Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quarta-feira - 25/Fevereiro

3 participantes

Ir para baixo

Quarta-feira - 25/Fevereiro Empty Quarta-feira - 25/Fevereiro

Mensagem por Trentini Qui Fev 26, 2015 1:52 pm

Nessa quarta-feira fui à nova mansão do Pedro para jogarmos.

Panamax (eu, Pedro, Chico) - Panamax é um jogo onde cada jogador é presidente de uma companhia de logística para atravessar cargas por navios através do Canal do Panamá, no jogo os jogadores podem tomar ações de pegarem contratos de containers de diferentes regiões (Europa, China, Oeste e Leste dos EUA) e arranjar a melhor logística para embarcá-los e atravessarem o canal para seu destino, além de ações de movimentos com os navios pelo canal. No decorrer da partida as companhias começam a ficar lucrativas com cada carga que desemboca no oceano pacífico e atlântico e suas ações começam a ter mais procura por outros jogadores o que faz o valor delas subirem, os jogadores que investem seu dinheiro nessas empresas esperam colher dividendos a cada rodada, mas nem sempre as empresas possuem uma boa administração por rodada e as vezes os jogadores ficam sem receber os dividendos enquanto as ações da empresa despencam. No sistema de ações de companhias o jogo lembra bastante os 18xx mas de uma forma bem mais simplificada, nos outros aspectos o jogo é um Pick and deliver que trabalha de uma forma um pouco diferente, varias vezes os jogadores precisam cooperar nos movimentos dos navios e as cargas de cada jogador podem estar compartilhadas no mesmo navio, a interação entre os jogadores é grande nesse aspecto. Ao final do jogo todos os jogadores somam seu dinheiro pessoal, vendem as ações por preço atual de mercado, pagam empréstimos se houverem e recebem bônus adicionais por consultores financeiros que contratam. Vence quem tiver mais dinheiro.

Na nossa partida eu e o Chico começamos com contratos do oeste dos EUA o que nos fez compartilharmos alguns navios com nossas cargas, enquanto o Pedro começou com um contrato da China o que o obrigou a mover seus navios sozinho até determinadas comportas do canal. Na primeira rodada minha companhia não conseguiu realizar nenhuma entrega entretanto suas ações estavam valorizadas por eu ter conseguido comprar uma segunda ação de minha própria empresa, injetando dinheiro nela e fazendo com que ela obtivesse lucros mesmo sem uma única entrega, o Pedro por outro lado investiu pesado na construção de novos navios com sua companhia mas esse investimento retirou dinheiro da companhia e pelas poucas entregas que fez nessa rodada sua empresa acabou não conseguindo pagar os dividendos a ele e ao Chico que comprara uma ação de sua empresa quando teve oportunidade. O Chico começou com um pouco de dificuldade, se viu obrigado a me ajudar a movimentar os navios que compartilhamos cargas e isso me beneficiou bem mais do que ele no começo, entretanto sua empresa conseguiu sobreviver ao amargo fim da rodada que foi a que as empresas mais precisaram pagar taxas por mercadorias que ainda permaneciam no porto ou em depósitos, sem muitas entregas.

Na segunda rodada minha empresa deu enormes sinais de que seria muito promissora, com muitas entregas a serem realizadas e promessas de lucros, consegui comprar uma terceira ação dela enquanto o Pedro e o Chico também compraram uma ação da empresa cada uma, o que fez com que as ações dela valorizassem ainda mais, aumentando também os dividendos que cada jogador receberia por ação dela. A empresa do Pedro começou a se reerguer e a do Chico manteve-se estável apesar da enorme dificuldade logística enfrentada por ele quando ele precisava de contratos vindos do pacífico mas a maioria dos navios se encontravam esperando no porto do lado do Atlântico, acabou tendo que pagar uma enorme quantia de taxas por mercadorias que ficaram em depósito, por sorte ele tinha uma carta de estivador que fez com que sua empresa pagasse apenas metade das taxas, mesmo com todas as dificuldades, por possuir poucos acionistas, a empresa do Chico conseguiu pagar os dividendos. Mas mais uma vez minha empresa brilhou e deu lucros para todo mundo, mais ainda para mim mesmo que possuia 3 ações de minha empresa.

Na última rodada, com muitas mercadorias no depósito todos precisavam realizar entregas providenciais ou correriam o risco de suas empresas não conseguirem pagar seus dividendos, especialmente a minha que já tinha todas as ações compradas e nenhum dinheiro dos acionistas seria mais injetada nela. E dito e feito, com uma ação muito valorizada e dividendos caros e poucas entregas efetivadas minha empresa não conseguiu pagar os dividendos e por isso desvalorizou, a empresa da vez mesmo foi a do Chico que fez uma excelente última rodada e o Pedro que também se recuperou de sua péssima primeira rodada. Mas as duas primeiras rodadas foram decisivas para mim e acabaram me garantindo a vitória.

Alexandre - $105
Chico - $85
Pedro - $80
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Quarta-feira - 25/Fevereiro Empty Re: Quarta-feira - 25/Fevereiro

Mensagem por geovanni Qui Fev 26, 2015 10:29 pm

Eu curto esses jogos de economia.

A primeira rodada do Trentini foi tão boa por alguma estratégia diferente ou os contratos que deram uma impulsionada?
geovanni
geovanni
Battlestar Galactica
Battlestar Galactica

Mensagens : 273
Data de inscrição : 26/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Quarta-feira - 25/Fevereiro Empty Re: Quarta-feira - 25/Fevereiro

Mensagem por Trentini Sex Fev 27, 2015 1:34 am

Geovanni, acho que foi uma mistura de estratégia e um pouco de sorte de iniciante, todos os jogadores eram estreantes e com isso vimos várias coisas ruins que fizemos já no começo, calhou de o Chico ter movido muito mais meus navios do que os dele no começo, me beneficiando, mas se ele não o fizesse eu teria que gastar ações movendo ao invés de carregar mais e mais containers nos navios.

Mas a parte estratégica inicial é que eu tentei valorizar as ações da minha empresa na primeira jogada em que comprei as ações dela tentando capitalizar ela um pouco e poupar os dividendos para outros jogadores, especialmente porque o preço da ação ficou mais caro do que os outros jogadores podiam pagar por elas na primeira rodada. Por conta da ação extra que comprei da minha empresa e por eu ter feito alguns movimentos com navios militares que garantiam dinheiro para o jogador que movesse consegui entrar na segunda rodada não só com a empresa capitalizada mas também eu como jogador para investir em mais ações. Acredito que em uma segunda partida os outros jogadores se preocuparão bastante com a valorização das empresas na primeira rodada e preservação de dinheiro, o investimento em novos navios deixa a empresa descapitalizada e com risco de desvalorizar afastando os possíveis acionistas de investirem dinheiro nelas.

Gosto de ressaltar que jogamos com o setup básico em que todas as empresas começam com o mesmo valor de ação no mercado por começarem com a mesma quantia em dinheiro e os jogadores idem, acredito que o jogo deva brilhar bastante com o setup avançado em que o jogador pode começar com mais dinheiro e a empresa menos e com ação em valor reduzido, ou vice e versa.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Quarta-feira - 25/Fevereiro Empty Re: Quarta-feira - 25/Fevereiro

Mensagem por Pedro Sex Fev 27, 2015 11:39 am

Gostei do jogo nessa primeira experiência. Consegui entender o meu erro durante a partida e achei que não é um jogo fácil de digerir. Existem várias e boas ponderações a serem feitas.

Eu agi com uma ideia diferente do Trentini e meu objetivo era depreciar minha empresa msmo reduzindo o valor dela de mercado e fazendo com que ela se tornasse barata para eu adquirir posteriormente nas compras que faria. Foi ruim sair com o contrato que saí, fiquei com a última opção e os 2 contratos restantes partiam do mesmo lugar. Não sei o quanto isso foi impactante para mim no jogo. Depois prestando bem a atenção encontrei uma forma que poderia ter melhorado minha partida, mas não ponderei isso no início do jogo...

Pedro
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.meeplehouse.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Quarta-feira - 25/Fevereiro Empty Re: Quarta-feira - 25/Fevereiro

Mensagem por Trentini Sex Fev 27, 2015 12:21 pm

Acho que sua estratégia de depreciar a empresa funcionaria bem com o setup avançado
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Quarta-feira - 25/Fevereiro Empty Re: Quarta-feira - 25/Fevereiro

Mensagem por Pedro Sex Fev 27, 2015 1:28 pm

Trentini escreveu:Acho que sua estratégia de depreciar a empresa funcionaria bem com o setup avançado

Pode ser, mas na minha percepção do jogo concluo o seguinte: São pouquíssimas ações efetivas durante a partida e é preciso subir o valor das ações com decisões administrativas. Teria que tentar algo nesse sentido, mas fiquei pensando que essa depreciação não é boa coisa.
Pedro
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.meeplehouse.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Quarta-feira - 25/Fevereiro Empty Re: Quarta-feira - 25/Fevereiro

Mensagem por Trentini Sex Fev 27, 2015 1:41 pm

Acho que depreciar é ruim, mas começar o jogo com uma empresa com menos dinheiro e com menos valor não é realmente ruim, aumentando as ações dela com as decisões administrativas pode garantir um ótimo timming de investimento. Entretanto deixar ela depreciar por não produzir na primeira rodada não parece bom. Por isso do setup avançado se quiser fazer a empresa com ações menores antes do primeiro dividendo
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Quarta-feira - 25/Fevereiro Empty Re: Quarta-feira - 25/Fevereiro

Mensagem por Pedro Sex Fev 27, 2015 1:44 pm

Ah sim...

essa regra é boa mesmo. Melhor ainda se o cabra jé tiver jogado uma vez, para ter uma noção de até onde a empresa pode chegar... Mas imagino que essa variação inicial de mercado de uma esquentada no jogo...

Pedro
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.meeplehouse.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Quarta-feira - 25/Fevereiro Empty Re: Quarta-feira - 25/Fevereiro

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos