Fórum Curitiba Lúdica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Balanceamento Terra Mystica

+5
Trentini
libonati
Marcelo
Gustavo
tiagovip
9 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Balanceamento Terra Mystica Empty Balanceamento Terra Mystica

Mensagem por tiagovip Ter Fev 18, 2014 11:27 am

@Gustavo escreveu:(como o Terra Mystica, em que me parece que o jogo está nas raças - talvez um dia eu perceba que isso não é verdade e comece a amar o TM).

As raças efetivamente conduzem seu jogo no TM, mas você fala no sentido de pegou certa raça = venceu (ou pegou tal raça = perdeu)? Eu senti um desequilíbrio entre elas, então naquele caso ideal de todos com a mesma experiência jogando, certas raças seriam mais vantajosas do que outras e fariam a diferença. Mas, por enquanto, nas que joguei ou vi sendo jogado, parece-me que terminou na frente quem jogou melhor mesmo.

No BGG tem uma variante para income de poder que serviria para igualar melhor as capacidades das raças. Até já a postei em algum tópico por aqui. Agora para achar isso...

Abs,

Última edição por tiagovip em Qua Fev 19, 2014 9:52 am, editado 1 vez(es)

Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

http://www.boardgamegeek.com/user/tiagoVIP

Ir para o topo Ir para baixo

Balanceamento Terra Mystica Empty Re: Balanceamento Terra Mystica

Mensagem por Gustavo Ter Fev 18, 2014 11:49 am

@tiagovip escreveu:
As raças efetivamente conduzem seu jogo no TM, mas você fala no sentido de pegou certa raça = venceu (ou pegou tal raça = perdeu)?

Não chega a tanto, mas duas coisas (parece que) acontecem: uma, a combinação de raças pode facilitar uma ou duas em detrimento de uma terceira, por exemplo (como aconteceu na última vez em que joguei, em que meus dois adversários tinham uma movimentação absurda - bruxas e mermaids - e eu estava com uma raça de crescimento inicial lento, os gigantes. Fiquei totalmente travado!).

Dois, a sequência de fichas de set up é um probleminha... Quando ganhei, foi com os hobbits, acho, e a sequência de chits de fase era super boa para mim - e deu aquela impressão de que venci por causa disso. Quando perdi, também senti que os chits não sincronizavam com o que a minha raça podia/devia fazer, mas funciona como uma luva para outras raças...

No Agricola, inicialmente PARECIA que as cartas definiam o jogo, inclusive os combos, mas depois de muitas partidas vi que isso não confere - já ganhei com cartas terríveis na mão, usando uma ou duas, e já perdi tendo grandes combos. Talvez seja assim no TM e ainda não joguei o bastante para sacar. Ou não, sei lá!  tongue 

Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagem por tiagovip Ter Fev 18, 2014 12:00 pm

@Gustavo escreveu:
@tiagovip escreveu:
As raças efetivamente conduzem seu jogo no TM, mas você fala no sentido de pegou certa raça = venceu (ou pegou tal raça = perdeu)?

Não chega a tanto, mas duas coisas (parece que) acontecem: uma, a combinação de raças pode facilitar uma ou duas em detrimento de uma terceira, por exemplo (como aconteceu na última vez em que joguei, em que meus dois adversários tinham uma movimentação absurda - bruxas e mermaids - e eu estava com uma raça de crescimento inicial lento, os gigantes. Fiquei totalmente travado!).

Dois, a sequência de fichas de set up é um probleminha... Quando ganhei, foi com os hobbits, acho, e a sequência de chits de fase era super boa para mim - e deu aquela impressão de que venci por causa disso. Quando perdi, também senti que os chits não sincronizavam com o que a minha raça podia/devia fazer, mas funciona como uma luva para outras raças...

No Agricola, inicialmente PARECIA que as cartas definiam o jogo, inclusive os combos, mas depois de muitas partidas vi que isso não confere - já ganhei com cartas terríveis na mão, usando uma ou duas, e já perdi tendo grandes combos. Talvez seja assim no TM e ainda não joguei o bastante para sacar. Ou não, sei lá!  tongue 

Entendi. Faz sentido mesmo - algumas raças vão se encaixar melhor com a ordem os tiles de pontos. Numa partida com os Engenheiros eu consegui fazer uma cidade na (acho eu) terceira rodada, já que eles constroem mais barato. Deu bem certo para mim por causa da raça, mas, acho eu que outros, se tivessem interesse nisso, poderiam ter feito o mesmo, só que comprometendo mais recursos e atrasando outras linhas de ação, o que poderia não compensar.

Abs,

Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Mensagem por Marcelo Ter Fev 18, 2014 12:21 pm

@Gustavo escreveu:
@tiagovip escreveu:

No TM os gigantes são meio complicados de jogar, alguns os consideram a raça mais fraca, mas na última partida que joguei o André venceu com eles. Acho o jogo bem equilibrado, só que algumas raças necessitam mais atenção por parte do jogador para explorar ao máximo seus pontos fortes. Para se dar bem com os gigantes é necessário expandir o quanto antes (de preferência conseguindo um tile com bônus de pá já ou o shipping +1 na primeira rodada) e liberando a fortaleza já na segunda rodada.
Marcelo
Marcelo
Power Grid
Power Grid

Mensagem por libonati Ter Fev 18, 2014 1:26 pm

@tiagovip escreveu:
@Gustavo escreveu:
@tiagovip escreveu:

Entendi. Faz sentido mesmo - algumas raças vão se encaixar melhor com a ordem os tiles de pontos. Numa partida com os Engenheiros eu consegui fazer uma cidade na (acho eu) terceira rodada, já que eles constroem mais barato. Deu bem certo para mim por causa da raça, mas, acho eu que outros, se tivessem interesse nisso, poderiam ter feito o mesmo, só que comprometendo mais recursos e atrasando outras linhas de ação, o que poderia não compensar.

Abs,

Não sou um grande entendedor de Terra Mystica, nem consigo ver a Matrix dos jogos, denudando-os até os ossos de papelão dos tiles, mas acho que os tiles de rodada, bem como aqueles que se escolhe no início do turno, interagem com as raças no Terra Mystica e vice-versa.
Como disse antes, porém, não acho que a escolha das raças aqui seja tão determinantes assim e nem que a raça X vá te levar para o caminho X... a raça te dá bônus numa ação que quase invariavelmente você vai fazer no decorrer jogo, não é algo que você esteja obrigado a fazer.

Nào querendo polemizar, mas minha opinião pessoal é que as cartas no Agricola e as nações no Civilization são muito mais determinantes, mesmo.

Mas preciso jogar mais todos os três.

libonati
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

http://www.worldrpgfest.com.br/site

Mensagem por Trentini Ter Fev 18, 2014 10:05 pm

@libonati escreveu:
@tiagovip escreveu:
@Gustavo escreveu:
@tiagovip escreveu:

Abs,

Não sou um grande entendedor de Terra Mystica, nem consigo ver a Matrix dos jogos, denudando-os até os ossos de papelão dos tiles, mas acho que os tiles de rodada, bem como aqueles que se escolhe no início do turno, interagem com as raças no Terra Mystica e vice-versa.
Como disse antes, porém, não acho que a escolha das raças aqui seja tão determinantes assim e nem que a raça X vá te levar para o caminho X... a raça te dá bônus numa ação que quase invariavelmente você vai fazer no decorrer jogo, não é algo que você esteja obrigado a fazer.

Nào querendo polemizar, mas minha opinião pessoal é que as cartas no Agricola e as nações no Civilization são muito mais determinantes, mesmo.

Mas preciso jogar mais todos os três.
Meus 3 centavos escritos sobre o assunto TM é que concordo com o que foi dito pelo Libonati. O fato de a pontuação por terraformar ter saído na primeira rodada e não na terceira afeta todo o planejamento de todos os jogadores, mas não muda o fato de que os halflings continuarão ganhando um vp por pá usada e isso é uma coisa corriqueira. Nesse nosso jogo de TM na praia que vc jogou com os gigantes, você teria resolvido melhor seu problema de mobilidade construindo o stronghold já na primeira rodada, acho bem mais efetivo e menos custoso do que investir pesado em upgrade de pá que fica pronto só na terceira rodada (pela restrição de padres). O que fiz com minhas bruxas foi exatamente isso, do contrário minha mobilidade seria tão baixa quanto a dos gigantes praticamente.

A ordem que as pontuações das rodadas aparece é apenas um indicador para se planejar para o futuro, onde ganhei mais pontos foi na construção de trade houses, me preparei na rodada anterior para maximizar minha pontuação nisso. Mas com isso abri mão de pontuar por stronghold ou por santuário aberto na última rodada.

Enfim acho que foi isso.

As sereias do pedro já são diferentes, a construção do stronghold não dá uma baita vantagem por priorizar sua construção logo de início como as raças que tem habilidades especiais toda rodada, mas seu bonus inicial de navegação já dá uma mobilidade maior. Então a forma de jogar com cada raça muda nesse aspecto, mas não vejo enormes vantagens de uma raça para outra e mesmo da disposição dos tiles.

Balanceamento Terra Mystica Jswidget
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Mensagem por tiagovip Ter Fev 18, 2014 10:24 pm

Fabiano, você consegue mudar todas as postagens deste assunto do TM para um tópico próprio?

Enfim, meus 4 centavos são o seguinte:

Com 1263 jogos na estatística, a média de pontuação dos darklings é de 122.49. A dos fakirs é de 107.53. Quinze pontos de diferença, em média. Os darklings vencem 31% (de 475 partidas) das partidas em que estão envolvidos. Os fakirs vencem 17% (de 190 partidas). Essas são das duas raças mais díspares - o ponto mais alto e o mais baixo. Os gigantes, a segunda pior raça, vencem 19% (de 227) das partidas, os cultistas têm 28% (de 232). Isso não exatamente grita "equilíbrio!" para mim, mas não é algo absurdo também.

O sugerido neste tópico do BGG é adicionar um income de poder para as raças mais fracas.

Dará certo? É necessário? Não posso afirmar, mas acho sim que existem raças melhores e raças piores.

Por fim, é correto que a raça não lhe força numa direção, mas lhe dá uma boa direção para aonde seguir.

Abs,

Última edição por tiagovip em Qua Fev 19, 2014 8:53 am, editado 1 vez(es)

Sherlock Holmes
Sherlock Holmes

Balanceamento Terra Mystica Empty Balanceamento Terra Mystica

Mensagem por Rafaelfo Qua Fev 19, 2014 8:28 am

E então chega o Perretto e chuta a cabeça de todos.
Você deveria viver disso mister... só não sei como, por aqui. Smile

Arkham Horror

http://www.sommastudio.com

Mensagem por Gustavo Qua Fev 19, 2014 10:35 am

@Trentini escreveu:Nesse nosso jogo de TM na praia que vc jogou com os gigantes, você teria resolvido melhor seu problema de mobilidade construindo o stronghold já na primeira rodada, acho bem mais efetivo e menos custoso do que investir pesado em upgrade de pá que fica pronto só na terceira rodada (pela restrição de padres). O que fiz com minhas bruxas foi exatamente isso, do contrário minha mobilidade seria tão baixa quanto a dos gigantes praticamente.

Isso é outro ponto idiota em jogos assim... ah, você pegou tal raça, vai ter de jogar de tal jeito. Isso acontece em outros jogos, como o Civ... Tipo, o erro é do jogador pois ele não "aproveitou" a raça como devia - isto é, ele não jogou exatamente como um roteiro estabelecia? Puxa, que diversão... Devia vir junto com as raças um guia - pegou o gigante, então você faz isso e aquilo...

Se você não pode fazer o que quiser, do jeito que quiser, com qualquer raça - se você precisa jogar a-b-c com cada raça, e não c-a-b, então elas são de fato desbalanceadas!

E os números que o Tiago postou não mentem...  Rolling Eyes 

Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagem por Trentini Qua Fev 19, 2014 12:10 pm

Pera lá, não falei que você essencialmente deve fazer assim, existem outras possibilidades, como construir templo e pegar o favor de ganhar 4 poderes de incomming e então aproveitar as pás de ações trocadas por poder, o que te dá outra dinâmica. Mas sim, se uma raça tem uma força e uma fraqueza, deve-se fazer algo para mitigar a fraqueza e aproveitar a força, isso normalmente significa que sim, cada raça se joga diferente uma da outra.

Balanceamento Terra Mystica Jswidget
Trentini
Trentini
Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

http://boardgamegeek.com/user/alepsycho

Mensagem por Pedro Qua Fev 19, 2014 1:29 pm

@Gustavo escreveu:
@Trentini escreveu:Nesse nosso jogo de TM na praia que vc jogou com os gigantes, você teria resolvido melhor seu problema de mobilidade construindo o stronghold já na primeira rodada, acho bem mais efetivo e menos custoso do que investir pesado em upgrade de pá que fica pronto só na terceira rodada (pela restrição de padres). O que fiz com minhas bruxas foi exatamente isso, do contrário minha mobilidade seria tão baixa quanto a dos gigantes praticamente.

Isso é outro ponto idiota em jogos assim... ah, você pegou tal raça, vai ter de jogar de tal jeito. Isso acontece em outros jogos, como o Civ... Tipo, o erro é do jogador pois ele não "aproveitou" a raça como devia - isto é, ele não jogou exatamente como um roteiro estabelecia? Puxa, que diversão... Devia vir junto com as raças um guia - pegou o gigante, então você faz isso e aquilo...

Se você não pode fazer o que quiser, do jeito que quiser, com qualquer raça - se você precisa jogar a-b-c com cada raça, e não c-a-b, então elas são de fato desbalanceadas!

E os números que o Tiago postou não mentem...  Rolling Eyes 

Android Netrunner não é assim? Talvez existam meios diferenciados e se crie uma estratégia com base nisso, mas se sou Runner e de um estilo específico preciso jogar de tal maneira e explorar o benefício que recebo pela minha escolha...

Num jogo militar (wargame), esses caminhos me parecem ainda mais com um roteiro... principalmente por causa da conexão histórica. A explicação e o contexto trazem mais sentido, mas em muitos é a - b - c.

Não sou grande entendedor nem de um, nem de outro, mas a pouca experiência que tive me aparentaram isso.

Particularmente, uma raça ou habilidade que force um caminho não deve tornar o jogo sem graça. Entendo que eu traço uma estratégia para vencer e me ver forçado a variar esse caminho por essas habilidades pode ser um ganho para o jogo e não algo que o torne sem graça.

Detalhe: não morro de amores pelo Terra Mystica e nem estou defendendo. Apenas vejo que existem muitos jogos que eu aprecio que apresentam esse desbalanço, mas as partidas apresentam outros ganhos além da vitória unicamente. No TM não me sinto dessa forma quando jogo e por isso, na minha opinião ele é mais um e não "O" TM.

18XX (Admin)
18XX (Admin)

http://www.meeplehouse.com.br

Mensagem por doizinho Qua Fev 19, 2014 1:46 pm

Você tá certo Alexandre e tua postagem foi ótima. O TM é um jogo com poderes variáveis, segundo o BGG, e o mínimo que eu posso esperar de um jogo desse tipo é que cada raça seja especializada em um tipo de ação dentro do jogo.

Eu concordo que a escolha da raça te direciona e acho que tem que ser assim mesmo, essa é a graça de jogos desse tipo (Cosmic Encounter, Terra Mystica, Android: Netrunner, Eclipse, Dominant Species, Sid Meiers Civ e muitos outros).

Também entendo quem não goste de jogos assim, as raças podem desequilibrar um pouco, mas sabem o que desequilibra muito mais? A habilidade e a experiência dos jogadores, e ninguém reclama disso.

Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

http://www.boardgamegeek.com/user/doizinho

Mensagem por Andre Modt Qua Fev 19, 2014 1:54 pm

Bom, eu também não sou um grande especialista em Terra Mystica. Mas se existe uma diferença de pontos entre as raças é só começar a cuidar isso. Existe um Darkling na mesa, vamos parar de construir tanto ao lado dele e dar pontos de poder para ele. Não adianta fazer seu jogo sem cuidar do que os outros estão fazendo. Qualquer jogo de raças de poderes variados está fadado a ter disparidades de poder entre elas, mas felizmente os jogadores podem alterar seu jogo de acordo com as raças inimigas.

Gaming Unplugged since 2012
Andre Modt
Andre Modt
Power Grid
Power Grid

Mensagem por doizinho Qua Fev 19, 2014 1:55 pm

@Andre Modt escreveu:Bom, eu também não sou um grande especialista em Terra Mystica. Mas se existe uma diferença de pontos entre as raças é só começar a cuidar isso. Existe um Darkling na mesa, vamos parar de construir tanto ao lado dele e dar pontos de poder para ele. Não adianta fazer seu jogo sem cuidar do que os outros estão fazendo. Qualquer jogo de raças de poderes variados está fadado a ter disparidades de poder entre elas, mas felizmente os jogadores podem alterar seu jogo de acordo com as raças inimigas.
 Thumbs Up

O mesmo acontece no Cosmic Encounter. Escolha uma raça muito forte e passe o jogo todo feliz jogando sozinho sem aliados.

Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagem por Gustavo Qua Fev 19, 2014 2:04 pm

Hm, essas conversas sempre acabam assim.

Pelo menos no Netrunner você pode escolher com quem quer jogar... no Terra Mystica, se não fosse sorteio, ou algum sistema de escolha a lá Nations, quem sabe.

Mas a verdade é: vocês são uns malas sem alça, sabiam? Nem o Bruno deixaram exprimir o que sentia. Malas, malas, malas. E a comparação entre TM e Netrunner e wargame é completamente sem sentido... os wargames não tem relação algum com roteiro, com o que chamei de a-b-c, nada a ver. NADA A VER. NADA A VER. O sentido de roteiro que estou dizendo é completamente outro.

Mas de boa, cada um tem direito a sua opinião, o André fez um argumento coerente também.

Aqui pra vocês, bando de paga pau pro Terra Mystica:  tongue tongue tongue tongue tongue tongue tongue tongue tongue tongue tongue tongue tongue tongue tongue tongue tongue tongue tongue tongue tongue tongue tongue tongue tongue tongue tongue tongue tongue tongue tongue 

Vão, casem com o jogo de uma vez!  

Vocês = Old Man

Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagem por doizinho Qua Fev 19, 2014 2:10 pm

@Gustavo escreveu:Hm, essas conversas sempre acabam assim.

Pelo menos no Netrunner você pode escolher com quem quer jogar... no Terra Mystica, se não fosse sorteio, ou algum sistema de escolha a lá Nations, quem sabe.

Mas a verdade é: vocês são uns malas sem alça, sabiam? Nem o Bruno deixaram exprimir o que sentia. Malas, malas, malas. E a comparação entre TM e Netrunner e wargame é completamente sem sentido... os wargames não tem relação algum com roteiro, com o que chamei de a-b-c, nada a ver. NADA A VER. NADA A VER. O sentido de roteiro que estou dizendo é completamente outro.

Mas de boa, cada um tem direito a sua opinião, o André fez um argumento coerente também.

Aqui pra vocês, bando de paga pau pro Terra Mystica:  tongue tongue tongue tongue tongue tongue tongue tongue tongue tongue tongue tongue tongue tongue tongue tongue tongue tongue tongue tongue tongue tongue tongue tongue tongue tongue tongue tongue tongue tongue tongue 

Vão, casem com o jogo de uma vez!  

Vocês = Old Man
Desculpa, estou mudando minha opinião pra ficar a sua verdade!

Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagem por Gustavo Qua Fev 19, 2014 2:12 pm

@doizinho escreveu:
O mesmo acontece no Cosmic Encounter. Escolha uma raça muito forte e passe o jogo todo feliz jogando sozinho sem aliados.

Taí, outro jogo que não curto. Boa comparação.

Entendam uma coisa: Somos livres para nos expressarmos. Mas não adianta nada os que defendem os seus jogos quererm forçar os outros a aceitar que eles são o que os donos acham que são. Você fazem isso a torto e direto. Beleza, eu disse o que eu sentia, acho o jogo desbalanceado, acho pouco divertido, ah, mas o TS é desbalanceado, o Cuba Libre é desbalanceado, Netrunner é desbalanceado, grande coisa, eu gosto destes jogos, e não me venham dizer que, só por que não gosto do TM por eles ser desbalanceado (não é só isso, vocês leem o que é escrito? acham que essa é a única razão?), ah, Gustavo, então você não devia estar jogando Netrunner, pois ele também é desbalanceado! Gustavo, você não devia jogar TS pois você não gosta do TM! Que tipo de argumento é esse?

Olha, entendam uma coisa: AS CRITICAS AOS JOGOS NAO SAO PESSOAIS. Parem de defender os jogos como se estivessem defendendo a si mesmos, ok? Ao invés de segurarem escudos para proteger os jogos, elogiem eles. Grande coisa que eu não curti esse ou aquele jogo, quem sabe um dia eu venha a curtir, mas não vai funcionar com vocês defendendo os jogos como se eu estivesse ofendendo os filhos de vocês.

Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagem por Pedro Qua Fev 19, 2014 2:12 pm

Não entendo a falta de sentido.

No TM foi um sorteio, mas poderia ter sido por meio de escolha. Eu entendo perfeitamente as diferenças entre os jogos, mas se existe alguma similaridade é a assimetria e a forma de jogar de cada um dos lados.

Também não vejo a necessidade de taxar esse comentário como nada a ver. Me explique a diferença de roteiro que você quer expressar, será mais engradecedor pra mim e para os que acompanham o tópico.

Em nenhum momento disse que gosto do TM, só me questionei sobre esse ponto criticado presente em tantos outros jogos, que inclusive, fazem parte do gosto pessoal de muitos que criticam.

Se cada um tem direito a opinar, não vamos desmerecer então... cada um opina de acordo com sua vivência e gosto por determinado tipo de jogo. O Trentini, o André e o Fabiano estão bastante corretos no meu ponto de vista e apesar de não curtir tanto o TM, concordo com eles.

18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagem por Gustavo Qua Fev 19, 2014 2:18 pm

@doizinho escreveu:

Creio que está faltando alguma coisa nesta frase. Um "com", talvez.  Question 

Esse é outro ponto que vocês precisam trabalhar - vejo que muitos encaram isso como um grande desafio - ninguém precisa mudar por causa da opinião dos outros. Quer dizer: Fabiano, só por que eu penso de um jeito, por que eu enxergo as coisas de um jeito diferente, você precisa mudar por causa disso? Ninguém precisa concordar comigo, nem com ninguém, mas aceitar que temos opiniões diferentes.

@Pedro escreveu:Me explique a diferença de roteiro que você quer expressar, será mais engradecedor pra mim e para os que acompanham o tópico.

Eu explico pessoalmente um dia desses, ok? Você me parecem muito nervosos, aqui.

@Pedro escreveu:
Se cada um tem direito a opinar, não vamos desmerecer então... cada um opina de acordo com sua vivência e gosto por determinado tipo de jogo. O Trentini, o André e o Fabiano estão bastante corretos no meu ponto de vista e apesar de não curtir tanto o TM, concordo com eles.

Sim, eles não estão errados, quando vocês vão entender que não é uma questão de certo e errado, que todos estão certos dentro de suas opiniões? Por não aceitarem isso, não compreendem como posso gostar de um jogo como TS e não gostar do TM.

Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagem por Pedro Qua Fev 19, 2014 2:19 pm

@Gustavo escreveu:
@doizinho escreveu:

Taí, outro jogo que não curto. Boa comparação.

Entendam uma coisa: Somos livres para nos expressarmos. Mas não adianta nada os que defendem os seus jogos quererm forçar os outros a aceitar que eles são o que os donos acham que são. Você fazem isso a torto e direto. Beleza, eu disse o que eu sentia, acho o jogo desbalanceado, acho pouco divertido, ah, mas o TS é desbalanceado, o Cuba Libre é desbalanceado, Netrunner é desbalanceado, grande coisa, eu gosto destes jogos, e não me venham dizer que, só por que não gosto do TM por eles ser desbalanceado (não é só isso, vocês leem o que é escrito? acham que essa é a única razão?), ah, Gustavo, então você não devia estar jogando Netrunner, pois ele também é desbalanceado! Gustavo, você não devia jogar TS pois você não gosta do TM! Que tipo de argumento é esse?

Olha, entendam uma coisa: AS CRITICAS AOS JOGOS NAO SAO PESSOAIS. Parem de defender os jogos como se estivessem defendendo a si mesmos, ok? Ao invés de segurarem escudos para proteger os jogos, elogiem eles. Grande coisa que eu não curti esse ou aquele jogo, quem sabe um dia eu venha a curtir, mas não vai funcionar com vocês defendendo os jogos como se eu estivesse ofendendo os filhos de vocês.

Concordo com isso também... essa resposta bastaria para me explicar. O gosto por jogos é muito pessoal e é difícil eu explicar pq me divirto jogando Merchant of Venus... é um jogo que tem muito pouco daquilo que defendo para um bom título, mas me divirto e ".".

Acho muito difícil que alguém se esquive dessa crítica e isso vale para todos sem distinção.

Meu comentário não era para ofender, defender, tripudiar... queria apenas entender, pq certamente as raças não é o único caso de desgosto pelo TM, se fosse isso poderia ser estranho o gosto por outros jogos.

Pense se fosse comigo: se eu criticasse essa característica do TM, unicamente seria estranho. Gosto de Cosmic, Civ, TI 3, Chaos...

18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagem por Gustavo Qua Fev 19, 2014 2:24 pm

Obrigado, Pedro, obrigado! Você entendeu!

Veja que eu nunca disse que não gosto do TM APENAS pelas raças. Eu não coloquei um ponto específico. Mas o que aconteceu;

1. Eu critiquei o jogo - de leve, com sutileza.
2. Pessoas defenderam o jogo emocionadamente, e separaram esse ponto, pois ele é fácil de defender.
3. De repente, eu mereço posts como o do Fabiano, com uma ironia totalmente besta, na minha opinião.

Rapidamente, sobre o a-b-c que eu disse com letras grandes que não tem nada a ver.

O que escreveram aos montes quando reclamei de uma raça:

"Ah, mas com tal raça você tem de fazer assim assim e assim."

Foi isso, não foi?

Agora, eu já falei alguma vez pra qualquer pessoa que jogando com Criminal, no Netrunner, você precisa fazer assim e assim e assim? Eu digo que o Criminal tem certas características, mas nunca disse que sem tal carta, ou sem tal ação, você está ferrado. Jamais falei: "ah, você perdeu com os russos no TS pois eles DEVEM (ou precisam ou sei lá o quê) conquistar primeiro tal lugar, depois tal outro).

Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagem por Gustavo Qua Fev 19, 2014 2:26 pm

[Nada como um pouco de discussão na quarta-feira, hein?]  tongue 

Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagem por doizinho Qua Fev 19, 2014 2:27 pm

@Gustavo escreveu:
@doizinho escreveu:

Creio que está faltando alguma coisa nesta frase. Um "com", talvez.  Question 

Esse é outro ponto que vocês precisam trabalhar - vejo que muitos encaram isso como um grande desafio - ninguém precisa mudar por causa da opinião dos outros. Quer dizer: Fabiano, só por que eu penso de um jeito, por que eu enxergo as coisas de um jeito diferente, você precisa mudar por causa disso? Ninguém precisa concordar comigo, nem com ninguém, mas aceitar que temos opiniões diferentes.
Merda, lá se vai mais um pouco do meu carma. Sempre esqueço de parar com o sarcasmo e provocações!

Gustavo a mensagem acima era apenas pra te encher o saco. Eu sei, sou um mala mesmo. E você está certo, faltou um "com" na frase.  Wink 

Middle-earth Quest
Middle-earth Quest

Mensagem por Gustavo Qua Fev 19, 2014 2:33 pm

Viu! Acertei na parte dos malas!

Mas só pra encerrar: pessoal, porra, eu já joguei o TM 3 vezes, já disse que encaro de novo, posso não me sentir confortável com alguns aspectos, eu fiz alguns comentários no estilo - é por isso que dou nota 6 pra ele e não nota 8. Não quero enterrar o jogo, desmerecê-lo, é só questão de gosto.

Engraçado que o Robinson Crusoé ninguém nem pensou em defender... um dia pra fazer uma corda... pffff....  Laughing 

[por favor, não comecem a defender o RC, ok? só tirando uma!]

Gustavo
Gustavo
Arkham Horror
Arkham Horror

Mensagem por Pedro Qua Fev 19, 2014 2:34 pm

É que as raças são polêmicas como mamilos,

quando surge essa mecânica num jogo deve ter um desequilíbrio e começo a pensar que isso seja proposital. Como já disse para explicar o meu entendimento disso no TI 3, você pode perder o jogo, mas alguma ação sua pode fazer diferença no andamento do jogo e isso faz de você uma peça importante para a resolução do jogo. É legal pensar nessas coisas pós jogo...

Eu já falei inúmeras vezes aqui e pessoalmente que quando eu não gosto dou a explicação que eu acho que basta. Não tem universidade para formação em boards que me permita conhecimento tal para detonar algo com tanta propriedade. A propriedade é unicamente o meu crivo pessoal e assim deve ser para todo mundo.

Embora, seja muito engrandecedor discutir as possibilidades de um jogo para mitigar os benefícios e compreender bem o que acontece. Creio que o próprio Gustavo seja um bom exemplo, descobriu beleza no Agricola. Lembro da primeira experiência com 1856 em que acredito o Gustavo não saiu muito feliz com o que viu e conversamos muito sobre os pontos positivos e negativos do jogo.

O Libo mudou minha opinião sobre o London e sobre o TTA. Ideias existem para serem partilhadas, o cuidado necessário esta na defesa delas, pois corremos o risco de parecer entendedores supremos... mas estou certo de que ninguém aqui é, entende apenas do que gosta ou desgosta.

Very Happy 

18XX (Admin)
18XX (Admin)

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo