiquei observando para ver que ia dar, por sorte o jogo acabou antes do esperado, visto que com a abertura de 2 empresas e muitas vendas de ações caras o dinheiro do banco foi sugado rapidinho, para meu deleite, pq se houvesse mais uma rodada eu certamente seria o mais prejudicado.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Dia 3, uma sexta santa sobre trilhos. Empty Re: Dia 3, uma sexta santa sobre trilhos.

Mensagem por Trentini Seg Abr 06, 2015 11:09 am

Mas até aquele momento, o Gustavo tinha toda a razão de me atacar, eu consegui fazer um bom trabalho com as 3 empresas e elas estavam lucrando um monte, e todo mundo com medo de jogar fora suas ações dela por temerem ficar sem parte desse lucro incrível, me surpreendi com minha capacidade administrativa com as 3 empresas.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Dia 3, uma sexta santa sobre trilhos. Empty Re: Dia 3, uma sexta santa sobre trilhos.

Mensagem por Gustavo Seg Abr 06, 2015 11:30 am

Hahahah, fato, você estava muito bem nelas. O nosso "erro" foi que você tinha 40% de cada empresa (ou mais), e nós 20% cada... sempre empatávamos... e ao longo prazo isso foi ótimo para você.

E, claro, você tinha 30% da minha empresa, que terminou no topo, junto com a Frisco, e eu 50%. Quer dizer, o que eu me distanciava em lucro nesta, você compensava com outra, e sobrava mais 2 para você ir avançando mais!
Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos