SOCCERO - Primeiras impressões
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libonati
Descolado
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SOCCERO - Primeiras impressões
Esta semana caiu em minhas mãos mais um daqueles jogos bonitinhos e ordinariamente simplezinhos, que tendem a agradar mais pelo visual do que por suas regras. É o tipico jogo para agradar a jogadores casuais (e eu confesso ter muito pé fincado nesta categoria, apesar dos meus poucos ameritrashes na estante).
Senhores, quero lhes apresentar o SOCCERO, um jogo de futebol de tabuleiro que não trás nenhuma inovação em relação ao que já existe hoje no mercado neste segmento, exceto pelo fato das bonitinhas miniaturas e, claro, uma mecânica que tenta se aproximar de uma simulação. Pela simplicidade, daria pra falar do SOCCERO em 2 parágrafos, mas como se trata de uma resenha feita pelo Descolado, então vistam suas chuteiras, botem aquele calção surrado e pés a obra!
CAIXA, MANUAL e COMPONENTES
Infelizmente SOCCERO não investiu em direitos de imagem por isso sua caixa é genérica. Nada de Messi, Neymar ou Cristiano Ronaldo, nem camisas de grandes clubes, o que sinceramente é uma PENA, pois isso deixaria o jogo bem mais promissor do que ele já é (e verão porquê ao final desta matéria).
O manual é quase ridículo e não passa de um folheto dobrável. Algo que eu sinceramente não entendi é que neste folheto só vem as explicações das regras BÁSICAS, que na minha opinião mais parecem "regras infantis" do que outra coisa. As regras ensinam apenas a mover as peças e resolver as principais situações do jogo, como chutes, passes e defesas, mas ainda assim deixam de explicar uma série de situações importantes no jogo como laterais, escanteios, etc.
Para obter essas informações o dono do jogo precisa acessar um site (fornecido no manual) e fazer o download das "regras avançadas" (???!!!). Para um jogo de 45 dólares (pra não citar o frete), convenhamos, é quase um tapa na cara do consumidor.
O manual básico é literalmente... básico.
Olha o endereço do site em negrito para fazer o download das regras avançadas... Será que é para poupar papel?
Desleixo e desrespeitos a parte, as regras avançadas são as únicas responsáveis por aproveitar todos os componentes do jogo.
As miniaturas são um pouco maiores que as do SUBBUTEO (um jogo de futebol europeu onde se joga dando petelecos nos jogadores, semelhante ao PITCHCAR). Na Europa o SUBBUTEO foi tão febre quanto o nosso famigerado FUTEBOL DE BOTÃO aqui no Brasil (e assim como o nosso brinquedo, ainda resiste ao tempo em alguns clubes).
O jogo vem também com 2 ampulhetas de 30s para apressar a decisão das jogadas (completamente inúteis e desnecessárias ao meu ver, só serviram pra deixar o jogo mais caro).
O acondicionamento das peças é muito bom, o encaixe é perfeito, tudo bem guardadinho.
O JOGO
A mecânica do SOCCERO é extremamente simples: O campo é todo quadriculado e para mover os jogadores basta rolar dados. São 3 dados para cada time, sendo dois D6 e um dado de direção, para passes e chutes.
Ao rolar um dado, o jogador gasta o resultado em "pontos de movimento" que podem ser usados para mover um ou mais jogadores. Estes só podem se mover em linha reta (Horizontal, Vertical ou diagonalmente). Os dados não definem QUANTOS jogadores serão movidos e sim QUAIS. Pode-se gastar os pontos de movimento de cada rolagem em um único jogador ou distribuí-los entre vários.
O campo montado é simplesmente UMA GRAÇA, quase impossível resistir ao famoso "como é que se joga isso?"
Para passar ou chutar a gol, rola-se 2 dados e um dado de direção, que vai informar se o chute foi rasteiro, em curva ou por cobertura.
Se o chute for rasteiro, pode ser interceptado pelo adversário se ele estiver na frente.
Ao chutar para o gol, o goleiro pode tentar defender tirando 5 ou 6 (caso a bola passe adjacente a ele), mas sempre vai jogar para escanteio já que não existem regras para rebote na área.
O início da partida segue o protocolo: Nada de oponente no círculo central.
Trila o apito o árbitro
Para roubar a bola o adversário precisa tirar o valor exato no dado para ocupar a mesma casa do jogador com a posse da bola. Parece complicado, mas não é e aqui reside a "parte tática" do jogo, pois o dono da bola tem que ficar fora da "marcação" adversária, tentando sempre ocupar uma casa que fique fora do alcance de um D6.
O interessante é que o jogador que está com a bola não pode ficar se mexendo, ele pode carregar a bola apenas uma única vez, sendo obrigado a passá-la no turno seguinte (flipa-se a bola para indicar que esta não pode mais ser carregada).
Isto configura uma autêntica "marcação" em campo, onde o jogador sem a bola fica o tempo todo posicionando seus jogadores de modo a mirar quem está com a bola enquanto o dono da bola tem que fugir da marcação e ficar passando para um companheiro preferencialmente desmarcado.
Sempre tente manter jogadores "marcando" a casa de quem está com bola. Uma rolagem boa e... LADRÃO! Lá se vai a bola para o adversário.
O pontinho vermelho sobre a bola indica que ela já foi carregada e não pode mais ser movida. Ou chuta pro gol, ou passa para um companheiro.
SOCCERO permite simular praticamente TUDO o que existe numa partida de futebol: PASSES, CHUTES, LATERAIS, ESCANTEIOS, CABEÇADAS, FALTAS, IMPEDIMENTOS e até PÊNALTIS.
Infelizmente faltaram regras para cartões amarelo/vermelho e rebotes após uma defesa (o jogo sempre considera qualquer defesa como escanteio).Também não permite realizar a famosa "jogada enfiada", onde o passador lança a bola para alguém que entra por trás da defesa, surpreendendo os zagueiros. Qualquer passe incompleto (que não alcance um jogador do mesmo time) é automaticamente interceptado pelo adversário (exceto cobranças de Lateral), mesmo que ele esteja mais distante (?!).
No entanto as regras OPCIONAIS do SOCCERO são até bastante interessantes (nem deveriam ser opcionais), pois permitem simular TROCA DE PASSES e CHUTES DE PRIMEIRA.
FUTEBOL É UMA CAIXINHA DE SURPRESAS
Se por um lados os dados podem nos frustrar com valores ruins, por outro lado eles podem acabar representando bem a realidade de uma partida de futebol (pelo menos no que tange a uma pelada).
O dado verde (dado de passe/chute) possui 2 faces para chute "rasteiro", 3 faces para chute com efeito e 1 face para chutes por cobertura. Por isso, na hora de realizar um passe (use-se 2 dados para isso), sempre existe a chance dele sair errado, podendo ser interceptado ou sair com pouca força. O mesmo pode acontecer com chutes a gol, o que obriga o jogador a tentar se aproximar o máximo possível do gol adversário antes de arriscar um petardo.
Os dados vermelhos apontam a força e dado verde indica a direção. "Aponta na área, preparou, chutou, ÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉ MAIS UM GOL ESPANHOL MEU POVO!"
Existem situações onde é possível mover jogadores livremente no tabuleiro (sem rolar dados), como para interceptar passes fracos (que não alcançaram o adversário) ou retirar jogadores da área no caso de penalidades. Via de regra, apenas 2 jogadores podem ser movidos livremente no tabuleiro em situações especiais (laterais e formação de barreiras para cobrança de falta).
Não dá pra botar o time todo na barreira, mas dá pra atrapalhar um pouquinho o chutador.
Ao cobrar falta, é permitido ao cobrador transformar rolagens com efeito em chutes por cobertura, aumentando assim as chances do chute atingir o gol, mas ainda assim mantendo a possibilidade de se chutar na barreira.
O jogo previne apelações do tipo "correr com a bola até chegar na área" já que para um mesmo jogador só é possível carregar a bola uma única vez.
CONCLUSÃO
Regras simples, miniaturas que são uma gracinha e um esporte onde todo mundo sabe dar pitaco. Some-se a isso o "país do futebol" e uma bela de uma COPA DO MUNDO chegando (e ainda em nosso país). E precisa mais? Este tabuleiro montado chama atenção até mesmo de quem não tem nenhuma afinidade com futebol.
Da forma como se apresenta, SOCCERO está mais para um simulador de PELADA do que outra coisa. Numa pelada você não tem MESSIS nem NEYMARES, não tem CORINTHIANS nem CRUZEIROS e os peladeiros são todos iguais, ficam torcendo para que seus amigos perna de pau façam um passe perfeito ou que chutem de maneira decente para o gol (coisa difícil de acontecer). OK, tem algumas partidas de futebol no Campeonato Brasileiro que são quase isso .
A única parte tática do jogo ocorre quando o jogador precisa mover seus jogadores em campo, buscando posições sem marcação ou tentando livrar o dono da bola de ser interceptado no turno do adversário.
Para os que buscam desafio, SOCCERO passa longe de um jogo de futebol profissional, apesar de as vezes ele nos passar a agradável sensação de estarmos numa partida real. Os mais fanáticos vão afirmar com todas as letras que SOCCERO é um "dice roller com bola de futebol". E não dá pra negar que no fundo é isso mesmo. Dá a nítida impressão que SOCCERO é uma "boa ideia mal executada". É gritante notar que faltam coisas no SOCCERO que até mesmo uma CRIANÇA enxergaria. Por exemplo, porquê não implementaram jogadores diferenciados: JOGADORES MAIS RÁPIDOS (+1 ponto de movimento), DRIBLADORES (podem passar por casas do adversário), ARTILHEIROS (rerolagem após um chute a gol), GOLEIRAÇOS (+1 ao defender), e assim por diante???. É basicamente a mesma sensação que temos ao comprar um CARRO ZERO: Ele vem "pelado" e temos que ir equipando para torná-lo mais "confortável".
Se você é um peladeiro de final de semana, digo, se você é um jogador casual e curte futebol, SOCCERO pode ser uma ótima opção para aquelas horas em que não temos vontade encarar nada muito longo/cansativo. Ágil, rápido e sem exigir nenhum "duplo twist carpado cerebral", pode ser uma boa chance para tentar tirar seu filho/sobrinho da frente do PES/FIFA 2014 ou convocar aquele seus tios que sabem escalar a seleção de 70 na ponta da lingua (se você PINTAR os jogadores com as cores do seu time do coração então... )
BOLA CHEIA
- Visual bastante apelativo com miniaturas e tabuleiro muito bacana;
- Simula quase todos os elementos existentes numa partida de futebol;
- Regras de fácil assimilação tornam o jogo acessível a jogadores casuais e até crianças;
- Imenso potencial para criação de house rules que tornariam o jogo muito mais divertido e desafiante;
BOLA MURCHA
- Manual fraco e incompleto (é preciso fazer download das regras avançadas, obrigatórias para se tirar proveito do jogo);
- Ausência de regras para simular jogadores habilidosos;
- Ausência de regras para simular times diferenciados;
- Ausência de regras para cartões amarelo e vermelho;
- Apenas dois times disponíveis (Inglaterra e Espanha);
Senhores, quero lhes apresentar o SOCCERO, um jogo de futebol de tabuleiro que não trás nenhuma inovação em relação ao que já existe hoje no mercado neste segmento, exceto pelo fato das bonitinhas miniaturas e, claro, uma mecânica que tenta se aproximar de uma simulação. Pela simplicidade, daria pra falar do SOCCERO em 2 parágrafos, mas como se trata de uma resenha feita pelo Descolado, então vistam suas chuteiras, botem aquele calção surrado e pés a obra!
CAIXA, MANUAL e COMPONENTES
Infelizmente SOCCERO não investiu em direitos de imagem por isso sua caixa é genérica. Nada de Messi, Neymar ou Cristiano Ronaldo, nem camisas de grandes clubes, o que sinceramente é uma PENA, pois isso deixaria o jogo bem mais promissor do que ele já é (e verão porquê ao final desta matéria).
O manual é quase ridículo e não passa de um folheto dobrável. Algo que eu sinceramente não entendi é que neste folheto só vem as explicações das regras BÁSICAS, que na minha opinião mais parecem "regras infantis" do que outra coisa. As regras ensinam apenas a mover as peças e resolver as principais situações do jogo, como chutes, passes e defesas, mas ainda assim deixam de explicar uma série de situações importantes no jogo como laterais, escanteios, etc.
Para obter essas informações o dono do jogo precisa acessar um site (fornecido no manual) e fazer o download das "regras avançadas" (???!!!). Para um jogo de 45 dólares (pra não citar o frete), convenhamos, é quase um tapa na cara do consumidor.
O manual básico é literalmente... básico.
Olha o endereço do site em negrito para fazer o download das regras avançadas... Será que é para poupar papel?
Desleixo e desrespeitos a parte, as regras avançadas são as únicas responsáveis por aproveitar todos os componentes do jogo.
As miniaturas são um pouco maiores que as do SUBBUTEO (um jogo de futebol europeu onde se joga dando petelecos nos jogadores, semelhante ao PITCHCAR). Na Europa o SUBBUTEO foi tão febre quanto o nosso famigerado FUTEBOL DE BOTÃO aqui no Brasil (e assim como o nosso brinquedo, ainda resiste ao tempo em alguns clubes).
O jogo vem também com 2 ampulhetas de 30s para apressar a decisão das jogadas (completamente inúteis e desnecessárias ao meu ver, só serviram pra deixar o jogo mais caro).
O acondicionamento das peças é muito bom, o encaixe é perfeito, tudo bem guardadinho.
O JOGO
A mecânica do SOCCERO é extremamente simples: O campo é todo quadriculado e para mover os jogadores basta rolar dados. São 3 dados para cada time, sendo dois D6 e um dado de direção, para passes e chutes.
Ao rolar um dado, o jogador gasta o resultado em "pontos de movimento" que podem ser usados para mover um ou mais jogadores. Estes só podem se mover em linha reta (Horizontal, Vertical ou diagonalmente). Os dados não definem QUANTOS jogadores serão movidos e sim QUAIS. Pode-se gastar os pontos de movimento de cada rolagem em um único jogador ou distribuí-los entre vários.
O campo montado é simplesmente UMA GRAÇA, quase impossível resistir ao famoso "como é que se joga isso?"
Para passar ou chutar a gol, rola-se 2 dados e um dado de direção, que vai informar se o chute foi rasteiro, em curva ou por cobertura.
Se o chute for rasteiro, pode ser interceptado pelo adversário se ele estiver na frente.
Ao chutar para o gol, o goleiro pode tentar defender tirando 5 ou 6 (caso a bola passe adjacente a ele), mas sempre vai jogar para escanteio já que não existem regras para rebote na área.
O início da partida segue o protocolo: Nada de oponente no círculo central.
Trila o apito o árbitro
Para roubar a bola o adversário precisa tirar o valor exato no dado para ocupar a mesma casa do jogador com a posse da bola. Parece complicado, mas não é e aqui reside a "parte tática" do jogo, pois o dono da bola tem que ficar fora da "marcação" adversária, tentando sempre ocupar uma casa que fique fora do alcance de um D6.
O interessante é que o jogador que está com a bola não pode ficar se mexendo, ele pode carregar a bola apenas uma única vez, sendo obrigado a passá-la no turno seguinte (flipa-se a bola para indicar que esta não pode mais ser carregada).
Isto configura uma autêntica "marcação" em campo, onde o jogador sem a bola fica o tempo todo posicionando seus jogadores de modo a mirar quem está com a bola enquanto o dono da bola tem que fugir da marcação e ficar passando para um companheiro preferencialmente desmarcado.
Sempre tente manter jogadores "marcando" a casa de quem está com bola. Uma rolagem boa e... LADRÃO! Lá se vai a bola para o adversário.
O pontinho vermelho sobre a bola indica que ela já foi carregada e não pode mais ser movida. Ou chuta pro gol, ou passa para um companheiro.
SOCCERO permite simular praticamente TUDO o que existe numa partida de futebol: PASSES, CHUTES, LATERAIS, ESCANTEIOS, CABEÇADAS, FALTAS, IMPEDIMENTOS e até PÊNALTIS.
Infelizmente faltaram regras para cartões amarelo/vermelho e rebotes após uma defesa (o jogo sempre considera qualquer defesa como escanteio).Também não permite realizar a famosa "jogada enfiada", onde o passador lança a bola para alguém que entra por trás da defesa, surpreendendo os zagueiros. Qualquer passe incompleto (que não alcance um jogador do mesmo time) é automaticamente interceptado pelo adversário (exceto cobranças de Lateral), mesmo que ele esteja mais distante (?!).
No entanto as regras OPCIONAIS do SOCCERO são até bastante interessantes (nem deveriam ser opcionais), pois permitem simular TROCA DE PASSES e CHUTES DE PRIMEIRA.
FUTEBOL É UMA CAIXINHA DE SURPRESAS
Se por um lados os dados podem nos frustrar com valores ruins, por outro lado eles podem acabar representando bem a realidade de uma partida de futebol (pelo menos no que tange a uma pelada).
O dado verde (dado de passe/chute) possui 2 faces para chute "rasteiro", 3 faces para chute com efeito e 1 face para chutes por cobertura. Por isso, na hora de realizar um passe (use-se 2 dados para isso), sempre existe a chance dele sair errado, podendo ser interceptado ou sair com pouca força. O mesmo pode acontecer com chutes a gol, o que obriga o jogador a tentar se aproximar o máximo possível do gol adversário antes de arriscar um petardo.
Os dados vermelhos apontam a força e dado verde indica a direção. "Aponta na área, preparou, chutou, ÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉ MAIS UM GOL ESPANHOL MEU POVO!"
Existem situações onde é possível mover jogadores livremente no tabuleiro (sem rolar dados), como para interceptar passes fracos (que não alcançaram o adversário) ou retirar jogadores da área no caso de penalidades. Via de regra, apenas 2 jogadores podem ser movidos livremente no tabuleiro em situações especiais (laterais e formação de barreiras para cobrança de falta).
Não dá pra botar o time todo na barreira, mas dá pra atrapalhar um pouquinho o chutador.
Ao cobrar falta, é permitido ao cobrador transformar rolagens com efeito em chutes por cobertura, aumentando assim as chances do chute atingir o gol, mas ainda assim mantendo a possibilidade de se chutar na barreira.
O jogo previne apelações do tipo "correr com a bola até chegar na área" já que para um mesmo jogador só é possível carregar a bola uma única vez.
CONCLUSÃO
Regras simples, miniaturas que são uma gracinha e um esporte onde todo mundo sabe dar pitaco. Some-se a isso o "país do futebol" e uma bela de uma COPA DO MUNDO chegando (e ainda em nosso país). E precisa mais? Este tabuleiro montado chama atenção até mesmo de quem não tem nenhuma afinidade com futebol.
Da forma como se apresenta, SOCCERO está mais para um simulador de PELADA do que outra coisa. Numa pelada você não tem MESSIS nem NEYMARES, não tem CORINTHIANS nem CRUZEIROS e os peladeiros são todos iguais, ficam torcendo para que seus amigos perna de pau façam um passe perfeito ou que chutem de maneira decente para o gol (coisa difícil de acontecer). OK, tem algumas partidas de futebol no Campeonato Brasileiro que são quase isso .
A única parte tática do jogo ocorre quando o jogador precisa mover seus jogadores em campo, buscando posições sem marcação ou tentando livrar o dono da bola de ser interceptado no turno do adversário.
Para os que buscam desafio, SOCCERO passa longe de um jogo de futebol profissional, apesar de as vezes ele nos passar a agradável sensação de estarmos numa partida real. Os mais fanáticos vão afirmar com todas as letras que SOCCERO é um "dice roller com bola de futebol". E não dá pra negar que no fundo é isso mesmo. Dá a nítida impressão que SOCCERO é uma "boa ideia mal executada". É gritante notar que faltam coisas no SOCCERO que até mesmo uma CRIANÇA enxergaria. Por exemplo, porquê não implementaram jogadores diferenciados: JOGADORES MAIS RÁPIDOS (+1 ponto de movimento), DRIBLADORES (podem passar por casas do adversário), ARTILHEIROS (rerolagem após um chute a gol), GOLEIRAÇOS (+1 ao defender), e assim por diante???. É basicamente a mesma sensação que temos ao comprar um CARRO ZERO: Ele vem "pelado" e temos que ir equipando para torná-lo mais "confortável".
Se você é um peladeiro de final de semana, digo, se você é um jogador casual e curte futebol, SOCCERO pode ser uma ótima opção para aquelas horas em que não temos vontade encarar nada muito longo/cansativo. Ágil, rápido e sem exigir nenhum "duplo twist carpado cerebral", pode ser uma boa chance para tentar tirar seu filho/sobrinho da frente do PES/FIFA 2014 ou convocar aquele seus tios que sabem escalar a seleção de 70 na ponta da lingua (se você PINTAR os jogadores com as cores do seu time do coração então... )
BOLA CHEIA
- Visual bastante apelativo com miniaturas e tabuleiro muito bacana;
- Simula quase todos os elementos existentes numa partida de futebol;
- Regras de fácil assimilação tornam o jogo acessível a jogadores casuais e até crianças;
- Imenso potencial para criação de house rules que tornariam o jogo muito mais divertido e desafiante;
BOLA MURCHA
- Manual fraco e incompleto (é preciso fazer download das regras avançadas, obrigatórias para se tirar proveito do jogo);
- Ausência de regras para simular jogadores habilidosos;
- Ausência de regras para simular times diferenciados;
- Ausência de regras para cartões amarelo e vermelho;
- Apenas dois times disponíveis (Inglaterra e Espanha);
Re: SOCCERO - Primeiras impressões
Ah, bem legal. Na minha época de jogo de botão esse jogo teria me feito pirar.
Re: SOCCERO - Primeiras impressões
Parabéns, Descolado. Uma das melhores resenhas que já li. E as fotos ajudaram bastante na visualização de cada segmento da resenha.
Re: SOCCERO - Primeiras impressões
Grande general!
Parabéns pelo brinquedo novo, não deixe de incrementar as regras ou até mesmo criar uma planilha de XP (evolução) para os jogadores que se destacarem em campo.
Acredito que em breve vc irá pintar os brasões e listrinhas nas camisas do jogadores da Alemanha e Espanha.
Sou parceiro para este jogo (após as nossas comprometidas partidas de rally e de tanhauser)
Abrax
Parabéns pelo brinquedo novo, não deixe de incrementar as regras ou até mesmo criar uma planilha de XP (evolução) para os jogadores que se destacarem em campo.
Acredito que em breve vc irá pintar os brasões e listrinhas nas camisas do jogadores da Alemanha e Espanha.
Sou parceiro para este jogo (após as nossas comprometidas partidas de rally e de tanhauser)
Abrax
Soar- Arkham Horror
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Re: SOCCERO - Primeiras impressões
Legal a resenha e muito bem escrita e com fotos bem inteligentes para abordar o que estava sendo falado em cada parágrafo. Parabéns.
Re: SOCCERO - Primeiras impressões
Peço desculpas pelo atraso no retorno, haviam bloqueado o site da CURITIBA LÚDICA na empresa, agora deu bagunça e liberaram um tempo, então deixa eu aproveitar pra responder.
SOCCERO caiu no meu gosto igual o RALLYMAN, foi "amor a primeira vista". É um daqueles jogos que você compra não pelas regras mas sim pelas miniaturas. Se as regras forem ruins você melhora .
Atendendo a pedidos...
Não apenas transformei a Inglaterra em CORITIBA e a Espanha em ATLÉTICO/PR como também fiz PLACAS PUBLICITÁRIAS!
Olha o ALEX dando a saída...
Olha o chute no canto...
TA LÁ! TA LÁ! TA LÁ! TA LÁ! TA LÁ! TA LÁ! TA LÁ!
Ok, não vamos sacanear os atleticanos...
TA LÁ! TA LÁ! TA LÁ! TA LÁ! TA LÁ! TA LÁ! TA LÁ!
Quanto as regras novas, já estou trabalhando nisso, testando BALANCEAMENTO. Já testei (com sucesso) as regras abaixo:
1) Novas regras para DEFESA (quanto mais longe o chute, mais chances de defesa);
2) Regras para rebote e escanteios (hoje tudo quanto é bola defendida é escanteio);
3) Regras para Cartão Amarelo e Vermelho;
Falta testar:
- Regras para faltas intencionais (elas são necessárias as vezes);
- Regras para Habilidades Diferenciadas:
1) Velocidade (+1 no movimento);
2) Agilidade (passar por outros jogadores);
3) Passe preciso (passe atravessa jogadores);
4) Marcação (rola dado verde para roubar a bola);
5) Artilheiro (move +1 antes de chutar);
6) Goleiraço (rerola ao defender);
Para essas habilidades diferenciadas tem que impôr um limite, como por exemplo uma "pontuação" para aplicá-las, já que será possível escolher quais jogadores a receberão (nem todos podem usufruir dessas benesses). Por exemplo, dar a cada time 15 pontos para usar como quiser e dar a algumas habilidades um valor de 1, 2, 3 ou 4 pontos. E aqui entra o conceito de TIME! Um time como o CRUZEIRO poderia ter 15 pontos enquanto um NÁUTICO poderia ter 5...
Tudo pra testar galera, vai tempo ainda, e os jogos novos não param de chegar o que me toma ainda mais tempo. E querem saber: AINDA BEM!!! ahuahuahuuha
SOCCERO caiu no meu gosto igual o RALLYMAN, foi "amor a primeira vista". É um daqueles jogos que você compra não pelas regras mas sim pelas miniaturas. Se as regras forem ruins você melhora .
Atendendo a pedidos...
Não apenas transformei a Inglaterra em CORITIBA e a Espanha em ATLÉTICO/PR como também fiz PLACAS PUBLICITÁRIAS!
Olha o ALEX dando a saída...
Olha o chute no canto...
TA LÁ! TA LÁ! TA LÁ! TA LÁ! TA LÁ! TA LÁ! TA LÁ!
Ok, não vamos sacanear os atleticanos...
TA LÁ! TA LÁ! TA LÁ! TA LÁ! TA LÁ! TA LÁ! TA LÁ!
Quanto as regras novas, já estou trabalhando nisso, testando BALANCEAMENTO. Já testei (com sucesso) as regras abaixo:
1) Novas regras para DEFESA (quanto mais longe o chute, mais chances de defesa);
2) Regras para rebote e escanteios (hoje tudo quanto é bola defendida é escanteio);
3) Regras para Cartão Amarelo e Vermelho;
Falta testar:
- Regras para faltas intencionais (elas são necessárias as vezes);
- Regras para Habilidades Diferenciadas:
1) Velocidade (+1 no movimento);
2) Agilidade (passar por outros jogadores);
3) Passe preciso (passe atravessa jogadores);
4) Marcação (rola dado verde para roubar a bola);
5) Artilheiro (move +1 antes de chutar);
6) Goleiraço (rerola ao defender);
Para essas habilidades diferenciadas tem que impôr um limite, como por exemplo uma "pontuação" para aplicá-las, já que será possível escolher quais jogadores a receberão (nem todos podem usufruir dessas benesses). Por exemplo, dar a cada time 15 pontos para usar como quiser e dar a algumas habilidades um valor de 1, 2, 3 ou 4 pontos. E aqui entra o conceito de TIME! Um time como o CRUZEIRO poderia ter 15 pontos enquanto um NÁUTICO poderia ter 5...
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