Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Minos à venda

5 participantes

Ir para baixo

Minos à venda Empty Minos à venda

Mensagem por Gustavo Seg Nov 17, 2014 9:29 am

People,

Conversei com o Artur e ele disse que se alguém daqui quiser comprar o Minos, ele faz por 75 barões. Wink

Eu não o levaria por agora. Eu estou querendo vender alguns jogos antes de voltar a comprar, acho que vou colocá-los no BGG em breve.
Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Minos à venda Empty Re: Minos à venda

Mensagem por tiagovip Seg Nov 17, 2014 9:50 am

Mas djá?
tiagovip
tiagovip
Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagens : 6391
Data de inscrição : 24/05/2013
Localização : Curitiba

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Minos à venda Empty Re: Minos à venda

Mensagem por libonati Seg Nov 17, 2014 10:21 am

Eu joguei o jogo e acho que vale muito comprar! Especialmente com as house rules feitas no decorrer dos tempos. Aparentemente, as regras iniciais são meio, hummm, como dizer, boas para época!

Vou passar pq não tenho dinheiro para sair por ai comprando títulos, especialmente por hora, já que adquiri dois títulos por ai!

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

Minos à venda Empty Re: Minos à venda

Mensagem por libonati Seg Nov 17, 2014 2:26 pm

A quem interessar possa, fiz um pequeno reselato (resenha + relato) em cima da paritda que tivemos na noite de domingo, em quatro jogadores!

Esse jogo data de 1991 e, claro, tem mecânicas adequadas à sua época. Porém, aluns mods feitos pelos próprios jogadores no decorrer dos tempos garantiu uma melhora significativa no desenrolar da partida!
Quanto ao jogo em si, achei-o bem legal. Nele cada jogador deve construir cidades no entorno do mar mediterrâneo, que podem ser compostas de estaleiros, quartéis, postos de comércio e, por fim, muralhas, que garantem então o título de cidade propriamente dito.

O jogo funciona com a atrasada mecânica de seleção de ações de acordo com a rolagem de dados (oq me lembra War of the Ring), mas aqui a aleatoriedade é bastante diminuída pelas duas rerolagens possíveis e pelos coringas presentes nos dados. As faces são, coletar impostos, movimentação, direito de construir, pegar argolas, estrela e estrela de pedro (assim carinhosamente conhecida).

Com coletar impostos você ganha dinheiro de acordo com o seu número atual de pontos (que são justamente as construções e regiões que você controla) para cada face dessas. Essa deve ser obrigatoriamente a primeira ação do seu turno.

Movimento lhe dá 5 pontos de movimento por mar ou terra para cada face, que podem ser distribuídos livremente entre suas unidades. O movimento de invadir a região do amiguinho gera o combate, que também é resolvido nos dados.

Argolas lhe permite uma argola por face, que podem ser usadas para rerolar dados no combate.

Direito de construção lhe permite construir (ahhh vá!). um pro primeiro andar, dois pro segundo e três para o terceiro andar da torrezinha que representa a vila. As muralhas sempre exigem 4 faces destas para serem construídas, não importa em que andar estiverem. Apenas elas permitem a construção de uma cidade, que são 4 andares na torrezinha.

Estrela adiciona um de qualquer coisa. Tanto um direito de construir, quanto um pto de movimento ou um dinheiro.

Estrela de Pedro é a face coringa, podendo ser setada em qualquer umadas outras 5 faces do dado.

Ainda, a qualquer momento, você pode construir unidades, pagando 5 tanto por barcos quanto por soldados.

O combate se resolve pelos dados, como dito, sendo que se tem uma rerolagem grátis. Setinha vale três pts de batalha, estrela de pedro 2 e estrela 1. Balancinha de coletar impostos é retirado do set de dados e sequer pode ser rerolado. Quem fizer mais pts ganha o combate, no caso de empate, dá defesa!

Vence o jogo quem fizer mais pontos, que se ganha controlando vilinhas/cidades, de acordo com suas construção. Quartéis e estaleiros valem 1 cada, postos de comércio 2 e a muralha duplica a porra toda. O jogo acaba quando todos os territórios estiverem ocupados e pelo menos duas vilas estiverem construídas ou alguém fizer 50 pontos!

Pedro e o Gustavo ficaram do lado oriental do mapa e eu e Perusso do lado ocidental. Então pouco ou quase nada de interação houve entre essas "duplas". O Gustavo e o Pedro começaram a batalhar desde cedo, com toma lá da cá sem fim, ao pasao uqe eu e Perusso vivíamos em maior harmonia, com raros ataques, normalmente iniciados pelo Perusso e com melhores resultados para ele também! Em dado momento defendi uma região contra um ataque do Pedro e o Perusso no final do jogo segurou bem a peteca contra dois ataques náuticos meus, tentando furar um bloqueio da armada dele que me impedia de tomar as suas vilas mais valiosas, bem como um terrestre do Gustavo que garantiria a este a vitória. Logo depois do Gustavo, vez do Perusso que conseguiu rolar o que precisava no dado e construiu a segunda cidade, encerrando, assim o jogo e angariando a vitória.

Interessante notar que desde o setup o Perusso se garantiu no sul da Espanha e norte da Itália, tão logo cruzando o mar até o norte da África, o que lhe sedimentou uma posição bastante estratégica, garantindo apenas um flaco para ser atacado. Porém, dificultou seu expansionismo para novas regiões. Ao passo que eu estava numa região mais setentrional, tentando me garantir no flanco oriental e expandir para o ocidental.
A região que ficaram Gustavo e Pedro permitia muitos ataques de norte para sul, o que efetivamente aconteceu entre eles.



libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagens : 3012
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Ir para o topo Ir para baixo

Minos à venda Empty Re: Minos à venda

Mensagem por Gustavo Seg Nov 17, 2014 2:28 pm

Muito bom, Libo! Very Happy
Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Minos à venda Empty Re: Minos à venda

Mensagem por Pedro Seg Nov 17, 2014 6:35 pm

Compro!!
Pedro
Pedro
18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagens : 1958
Data de inscrição : 24/05/2013
Idade : 40
Localização : Curitiba

http://www.meeplehouse.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Minos à venda Empty Re: Minos à venda

Mensagem por Soar Seg Nov 17, 2014 10:43 pm

Pedro escreveu:Compro!!
lol!
Soar
Soar
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1954
Data de inscrição : 25/05/2013
Idade : 51
Localização : Kronnos 1

Ir para o topo Ir para baixo

Minos à venda Empty Re: Minos à venda

Mensagem por Gustavo Ter Nov 18, 2014 8:22 pm

Vou avisá-lo.

Quinta você irá em algum lugar? Manticore etc? Se sim, eu te entrego...
Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagens : 1813
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Minos à venda Empty Re: Minos à venda

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos