Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sexta - 07/fev

5 participantes

Ir para baixo

Sexta - 07/fev Empty Sexta - 07/fev

Mensagem por tiagovip Sáb Fev 08, 2014 10:39 am

Olá, pessoas!

Ontem ocorreu nosso encontro das sextas para jogos, e o que eu joguei foi:

Love Letter (Marcelo, André, Éder e eu) - uma partida um tanto diferente, pois as pessoas estavam com uma mira ruim - eu acertei a Guarda uma única vez, e foi depois de ruminar por um bom tempo! O Marcelo estava ganhando rodadas de alguma forma inexplicável, já que ele mais se escondia e daí, puff, aparecia no final da rodada com a Princesa na mão! No entanto a disputa pela vitória ficou entre o sempre consistente André e o Éder - eu, ao contrário, estava com a função de ser eliminado. O André foi o primeiro a chegar a três vitórias, valendo-se do Barão para dar uns sacodes no Marcelo, mas o Éder acabou por virar e venceu a partida ao obter a quarta vitória;

Scripts and Scribes: The Dice Game x2 (Marcelo, André, Éder e eu) - duas partidas. O S&S é do mesmo designer do Biblios e divide algumas similaridades com ele: tema, função dos dados, seleção de recursos (cartas no Biblios) em ordem horária a partir do jogador da vez. Porém tem bem mais diferenças e achei estranho, após conhecê-lo, que algumas pessoas comparem um ao outro. Basicamente o jogo é assim: o jogador da vez rola seis dados, sendo 5 dados de recursos diversos e 1 dado que define o tipo de ação que ocorrerá na rodada, sendo as possibilidades: ação normal (o jogador escolhe um tipo de recurso mostrado nos dados e pega todos os dados com aquele recurso, então o próximo jogador escolhe e assim vai), ação de leilão por recursos (ocorre um leilão fechado - quem vencer recebe todos os dados e os aplica, então o jogador da vez rola novamente todos os dados), ação de re-rolar (se desejar, o jogador pode pagar 1 dinheiro e rolar novamente quantos dados desejar, então poderá rolar outra vez, se quiser, mas então pagando 2 dinheiros, e de novo, pagando 3 dinheiros, e segue dessa forma até o jogador não quiser ou não puder pagar mais, então o jogo retorna para a ação normal), leilão por ouro (cada jogador, em ordem, diz quanto aceita receber para remover um de seus marcados de recurso - o diferencial é que esse leilão é decrescente, quem vender-se mais barato, leva). Os dados de recursos fazem os jogadores avançarem seus marcadores nos respectivos recursos, sendo o dado diferente o de modificador, que afeta os dados relacionados aos tipos de recursos. Avançar num recurso significa ganhar dinheiro e, quando o jogo encerra, quem estiver em primeiro num recurso ganhará 3x o número indicado no dado em dinheiro, enquanto o segundo colocado ganhará 1x o número indicado. O jogo termina quando três recursos tiverem marcadores no último espaço, ou quando um marcador chega no último espaço na trilha do Abade, ou quando um jogador vendeu quatro de seus marcadores (no leilão por ouro). Vence quem tiver mais dinheiro. Na primeira partida, todos estavam razoavelmente cuidadosos, e pela falta de leilões, o dinheiro de todos quase que só subia. O Marcelo pagou 15 dinheiros num leilão por todos os dados, e todos achamos que ele pagou caro. Eu fui o único a vender um de meus marcadores. Ao final, beneficiado por o Éder aumentar o valor de um recurso em que eu fiquei em primeiro, venci com 48 dinheiros, contra 44 do André - consideramos que o diferencial foi justamente ter vendido um marcador por 5 dinheiros! Na segunda partida, com o pessoal conhecendo melhor o jogo, e com mais leilões ocorrendo, o dinheiro fluiu mais livremente. Desta vez, diferente da outra em que me foquei basicamente em um recurso e no Abade, desta vez tentei avançar em vários recursos diferentes. Tive uma pequena batalha com o Éder onde ele reduzia o valor de meu recurso e aumentava aquele em que ele estava bem, então eu ia a fazia o contrário. Os leilões foram mais apertados, particularmente o de vender os marcadores, que chegaram a ocorrer por 1 dinheiro! No final, venci novamente, com os mesmos 48 dinheiros, desta vez seguido pelo Éder, com 41. O jogo mostrou-se ser rápido, inteligente e bem-feito, proporcionando boas decisões e disputas embaladas num tempo de partida que não avança muito além de 30 minutos. Acredito que será uma boa opção entre fillers com um pouco mais de carne no osso;

Parade (Fabiano, Marcelo, Éder, André e eu) - uma boa partida em que quatro estavam disputando a vitória - o Fabiano, com dificuldades para evitar cartas, afundou-se quando o André e o Marcelo acumularam cartas que tiraram dele a chance real de transformar algumas cartas em maioria. O Éder e eu estávamos ferrenhamente evitando pegar cartas, com uma pequena vantagem para o Éder, já que eu, logo cedo, pegara um Amarelo 10, que estava me empurrando para a traseira. O Marcelo mantinha-se com maiorias e cartas de baixo valor das outras, o mesmo que o André fazia, só que o André com ainda mais cartas, e mais risco. Após a revelação das cartas finais, o Marcelo prejudicou-se por ter entendido de forma equivocada a contagem final de pontos (ele supôs que as cartas da maioria contava contra e não adicionavam à pontuação negativa), enquanto o Éder revelou uma carta alta. Surpreendentemente, o André manteve todas as maiorias e mais um zero e um 1 entre aquelas que não tinha, assim, mesmo tendo pegado 14 cartas e pontuação dele foi -13! Por sinal, os mesmos -13 que eu fiz, mas eu tinha acumulado somente quatro cartas. O desempate vai para quem tem menos cartas, mas parece-me que deveria ser o contrário, pois quem pega várias cartas tem que se esfalfar bem mais para manter a pontuação baixa.

Bem, depois continuamos nossa aventura na Terra-Média, em uma sessão recheada de conflitos em que os heróis deram um sacode fenomenal nos vigias orcs em duas pontes. Um verdadeiro atropelo, em que Éomód lutou com wargs e orcs, até no mano a mano; em que o arco de Aywendil estava destruidor; em que Thordir saltou de um cavalo e depois matou um comandante orcs chamado Horn; e em que Erpheras emboscou vigias, disparou flechas e terminou de assar um porco do mato.

E foi isso!

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 07/fev Empty Re: Sexta - 07/fev

Mensagem por tiagovip Sáb Fev 08, 2014 10:46 am

Por curiosidade:

- A menor pontuação que tenho registrada no Parade foi de -4 (minha, numa partida com o Libonati, o André, o Léo, o Jorge e o Trentini);

- A maior pontuação foi de -69 (também minha, numa partida com o Jorge e o Antônio).

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 07/fev Empty Re: Sexta - 07/fev

Mensagem por libonati Dom Fev 09, 2014 2:04 am

Cheguei relativamente tarde, mas mesmo assim consegui apresentar o Railways of the World para o Rafael no mapa do México, numa bela partida que participou também meu amigo Pedro, qual acabou ficando com a vitória por 61 pontos, 2 pontos a mais que eu.

Depois venho uma bela sessão de RPG e fim de noite para mim.

 Apesar de pouca coisa, foram jogos bem proveitosos.

Abraços a todos.

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 07/fev Empty Re: Sexta - 07/fev

Mensagem por Rafaelfo Dom Fev 09, 2014 12:33 pm

De tabuleiros joguei (e conheci) apenas o Railways of the World.
Como me agradava o Steam, apesar das diferenças, este também me agradou!
E é um jogo rápido, que mesmo com os mapas maiores deve durar até 2 horas. Muito bem.

Depois o RPG, onde suprimos nossa cota de orcs rachados ao meio e espetados com maestria!
Está muito legal a mesa Perretto. O Thordir ta gostando muito.
Rafaelfo
Rafaelfo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1809
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 38
Localização : Curitiba

http://www.sommastudio.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 07/fev Empty Re: Sexta - 07/fev

Mensagem por doizinho Dom Fev 09, 2014 1:44 pm

Gostaria de ter conhecido esse Railways of the World, fiquei assistindo por uns instantes e me pareceu legal.

Acabei jogando apenas um Parade, onde fiquei for da disputa quando perdi a chance de ficar com a maioria vermelha, logo cedo diga-se de passagem.

E no RPG eu destacaria a saída da vila, onde as crianças ficaram sem presentes por causa da honra, da justiça e do senso de direção dos personagens; destacaria também a belíssima atuação do Thordir fazendo-se passar por um guia de um velho doente.

E pra finalizar Éomód, parafraseando Faramir, espera que seus companheiros tenham um melhor valor dele ao final de tudo isso.
doizinho
doizinho
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3278
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 47
Localização : Curitiba - PR

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 07/fev Empty Re: Sexta - 07/fev

Mensagem por Andre Modt Dom Fev 09, 2014 2:30 pm

tiagovip escreveu:Por curiosidade:

- A menor pontuação que tenho registrada no Parade foi de -4 (minha, numa partida com o Libonati, o André, o Léo, o Jorge e o Trentini);

- A maior pontuação foi de -69 (também minha, numa partida com o Jorge e o Antônio).

Abs,

E eu achando que meu -64 tinha sido ruim...
Andre Modt
Andre Modt
Power Grid
Power Grid

Mensagens : 532
Data de inscrição : 26/05/2013
Idade : 32
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 07/fev Empty Re: Sexta - 07/fev

Mensagem por tiagovip Dom Fev 09, 2014 3:07 pm

Andre Modt escreveu:
tiagovip escreveu:Por curiosidade:

- A menor pontuação que tenho registrada no Parade foi de -4 (minha, numa partida com o Libonati, o André, o Léo, o Jorge e o Trentini);

- A maior pontuação foi de -69 (também minha, numa partida com o Jorge e o Antônio).

Abs,

E eu achando que meu -64 tinha sido ruim...

Eu vi que a sua foi de "apenas" -57.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Sexta - 07/fev Empty Re: Sexta - 07/fev

Mensagem por tiagovip Dom Fev 09, 2014 3:16 pm

Rafaelfo escreveu:Depois o RPG, onde suprimos nossa cota de orcs rachados ao meio e espetados com maestria!
Está muito legal a mesa Perretto. O Thordir ta gostando muito.

Que bom! E que o braço dele não tenha cansado ainda.

doizinho escreveu:E no RPG eu destacaria a saída da vila, onde as crianças ficaram sem presentes por causa da honra, da justiça e do senso de direção dos personagens;

Nenhum deles terá algum badulaque da passagem dos heróis a caminho do norte. Talvez alguns criem os cavalos trocados por mulas.

doizinho escreveu:destacaria também a belíssima atuação do Thordir fazendo-se passar por um guia de um velho doente.

O Oscar já tem dono. Isso que ele não fez a continuação, mancando. Seria, certamente, emocionante.

Abs,
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos