Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quinta 13/06 - Sa Battalla

4 participantes

Ir para baixo

Quinta 13/06 - Sa Battalla Empty Quinta 13/06 - Sa Battalla

Mensagem por Gustavo Sex Jun 14, 2013 4:05 pm

Ontem fui a casa do Trentini encarar o famigerado Sa Battalla!

Possuo este jogo desde abril do ano passado e não havia jogado ele até então. Lendo no BGG diziam que demorava mais de 6 horas e isso me deixava com pé atrás. Mas jogamos a partida longa e terminamos em 2 horas e 15 minutos (mais uns 15 minutos de explicações). Hmpf... valeu aí, srs. da analysis paralysis. Fight 5

De qualquer maneira o jogo foi bacana. É um wargame bem tradicional, mas com regras que capturam bem uma batalha medieval. Acho que é uma boa apresentação para quem quer conhecer um wargame puro, embora os mais modernos sejam mais amigáveis. Assim como outro que possuo que se chama Destruction of Army Group Center, é daqueles para jogar muito ocasionalmente.

O jogo foi bastante equilibrado. Nele você marca VPs e, com certa quantidade de VPs ganha 1 VL. Precisa-se de 12 VL para vencer. Isso existe pois cada jogador ganha VL com quantias diferentes de VP, para equilibrar o jogo. O Alexandre venceu por uma questão de um turno - mais um e eu levava a taça! Scared

(No BGG falavam que o jogo era desequilibrado, o que também me fez segurar o jogo por mais tempo que deveria. Bando de manés, tomem isso: Fight 1)

Escrevi um review longo do jogo no BGG, quando ele for aprovado eu coloco o link aqui.

Depois encaramos o Netrunner. Na primeira eu era a corporação Weyland (me contrataram depois de despedirem o Jorge), e venci dos Shapers. Na segunda, fui contratado pela Haas-Bioroid e perdi pros Shapers!

Em ambas as coisas foram bem próximas, coisa de um run aqui ou ali ou um ice assim ou assado mudando tudo. Muito divertido.

Pena que estou com um problemão com o Netrunner. O pessoal tá tão pirado que eu levei no Pinhão e insistiram em jogar sem mim. Ok. Mas depois de explicar eu estava no Zogar's Gaze e a cada segundo me interrompiam para perguntar algo, geralmente as coisas mais óbvias. Fiquei doido! Me deixem em paz! Leiam o manual! Argh! Não vou levar mais, senão não consigo jogar nada.



Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta 13/06 - Sa Battalla Empty Re: Quinta 13/06 - Sa Battalla

Mensagem por tiagovip Sex Jun 14, 2013 4:16 pm

A Weyland recebe de braços abertos o novo colaborador. Você é importante para nós.

A Gerência.
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta 13/06 - Sa Battalla Empty Re: Quinta 13/06 - Sa Battalla

Mensagem por Trentini Sex Jun 14, 2013 4:28 pm

EHEHE, foi legal ontem mesmo, e o Sa Battalla é um jogo interessante, porém cheio de pequenas falhas, algumas ordens individuais raramente valem a pena serem dadas, não vale a pena usar um turno para descansar e o mapa é enorme, muito dele é inexplorado.

Porém a mecânica do jogo é ótima, a rolagem nos dados é simples e basta seguir uma tabela, o jogo realmente não é tão demorado assim, porém eu não duvido que esse seja um jogo que tende a ficar mais demorado com a experiência dos jogadores, táticas melhores, batalhas mais difíceis, etc.

Meu exército era muito forte, por isso eu precisava de mais que o dobro de pontos de vitória para subir um victory level, e isso com toda certeza balanceou o jogo, esse povo que reclama do jogo desbalanceado no BGG é tudo fresco.

Quanto ao Android: Netrunner, tenho que morder minha língua (na verdade quando comentei sobre ele eu estava zuando MESMO), mas o jogo é realmente bom e eu estou reconsiderando a possibilidade de colecionar esse aí, pq GOSTEI MUITO.

Já no primeiro jogo consegui entender bem as estratégias do jogo, infelizmente perdi por um run mal sucedido em que fui taggeado sem tempo para poder retirar o tag, no turno do Gustavo ele me deu um damage maior do que 4 por eu estar taggeado, que era a quantidade de cartas que eu tinha na mão e perdi por conta disso.

No jogo seguinte me preparei bem melhor, me dar damage era bem mais custoso pq eu me defendia bem deles e eu consegui instalar um programa que me rendia bem mais dinheiro, as coisas foram diferentes, porém mais uma vez a diferença foi por um turno e o feeling de ação certa de instalar o programa  decoder para atravessar o Ice certo (que estava virado ainda) e capturar a agenda (mesmo depois de ter caído em uma armadilha devastadora para meus programas no turno anterior no mesmo terminal). Terminei esse jogo com 2 brain damages mas com a vitória.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta 13/06 - Sa Battalla Empty Re: Quinta 13/06 - Sa Battalla

Mensagem por libonati Sex Jun 14, 2013 4:31 pm

Porra, um wargame de 150 minutos... muito bem vindo será Sr. Gustavo.
Gosto de batalhas medievais e não me importaria de jogar este Sa Batala!!

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta 13/06 - Sa Battalla Empty Re: Quinta 13/06 - Sa Battalla

Mensagem por Gustavo Sex Jun 14, 2013 4:35 pm

Isso é ótimo, Bruno. Mas antes eu preciso mostrar o Hammer of the Scots, que é fantástico!

De fato o mapa do Sa Battalla parece ter uns lados inexploráveis... as ordes individuais eu teria de jogar mais para criticar. Talvez a turma mais expert usem as coisas que não usamos (não sabíamos o que significava a palavra recuo! era em frente e avante!)
Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta 13/06 - Sa Battalla Empty Re: Quinta 13/06 - Sa Battalla

Mensagem por Gustavo Sex Jun 14, 2013 4:36 pm

Ta aqui o review:

http://boardgamegeek.com/article/12584487

Drum
Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta 13/06 - Sa Battalla Empty Re: Quinta 13/06 - Sa Battalla

Mensagem por libonati Sex Jun 14, 2013 4:44 pm

o mapa é de fato grande e talvez o explorar com ataques arranjados de cavalaria pelo flanco da infantaria recuada possa fazer com que o jogo leve mais tempo.

Gustavo... hammer of scots é um dos wargames que mais quero conhecer, então, na semana após a lúdica podemos marcar qualquer dia para jogar (embora as terças sejam meio ruins para mim).

Abraços

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta 13/06 - Sa Battalla Empty Re: Quinta 13/06 - Sa Battalla

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos