Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Resenha - Saboteur

5 participantes

Ir para baixo

Resenha - Saboteur Empty Resenha - Saboteur

Mensagem por libonati Qua Set 18, 2013 1:58 am

Daí pessoal, resolvi me aventurar neste difícil mundo das resenhas também, pois acho fundamental para ajudar as pessoas que estão ingressando no hobby a conhecer os jogos sem precisar provar. Esta é minha primeira, sou novato nesta área, não esperem nada grandioso.

Resolvi começar com um jogo simples, um gateway das resenhas Smile 

SABOTEUR

Neste simples jogo de cartas os jogadores representam anões mineradores que cavam fundo na montanha atrás de ouro ou sabotadores que querem o ouro todo para si.

O jogo dura entre 30 a 60 minutos (valores reais) e pode ser jogado entre 3 a 10 jogadores.

Resenha - Saboteur Pic460053_md
crédito a Lubbo Bubbo (BGG)

PREPARAÇÃO

O jogo dura três rodadas e em cada uma delas é dado aos jogadores suas dwarf cards, onde está disposto o lado que irá jogar, minerador ou sabotador.
O número de sabotadores e mineradores depende do número de jogadores, conforme a proporção abaixo, e sempre uma carta de lealdade ficará de fora, que poderá ser de minerador ou sabotador.
 
3 jogadores: 1 sabotador/3 mineradores
4 jogadores: 1 sabotador/4 mineradores
5 jogadores: 2 sabotadores/4 mineradores
6 jogadores: 2 sabotadores/5 mineradores
7 jogadores: 3 sabotadores/5 mineradores
8 jogadores: 3 sabotadores/6 mineradores
9 jogadores: 3 sabotadores/7 mineradores
10 jogadores: todas as cartas são distribuídas
As cartas de lealdade devem ser mantidas em segredo durante toda a rodada.

Além disso, os jogadores devem  embaralhar as cartas de caminho e de ação distribuindo-as aos jogadores na seguinte proporção:

3 a 5 jogadores: 6 cartas
6 e 7 jogadores: 5 cartas
8 a 10 jogadores: 4 cartas

Por fim, colocar na mesa a carta inicial e as três cartas de objetivo, garantindo entre elas uma distância de 7 cartas e entre as cartas de objetivo uma distância de 1 carta. São três cartas de objetivo, sendo uma contendo o ouro e outras duas contendo pedra.

COMO JOGAR

Na sua rodada cada jogador tem três opções: jogar uma carta de caminho, uma de ação ou passar.

- Carta de caminho: As cartas de caminho só podem ser jogadas em uma orientação, a vertical. Os caminhos devem ser todos conectados e nenhum pode terminar num paredão de pedra, mas os caminhos podem ser construídos em qualquer direção. As cartas de caminho são, evidentemente, as que levam ao ouro e precisam ser jogadas. Todavia, nem sempre, o caminho leva para onde o jogador quer e nem sempre o caminho leva a algum lugar. Não obstante, nem sempre o seu coleguinha de mesa concorda com a carta que você está jogando e aí começa a intriga e as acusações, a parte boa do jogo!

Resenha - Saboteur Pic237365_md
crédito a spearjr (BGG)

- Carta de ação: Os anões, sabotadores ou mineradores, precisam de três coisas para cavar (colocar cartas de caminho), carrinho, lampião e picareta. Então a maioria das cartas de ação giram em torno dessas três coisas, seja as quebrando ou consertando. Uma carta de consertar somente pode ser jogada numa ferramenta quebrada e não para evitar que o pior aconteça. Um jogador pode ter mais de uma ferramenta quebrada, mas não duas do mesmo tipo quebradas ao mesmo tempo.

Resenha - Saboteur Pic169544_md

Além dessas cartas de quebrar e reparar ferramentas, existem outros dois tipos de carta de ação: mapa e desmoronamento. Com a primeira um jogador pode ver uma das cartas de objetivo e agora sabe para onde compensa cavar, dependendo de em qual time está nessa rodada. O problema é que outros jogadores também podem ver a mesma ou outras cartas e concordar ou discordar das opções dadas pelo primeiro jogador e ai, novamente, os ânimos se ouriçam e as intrigas e acusações voltam à tona. Por fim, a carta de desmoronamento, que normalmente revela a lealdade de um jogador. Afinal ela serve para retirar uma carta de caminho já colocada e se retirada uma carta boa para os mineradores o cara deve ser sabotador, do contrário, se retirada uma carta ruim, o jogador pode ser um minerador, mas continuará sendo acusado de ser sabotador e estar dissimulando sua verdeira lealdade.

Resenha - Saboteur Pic170110_md

- Passar: Por fim, o jogador pode passar, descartando uma carta voltada para baixo. Nesse momento certamente as acusações se inflamaram novamente.

FIM DA RODADA

A rodada pode acabar de duas maneiras, quando os mineradores encontram a pepita de ouro, vitória para os mineradores, ou quando as cartas da pilha de compras e das mãos dos jogadores terminam, vitória do sabotador. Em ambas as hipóteses as cartas de lealdade devem ser reveladas.

Resenha - Saboteur Pic167880_md

Nesta última hipótese simplesmente os sabotadores pegam um número de pepitas de ouro de acordo com o número de sabotadores:

1 sabotador: 4 pepitas
2 ou 3 sabotadores: 3 pepitas cada cada
4 sabotadores: 2 pepitas cada

Essa pontuação representa uma boa recompensa para um trabalho árduo.

Na primeira hipótese, vitória dos mineradores, porém, é onde reside o charme do jogo. Todas as ações são feitas na ordem horária, porém, quando um jogador chega ao veio de ouro, ele pega um número de cartas de pepitas de ouro igual o número de jogadores, escolhe uma e as distribui entre os demais mineradores na ordem anti-horária. As cartas de pepita contém uma, duas ou três pepitas. Os sabotadores não podem pegar cartas de pepita neste caso.

Resenha - Saboteur Pic170115_md

Depois desse procedimento, uma nova rodada se inicia, distribuindo-se novamente as cartas de lealdade para os jogadores, bem como as cartas de ação e deixando à mesa apenas a carta inicial e as três cartas de objetivo. Os jogadores carregam de uma rodada para outra apenas suas pepitas.

O jogo acaba no final da terceira rodada e o jogador que tiver mais pepitas vence o jogo e, no caso de um empate, a vitória é partilhada entre os jogadores empatados.

CONSIDERAÇÕES

Não pretendo falar minhas impressões pessoais sobre o jogo e sim sobre o jogo em si para que você possa decidir se faz seu estilo ou não.
O jogo não é nem cooperativo, nem semi cooperativo e sim competitivo, afinal, apenas um vence. No decorrer do jogo não se tem um time fixo, não se é, mas se está sabotador ou minerador naquela rodada e disso o jogador deve tirar o melhor proveito. Justamente essa é a pegada do jogo, porque ele se joga com um pouco de cooperação, mas se você sempre ajudar os outros você nunca vai ganhar.

Como sabotador o jogador ganha um número fixo de pepitas e só, o que normalmente representa uma pontuação mediana Então, neste caso não há outra preocupação além de impedir a vitória dos mineradores. Mas como minerador, o ideal é ser o jogador que se chega ao veio de ouro, ou na pior das hipóteses aquele que colocou a penúltima carta, pois assim você escolhe as primeiras cartas de pepita, normalmente com duas ou três pepitas denotadas e ainda tem chance de levar mais uma carta, normalmente com apenas uma pepita, fazendo, assim, 4 ou 3 pontos numa rodada. Então, você não deve ajudar a construir o caminho pensando que se chegará ao ouro daqui duas ou três jogadas de mineradores. Pois assim você estará garantindo no máximo uma pepita de ouro, o que é uma pontuação pífia. então, por vezes, mesmo sendo minerador, o jogador deve jogador com um toque de sabotador, tomando cuidado para não dar a vitória aos sabotadores, para que não desconfiem dele e o acabem boicotando e tentando ele mesmo chegar ao veio e ficar com as melhores cartas de pepita.

Apesar de sua aparência simples e amistosa, o jogo guarda uma certa estratégia e discussões bastante acaloradas. Serve para quem gosta de jogos de times, de jogos leves e rápidos ou para aqueles que procuram um bom aperitivo antes do prato principal ou entre estes. Cabe o aviso que certos jogadores são muito introvertidos e alguns não gostam de ter sua palavra posta sob desconfiança e esses não vão se divertir jogando.

Espero que tenham gostado e que esta resenha desperte o interesse no jogo e sirva para decidir se quer ou não jogar antes de ter uma experiência empírica negativa.

Todas as imagens foram retiradas de boardgamegeek.com


Última edição por libonati em Qua Set 18, 2013 7:18 pm, editado 2 vez(es)

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

O autor desta mensagem foi banido do fórum - Mostrar mensagem

Resenha - Saboteur Empty Re: Resenha - Saboteur

Mensagem por Trentini Qua Set 18, 2013 8:30 am

libonati escreveu:Como sabotador o jogador ganha duas pepitas e só, o que representa uma pontuação mediana.
Só uma correção nessa frase, o sabotador leva uma quantidade de pepitas proporcional a quantidade de sabotadores presentes na mesa.

1 sabotador apenas: 4 pepitas de ouro
2 ou 3 sabotadores: 3 pepitas de ouro
4 sabotadores: 2 pepitas de ouro

Mas concordo que o melhor cenário para o sabotador é torcer para haver mais sabotadores possíveis dependendo do número de jogadores, pois o menor número sempre deixa os sabotadores em desvantagem e, como diz o velho ditado: melhor um pássaro na mão do que dois voando, ou seja, melhor torcer para haver 4 sabotadores e levar 2 pepitas de ouro do que haver 3 e não levar nenhuma.

No mais, ótima resenha, vale um breve comentário a respeito da expansão, pois muitos procuram por ela e eu não recomendo a ninguém: A expansão, simplesmente chamada de Saboteur 2, até acrescenta algumas coisas úteis e uns conceitos novos interessantes, novos roles, novas cartas para aumentar as possibilidades dos caminhos, novas cartas para sacanear os amiguinhos, etc. Porém isso tudo sacrifica totalmente a jogabilidade e a estratégia, deixa o jogo completamente aleatório e dependente de sorte, antes a diferença entre as pepitas era de 1 2 ou 3 pepitas por carta, agora você tem um cenário que pode receber pepita valendo 1 ou valendo 5, se em poucas rodadas você consegue colecionar 3 pepitas valendo 5, o outro colega que jogou muito melhor e colecionou 9 pepitas, todas valendo 1 perderá para você que já tem 15 pontos, lembrando que pegar as pepitas é uma questão de sorte, você nunca sabe o valor da pepita que está pegando. Fora as outras possibilidades de roubar as pepitas dos amigos, sempre na sorte também, por isso é um jogo que não acrescenta em nada, só piora o original que é um jogo muito bacana.
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3549
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 39
Localização : Curitiba

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Ir para o topo Ir para baixo

Resenha - Saboteur Empty Re: Resenha - Saboteur

Mensagem por tiagovip Qua Set 18, 2013 9:34 am

Bem bom!
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Resenha - Saboteur Empty Re: Resenha - Saboteur

Mensagem por libonati Qua Set 18, 2013 6:29 pm

Valeu pelo toque Trentini, esse detalhes da pontuação dos sabotadores passou despercebido mesmo. Nem jogos fáveis consigo resenhar, que vergonha Embarassed 

Vou tentar mais um ou duas vezes para ver se acerto hahaha!!!

Quanto à expansão, esta é a que guarda a nota mais baixa no BGG de todas as expansões... para vc ver oq penso sobre ela. Porém, não me arrisquei a resenhar pq a joguei umas três vezes apenas. Mas acho que aquele monte de role que ela acrescenta um lixo, tem roles que concorrem por coisas totalmente diferentes, como o geólogo, tem outro que ganha se alguém alcançar o ouro não importa quem, os anões tem dois times... enfim, achei que não melhora nada, ao contrário, piora!

Valeu por terem lido e pelos feedbacks... abraços!!

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

Resenha - Saboteur Empty Re: Resenha - Saboteur

Mensagem por Samuca Qui Set 19, 2013 12:29 am

Parabéns pela resenha, Libo! Erros todos cometemos. O importante é querer sempre melhorar. Very Happy 
Samuca
Samuca
Twilight Struggle
Twilight Struggle

Mensagens : 1396
Data de inscrição : 28/05/2013
Idade : 41

http://www.boardgamegeek.com/user/ascensx

Ir para o topo Ir para baixo

Resenha - Saboteur Empty Re: Resenha - Saboteur

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos